Qual o mais potente: motor Mercedes em Linha ou "V" ?

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Mensagem por Laurival Sex 21 Dez 2007 - 16:32



Dois motores identicos, porém um com os cilindros em linha e outro com disposição em "V". Qual o mais potente?


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Qual o mais potente: motor Mercedes em Linha ou "V" ? Empty Re: Qual o mais potente: motor Mercedes em Linha ou "V" ?

Mensagem por Borba Sex 21 Dez 2007 - 18:06



Laurival,

Se considerarmos motores de mesma cilindrada e de que potencia e' torque x rotacao e potencia liquida e' a potencia gerada menos as perdas termodinamicas e de perdas por vibracao e atrito o motor em linha na teoria seria mais potente pois o motor tem o balanceamento perfeito nos harmonicos de 1a. , 2a. e 4a. ordem o que gera menos perdas por massa rotacional.....porem para por ai'....pois este e' um motor que nao existe pois as outras forcas estao la'.......
se formos considerar a resistencia dos materias e principalmente os harmonicos de 3a. e 5a. ordem que e' basicamente esforco gerado pela torsao do girabrequim devido ao comprimento do mesmo , e' necessario a adicao de massas inerciais de compensacao para evitar quebra de componentes e mesmo assim nao se consegue atingir rotacoes tao altas como de um motor compacto com formato em "V" pois uma distribuicao de forcas em planos proximos distibuem as forcas mais uniformemente e exige menos esforcos do virabrequim podendo este ser mais leve e consequentemente "roubar" menos potencia gerada !!!

abs,
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Mensagem por Convidad Sex 21 Dez 2007 - 18:13



Mestre Laurival,

Voce saiu ou não do MSM???

Em relação a sua pergunta vc se refere a motores de quantos cilindros?
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Qual o mais potente: motor Mercedes em Linha ou "V" ? Empty Re: Qual o mais potente: motor Mercedes em Linha ou "V" ?

Mensagem por Convidad Sex 21 Dez 2007 - 22:06



Isso é coisa de Engenheiro..... drunken
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Qual o mais potente: motor Mercedes em Linha ou "V" ? Empty Re: Qual o mais potente: motor Mercedes em Linha ou "V" ?

Mensagem por ATS Sáb 22 Dez 2007 - 0:53



Se fossem L6 e V6, de igual cilindrada? Como ficaria?
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Mensagem por Convidad Sáb 22 Dez 2007 - 1:03



O conforumista Borba, como sempre, foi conciso e divino. Para sua resposta, se fossem V6 e I6, de mesma cilindrada, teorica mesma taxa de compressao, mesmo balanceamento, mesmo material usado e todas outras variaveis exatamente iguais a configuracao em V deveria ser ligeiramente mais potente, tambem levando-se em consideracao que a potencia maxima nao eh atingida nas rotacoes mais baixas de um motor do ciclo otto e que nao esta-se discutindo neste "post" o assunto torque.
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Mensagem por Convidad Sáb 22 Dez 2007 - 1:41



Complementando a teoria citada acima com um fator que, humildemente, creio ser interessante, resolvo citar uma analogia sucinta com motores aeronauticos e nao vou me aprofundar no tema.

Para os que gostam de avioes, durante a II Guerra Mundial, existiam uns caças alemaes que eram verdadeiras obras primas e que eram mecanicamente imbativeis, os famosos Messerschmitt, que deixavam os pilotos dos Spitfires com trabalho arduo e dificil. Pois bem, voltando a industria automobilista, vamos aos fatos:

Basico:
a)Aviao, ou carro, precisa de empuxo e potencia.
a1) Empuxo é força, isto é, é torque.
a2) Potência é a quantidade de trabalho, ou torque, executado num certo espaço de tempo.

Fatos:
Como os caças não precisam carregar toneladas de carga, tampouco passageiros, e somente bombas e balas

1- Os Messerschmitt usavam motores fabricados pela Daimler-Benz, no caso a serie de modelos DB 60#(601 a 610).

2- Aviao caça, assim como veículos esportivos, possui como prioridade a potência e não o torque. Se o torque fosse a prioridade veríamos um monte de endeusados Porsches movidos a Diesel. A velocidade final maior fica teoricamente garantida por um motor com potencia maior.

3- Qual a configuracao dos motores DB 60# series do Messerschmitt? V ou W.
Neste caso eram motores V12 invertidos de 34 litros e uma unica versao hiper potente de um W24
cilindros de 71 litros e 2500hp.


Se voce leitor, achou este comentario acima desnecessario, ou inutil ao tema citado, solicito que pense no caso de motores automobilisticos, que imagino ser a sua preferencia. Pense entao no seguinte pensamento que nao requer que voce seja engenheiro:

"Se motor em linha fosse tao bom assim, por que será que a BMW, Audi, Jaguar e Mercedes usam motores em V nas versoes mais potentes de suas linhas (seja V6,V8, V12 ou V10) ao inves de I6? ALem do mais pense no comprimento de um bloco de I12? Exceção fica a cargo dos Porsches que sao em linha, mas os competidores Ferraris, Lamborghinis e Aston Martin usam V12 e nao I12. Outra excecao fica com os motores Boxer e que sao cilindros contrapostos mas paremos por aqui".
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Mensagem por Karl Fass. Sáb 22 Dez 2007 - 9:34



john, nota 10... Pedindo um espaço e complementando, cilindros contrapostos são o princípio dos motores VW e Porche Carrera,, também usados em alguns aviões. Só para entendimento do que seria.
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Mensagem por Convidad Sáb 22 Dez 2007 - 10:10



Os BMW 6 continuam em linha.
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Mensagem por Xenon Sáb 22 Dez 2007 - 12:03



realmente o comentario do borba e muito convincente como tbm. o comentario do john.
mas na minha opiniao os motores em "V" sao mais usados por causa do menor espaço q ocupa.
me parece q esta e a razao do dominio dos motores em "V".................................
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Mensagem por ATS Dom 23 Dez 2007 - 17:18



Porsche em linha? Esses eu só conheci os L4, os 6 cilindros sempre foram boxer - ou, como já ouvi valar, V6 a 180°.

A questão do espaço no cofre do motor é muito pertinente, conforme levantou o Xenon. Mas acho que prevalece o argumento do Borba: o motor em linha é melhor na teoria, pois na prática o V tem melhor aproveitamento da potência gerada. Wink
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Mensagem por Borba Qua 26 Dez 2007 - 8:44



Amigos,

so complementando o que foi falado , os motores boxers que equipam os porsches , subarus ,algumas ferraris antigas e os nao menos conhecidos VW's tem uma construcao em termos de rendimento muito similar aos em linha porem com uma vantagem de como tem cilindros contrapostos se considerarmos terem o mesmo numero de cilindros estes estaro em menor espaco proporcionando um vibrabrequim mais curto , com menos peso , alem de contribuir para um melhor baricentro do motor ficando a massa inercial do mesmo em uma posicao mais baixa em relacao aos V's e L's melhorando a distribuicao de peso do veiculo, porem tem o agravante construtivo de fragilidade do bloco pois o mesmo tem que ser bipartido para possibilitar a montagem do girabrequim e da montagem separada dos cilindros em relacao ao bloco .....

abracos,
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Mensagem por Convidad 1 Qui 27 Dez 2007 - 22:00



Amigos,

eu já acho que não há diferença significativa entre linha e V. Seria muito difícil encontrar 2 motores com características idênticas para comparação e nesse ponto eu acredito que o "conjunto da obra" prevalece.

Ambos os motores têm vantagens e desvantagens, tanto em rendimento quanto em espaço, peso, custo, etc. Há motores V8 com rendimento muito baixo e 6 em linha com rendimento muito alto. Mesmo na linha MB, basta comparar um M116 com um M104 ou mesmo um M110.

Agora, o ronco de um V8, seis em linha nenhum consegue superar.

Abraço!
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Mensagem por Maluhy Sex 28 Dez 2007 - 0:55



O urro de uma BMW M3 com a descarga livre é música pura, tem vídeo no Tube com a cãmara dentro de uma M1 , o 3.5 24v de pista com a Kugelfisher chupando todo o ar disponível em volta e cuspindo ele queimado é indescritível, só comparado com o boxer 12 das 917......... :D
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Mensagem por Convidad 1 Sex 28 Dez 2007 - 11:02



Tá, mas se fosse V8 ia ser melhor ainda hehehe....

Abraço!
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Mensagem por Daniel AMG Sex 28 Dez 2007 - 13:01



Xenon escreveu:realmente o comentario do borba e muito convincente como tbm. o comentario do john.
mas na minha opiniao os motores em "V" sao mais usados por causa do menor espaço q ocupa.
me parece q esta e a razao do dominio dos motores em "V".................................

maravilha de post parabenz engenherio Laurival e amigos pelos aulas

mas fico com o comentario do xenon sera por causa de um unico motivo "o espaço"
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Mensagem por Mercedão Sex 28 Dez 2007 - 13:49



Falando diretamente de uma fábricante de blocos de motor (www.teksid.com.br, aos interessados), vou arriscar um palpite (uma vez que, embora trabalhe em uma empresa dessas, trabalho com RH e estou distante da engenharia).

Acrescentaria que, além de espaço, a quantidade de metal exigido na construção de um motor em V é menor, gerando um motor mais leve e, consequentemente, alguma vantagem na performance do veículo. Em alguns casos, esta concepção poderá gerar, inclusive, melhora nos custos de produção.
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Mensagem por Mercedão Sex 28 Dez 2007 - 13:55



Ah, e não sei se isso também poderia gerar alguma eficiência em termos de troca de calor...
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Qual o mais potente: motor Mercedes em Linha ou "V" ? Empty Re: Qual o mais potente: motor Mercedes em Linha ou "V" ?

Mensagem por Convidad Sex 28 Dez 2007 - 16:53



Nao somente espaco mas um formato que teoricamente permitiria um desempenho ou percentual de perdas ligeiramente menor.

Na contramao dos comentarios, para conhecimento geral um dos motores de combustao interna com cilindros e virabrequim (nao estou falando de turbinas aeronauticas aqui) mais poderosos do mundo sao os motores a diesel, em linha, usados em navios cargueiros extra pesados. Imagine se o comando empena....

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Mensagem por Xenon Seg 31 Dez 2007 - 9:58



nao se esquezam q o estaleiro HYUNDAI fabrica os maiores motores maritimos do mundo como barcos idem.
sem querer me gabar de ser coreano...... Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil
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Mensagem por Laurival Sex 4 Jan 2008 - 9:25



As diferenças entre os motores em linha e os em "V", são pequenas, dai passamos a verificar as diferenças quanto ao tamanho deles, e o motor mais compacto leva vantagem.

Minha intenção com este topico foi criar uma polemica sadia, tecnica, e aprender um pouco, pois nunca tinha ouvido falar que as frequencias hamonicas interferiam tanto no projeto de motores.

João, não, ainda no MSM, quem sabe este ano, as chances são grandes!

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Mensagem por Borba Sex 4 Jan 2008 - 9:52



Amigo Laurival,

A analise das frequencias harmonicas sao a base de calculo estrutural de qualquer motor , dando origem aos reforcos necessarios nos mancais dos blocos e no dimensionamento dos componentes dinamicos ( girabrequim , pistao , bielas,polias absorvedoras(tambem conhecidos como "dampers"), etc) .
Um bom exemplo conhecido por muitos "rachadores" antigos,ne' Maluhy??, foram os famosos casos das "polias voadoras" dos opalas 6 cilindros que com a preparacao dos motores com comandos de maior duracao , carburadores multiplos , etc....ao passar do 6.000 rpm tinham o efeito de soltar os dampers que fazem o amortecimento de vibracoes de 1a e 3a ordem em funcao da torcao e senoidizacao do virabrequim por ele ser muito longo e com pouco apoio mancalizado....
os amortecimentos de 2a e 4a ordem sao feitos pelos contrapesos de massa inerciais fundidos no proprio girabrequim e que devem tambem ser recalculados quando se altera os valores maximos de rotacao do motor e dos pesos dos outros componentes(bielas, pistao , etc)...
em tempos agora loginquos ......durante meu periodo de rachas noturnos na marginal pinheiros com um maverick tive um destes "dampers voadores" de um opala destes "carimbando" minha porta apos ter voado do motor do vizinho de racha.....hehehehe

abracos,
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Qual o mais potente: motor Mercedes em Linha ou "V" ? Empty Re: Qual o mais potente: motor Mercedes em Linha ou "V" ?

Mensagem por Xenon Seg 7 Jan 2008 - 20:27



Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil este borba.......hehehe.....
de uma aula de engenharia vai rapidinho pra uma contravenzao.....ou crime Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil tongue
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Mensagem por Convidad Ter 8 Jan 2008 - 9:55



Pergunta que não quer calar.

E os VW VR6 ( V6 "em linha" ) e W12?

E o W16 do Veyron e W18 do EB?
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Mensagem por Convidad Ter 8 Jan 2008 - 12:26



Ihhh. Penna, este tema está ficando cada vez mais frondoso, mas até onde sei o motor W16 é um motor composto de quatro jogos de motores de quatro cilindros justapostos que eu acho que se assemelham um pouco a configuração do Boxer mas no outro sentido. A diferença é que todos estão conectados ao mesmo virabrequim e posso até estar enganado mas esse motor não é um motor proprietário da VW que acho que atualmente é a proprietária da Bugatti?! Vi somente 2 Bugattis com cofret do motor aberto. São obras de arte.

Se não estou equivocado esse W16 não seria a evolução do W12 que é uma variante do tal VR6 que creio não ser em V e sim um 6 cilindros em linha, mas um 6 em linha mais curto que os outros pois enquanto um cilindro sobe o outro desce. Uma loucura e invencionice típica dos livre docentes em engenharia mecânica que são o povo alemão. Realmente eles são muito bons nisso. Creio que os W usem dois conjuntos de VR6 e o W8 seriam dois de 4 cilindros, os VR4 né?!

Retomando "a vaca fria", seriam estes motores mais ou menos eficientes e esta configuração mais ou menos eficiente, creio que sim são mais eficientes em termos de perdas menores, mas acredito que devem exigir uma quantidade maior de horas de mão-de-obra para reparos que venham a ser necessários, portanto motores usados em alguns carros específicos. Ainda acredito que os consumidores dos W não estaríam procura de uma eficiência maior, mas sim numa potência bruta maior e exclusividade, independente da complexidade do mesmo.
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