W203 - Cade a Vareta de Oleo de Cambio?
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe C ( W201 - W202 - W203 - W204 - W205 ) :: W203 - 2000 a 2007
Página 1 de 2 • Compartilhe
Página 1 de 2 • 1, 2
W203 - Cade a Vareta de Oleo de Cambio?
Parei num posto de gasolina e o frentista aproveitou para verificar o nivel de óleo do motor. Depois foi verificar o nivel do óleo do cambio automático.
Para a nossa surpresa nao encontrou nenhuma vareta, mas apenas uma tampinha no local onde imaginamos que a vareta deveria estar. :affraid:
Depois consultando o manual do W203, descobri que não é necessário verificar o nível de óleo na caixa de cambio automático. Em caso de vazamento ou falhas nas marchas deve-se ir direto a uma oficina ou uma autorizada.
Isto foi novidade para mim, visto que nos demais veículos automáticos que possuo existem as varetas e as recomendações para verificar o nível de óleo com certa frequencia.
Os outros modelos MB são assim também?
Para a nossa surpresa nao encontrou nenhuma vareta, mas apenas uma tampinha no local onde imaginamos que a vareta deveria estar. :affraid:
Depois consultando o manual do W203, descobri que não é necessário verificar o nível de óleo na caixa de cambio automático. Em caso de vazamento ou falhas nas marchas deve-se ir direto a uma oficina ou uma autorizada.
Isto foi novidade para mim, visto que nos demais veículos automáticos que possuo existem as varetas e as recomendações para verificar o nível de óleo com certa frequencia.
Os outros modelos MB são assim também?
Bremen- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2302
Interesses : Mercedes Benz e veiculos militares
Estado :
Advertências :
Re: W203 - Cade a Vareta de Oleo de Cambio?
DE 97 para cá fizeram essa brincadeira de mau gosto..........
Maluhy- Consultor Técnico
- Número de mensagens : 10535
Interesses : Antigomobilismo
Estado :
Advertências :
Bremen- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2302
Interesses : Mercedes Benz e veiculos militares
Estado :
Advertências :
A MB matou dois :albino: com uma machadada só, economizou uma vareta por auto fabricado e deu de bandeja para as autorizadas a chance de ganhar uma graninha a mais........pois na revisão o dono nunca fica sabendo se aqueles litros de óleo cobrados a título de complemento do nível foram realmente colocados .......
Em 2002 aconteceu isso comigo em um classe A 190 autom. na 2a. revisão , cobraram 1 litro de óleo de câmbio pois segundo o consultor técnico é comum a evaporação de parte do óleo quando o veículo é novo !!! Me engana que eu gosto....
Em 2002 aconteceu isso comigo em um classe A 190 autom. na 2a. revisão , cobraram 1 litro de óleo de câmbio pois segundo o consultor técnico é comum a evaporação de parte do óleo quando o veículo é novo !!! Me engana que eu gosto....
Borg- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
- Número de mensagens : 1283
Interesses : Troca de informações
Estado :
Advertências :
Eu já ouvi de varias pessoal que o óleo do cambio outomático realmente evapora, agora, se é verdade ou não.....Aos experts, isso procede?
festina- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2126
Interesses : carros, motos, jets. Enfim, tudo que tenha motor.
Advertências :
Como vai evaporar se o circuito é fechado???
coloque água para ferver em uma panela de pressão, bem fechada,,, depois deixe esfriar. Veja se deu diferença no nível...Quano esfria, condensa e retoma o nível líquido... Só se der vazamento, aí já é defeito...
coloque água para ferver em uma panela de pressão, bem fechada,,, depois deixe esfriar. Veja se deu diferença no nível...Quano esfria, condensa e retoma o nível líquido... Só se der vazamento, aí já é defeito...
Karl Fass.- Usuário Platina
- Número de mensagens : 8431
Interesses : Mercedes antigas
Estado :
Advertências :
Fass, não existe respiro nos automáticos? No meu volvo tinha um chapeuzinho em cima da caixa, quando trocamos o óleo da caixa foi colocado mais do que deveria e o óleo vazava por ali. O que será aquilo então. O volvo está hoje com 220.000 Kms e o cambio continua em perfeito funcionamento igual quando zero, então esta escapada do óleo não seria um defeito, certo.
festina- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2126
Interesses : carros, motos, jets. Enfim, tudo que tenha motor.
Advertências :
Acho que a pressão interna é muito grande e o resfriamento se faz pelo radiador. Com a pressão grande, se tiver respiro, com certeza promoveria vazamento... Mas é o tipo de coisa... ACHO, não tenho certeza...Pode haver uma válvula de equilíbrio...
Karl Fass.- Usuário Platina
- Número de mensagens : 8431
Interesses : Mercedes antigas
Estado :
Advertências :
O respiro não é pela vareta, no caso das mais novas por essa tampa? Tem que ter alivio de pressão de alguma forma.
Frederico
Frederico
Frederico- Usuário Ouro
- Número de mensagens : 893
Interesses : Mercedes Benz, motores fortes
Estado :
Advertências :
A falta de vareta de medição de óleo de cambio e motor da W203 até 2.005 é verdadeiramente ridícula e inaceitável.
Tenho o hábito de olhar com frequencia o nível dos liquidos dos meus carros, e quando chega a vêz da W203 :affraid:
O pior de tudo é que na 2.006, a MB caiu na realidade e voltou a instalar a tal vareta.
Quando soube disto, fui direto para a Divena comprar a tal vareta, e para minha surprêsa, fui informado que não existe possibilidade de colocá-la na 2.005, mas caso houvesse falta de óleo o computador do painel avisaria.
Em outras palavras, se o computador der uma pane e não avisar.......
Tenho o hábito de olhar com frequencia o nível dos liquidos dos meus carros, e quando chega a vêz da W203 :affraid:
O pior de tudo é que na 2.006, a MB caiu na realidade e voltou a instalar a tal vareta.
Quando soube disto, fui direto para a Divena comprar a tal vareta, e para minha surprêsa, fui informado que não existe possibilidade de colocá-la na 2.005, mas caso houvesse falta de óleo o computador do painel avisaria.
Em outras palavras, se o computador der uma pane e não avisar.......
ZIG MASTER- Usuário Platina
- Número de mensagens : 4890
Interesses : Mercedes Benz
Estado :
Advertências :
É o que eu digo.....eletrônica é boa e facilita a vida mas em coisas que não precisa ......atrapalha
Estado :
Advertências :
Realmente é uma atitude bem estranha da MB, mas não ouvi falar de falha na leitura do nível de óleo, o sistema parece ser bastante eficiente. Claro que nós entusiastas da MB, adoramos conferir cada ítem no carro, mas nos sabemos que a maioria dos motoristas não prestam atenção em coisas importantes como o nivel dos fluidos de um veículo,
Carvalho- Usuário Prata
- Número de mensagens : 318
Interesses : Dicas Classe C
Estado :
Advertências :
A eliminação das varetas de medição do nível de óleo do cambio automático foi feita por ser desnecessario verificar o nível se não houver alerta no painel.
Outro problema são os frentistas de postos de gasolina que tentam vender serviços a clientes desavisados;desde extintores de incêndio até trocas de óleo antes da hora.
Os engenheiros que projetaram os carros, entendo eu, sabem melhor que nós o que deve ser feito em termos de manutenção.
Abraços
Outro problema são os frentistas de postos de gasolina que tentam vender serviços a clientes desavisados;desde extintores de incêndio até trocas de óleo antes da hora.
Os engenheiros que projetaram os carros, entendo eu, sabem melhor que nós o que deve ser feito em termos de manutenção.
Abraços
Auroandrade- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1061
Interesses : Automoveis, barcos
Estado :
Advertências :
Prezado Auro,
Não obstante concorde com a sua exposição de fatos, ratifico o fato que a ausência da "tal vareta", é mais do que injustificável por parte da MB, da minha parte que pessoalmente faço a inspeção de liquidos dos meus carros, é frustante não poder fazê-lo na W203, e ter que delegar tal informação a um computador que poderá fazer a leitura , interpretação e informação, sem que seja facultado ao proprietário, interagir nêste ítem.
Abraço,
ZIG MASTER.
Não obstante concorde com a sua exposição de fatos, ratifico o fato que a ausência da "tal vareta", é mais do que injustificável por parte da MB, da minha parte que pessoalmente faço a inspeção de liquidos dos meus carros, é frustante não poder fazê-lo na W203, e ter que delegar tal informação a um computador que poderá fazer a leitura , interpretação e informação, sem que seja facultado ao proprietário, interagir nêste ítem.
Abraço,
ZIG MASTER.
Estado :
Advertências :
Zig,
data venia ....ad plenum acordum com vossa excelencia !!!!! 8)
abraco,
data venia ....ad plenum acordum com vossa excelencia !!!!! 8)
abraco,
Borba- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1080
Interesses : MB's V8,MOTOR V8,AUTOMOBILISMO com V8, MODELISMO com V8
Estado :
Advertências :
Além do mais, não tem graça ficar o tempo todo com a mão limpinha quem gosta de automóvel gosta de tocar, cheirar (óleos e combustíveis) e ficar com aquelas lanternas tipo canetinha procurando vazamentos, fios soltos, parafusos desapertados, etc....
Estado :
Advertências :
Nesse sentido vou ter que discordar, definitivamente não gosto mexer em mecanica de carro, apesar de ser apaixonado por carros. Entendo até certo ponto, mas em 3,5 anos que tenho a 124 nunca troquei uma peça, só gosto de lavar e meço o oleo e pneus, mais que isso só no Joao Bosco, hehehe, meu gosto pessoal.
Convidad 4- Usuário Platina
- Número de mensagens : 8341
Interesses : MB's décadas de 70,80 e 90
Estado :
Advertências :
Beto, não vejo problema em mexer no carro, claro que respeitando-se os limites do conhecimento de cada um. Não vamos querer desmontar um câmbio automático na garagem de casa ! Sem as ferramentas adequadas....vai dar kaka !!!
Mas seja como for, mexendo ou só andando, Mercedes é uma boa terapia :!:
Mas seja como for, mexendo ou só andando, Mercedes é uma boa terapia :!:
Estado :
Advertências :
Norton Gontijo- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2420
Interesses : MB's and Subaru's
Estado :
Advertências :
A muitas decadas eu pratico a "carroterapia" e posso afirmar veementemente que:
1-É um ótimo Hobie (pelo menos para mim).
2-Mantém um ótimo condicionamento físico. (experimente encerar 3 carros na mão em um só dia).
3-Excelente anti-estress, enquanto está usando as habilidades manuais, o cérebro se recompõe.
4-Tranquilidade, carro não fica pedindo ou exigindo nada e também não fala mal de ninguém.
5-Desenvolve a criatividade para aprimoramento de alguma coisa relativa ao carro.
6-Manutenção de carro é igual sessão corrida, ou seja não acaba nunca.
7-Oferece enorme recompensa em resposta a manutenção recebida.
Em síntese, que não pratica a "carroterapia", não sabe o que está perdendo. :slr:
1-É um ótimo Hobie (pelo menos para mim).
2-Mantém um ótimo condicionamento físico. (experimente encerar 3 carros na mão em um só dia).
3-Excelente anti-estress, enquanto está usando as habilidades manuais, o cérebro se recompõe.
4-Tranquilidade, carro não fica pedindo ou exigindo nada e também não fala mal de ninguém.
5-Desenvolve a criatividade para aprimoramento de alguma coisa relativa ao carro.
6-Manutenção de carro é igual sessão corrida, ou seja não acaba nunca.
7-Oferece enorme recompensa em resposta a manutenção recebida.
Em síntese, que não pratica a "carroterapia", não sabe o que está perdendo. :slr:
Estado :
Advertências :
Eu não vejo nada de estranho em cuidar, pessoalmente, da manutenção dos carros.
O estranho é a fixação pela vareta
Abraços
O estranho é a fixação pela vareta
Abraços
Auroandrade- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1061
Interesses : Automoveis, barcos
Estado :
Advertências :
Zig, você pode acrescentar um item a mais na sua lista de vantagens:
Se você é casado sua ficará tranquila pois sabe que v. não está atrás de nenhuma .
Se você é casado sua ficará tranquila pois sabe que v. não está atrás de nenhuma .
Estado :
Advertências :
Cadê a Vareta do Óleo do Motor
Amigos, não estou achando a vareta do óleo do motor na minha w203 C180 K. (2002/2003, 143 Cv, 1.8).
O manual mostra um local onde não existe vareta alguma.
Um amigo me disse que esse carro não tem a vartea, o controle do nível é feito somente eletronicamente pelo painel.
Tá certo isso????
O manual mostra um local onde não existe vareta alguma.
Um amigo me disse que esse carro não tem a vartea, o controle do nível é feito somente eletronicamente pelo painel.
Tá certo isso????
Última edição por João em Qui 30 Jul 2009 - 9:44, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Assunto repetido e sendo discutido atualmente em outro tópico)
ThalesCastro- Usuário Ouro
- Número de mensagens : 749
Interesses : Informação
Estado :
Advertências :
tENHO UM MERCEDES C200CDI 2001, CAIXA AUTOMATICA, ESTA CAIXA JA LEVOU UMA RECONSTRUIDA, QUANTOS LITROS LEVA DE VALVOLINA E QUE MODELO DE VALVOLINA É QUE SE COLOCA, É QUE FIZ 100KM A PARTIR DAI O CARRO DEIXOU DE ANDAR, PORQUE?
VICTOR5511- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 2
Interesses : mecanica
Advertências :
VICTOR5511- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 2
Interesses : mecanica
Advertências :
Página 1 de 2 • 1, 2