Compressor do ar-condicionado W201
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Compressor do ar-condicionado W201
Prezados,
Minha 190E 2.5 16 está com um problema no ar-condicionado, que o Phillipp ainda não conseguiu descobrir. No início do ano passado ele refez o compressor, pois uma palheta interna estava quebrada. De lá para cá o ar funcionava direito. Na semana passada, percebi que o ar funciona normalmente por meia hora, depois, com o sitema aquecido o compressor deixa de funcionar, sei lá, o sistema desacopla. Parando um tempo, percebi que tudo voltava ao normal, porém até o sitema aquecer novamente.
No sábado eu passei por lá e como a oficina estava fechada, fui direto ao Juarez da R. Brigadeiro Galvão, 1066 (antiga York Air), que é quase vizinho. Como cheguei em 10 minutos, o ar funcionou normalmente o tempo todo. Porém todo o tempo que fiquei lá, o ar funcionou e ele não identificou nenhuma irregularidade. Quando fui embora, saí pela rodoviária e ao chegar na Av. Sumaré, notei que o ar já não estava gelando. Parei o carro, abri o capo e vi que a mangueira não estava mais gelando.
Ontem fui ao Phillip e ele comentou sobre uma válvula termostática que percebe quando o motor está aquecendo em excesso e corta, desacopla o compressor. Ele desligou a tal válvula e fui embora para fazer um teste. Antes de chegar ao escritório, o ar deixou de funiconar, pois o compressor estava desativado. O problema é outro.
Parei na garagem, acionei a chave de contado ligando e desligando o carro com o compressor ligado e na terceira ou quarta repetição, ele voltou a acionar.
Não sei o que pode ser, na segunda o carro volta para a oficina do Philipp.
Alguém já teve problema sememelhante com sua MB?
Mestre Maluhy, dá para chutar?
Minha 190E 2.5 16 está com um problema no ar-condicionado, que o Phillipp ainda não conseguiu descobrir. No início do ano passado ele refez o compressor, pois uma palheta interna estava quebrada. De lá para cá o ar funcionava direito. Na semana passada, percebi que o ar funciona normalmente por meia hora, depois, com o sitema aquecido o compressor deixa de funcionar, sei lá, o sistema desacopla. Parando um tempo, percebi que tudo voltava ao normal, porém até o sitema aquecer novamente.
No sábado eu passei por lá e como a oficina estava fechada, fui direto ao Juarez da R. Brigadeiro Galvão, 1066 (antiga York Air), que é quase vizinho. Como cheguei em 10 minutos, o ar funcionou normalmente o tempo todo. Porém todo o tempo que fiquei lá, o ar funcionou e ele não identificou nenhuma irregularidade. Quando fui embora, saí pela rodoviária e ao chegar na Av. Sumaré, notei que o ar já não estava gelando. Parei o carro, abri o capo e vi que a mangueira não estava mais gelando.
Ontem fui ao Phillip e ele comentou sobre uma válvula termostática que percebe quando o motor está aquecendo em excesso e corta, desacopla o compressor. Ele desligou a tal válvula e fui embora para fazer um teste. Antes de chegar ao escritório, o ar deixou de funiconar, pois o compressor estava desativado. O problema é outro.
Parei na garagem, acionei a chave de contado ligando e desligando o carro com o compressor ligado e na terceira ou quarta repetição, ele voltou a acionar.
Não sei o que pode ser, na segunda o carro volta para a oficina do Philipp.
Alguém já teve problema sememelhante com sua MB?
Mestre Maluhy, dá para chutar?
LRValente- Usuário Platina
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Re: Compressor do ar-condicionado W201
Assim que reativei minha W126 280S lá no interior do Paraná (Umuarama) para trazer ela de volta prá Brasília, percebí que o ar condicionado só estava refrescando.
Levei numa oficina de ar condicionado para colocar mais gás, e tinha lá uma 190E de um médico local (comprou o carro zero), que tinha se estressado com o ar do carro pois ninguém dava solução.
O que ele mandou fazer ? Trocou todo sistema de ar condicionado por um outro NACIONAL usado. A adaptação custou menos de R$ 1 mil, disseram. Funcionou perfeitamente.
Depois disso, mandou o carro para o filho que estuda em São Paulo como um upgrade do 1.0 que usava. Grande pai.
LRValente, não estou sugerindo tal alternativa, longe disso.
É apenas um comentário de como as pessoas no interior que tem dificuldade em manutenção das Mercedes, e adota soluções alternativas para manter o carro funcionando a contento.
Nós que moramos em capitais já temos dificuldades, imaginem eles lá no koo da onça...
Edson Ando ( R107 - W126 )
Levei numa oficina de ar condicionado para colocar mais gás, e tinha lá uma 190E de um médico local (comprou o carro zero), que tinha se estressado com o ar do carro pois ninguém dava solução.
O que ele mandou fazer ? Trocou todo sistema de ar condicionado por um outro NACIONAL usado. A adaptação custou menos de R$ 1 mil, disseram. Funcionou perfeitamente.
Depois disso, mandou o carro para o filho que estuda em São Paulo como um upgrade do 1.0 que usava. Grande pai.
LRValente, não estou sugerindo tal alternativa, longe disso.
É apenas um comentário de como as pessoas no interior que tem dificuldade em manutenção das Mercedes, e adota soluções alternativas para manter o carro funcionando a contento.
Nós que moramos em capitais já temos dificuldades, imaginem eles lá no koo da onça...
Edson Ando ( R107 - W126 )
Edson Ando- Usuário Ouro
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Re: Compressor do ar-condicionado W201
Valente, eu tive um problema semelhante ha alguns anos em um Gran Vitara que eu tinha e descobriu-se que havia um entupimento parcial na tubulação ,que fazia com que a pressão no sistema fosse aumentando durante o uso até que o compressor se auto-desligasse e após algum tempo desligado voltava a funcionar normalmente.Toda a tubulação foi removida e limpa ,resolvendo o problema. Boa Sorte!
Abraços
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França- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
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Re: Compressor do ar-condicionado W201
Edsonando,
O carro do Valente é provavelmente a mais nova 190E 2.516V que existe no Brasil, carro com menos de 40.000km rodados e de um único dono. Como tudo em Mercedes, necessita de manutenção de pessoas que conhecem o carro. Já tive e tenho problema com ar condicionado das MB com 40 anos de uso. carros dos anos 80 para cá, o sistema é ótimo, com exceção de alguns modelos americanos que davam um pouco mais de trabalho, mas mesmo assim nunca aconselharia a troca do sistema, melhor trocar de mecanico.
O Phillip é um mecanico bem conceituado de MB, mas eu ouviria outra opinião, quem sabe o João Bosco não pode dar uma olhada, como médicos ou advogados, as vezes ótimos profissionais vão pelo caminho errado e acabam patinando um pouco, isso é normal. Não custa ouvir outra opinião.
O carro do Valente é provavelmente a mais nova 190E 2.516V que existe no Brasil, carro com menos de 40.000km rodados e de um único dono. Como tudo em Mercedes, necessita de manutenção de pessoas que conhecem o carro. Já tive e tenho problema com ar condicionado das MB com 40 anos de uso. carros dos anos 80 para cá, o sistema é ótimo, com exceção de alguns modelos americanos que davam um pouco mais de trabalho, mas mesmo assim nunca aconselharia a troca do sistema, melhor trocar de mecanico.
O Phillip é um mecanico bem conceituado de MB, mas eu ouviria outra opinião, quem sabe o João Bosco não pode dar uma olhada, como médicos ou advogados, as vezes ótimos profissionais vão pelo caminho errado e acabam patinando um pouco, isso é normal. Não custa ouvir outra opinião.
Convidad- Convidado
Re: Compressor do ar-condicionado W201
João, eu não tenho dúvida de que o Valente deve proceder dessa forma, buscando sempre a originalidade, afinal ele é unico dono e mora numa cidade que tem mais recursos nesse país. São Paulo.
E o que sempre procuro fazer com as minhas R107 e W126.
Todavia, nada nos impede de relatar situações presenciadas como essa do médico que mandou arrancar o original e colocar um outro nacional usado na sua 190E (o mão de vaca nem prá colocar um novo...).
Se fosse eu, já que o carro ia prá São Paulo para o filho, que fosse sem ar e depois mandava consertar na capital, mas... vá saber o que se passou com eles...
Inferindo, talvez ele quisesse mandar o carro todo funcionando e também procurando reduzir despesa atual e futura com a manutenção desse ítem. Sei lá. Cada cabeça uma sentença.
E o que sempre procuro fazer com as minhas R107 e W126.
Todavia, nada nos impede de relatar situações presenciadas como essa do médico que mandou arrancar o original e colocar um outro nacional usado na sua 190E (o mão de vaca nem prá colocar um novo...).
Se fosse eu, já que o carro ia prá São Paulo para o filho, que fosse sem ar e depois mandava consertar na capital, mas... vá saber o que se passou com eles...
Inferindo, talvez ele quisesse mandar o carro todo funcionando e também procurando reduzir despesa atual e futura com a manutenção desse ítem. Sei lá. Cada cabeça uma sentença.
Edson Ando- Usuário Ouro
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Re: Compressor do ar-condicionado W201
Edson,
Entendi sua colocação, pois às vezes é difícil por aqui, imagina no interior do Paraná.
Como o João disse o carro está na famíla desde zero, foi do meu pai que o importou em 89 (via embaixada) e está com 26.000 Km, se puder vai ficar original até onde eu conseguir manter e estiver nas minhas mãos. Quando cair nas mãos do meu filho, ai sim vai ser problema, pois o primeiro que aparecer com uma Pick-Up cabine dupla, vais fazer rolo com ele....!!! :(
Para você ter idéia, no ano passado troquei os pneus, pois o carro estava com o 5 pneus originais (com 18 anos de vida) e fui atrás de 4 PIRELLI's nas medidas originais, pois no data card consta que os pneus originais eram PIRELLI.
É isso, como curiosidade valeu o comentário.
Quanto à observação do França, vou pedir para checar, pois podes ser que as mangueiras de borracha estejam desmanchando por dentro.
Entendi sua colocação, pois às vezes é difícil por aqui, imagina no interior do Paraná.
Como o João disse o carro está na famíla desde zero, foi do meu pai que o importou em 89 (via embaixada) e está com 26.000 Km, se puder vai ficar original até onde eu conseguir manter e estiver nas minhas mãos. Quando cair nas mãos do meu filho, ai sim vai ser problema, pois o primeiro que aparecer com uma Pick-Up cabine dupla, vais fazer rolo com ele....!!! :(
Para você ter idéia, no ano passado troquei os pneus, pois o carro estava com o 5 pneus originais (com 18 anos de vida) e fui atrás de 4 PIRELLI's nas medidas originais, pois no data card consta que os pneus originais eram PIRELLI.
É isso, como curiosidade valeu o comentário.
Quanto à observação do França, vou pedir para checar, pois podes ser que as mangueiras de borracha estejam desmanchando por dentro.
LRValente- Usuário Platina
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Re: Compressor do ar-condicionado W201
Edsonando,
Veja bem que uma alteração desse porte, pode num primeiro momento funcionar e o proprietário do carro avaliar como positiva, com o tempo podem surgir n complicações. Um sistema de ar condicionado de qualquer carro e mais ainda de um MB, tem um projeto de engenharia pesado por tras e por mais boa vontade que o mecanico tenha, com certeza o conhecimento dele é inferior ao do(s) engenheiro(s) que fez o projeto original.
Entendo que o pessoal do interior sofre por falta de mão de obra especializada, mas as MB não dão tanto trabalho assim e o melhor nesses casos é correr até a capital do estado e efetuar o trabalho corretamente.
Sempre que eu vejo ou escuto essas histórias me vem a mente a famosa troca por motor de Opala para "repotenciar" o carro e facilitar a manutenção e o pessoal falava isso com boca cheia.
Veja bem que uma alteração desse porte, pode num primeiro momento funcionar e o proprietário do carro avaliar como positiva, com o tempo podem surgir n complicações. Um sistema de ar condicionado de qualquer carro e mais ainda de um MB, tem um projeto de engenharia pesado por tras e por mais boa vontade que o mecanico tenha, com certeza o conhecimento dele é inferior ao do(s) engenheiro(s) que fez o projeto original.
Entendo que o pessoal do interior sofre por falta de mão de obra especializada, mas as MB não dão tanto trabalho assim e o melhor nesses casos é correr até a capital do estado e efetuar o trabalho corretamente.
Sempre que eu vejo ou escuto essas histórias me vem a mente a famosa troca por motor de Opala para "repotenciar" o carro e facilitar a manutenção e o pessoal falava isso com boca cheia.
Última edição por João em Sex 6 Mar 2009 - 11:20, editado 1 vez(es)
Convidad- Convidado
Re: Compressor do ar-condicionado W201
Valente, o Zé Luis de Santana me parece que mexe bem com ar condicionado. Acho que o Felipones mandou a C280 lá e ficou bom. Outro que já ouvi falar bem é o Cirineu.
Convidad 4- Usuário Platina
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Re: Compressor do ar-condicionado W201
Na segunda o Philipp vai dar uma olhada, pois já me comprometi com ele, em função dele ter concertado o compressor no ano passado.
Já ouvi falar dos 2 nomes sugeridos, pode ser uma opção. Vamos ver como vai ficar, para então decidir
Já ouvi falar dos 2 nomes sugeridos, pode ser uma opção. Vamos ver como vai ficar, para então decidir
LRValente- Usuário Platina
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Re: Compressor do ar-condicionado W201
Xiiiiiii! Problema serio! Nem pense em consertar, não vale a pena, acho melhor dar um tapinha e vender logo esse carro! Conselho de amigo!
Ainda na tentativa de te auxiliar, podemos fazer um rolo na minha WG Quantum, qualquer coisa me liga, posso tentar tirar voce desta fria!
Honestamente!
Ainda na tentativa de te auxiliar, podemos fazer um rolo na minha WG Quantum, qualquer coisa me liga, posso tentar tirar voce desta fria!
Honestamente!
Laurival- Cadastro desatualizado pendente regularização
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Re: Compressor do ar-condicionado W201
Eu se fosse o Valente só diria uma coisa para o Laurival: Gratíssimo!!! Hehehehe...
Convidad 4- Usuário Platina
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Re: Compressor do ar-condicionado W201
Valente, esse a/c da 201 não tem mistério , o Phlipp vai matar isso, pode ser até válvula de expansão bloqueando ou filtro secador entupido....
Maluhy- Consultor Técnico
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Re: Compressor do ar-condicionado W201
Laurival,
Seguindo o conselho do Beto....!!! Gratíssimo pela oferta.....
Maluhy,
Obrigado pela dica, vou chegar lá dando uma de entendido...,
Valente: "Não pode ser a válvula de expansão, ou mesmo o filtro do secador entupido?".
Philipp: "Veja bem, eu tenho quase certeza que pode ser a repinboca da parafuseta dissipadora de massas pressostáticas acumuladas nos difusores cetentrionais da esfera master termoplastificada".
Valente: "AAAhhhh, éééééé, então tá, vê quanto é e concerta...".
Brincadeira, o Philipp não enrola não. Mas nada como um boa dica.
Seguindo o conselho do Beto....!!! Gratíssimo pela oferta.....
Maluhy,
Obrigado pela dica, vou chegar lá dando uma de entendido...,
Valente: "Não pode ser a válvula de expansão, ou mesmo o filtro do secador entupido?".
Philipp: "Veja bem, eu tenho quase certeza que pode ser a repinboca da parafuseta dissipadora de massas pressostáticas acumuladas nos difusores cetentrionais da esfera master termoplastificada".
Valente: "AAAhhhh, éééééé, então tá, vê quanto é e concerta...".
Brincadeira, o Philipp não enrola não. Mas nada como um boa dica.
LRValente- Usuário Platina
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Re: Compressor do ar-condicionado W201
Voce não pode me culpar por tentar, Valente!
Não deu certo por culpa do Beto! Estraga prazeres!
Não deu certo por culpa do Beto! Estraga prazeres!
Laurival- Cadastro desatualizado pendente regularização
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Re: Compressor do ar-condicionado W201
Valente,
O sistema deve ser idêntico ao da minha 126:
Após resolver vários problemas incluindo substituição de compressor, o sistema ainda não funcionava, após pouco tempo de uso o compressor desligava por excesso de temperatura, após muitas investidas, percebi que o ventilador auxiliar não ligava, liguei os dois fios do pressostato direto e bingo!
Toca colocar gás novo (perde na troca do pressostato) e funciona, aí acho que quando está muito quente não gela muito ( o gás novo não rende o mesmo que o R12 e não fiz conversão) aí estudando a literatura descubro que tem um segundo pressostato para ligar a velocidade alta do ventilador, aí não troquei ainda para não perder mais uma vez o gás.
Moral da historia, quando parar seu compressor veja se o ventilador esta funcionando.
O sistema deve ser idêntico ao da minha 126:
Após resolver vários problemas incluindo substituição de compressor, o sistema ainda não funcionava, após pouco tempo de uso o compressor desligava por excesso de temperatura, após muitas investidas, percebi que o ventilador auxiliar não ligava, liguei os dois fios do pressostato direto e bingo!
Toca colocar gás novo (perde na troca do pressostato) e funciona, aí acho que quando está muito quente não gela muito ( o gás novo não rende o mesmo que o R12 e não fiz conversão) aí estudando a literatura descubro que tem um segundo pressostato para ligar a velocidade alta do ventilador, aí não troquei ainda para não perder mais uma vez o gás.
Moral da historia, quando parar seu compressor veja se o ventilador esta funcionando.
Alan- Usuário Platina
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LRValente- Usuário Platina
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Re: Compressor do ar-condicionado W201
este pressostato fica na parte superior do reservatório (aquele com o visor de vidro), quando seu compressor desligar, tire a tomada deste pressostato e os interligue, se o ventilador ligar é este o problema. Pode deixar ligado sempre até trocar o pressostato, ele desliga quando desliga o contato.
que seja só isso
que seja só isso
Alan- Usuário Platina
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Re: Compressor do ar-condicionado W201
LRValente
Eu seguiria a dica do Alan e veja com o teu mecanico. EU na verdade uso ha seculos o bom senso do cirineu para ar condicionado. A grande vantagem dele cirineu eh que ele soh faz ar condicionado.Claro que sempre faz de MB Jaguar e BMW e ele eh bem honesto ao te dizer o problema. Assim como no caso do Osny tem o pai e filho ali, peca pelo Cirineu Pai e eu sugeriria que voce imprimisse este post e deixasse ele ver. Eu duvido que seja mangueira pois senao ja teria saido o gas. Tb nao acho que deve ser a valvula do ar quente. Pode ser filtro entupido mas dai nao estah relacionado com a temperatura alta.
Eu seguiria a dica do Alan e veja com o teu mecanico. EU na verdade uso ha seculos o bom senso do cirineu para ar condicionado. A grande vantagem dele cirineu eh que ele soh faz ar condicionado.Claro que sempre faz de MB Jaguar e BMW e ele eh bem honesto ao te dizer o problema. Assim como no caso do Osny tem o pai e filho ali, peca pelo Cirineu Pai e eu sugeriria que voce imprimisse este post e deixasse ele ver. Eu duvido que seja mangueira pois senao ja teria saido o gas. Tb nao acho que deve ser a valvula do ar quente. Pode ser filtro entupido mas dai nao estah relacionado com a temperatura alta.
Convidad- Convidado
Re: Compressor do ar-condicionado W201
A rotacao do motor e do compressor quando acoplado estao estaveis ? Pergunto pois este compressor (Nippodenso ?) deve ter na parte traseira um sensor de rotacao cuja funcao eh preventivamente desacoplar o compressor, protegendo-o, se houver alguma irregularidade na rotacao do motor ou na embreagem e/ou polia do proprio compressor.
Lobo- Usuário Platina
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Re: Compressor do ar-condicionado W201
Fala Valente!
O Ze Luis deu jeito no ar da 202 e restaurou a caixa e todo o sistema da 107. Servico de primeira, recomendo.
Abraco
O Ze Luis deu jeito no ar da 202 e restaurou a caixa e todo o sistema da 107. Servico de primeira, recomendo.
Abraco
Felipones- Usuário Prata
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Re: Compressor do ar-condicionado W201
Confrades,
Gratos pelas indicações e sugestões.
O Philipp detectou que um relê estava com problemas. Este relê fica numa caixa embaixo do pára-brisa, atrás da caixa de bateria. Tem o tamanho de um maço de cigarros.
Colocamos um relê que ele tinha lá, porém era para motor 6 cilindros e aparentemente solucionou o problema. Agora ele está checando se dá para recuperar o relê, caso contrário vou ter que encomendar um novo.
Gratos pelas indicações e sugestões.
O Philipp detectou que um relê estava com problemas. Este relê fica numa caixa embaixo do pára-brisa, atrás da caixa de bateria. Tem o tamanho de um maço de cigarros.
Colocamos um relê que ele tinha lá, porém era para motor 6 cilindros e aparentemente solucionou o problema. Agora ele está checando se dá para recuperar o relê, caso contrário vou ter que encomendar um novo.
LRValente- Usuário Platina
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Re: Compressor do ar-condicionado W201
Troca logo ele,é o relé responsável pelo compressor,normalmente está escrito Klima em cima dele, não é caro......do lado dele tem o responsável pelas bombas da KE,bem safado,gosta de desligar as bombas qdo quer,hehehehehe
Maluhy- Consultor Técnico
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Re: Compressor do ar-condicionado W201
Vou pegar carona no post.
Meu A/C na 107 funciona quando quer, na primeira ligada do dia, junto com a partida a frio, funciona sem parar.
Quando vou liga-lo novamente após algumas horas parados na garagem, nem o ventilador da cabine liga.
Dia seguinte tudo normal novamente e o ciclo se repete.
Separa um Klima ai para mim !
Meu A/C na 107 funciona quando quer, na primeira ligada do dia, junto com a partida a frio, funciona sem parar.
Quando vou liga-lo novamente após algumas horas parados na garagem, nem o ventilador da cabine liga.
Dia seguinte tudo normal novamente e o ciclo se repete.
Separa um Klima ai para mim !
snaf- Usuário Bronze
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Re: Compressor do ar-condicionado W201
Snaf,
Acredito que na 107 é diferente, menos eletrônica embarcada.
Se o ventilador não funciona, deve ser álgum problema elétrico.
Deixo para o Maluhy chutar...
Acredito que na 107 é diferente, menos eletrônica embarcada.
Se o ventilador não funciona, deve ser álgum problema elétrico.
Deixo para o Maluhy chutar...
LRValente- Usuário Platina
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Re: Compressor do ar-condicionado W201
Valente, a 300SL do Snaf é 86, já dever ter relé Klima, mas antes de sair condenando peças tem que checar primeiro, senão vai ser que nem aquele post da aposta do defeito do carro dele,hehehehe.....
Maluhy- Consultor Técnico
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