Filtro de òleo
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe A ( W168 - W169 - W176 - W177 ) :: W168 - 1997 a 2004
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Filtro de òleo
Qual a localização do filtro de óleo do Classe A , pos no manual não há indicação sobre o mesmo
Daniel Bezerra- Usuário Iniciante
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Re: Filtro de òleo
o filtro do óleo do Classe é tipo refil, entre o motor e a carroceria (perto do nro do chassis).
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erocha- Usuário Ouro
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Re: Filtro de òleo
Obrigado pela informação , aproveitando a oportuni9dade Bom natal para você e felicidades a todos os seus, incluindo todos os participantes do Portal .
Daniel Bezerra- Usuário Iniciante
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Data de inscrição : 16/10/2008
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Re: Filtro de òleo
Aproveitando o tópico, alguém já usou (ou usa) o filtro de óleo fabricado pela Metal Leve, vulgo MaLe?
Fiz a troca do óleo e filtro ontem e me deparei com uma altissima pressão no manômetro mesmo em marcha-lenta e mesmo após 1/2 hora ligado.
O óleo foi um 5W-30 Selenia, semi-sintético que pretendo trocar daqui a um mês (meu modo de fazer flushing) e por então um 5W-30 sintético da ELF.
Não creio que seja o óleo e muito menos o motor, sobra então para o filtro.
É a primeira vez que coloco o MaLe então fica a dúvida se o elementro filtrante esteja impondo barreira excessivas às moléculas do óleo.
Dentro do copo e no meio do seu interior, onde estaria em contato com o óleo já filtrado, aparentemente estava seco, igual apos a limpeza do mesmo assim que se removeu o filtro velho. Muito estranho.
Pelo sim, pelo não, hoje vou a Intercar do Rio buscar um original, é lógico com meu outro carro.
Depois posto aqui o resultado.
É de ficar preocupado com outros usuários que o usam e não instalaram medidores auxiliares de supervisão do motor.
Fiz a troca do óleo e filtro ontem e me deparei com uma altissima pressão no manômetro mesmo em marcha-lenta e mesmo após 1/2 hora ligado.
O óleo foi um 5W-30 Selenia, semi-sintético que pretendo trocar daqui a um mês (meu modo de fazer flushing) e por então um 5W-30 sintético da ELF.
Não creio que seja o óleo e muito menos o motor, sobra então para o filtro.
É a primeira vez que coloco o MaLe então fica a dúvida se o elementro filtrante esteja impondo barreira excessivas às moléculas do óleo.
Dentro do copo e no meio do seu interior, onde estaria em contato com o óleo já filtrado, aparentemente estava seco, igual apos a limpeza do mesmo assim que se removeu o filtro velho. Muito estranho.
Pelo sim, pelo não, hoje vou a Intercar do Rio buscar um original, é lógico com meu outro carro.
Depois posto aqui o resultado.
É de ficar preocupado com outros usuários que o usam e não instalaram medidores auxiliares de supervisão do motor.
oldboy- Usuário Ouro
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Re: Filtro de òleo
oldboy: em primeiro lugar registrar que é uma grande satisfação encontrar você novamente por aqui. É muito bom poder aprender sobre o carrinho com seus posts.
Quanto à sua dúvida, registrar que nada impede uma peça nova estar com defeito. Em minha penúltima troca eu usei o filtro Mahle para óleo e não notei nada de anormal no funcionamento do motor. Mas como vc mesmo disse, sem o auxilio do manômetro fica difícil aferir. Fica aí para todos os usuário o seu importante registro.
Já estou providenciando a instalação do marcador da temperatura da água (este sábado comprei a válvula termostática nova para instalar o temistor) e também o manometro de óleo. Aproveito para te perguntar qual é a pressão de óleo de trabalho do Classe A (não sei se há diferença entre o 160 e o 190)? Ainda não comprei os instrumentos por pura falta de tempo.
Quanto à sua dúvida, registrar que nada impede uma peça nova estar com defeito. Em minha penúltima troca eu usei o filtro Mahle para óleo e não notei nada de anormal no funcionamento do motor. Mas como vc mesmo disse, sem o auxilio do manômetro fica difícil aferir. Fica aí para todos os usuário o seu importante registro.
Já estou providenciando a instalação do marcador da temperatura da água (este sábado comprei a válvula termostática nova para instalar o temistor) e também o manometro de óleo. Aproveito para te perguntar qual é a pressão de óleo de trabalho do Classe A (não sei se há diferença entre o 160 e o 190)? Ainda não comprei os instrumentos por pura falta de tempo.
Convidad- Convidado
Re: Filtro de òleo
Legal este registro, parabéns.
Isto prova uma coisa - ponto para o filtro original
Isto prova uma coisa - ponto para o filtro original
walter paiva- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
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Re: Filtro de òleo
Acho que nesse caso específico não compensa usar outro filtro que não o original, já que o preço dele é o mesmo, às vezes até mais barato que os demais.
Comprei o filtro original Hengst por R$ 26,00 na technopeças e troquei semana passada.
Comprei o filtro original Hengst por R$ 26,00 na technopeças e troquei semana passada.
Marck Schuckert- Usuário Prata
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Re: Filtro de òleo
O oldboy ainda vai ver o que aconteceu. Se trocar o filtro e a pressão do óleo voltar a níveis normais, e contanto que o filtro estivesse instalado de forma correta, ficará claro que o defeito é do filtro.
A Mahle é uma grande multinacional de origem alemã e que é grande por produzir produtos de qualidade.
No lugar do oldboy, em se confirmando o problema com o filtro, eu encaminharia o mesmo para análise da Mahle para saber o que ocorreu.
A Mahle é uma grande multinacional de origem alemã e que é grande por produzir produtos de qualidade.
No lugar do oldboy, em se confirmando o problema com o filtro, eu encaminharia o mesmo para análise da Mahle para saber o que ocorreu.
Convidad- Convidado
Re: Filtro de òleo
Será que o óleo utilizado está de acordo também? Eu pessoalmente nunca utilizei esses que ele falou.
Marck Schuckert- Usuário Prata
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Data de inscrição : 16/06/2009
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Re: Filtro de òleo
Vamos lá pessoal. Acabei de vir da Intercar onde comprei o original com selo holográfico e tudo com o meu caro amigo Saraiva.
Retirei o Mahle (não sabia que tinha H) que dava exatos 60PSI de pressão em marcha-lenta e coloquei o original - em vez dos 60 PSI o manômetro marcou 30PSI imediatamente e após uns dez minutos estabilizou em 20PSI.
O Mahle em 1/2 hora não caiu nem um ponto, mantendo-se alto.
Lembro aos caros amigos e confrades que a pressão do óleo é basicamente "ajustada" pelas 4 folgas no eixo de manivelas (ou virabrequim ou biela) onde estão presas as bielas e não pela resistência do filtro à passagem do óleo.
É nesse colchão de óleo (ou calço) sobre os moentes é que todo o movimento deve ficar e quanto mais óleo pressurizado se interpõe menor o atrito e desgaste. Se o filtro por sua vez limita esta pressão, bai-bai bronzinas (ou casquilhos) e outros bichos.
A pressão mínima com o óleo @ 80°C para qualquer Classe A é de 1.2 bar em 1200RPM, 2.0 bar em 2000RPM e 2.8 bar em 2800RPM.
Meu manômetro é em PSI comprado no mercado norte-americano portanto os 60PSI que encontrei equivalem a 4.13 bar, o que não é normal a 800RPM da marcha-lenta.
Já os 20PSI obtidos com o filtro original após 10 minutos correspondem a 1,37 bar, bem mais satisfatório.
Mesmo não tendo um manômetro instalado permanentemente, é só retirar o parafuso que fica em cima do esticador da correia e colocar alí um manômetro mecânico para observar como anda a coisa após a troca de óleo, por exemplo. Conferido o valor, é só desfazer a giga de teste.
Abraços,
OB
ps. caro Eppico, grato pelas suas bondosas palavras. Estive fora do país arrumando minha "casa" (escritório) e estou de volta, pelo menos até o fim deste ano.
Retirei o Mahle (não sabia que tinha H) que dava exatos 60PSI de pressão em marcha-lenta e coloquei o original - em vez dos 60 PSI o manômetro marcou 30PSI imediatamente e após uns dez minutos estabilizou em 20PSI.
O Mahle em 1/2 hora não caiu nem um ponto, mantendo-se alto.
Lembro aos caros amigos e confrades que a pressão do óleo é basicamente "ajustada" pelas 4 folgas no eixo de manivelas (ou virabrequim ou biela) onde estão presas as bielas e não pela resistência do filtro à passagem do óleo.
É nesse colchão de óleo (ou calço) sobre os moentes é que todo o movimento deve ficar e quanto mais óleo pressurizado se interpõe menor o atrito e desgaste. Se o filtro por sua vez limita esta pressão, bai-bai bronzinas (ou casquilhos) e outros bichos.
A pressão mínima com o óleo @ 80°C para qualquer Classe A é de 1.2 bar em 1200RPM, 2.0 bar em 2000RPM e 2.8 bar em 2800RPM.
Meu manômetro é em PSI comprado no mercado norte-americano portanto os 60PSI que encontrei equivalem a 4.13 bar, o que não é normal a 800RPM da marcha-lenta.
Já os 20PSI obtidos com o filtro original após 10 minutos correspondem a 1,37 bar, bem mais satisfatório.
Mesmo não tendo um manômetro instalado permanentemente, é só retirar o parafuso que fica em cima do esticador da correia e colocar alí um manômetro mecânico para observar como anda a coisa após a troca de óleo, por exemplo. Conferido o valor, é só desfazer a giga de teste.
Abraços,
OB
ps. caro Eppico, grato pelas suas bondosas palavras. Estive fora do país arrumando minha "casa" (escritório) e estou de volta, pelo menos até o fim deste ano.
oldboy- Usuário Ouro
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Re: Filtro de òleo
Legal oldboy, bom mesmo ter essas aulas com vc.
Vc observou alguma irregularidade no filtro da mahle?
Vc observou alguma irregularidade no filtro da mahle?
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Re: Filtro de òleo
Não, nada ví nada de irregular nele e nem na montagem.
Inclusive não tem como errar pois é só inseri-lo até o fim do copo e rosqueá-lo.
Correção quanto ao óleo: não é Selenia não se bem as cores são parecidas.
Fui até a garagem ver o 1/2 litro que sobrou.
É um Mobil1 5w-30 Ecopower semi-sintético.
Inclusive não tem como errar pois é só inseri-lo até o fim do copo e rosqueá-lo.
Correção quanto ao óleo: não é Selenia não se bem as cores são parecidas.
Fui até a garagem ver o 1/2 litro que sobrou.
É um Mobil1 5w-30 Ecopower semi-sintético.
oldboy- Usuário Ouro
- Número de mensagens : 679
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Re: Filtro de òleo
Caramba.
Defeito de fabricação do filtro. Como diz o Maluhy sempre desconfie de peças novas. Menos mal que vc tem o manometro.
Defeito de fabricação do filtro. Como diz o Maluhy sempre desconfie de peças novas. Menos mal que vc tem o manometro.
Convidad- Convidado
Marck Schuckert- Usuário Prata
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iveiga- Usuário Prata
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erocha- Usuário Ouro
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Re: Filtro de òleo
Obrigado, caro Eduardo.
Realmente peças originais são insubstituíveis no caso das Mercedes.
Quem fez a opção pelo "paralelo" foi meu filho que, na ânsia de manter o carro na minha ausência (na realidade acho que ele esqueceu e fez tudo às pressas...) com as trocas de óleo em dia fez tudo na oficina local, inclusive a tal troca de filtro.
Quando mostrei para ele o detalhe da pressão, empalideceu.
Expliquei que só as originais possuem o código de peça estampado na caixa e às vezes no próprio item, que é o caso do filtro e não ir atrás da empurropeças dos vendedores que afirmam que este ou aquele item é também original.
Bom, página virada e vamos à luta.
Abraços,
OB
Realmente peças originais são insubstituíveis no caso das Mercedes.
Quem fez a opção pelo "paralelo" foi meu filho que, na ânsia de manter o carro na minha ausência (na realidade acho que ele esqueceu e fez tudo às pressas...) com as trocas de óleo em dia fez tudo na oficina local, inclusive a tal troca de filtro.
Quando mostrei para ele o detalhe da pressão, empalideceu.
Expliquei que só as originais possuem o código de peça estampado na caixa e às vezes no próprio item, que é o caso do filtro e não ir atrás da empurropeças dos vendedores que afirmam que este ou aquele item é também original.
Bom, página virada e vamos à luta.
Abraços,
OB
oldboy- Usuário Ouro
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Re: Filtro de òleo
Oldboy estou aqui virando essa sua informação na cabeça, e há algumas coisas que não compreendo.
Pelo que voce informou em um outro post, em seu carro a tomada de pressão do óleo é feita na cabeça do esticador da corrente, portanto após o filtro do óleo.
Sendo o filtro colocado logo após a bomba, e supondo um aumento de pressão por uma maior restrição do elemento filtrante, como a pressão seria alterada após o filtro?
Esse filtro de óleo possui a válvula de segurança? Se sim como é possível: "Dentro do copo e no meio do seu interior, onde estaria em contato com o óleo já filtrado, aparentemente estava seco"?
Poderia a pressão estar elevada pelo fato do elemento filtrante não estar impondo restrição nenhuma?
O esticador de corrente atua conforme a pressão do óleo?
Me desculpe tantas perguntas, mas meu conhecimento limitado do funcionamento desse sistema me deixou completamente perdido.
Abraços,
Eduardo
Pelo que voce informou em um outro post, em seu carro a tomada de pressão do óleo é feita na cabeça do esticador da corrente, portanto após o filtro do óleo.
Sendo o filtro colocado logo após a bomba, e supondo um aumento de pressão por uma maior restrição do elemento filtrante, como a pressão seria alterada após o filtro?
Esse filtro de óleo possui a válvula de segurança? Se sim como é possível: "Dentro do copo e no meio do seu interior, onde estaria em contato com o óleo já filtrado, aparentemente estava seco"?
Poderia a pressão estar elevada pelo fato do elemento filtrante não estar impondo restrição nenhuma?
O esticador de corrente atua conforme a pressão do óleo?
Me desculpe tantas perguntas, mas meu conhecimento limitado do funcionamento desse sistema me deixou completamente perdido.
Abraços,
Eduardo
Convidad- Convidado
Re: Filtro de òleo
Nem sempre, montadora testa lote por amostragem,pode vir uma gracinha no bolo, tem é que ficar alerta,mas sem monitoração de painel só vai saber qdo explodir,por isso eu fico fulo da vida qdo uma MB lança um carro sem indicação de pressão ou de temperatura, se pelo menos tivesse luzinha espia numa situação dessa que o Oldboy passou, qdo ele religasse a chave a luz iria levar um século para acusar baixa pressão de óleo por causa dessa retenção de pressão...
Maluhy- Consultor Técnico
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Re: Filtro de òleo
Maluhy, é isso que esta me deixando encafifado, no caso do Oldboy acusou excesso de pressão.
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Re: Filtro de òleo
dificil entender........
se uma "mahle" deixa passar um defeito desses na fabricaçao.......
qual e a garantia do "original" q seja perfeito?
q eu saiba mahle e uma marca reconhecida...........
tbm sobre a pressao de oleo aumentar com este filtro......
nunca ouvi falar disto.....e todas as mercedes(tirando o A) tem manometro de pressao.....nunca vi...
ja usei filtro hengst,mann,original e nunca vi diferença nenhuma......
sera q este filtro nao e "generico"?
se uma "mahle" deixa passar um defeito desses na fabricaçao.......
qual e a garantia do "original" q seja perfeito?
q eu saiba mahle e uma marca reconhecida...........
tbm sobre a pressao de oleo aumentar com este filtro......
nunca ouvi falar disto.....e todas as mercedes(tirando o A) tem manometro de pressao.....nunca vi...
ja usei filtro hengst,mann,original e nunca vi diferença nenhuma......
sera q este filtro nao e "generico"?
Xenon- Usuário Platina
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Re: Filtro de òleo
Hengst e Mahle são produdos top de linha.
Mas tudo pode dar defeito, por isso que eu vou de original que é da Hengst, se dá um tilt desse no meu motor a mb vai ter que pagar outro.
Óleo, filtro com nota na autorizada já era.
Claro que nós que ouvimos o carro dificilmente vamos ter esse tipo de problema.
Agora se não fosse o Oldboy nesse caso e sim um leigo o bixo ia pegar. :cherry:
Mas tudo pode dar defeito, por isso que eu vou de original que é da Hengst, se dá um tilt desse no meu motor a mb vai ter que pagar outro.
Óleo, filtro com nota na autorizada já era.
Claro que nós que ouvimos o carro dificilmente vamos ter esse tipo de problema.
Agora se não fosse o Oldboy nesse caso e sim um leigo o bixo ia pegar. :cherry:
Andre Buss- Usuário Platina
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Re: Filtro de òleo
Xenon, nem todas tem manômetro de pressão do óleo. Minha W202 C 220 1994 não tem ! Tem somente a luzinha do óleo.
Borg- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
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Re: Filtro de òleo
Todas as bombas de óleo tem válvula de alívio de pressão,qdo entope um filtro por ex, tb tem um by pass para o motor continuar a ser lubrificado........
Maluhy- Consultor Técnico
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Re: Filtro de òleo
Só para trazer o tópico para cima, ainda aguardo o Oldboy por aqui.....Se não o tópico fica lá pra baixo.....
Convidad- Convidado
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