Rangido ao freiar
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Rangido ao freiar
Bom pessoal, meu baby quando freia por exemplo em uma descida e vc vai liberando o freio lentamente ele faz um rangido, e "testei" e o problema é no freio dianteiro (no caso onde o freio é a disco). a Pastilha é relativamente nova, 6 meses, no começo quando comprei o carro achei que era normal, pastilha nova, mas ainda ta com esse rangido, o que pode ser?
Fluido de freio tfoi trocado tambem.
Fluido de freio tfoi trocado tambem.
morphews- Usuário Bronze
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Re: Rangido ao freiar
Os discos foram retificados quando vc trocou as pastilhas? Isso ocorre sempre ou somente quando os freios estão frios?
Se está ocorrendo sempre, pode ser problema de assentamento das pastilhas novas sem a retífica dos discos. Tive esse problema na SEC, a retífica resolveu.
Nos carros automáticos, com motores de alto torque, é normal um certo rangido nas manobras com os freios frios, pois o motor está mais acelerado (fase de aquecimento) e vc segura apenas no freio.
Abraço!
Se está ocorrendo sempre, pode ser problema de assentamento das pastilhas novas sem a retífica dos discos. Tive esse problema na SEC, a retífica resolveu.
Nos carros automáticos, com motores de alto torque, é normal um certo rangido nas manobras com os freios frios, pois o motor está mais acelerado (fase de aquecimento) e vc segura apenas no freio.
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Re: Rangido ao freiar
Tio Uly, já que você sabe tanto de freio assim, responda-me.
Já troquei os 4 discos e as pastilhas da SEC. Isso tem uns 3 anos. Não devo ter rodado 5mkm.
Pois bem, quando ainda eram novinhos, fui a um condomínio que é uma subida de serra danada e depois uma descida fudi** da mesma serra pra chegar na portaria.
Quando vejo a portaria, piso no freio e o carro não para, vai parando bem devagar. Quando parei, começou a subir uma fumaça das rodas, desci e olhei, os discos estavam vermelhos.
Depois desse dia, quando uso bastante os freios na cidade, andando, sem pisar no freio, começa a fazer um barulho proporcional à rotação das rodas, ou seja, quanto mais devagar a rotação, mais demorado será a repetição do barulho e o contrário, quanto mais rápido a rotação, mais rápido repetirá o barulho. E isso, sem pisar no freio, dá até vergonha de andar com o carro assim, mas é sempre que os freios são bem usados que começa a dar o barulho.
Com os discos quentes...
O que será?
Já troquei os 4 discos e as pastilhas da SEC. Isso tem uns 3 anos. Não devo ter rodado 5mkm.
Pois bem, quando ainda eram novinhos, fui a um condomínio que é uma subida de serra danada e depois uma descida fudi** da mesma serra pra chegar na portaria.
Quando vejo a portaria, piso no freio e o carro não para, vai parando bem devagar. Quando parei, começou a subir uma fumaça das rodas, desci e olhei, os discos estavam vermelhos.
Depois desse dia, quando uso bastante os freios na cidade, andando, sem pisar no freio, começa a fazer um barulho proporcional à rotação das rodas, ou seja, quanto mais devagar a rotação, mais demorado será a repetição do barulho e o contrário, quanto mais rápido a rotação, mais rápido repetirá o barulho. E isso, sem pisar no freio, dá até vergonha de andar com o carro assim, mas é sempre que os freios são bem usados que começa a dar o barulho.
Com os discos quentes...
O que será?
Glutão- Desligado
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Re: Rangido ao freiar
Glutones,
aparentemente as pastilhas estão pegando nos discos direto. O problema pode estar nos pistões/pinças, que não estão retornando depois das primeiras freadas, ou mesmo no cilindro-mestre que não retorna quando vc tira o pé do freio. Daí o ruído que aumenta com a rotação. Mas eu apostaria nas pinças e/ou pistões.
Na descida de serra que vc falou, com o aquecimento provocado deu fading e por isso ela foi parando devagar. Veja isso com urgência, pois dependendo da situação vc pode ficar completamente sem freios. Além disso, o fluído tb aquece perigosamente.
Abraço!
aparentemente as pastilhas estão pegando nos discos direto. O problema pode estar nos pistões/pinças, que não estão retornando depois das primeiras freadas, ou mesmo no cilindro-mestre que não retorna quando vc tira o pé do freio. Daí o ruído que aumenta com a rotação. Mas eu apostaria nas pinças e/ou pistões.
Na descida de serra que vc falou, com o aquecimento provocado deu fading e por isso ela foi parando devagar. Veja isso com urgência, pois dependendo da situação vc pode ficar completamente sem freios. Além disso, o fluído tb aquece perigosamente.
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Re: Rangido ao freiar
Mas isso só ocorre depois que eu freio bastante na cidade.
Imagino ser algo com o aquecimento do disco, dilatação, ele fica pegando em alguma coisa, pode ter empenado com a descida da serra, entendeu?
Será, será?
Imagino ser algo com o aquecimento do disco, dilatação, ele fica pegando em alguma coisa, pode ter empenado com a descida da serra, entendeu?
Será, será?
Glutão- Desligado
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Re: Rangido ao freiar
Que está pegando, não tem dúvida. Mas o mais provável é que seja um problema nos pistões, causado como vc falou pela dilatação. Até porquê da primeira vez que ocorreu os discos eram novos portanto não estariam empenados.
Note que no freio a disco, ao contrário do tambor, não tem mola de retorno para ajudar as pastilhas a afastarem. Elas liberam pela ausência de pressão e o disco, ao girar, afasta-as o necessário. Basta uma leve pressão, porém constante, para aquecer o conjunto, criando então um círculo vicioso.
Como houve um superaquecimento, talvez tenha havido o empenamento tb. Mande revisar as pinças dianteiras e se for o caso troque novamente as pastilhas (podem ter vidrado pela temperatura) e retifique os discos.
Abraço!
PS: o problema ocorreu (e está ocorrendo) nas dianteiras, né? Porquê se foi nas 4 então com certeza a pane é no cilindro mestre.
Note que no freio a disco, ao contrário do tambor, não tem mola de retorno para ajudar as pastilhas a afastarem. Elas liberam pela ausência de pressão e o disco, ao girar, afasta-as o necessário. Basta uma leve pressão, porém constante, para aquecer o conjunto, criando então um círculo vicioso.
Como houve um superaquecimento, talvez tenha havido o empenamento tb. Mande revisar as pinças dianteiras e se for o caso troque novamente as pastilhas (podem ter vidrado pela temperatura) e retifique os discos.
Abraço!
PS: o problema ocorreu (e está ocorrendo) nas dianteiras, né? Porquê se foi nas 4 então com certeza a pane é no cilindro mestre.
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Re: Rangido ao freiar
Pelo que prestei atenção no barulho, é só na dianteira e parece que de um lado apenas...
Glutão- Desligado
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Re: Rangido ao freiar
Então vai direto nas pinças, obviamente mande verificar as duas.
Isso que dá deixar a coitadinha empoeirando na roça.... :roll:
NSI hehehehe....
Abraço!
Isso que dá deixar a coitadinha empoeirando na roça.... :roll:
NSI hehehehe....
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Convidad 1- Usuário Platina
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Re: Rangido ao freiar
Mas isso tem bastante tempo, só que nunca lembro disso quando o carro está na oficina...
Glutão- Desligado
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Re: Rangido ao freiar
Não sei se os discos foram retificados ( no caso como funciona isso?).
É algo caro pra resolver?
É algo caro pra resolver?
morphews- Usuário Bronze
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Re: Rangido ao freiar
Lembre-se também que se no dia em que ficaram vermelhos passou em aguma poça d'agua (enquanto muito quentes). Caso positivo, o disco destempera e empena na hora... mesmo sendo novo
Karl Fass.- Usuário Platina
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Re: Rangido ao freiar
Olá Morphews.
Em seis meses as pastilhas já devem estar bem assentadas e se não há vibração , não deve ser disco empenado. Eu desconfio mais da qualidade das pastilhas.
Abraços
Em seis meses as pastilhas já devem estar bem assentadas e se não há vibração , não deve ser disco empenado. Eu desconfio mais da qualidade das pastilhas.
Abraços
França- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
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Glutão- Desligado
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Re: Rangido ao freiar
Glutao,
eu tive um problema semelhante na minha 107 e apos analise eu verifiquei quo os discos estavam finos , que nao e' o seu caso pois sao novos, eu troquei o cj disco e pastilha e principalmente o reparo das pincas , pois o reparo ressecado , alem de material da pastilha incrustado na lateral dos pistoes do caliper nao permitem o retorno do pistao para liberar um pouco a pressao de contato da pastilha no disco , e outros fatores sao o tipo da fluido de freio que deve ser no minimo DOT 4 e deve ser trocado cada 1 ano ou 2 no maximo.......
agora o disco pode ter empenado sim se durante a parada com os discos "em brasa" for mantido o freio acionado o mesmo pode ter causado algum empenamento leve do disco , tem que colocar um relogio comparador no disco e gira-lo para ver o quanto esta empenado , se e' que esta....
os discos e pastilhas sao originais??se a pastilha ou disco nao foram originais podem ter sido afetdos mais facilmente com esta condicao de temperatura alta....
eu utilizo no meu carro fluido DOT 4 da Pentozin e tenho obtido bons resultados
eu tive um problema semelhante na minha 107 e apos analise eu verifiquei quo os discos estavam finos , que nao e' o seu caso pois sao novos, eu troquei o cj disco e pastilha e principalmente o reparo das pincas , pois o reparo ressecado , alem de material da pastilha incrustado na lateral dos pistoes do caliper nao permitem o retorno do pistao para liberar um pouco a pressao de contato da pastilha no disco , e outros fatores sao o tipo da fluido de freio que deve ser no minimo DOT 4 e deve ser trocado cada 1 ano ou 2 no maximo.......
agora o disco pode ter empenado sim se durante a parada com os discos "em brasa" for mantido o freio acionado o mesmo pode ter causado algum empenamento leve do disco , tem que colocar um relogio comparador no disco e gira-lo para ver o quanto esta empenado , se e' que esta....
os discos e pastilhas sao originais??se a pastilha ou disco nao foram originais podem ter sido afetdos mais facilmente com esta condicao de temperatura alta....
eu utilizo no meu carro fluido DOT 4 da Pentozin e tenho obtido bons resultados
Borba- Usuário Platina
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Re: Rangido ao freiar
Sim, são originais.
Claro que eu pisei sem dó no freio depois de quente, afinal, tinha que parar.. Senão, entrava com a cancela fechada no condomínio. hehehe
Vou verificar as pinças, discos e o óleo.
Valeu pelas dicas!
Claro que eu pisei sem dó no freio depois de quente, afinal, tinha que parar.. Senão, entrava com a cancela fechada no condomínio. hehehe
Vou verificar as pinças, discos e o óleo.
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Glutão- Desligado
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