Uso correto do câmbio automático 722.6 (W202 sem Tip)
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe C ( W201 - W202 - W203 - W204 - W205 ) :: W202 - 1993 a 2000
Página 2 de 3 • Compartilhe
Página 2 de 3 • 1, 2, 3
Re: Uso correto do câmbio automático 722.6 (W202 sem Tip)
Eu imagino que o câmbio automático foi elaborado com a intenção de do motorista não ter que se preocupar com trocas e etc, sendo assim projetado para ficar em D.
As reduções são feitas ao pressionar mais o acelerador ou pressionando o botão de kickdown ao final do curso do acelerador (em alguns carros não existe mais esse botão)
Você só deve mexer no câmbio manualmente para "travar" em alguma marcha, numa subida íngreme, por exemplo, onde uma eventual troca de marcha pode atrapalhar.
EU não mexo na alavanca em faróis, ponho em N apenas em caso de trânsito parado, congestionamento e etc, pois (segundo alguns mecânicos) ficar muito tempo com ele em D só que parado pode aquecer muito o óleo do câmbio.
Abs
As reduções são feitas ao pressionar mais o acelerador ou pressionando o botão de kickdown ao final do curso do acelerador (em alguns carros não existe mais esse botão)
Você só deve mexer no câmbio manualmente para "travar" em alguma marcha, numa subida íngreme, por exemplo, onde uma eventual troca de marcha pode atrapalhar.
EU não mexo na alavanca em faróis, ponho em N apenas em caso de trânsito parado, congestionamento e etc, pois (segundo alguns mecânicos) ficar muito tempo com ele em D só que parado pode aquecer muito o óleo do câmbio.
Abs
Convidad 3- Usuário Platina
- Número de mensagens : 4838
Interesses : Aprender e papear sobre MB
Estado :
Advertências :
"Não troque a marcha para a posição N em semáforos ou cruzamentos. Deixar no D economiza combustível, além de manter a temperatura da caixa. Atualmente, grande parte dos veículos, abaixo dos 3 km/h e sem que exista aceleração, simula a posição N (neutro) automaticamente"
Errado isso,engatado em D o motor sofre carga da caixa,portanto aumenta o consumo,muito pouco,é claro,mas aumenta,não diminui,tanto que alguns modelos de caixa atual ao parar vai pro N sozinho,basta pisar no freio ....
Errado isso,engatado em D o motor sofre carga da caixa,portanto aumenta o consumo,muito pouco,é claro,mas aumenta,não diminui,tanto que alguns modelos de caixa atual ao parar vai pro N sozinho,basta pisar no freio ....
Maluhy- Consultor Técnico
- Número de mensagens : 10535
Interesses : Antigomobilismo
Estado :
Advertências :
Os caras falam essas asneiras sem pensar,cacete, pega um carro moderno,engata D e vc vai ver o corpo de borboleta eletronico abrir um pouco para manter a lenta,com isso entra mais ar e a ECU aumenta o tempo de injeção para manter a mistura, se aumentou o TI aumentou o consumo, basta estar com um scanner acoplado ao carro para ver isso....
Estado :
Advertências :
Mestre Maluhy, tenho uma dúvida que me persegue.
IGNORANCIA PURA!!!
rsrsrs
Posso mudar de marcha com o carro em movimento?
Tenho C280 com cambio R, N, D, 2 e 3
Nunca soube para que servem estes 2 e 3 e mantenho sempre no D
OBRIGADO
ABS
IGNORANCIA PURA!!!
rsrsrs
Posso mudar de marcha com o carro em movimento?
Tenho C280 com cambio R, N, D, 2 e 3
Nunca soube para que servem estes 2 e 3 e mantenho sempre no D
OBRIGADO
ABS
Mauricio Freitas- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
- Número de mensagens : 353
Interesses : em busca da segunda estrela; mas minha mulher ainda não sabe!!! Se souber acho que me mata, mas morrerei feliz!!!
Estado :
Advertências :
Mauricio,
Pode sim desde que as reduções estejam com as velocidades compativeis de cada marcha.
Deixando alavanca em 3 as marchas serão trocadas até a terceira marcha. Deixando em 2 em movimento as marchas ficam restritas até a segunda marcha, partindo em 2 com o carro parado o cambio segura em apenas 1 marcha.
Pode sim desde que as reduções estejam com as velocidades compativeis de cada marcha.
Deixando alavanca em 3 as marchas serão trocadas até a terceira marcha. Deixando em 2 em movimento as marchas ficam restritas até a segunda marcha, partindo em 2 com o carro parado o cambio segura em apenas 1 marcha.
C-220- Desligado
- Número de mensagens : 2744
Interesses : Mercedes-Benz
Estado :
Advertências :
Mauricio, depois vc vai descer uma serrinha no banco da direita comigo e verá que se eu não usar as reduções eu dou uma bela estampada no barranco,hehehehehe
Estado :
Advertências :
Caro Mestre Maluhy, acho melhor eu tomar umas brejas antes para ir anestesiado. kkkkkk
Obrigado pelas dicas!!!
Obrigado pelas dicas!!!
Mauricio Freitas- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
- Número de mensagens : 353
Interesses : em busca da segunda estrela; mas minha mulher ainda não sabe!!! Se souber acho que me mata, mas morrerei feliz!!!
Estado :
Advertências :
Caro Maluhy,
Li muita coisa aqui a respeito de como usar o câmbio automático inclusive a parte que trata de manutenção.
Recentemente tive que mandar arrumar um câmbio automático em uma oficina especializada, Paty Paulicéia, e conversando com os técnicos, todos me informaram que óleo de câmbio pode ser trocado se algumas condições forem seguidas, por exemplo: Se o câmbio já está com uma quilometragem alta, não é recomendado fazer a troca sem antes analisar o óleo, pois se o óleo apresentar algum sinal de desgaste acentuado dos discos, etc., o novo óleo poderá fazer com que o câmbio simplesmente pare de funcionar, patinando. Não é simplesmente ir trocando, mas antes fazer uma análise do óleo.
Será, no meu caso, com 64.000 kms, ano 1998, sem saber se o antigo dono trocou ou não o óleo, que vale a pena trocar? Vou fazer uma análise antes para não correr riscos.
Bem, você concorda com a explicação que me deram na oficina?
Abraços,
Paiva
Li muita coisa aqui a respeito de como usar o câmbio automático inclusive a parte que trata de manutenção.
Recentemente tive que mandar arrumar um câmbio automático em uma oficina especializada, Paty Paulicéia, e conversando com os técnicos, todos me informaram que óleo de câmbio pode ser trocado se algumas condições forem seguidas, por exemplo: Se o câmbio já está com uma quilometragem alta, não é recomendado fazer a troca sem antes analisar o óleo, pois se o óleo apresentar algum sinal de desgaste acentuado dos discos, etc., o novo óleo poderá fazer com que o câmbio simplesmente pare de funcionar, patinando. Não é simplesmente ir trocando, mas antes fazer uma análise do óleo.
Será, no meu caso, com 64.000 kms, ano 1998, sem saber se o antigo dono trocou ou não o óleo, que vale a pena trocar? Vou fazer uma análise antes para não correr riscos.
Bem, você concorda com a explicação que me deram na oficina?
Abraços,
Paiva
Paiva- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 79
Interesses : Carros (MB), aviação e serviços
Estado :
Advertências :
Cambio de MB tem grelha exatamente para ser usada, permite a troca da marcha sem olhar para o cambio, o que possibilita uma tocada esportiva bem proxima de um carro com cambio manual. Antes da chegada do tip, era o que melhor existia em cambios automaticos, melhor reduzir na mão do que no kick down.
Paiva,
Engraçada essa colocação. Voce não troca o problema cada dia fica mais grave e um dia arrebenta de vez. Qual o final da história, fazer o cambio novamente? Eles estão sugerindo que voce apenas prolongue a agonia. Eu troquei o oleo da minha ex AMG, atual Ulysses, provavelmente nunca tivesse sido trocado, tinha uns 10 anos essa km e não aconteceu nada..
Paiva,
Engraçada essa colocação. Voce não troca o problema cada dia fica mais grave e um dia arrebenta de vez. Qual o final da história, fazer o cambio novamente? Eles estão sugerindo que voce apenas prolongue a agonia. Eu troquei o oleo da minha ex AMG, atual Ulysses, provavelmente nunca tivesse sido trocado, tinha uns 10 anos essa km e não aconteceu nada..
Convidad- Convidado
Caro João,
O câmbio do meu carro está bom, não apresenta falha nem trancos ou nada de anormal, mas sabendo que é uma boa idéia trocar o óleo, chequei com essa oficina e foi essa a resposta que tive. Como não sou dá área, fiquei com um pouco de medo de trocar o óleo e o câmbio desandar. Estou com a intenção de efetuar a troca mas vou consultar a autorizada antes de tudo.
Como essa km é pequena para um MB, acho que não vai acontecer nada. Não sou de deixar as coisas quebrarem mas também não quero antecipar um possível problema.
De resto, o carro está ok.
Depois que eu trocar o óleo, coloco aqui o meu parecer sobre o assunto.
Abraços,
Paiva
O câmbio do meu carro está bom, não apresenta falha nem trancos ou nada de anormal, mas sabendo que é uma boa idéia trocar o óleo, chequei com essa oficina e foi essa a resposta que tive. Como não sou dá área, fiquei com um pouco de medo de trocar o óleo e o câmbio desandar. Estou com a intenção de efetuar a troca mas vou consultar a autorizada antes de tudo.
Como essa km é pequena para um MB, acho que não vai acontecer nada. Não sou de deixar as coisas quebrarem mas também não quero antecipar um possível problema.
De resto, o carro está ok.
Depois que eu trocar o óleo, coloco aqui o meu parecer sobre o assunto.
Abraços,
Paiva
Paiva- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 79
Interesses : Carros (MB), aviação e serviços
Estado :
Advertências :
Paiva,
Só não esqueça de usar o óleo correto, sua W202 já tem o câmbio mais moderno 722.6 e usa óleo específico.
Só não esqueça de usar o óleo correto, sua W202 já tem o câmbio mais moderno 722.6 e usa óleo específico.
Sidsports- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1683
Interesses : todas as Mercedes
Estado :
Advertências :
Veja a tabela no nosso forum, sem ser homologado MB não deve ser usado, mesmo que o cara da oficina fale que pode. Sempre soube que oleo de cambio estraga também pela idade e não só pela KM rodada, por isso troquei o meu.
Convidad- Convidado
Seguem as tabelas:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Cambio 722,6:
Cambio 722,6:
C-220- Desligado
- Número de mensagens : 2744
Interesses : Mercedes-Benz
Estado :
Advertências :
So para lembrar:
Carro com traçao traseira, e motor na dianteira ( por exemplo as W202,) se voce entrar em curva reduzindo,com giro alto, perdera a traseira muito mais facil, ela nao fica firme.
Carro com traçao traseira, e motor na dianteira ( por exemplo as W202,) se voce entrar em curva reduzindo,com giro alto, perdera a traseira muito mais facil, ela nao fica firme.
Gaby Iskandar- Cadastro desatualizado pendente regularização
- Número de mensagens : 832
Interesses : automoveis
Estado :
Advertências :
Gaby,
Não é isso que vai fazer vc perder a traseira. Pensando em uma pilotagem esportiva, no limite do carro é ao contrario, voce precisa do motor para uma eventual correção e se vc estiver com uma marcha longa, o motor não vai ter força. Vc tem que entrar sempre com a marcha que permita que o motor fique "cheio", com bastante torque a disposição. Para andar normalmente, basta deixar em D.
Não é isso que vai fazer vc perder a traseira. Pensando em uma pilotagem esportiva, no limite do carro é ao contrario, voce precisa do motor para uma eventual correção e se vc estiver com uma marcha longa, o motor não vai ter força. Vc tem que entrar sempre com a marcha que permita que o motor fique "cheio", com bastante torque a disposição. Para andar normalmente, basta deixar em D.
Convidad- Convidado
Usar a caixa auto com precisão
Se vc entrar em curva com o motor "xoxo" não terás torque para alguma correção via motor , ainda por cima se tiver piso molhado e ao pisar a cx resolver reduzir uma marcha com o carro apoiado nas rodas externas sentirás um gostinho de fezes na boca,hahahaha,advinha se não aconteceu isso comigo na sexta feira ao lado de um Fusion...Qdo vc vem andando rápido e está íntimo da viatura,ao se preparar para o "bote" na vítima vc já deixa a marcha correspondente engatada para diminuir o tempo da retomada,por ex, vc está a 100/110 km/h, se deixar em D ao botinar ele vai reduzir para 3 e depois deslanchar e com isso perde-se tempo, se ele já estiver em 3 a retomada é imediata e vc já desloca para 4 ou D que a cx faz tudo certinho com as trocas no red line,é só deixar o pé na tabaca,hehehehehe.........ve lá o que vcs vão me aprontar com esse curso de pilotagem racing,hahahahaha
Estado :
Advertências :
E o controle de tração desligado só pra dar + emoção....hahaha...
Maurouts- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2218
Interesses : Benz Only !
Estado :
Advertências :
Mauro, na hora que a a traseira escorregou um ESP teria ajudado,mas aí não tem emoção,hehehehe, acho que na hora que tracionou ou tinha óleo no chão ou o pneu pegou na faixa pintada do asfalto,foi aquela balançada,o contra-esterço rápido e aprumou na hora, mas isso a uns 130 e no meio da curva à noite chovendo (em Barra Mansa) vem aquele gostinho estranho na boca,hahahaha.....
Estado :
Advertências :
O ESP tem um limite de tolerancia antes de agir e de qualquer forma vc continua pilotando normalmente. Na C43 mesmo na posição desligado, ele na verdade retardava a atuação, mas quando a vaca tava indo pro brejo ele entrava. Agora fico imaginando esses carros com 400 ou 500HP, sem eletronica fica quase impossivel controlar a fera na chuva.
Convidad- Convidado
Tempos atrás eu andei forte com a C43 numa pista e realmente, o ESP deixa vc se divertir um pouco antes de entrar. Mas a diferença entre ligado e desligado não foi muito grande e ele não deixa de atuar em caso de necessidade.
Como o João falou, andar na rua com essas potências fica difícil sem eletrônica ajudando...
Abraço!
Como o João falou, andar na rua com essas potências fica difícil sem eletrônica ajudando...
Abraço!
Convidad 1- Usuário Platina
- Número de mensagens : 7918
Interesses : Outros
Estado :
Advertências :
Por falar em pilotar na chuva;
Um treinamento que fiz durante muito tempo e é muito comum na pista em Interlagos, para o piloto "criar braço" debaixo de chuva era o seguinte:
Quando chovia, ao invés de usar os pneus de chuva os famosos "biscoito", colocava-se os pneus Slick "lisos", para aumentar o nível de dificuldade e treinar a aceleração adequada, principalmente na saída de curva.
No começo, até "pegar o braço" era uma "batalha de foice no escuro", o bicho escorregava mais que peixe ensaboado e se vc não invertesse a trilha, não conseguia ficar na pista.
Com muito treinamento, vc começava a dominar o veículo e quando já estava em determinado estágio, passava a usar o pneu biscoito.
A sensação era excelente, até parecia que os pneus estavam com ótimo "grip".............ledo engano, bobeou ou errou, rodou........hahaha.
Um treinamento que fiz durante muito tempo e é muito comum na pista em Interlagos, para o piloto "criar braço" debaixo de chuva era o seguinte:
Quando chovia, ao invés de usar os pneus de chuva os famosos "biscoito", colocava-se os pneus Slick "lisos", para aumentar o nível de dificuldade e treinar a aceleração adequada, principalmente na saída de curva.
No começo, até "pegar o braço" era uma "batalha de foice no escuro", o bicho escorregava mais que peixe ensaboado e se vc não invertesse a trilha, não conseguia ficar na pista.
Com muito treinamento, vc começava a dominar o veículo e quando já estava em determinado estágio, passava a usar o pneu biscoito.
A sensação era excelente, até parecia que os pneus estavam com ótimo "grip".............ledo engano, bobeou ou errou, rodou........hahaha.
ZIG MASTER- Usuário Platina
- Número de mensagens : 4890
Interesses : Mercedes Benz
Estado :
Advertências :
Habib,uma vez em fiquei uns 4 dias em Jlle,lá tem um kartódromo bem legal, só que chovia sem parar e eu na secura,hehehee, os karts estavam com slick, então já viu , numa das voltas eu deixei para freiar lá no colo do capeta,hahha, nunca vi um kart rodar tanto e parar certinho olhando para frente,a encrenca é que os miolos continuaram rodando,hahahahaha, foi 2 dias andando só no sabão,bom d+!!!
Estado :
Advertências :
Caros amigos, gostaria de saber qual o óleo usar para transmição automática da minha Elegance 97 C 280 6 cilindros. Comprei esse carro a pouco tempo, já troquei o óleo do motor e agora quero trocar o óleo do câmbio automático. Sou novato, porém apaixonado pela Mercedes Benz. Quero cuidar bem da minha C 280 Elegance, adoro esse carro. Por favor, se possível, mandem o nome exato do óleo para câmbio automático do modelo do meu querido carro. No Rio, aonde encontrarei este óleo. Desde já agradeço a gentileza.
rabellot- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 10
Interesses : ASSUNTOS SOBRE MERCEDES
Advertências :
Existem uns 580 post sobre fluidos no forum,basta usar a pesquisa,mas como o confrade é " frango novo',hahahaha,vou ajudar, comece por aqui,
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] ,abraços! :D
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] ,abraços! :D
Estado :
Advertências :
Depois pule pra cá,https://www.portalmercedes.com/t15920p75-manutencao-preventiva-cambio-7226?highlight=%F3leo+cambio+722+6 ,tem umas viagens na maionese mas tem muita info,hehehe....
Estado :
Advertências :
Página 2 de 3 • 1, 2, 3