sistema injeção VDO MSM 1.1

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Mensagem por Daniel AMG Seg 6 Out 2008 - 19:47



Sistema VDO MSM 1.1: Mercedes-Benz Classe A 160 e Mercedes Benz Classe A 190
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Nessa edição abordaremos as principais características do sistema injeção VDO MSM 1.1
O veículo Classe A foi lançado no Brasil em 1999, desde então tem se tornado referência em inovação e modernidade.

O Classe A está disponível em duas motorizações:

- Motor 1.6: com esta motorização o veículo é chamado de Mercedes-Benz Classe A 160. Traz um motor de 4 cilindros em linha, 1.598 cilindradas, 102 cavalos de potência a 5250 rpm e um torque nominal 150 Nm a 4000 rpm. Atinge 180 km/h de velocidade máxima e vai de 0 a 100 km/h em 11,3 segundos. Possui duas opções de câmbio: semi-automático (AKS) e mecânico.

- Motor 1.9: com esta motorização o veículo é chamado de Mercedes-Benz Classe A 190. Traz um motor de 4 cilindros em linha, 1898 cilindradas, uma potência de 125 cavalos a 5500 rpm e um torque nominal 180 Nm a 4000 rpm. Com esta motorização e a transmissão mecânica, o modelo atinge os 190 km/h de velocidade máxima e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 9,4 segundos. Também possui duas opções de cambio: o mecânico e o automático.
O sistema de injeção VDO MSM 1.1
Características Gerais
Os veículos Mercedes-Benz Classe A 160 e 190 são gerenciados pelo sistema de injeção VDO MSM 1.1. Este sistema conta com ignição do tipo estática, ou seja, não utiliza distribuidor. Além disso, o cabo de vela passou a vir integrado no conjunto da bobina de ignição (figura 1).

A UCE (Unidade de Comando Eletrônico) é responsável por gerenciar todos os parâmetros do motor e garantir o seu bom funcionamento. Está localizada no compartimento do motor (figura 1).

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O sistema possui imobilizador de partida. A UCE precisa da habilitação deste para que seja liberada a partida.

A injeção do combustível é do tipo multiponto seqüencial, com uma válvula injetora para cada cilindro.

O sistema não possui uma lâmpada que indique avarias como a utilizada em outros sistemas.

Para o cálculo da massa de ar admitido o sistema utiliza como principais parâmetros o medidor de massa de ar MAF, o sensor de temperatura do ar ACT, o sensor de temperatura da água CTS e o sensor de posição do pedal do acelerador.

O sinal do sensor de rotação é um sinal "vital" para o funcionamento do motor. Sem ele o motor não pega.
Para garantir a eficiência do processo de combustão, utiliza o sensor de oxigênio (sonda lambda-planar).

O VDO MSM 1.1 é capaz de detectar inúmeras falhas que são armazenadas na UCE em forma de códigos numéricos. Estes códigos de defeitos só podem ser acessados com auxílio de equipamento do tipo Scanner.

O cabeçote do motor trabalha com fluxo cruzado, ou seja, dutos de admissão de um lado e escape do outro. Este formato favorece o enchimento dos cilindros. O acionamento das válvulas é feito através de balancins roletados (figura 2). Em vez da tradicional correia dentada, a transmissão de movimento para o eixo comando de válvulas é feita através de uma corrente (figura 2).



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Inovações
- Sensor do óleo: este sensor indica ao motorista as condições do nível do óleo diretamente no painel de instrumentos do veículo.

- Sensor MAF/ACT: o Maf/Act é utilizado para calcular a massa de ar admitida pelo motor. No sistema VDO MSM 1.1, este sensor está integrado a UCE, sendo localizado no duto de ad-missão que a compõe (figura 3).
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- Módulo de arrefecimento: nos veículos Classe A, o acionamento do ventilador de arrefecimento dá-se através de um módulo controlado pela UCE. Tal módulo tem um funcionamen-to semelhante ao de um relé. Por intermédio desse módulo é que a UCE controla a velocidade da ventoinha em função da temperatura do motor (figura 1).

- Corrente: Como mencionado anteriormente, nos veículos Classe A a transmissão de movimento do virabrequim para o eixo comando de válvulas é feita através de uma corrente (figura 2). Não utiliza correia dentada.
Dica: "Reset" na lâmpada indicadora de revisão
Os veículos Mercedes Classe-A possuem uma lâmpada de indicação periódica de revisão. No Classe-A, as revisões são programadas para cada 15.000 Km ou 730 dias. Esse intervalo pode ser alterado por intermédio de um equipamento tipo scanner.

Faltando menos de 2.000 Km ou 30 dias para a execução da revisão, ao ligar a chave de ignição, a lâmpada indicadora de revisão aparece, por alguns instantes, no indicador digital do painel ("Instrumento combinado"). Juntamente com a lâmpada de revisão, é mostrada a quilotragem faltante para a revisão (figura 1).
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Se o limite para a execução da revisão tiver sido ultrapassado, aparece um sinal de menos junto a indicação da quilometra-gem excedente.
Solicitação de indicação para revisão:
Para solicitar a indicação da quilometragem ou tempo que resta para a execução da próxima revisão, proceda daseguinte forma:

- Ligue a ignição, sem dar partida, e aguarde até que todas as lâmpadas de advertência do painel do veículo se apaguem;
- Pulse o botão de ajuste do hodômetro duas vezes em um segundo;
- Feito isso, a indicação da quilometragem ou tempo restante para a próxima revisão, aparecerá no display do painel do veículo.
"Reset" da indicação de revisão:
Para apagar ("resetar") a indicação de revisão periódica, proceda da seguinte forma:

- Gire a chave de ignição para a posição "2" e pulse imediatamente o botão de ajuste do hodômetro, duas vezes em um segundo;
- Retorne a chave para a posição "0";
- Pressione e mantenha pressionado o botão de ajuste do hodômetro. Gire a chave de ignição para a posição "2", sem soltar o botão de ajuste, e aguarde até que seja emitido um "bip" e exibido o intervalo programado para a próxima revisão;
- Desligue a ignição.


creditos desta dica foi retirada da Enciclopédia Automotiva Doutor-ie.
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Colaborou: Válter Ravagnani
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Mensagem por Andre Buss Ter 7 Out 2008 - 6:46



Quando eu falo que em Classe A medidor de temperatura é besteira todo mundo me escraxa. Laughing
A para né ohhhh Crasse A tem módulo para arrefecimento, é outra catigoria. Essas coisas ai de armar ventoinha tou fora.
Meu irmão tem um C4 VTR que arma a ventoinha, igual ao meu Fiat Strada Laughing
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sistema injeção VDO MSM 1.1 Empty [Resolvido]Arranque vira e motor M166 não pega - Central Ecu recodificada estava defeituosa e foi substituiída

Mensagem por Pablinho Ter 16 Abr 2019 - 23:50



Comprei uma classi a 160 manual 2000
Ela estava parada segundo o ex dono dela era embreagem queimada ficou parada 2 anos 
Realmente ela não tem embreagem os discos já eram ... Até aí blz 
Levei no mecanismo o mesmo disse que não está funcionado a central 
Pois os bicos não funcionam, não dá sentelha e a ventoinha fica armada direta MAS ela da partida mas não pega 
Levei a central pra codificar mas tive que comprar outra central.. Comprei e foi codificada de acordo com a minha .
Quando eu liguei a central nova codificada ficou a mesma coisa que s velha 😅
Oque pode ser o defeito??
 Ja conferir os fusíveis e o sensor de rotação.


Última edição por Antônio Elias em Qua 1 maio 2019 - 17:58, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Título (estava: AJUDA! Não funciona classi a160 Manual))
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Mensagem por Convidado 9 Qua 17 Abr 2019 - 0:56



Pablo, essa área de FAQ, para tirar dúvidas sobre o funcionamento e regras de participação no fórum. 

Vou mover o seu post para a área do modelo W168.

Para participar de área técnica é necessário fazer sua apresentação (vide seção de novos usuários) contendo informações básicas que servirão de referência sobre o seu nickname no fórum, mesmo por que você não constou o seu nome completo no cadastro. 

Acompanhe que farei as edições.
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Mensagem por Pablinho Qua 17 Abr 2019 - 8:11



Antônio Elias escreveu:Pablo, essa área de FAQ, para tirar dúvidas sobre o funcionamento e regras de participação no fórum. 

Vou mover o seu post para a área do modelo W168.

Para participar de área técnica é necessário fazer sua apresentação (vide seção de novos usuários) contendo informações básicas que servirão de referência sobre o seu nickname no fórum, mesmo por que você não constou o seu nome completo no cadastro. 

Acompanhe que farei as edições.
Desculpe a minha lerdice. 
Eu não sei mecher direito em foruns . 
Desde já agradeço por alterar os dados .
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Mensagem por Pablinho Qua 17 Abr 2019 - 8:34



Lembrando que mesmo eu desligando a chave a ventoinha ainda fica ligado direto . Pois tenho que tirar o cabo da bateria para ela parar de funcionar ou tirar o fusivel da ventoinha . 
O resto tudo funciona . As setas farol , trava do alarme que vem na chave , vidro eletrico , retrovisor eletrico .
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Mensagem por machadosl Qua 17 Abr 2019 - 11:38



Pablo, você chegou a passar algum scanner no seu carro?
Se não passou eu sinto informar que jogou dinheiro fora a toa, o módulo com defeito não deixa dar a partida do arranque.
Esse defeito parece com o do sensor de rotação com defeito ou o sistema anti furto funcionando. Em geral o anti furto faz isso quando a amperagem da bateria está baixa.
O disparo no ventilador do radiador é típico de sensor de temperatura do motor com defeito.
Primeiro de tudo, eu recomendaria você trocar de mecânico, certamente este não entende de Mercedes.
Abraços,
Sergio
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Mensagem por Pablinho Qua 17 Abr 2019 - 13:10



Acabei de chegar com ele em casa percebi que se eu mecher vai ser melhor 
Mecanica aqui me cobrou 800 pra passar o scanner SEM CONSERTAR O CARRO .. O módulo tive que comprar em outra cidade s 200 km da minha... Mas vi que a módulo não tava encachando direito então consegui limpar e fazer ela encaixar.... Dai a injeção armou.. Conferi o bico e está chegando gasolina agora lol.. Mas ventoinha armada só de ligar o carro na bateria e nada de sentelha .. Mandei mensagem pro ex dono ele me disse que o carro acabou a embreagem subindo morro. E daí não andou mais nele
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Mensagem por Pablinho Qua 17 Abr 2019 - 17:51



Acabei de trocar a bobina de força nem sinal de sentelha. 
Alguém tem uma luz???
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Mensagem por Pablinho Qua 17 Abr 2019 - 22:48



Obrigado pela ajuda.. Descobri um fio solto no sensor de rotação parece que alguém cortou de propósito .... 
Porém ela não acelera.,mantém na lenta ... Mas ela não tem embreagem alguém pode me ajudar ???
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Mensagem por Pablinho Qui 18 Abr 2019 - 21:19



Limpei o TBI ou o corpo de borboleta mas não resolveu nada.... ainda ela não acelera .
Quando ligo ela , ela fica na lenta daí piso no acelerador ela não acelera como se não tivesse acelerador continuando na lenta.
Obs ela está com a embreagem queimada.
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Mensagem por Convidado 9 Qui 18 Abr 2019 - 21:44



Pablo, nestes casos o primeiro passo é procurar alguém ou oficina que tenha scanner que leia as centrais para identificar quais são as anomalias presentes e faça um reset de erros. 

Estou tentando entender o que está acontecendo, antes o arranque girava na partida e o motor não pegava, agora depois que você mexeu em algo o motor pega mas não acelera correto? 

Seria interessante sabermos onde você mexeu que fez com que o motor funcione. 

Não entendi o que quer dizer com embreagem queimada? O pedal do freio está fundo, frouxo, sem ação? Tem trocado o fluído de freio Dot 5.1 a cada 2 anos?

O corpo de borboleta foi retirado fora do motor para limpar? 

Se o ângulo de abertura foi modificado precisará passar Star para reinicializar e programar os parâmetros. 

O fato do motor pegar e não aceitar aceleração consideraria 2 hipóteses, ambas precisará de scanner para tirar a dúvida, consideraria filamento de leitura do fluxo de ar do Map fundido na Ecu fora de parâmetro ou sem sinal plausível ou então sensor do pedal acelerador eletrônico.
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Mensagem por Convidado 9 Qui 18 Abr 2019 - 21:54



A ventoinha armada direta procure por um pequeno módulo preso na lataria atrás da grade frontal do motor, este módulo controla os tempos e velocidade da ventoinha, ar condicionado sem gás ou com pressão elevada também arma essa ventoinha, acho que não relação com os problemas atuais narrados (falta de aceleração), está mais para sensor MAF avariado, problema sensor pedal acelerador eletrônico ou com atuador do corpo de borboleta, 3 hipóteses e não 2 no caso, sem diagnóstico de Star é difícil acertar à distância onde está o problema.
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Mensagem por Pablinho Qui 18 Abr 2019 - 23:57



Antônio Elias escreveu:Pablo, nestes casos o primeiro passo é procurar alguém ou oficina que tenha scanner que leia as centrais para identificar quais são as anomalias presentes e faça um reset de erros. 

Estou tentando entender o que está acontecendo, antes o arranque girava na partida e o motor não pegava, agora depois que você mexeu em algo o motor pega mas não acelera correto? 

Seria interessante sabermos onde você mexeu que fez com que o motor funcione. 

Não entendi o que quer dizer com embreagem queimada? O pedal do freio está fundo, frouxo, sem ação? Tem trocado o fluído de freio Dot 5.1 a cada 2 anos?

O corpo de borboleta foi retirado fora do motor para limpar? 

Se o ângulo de abertura foi modificado precisará passar Star para reinicializar e programar os parâmetros. 

O fato do motor pegar e não aceitar aceleração consideraria 2 hipóteses, ambas precisará de scanner para tirar a dúvida, consideraria filamento de leitura do fluxo de ar do Map fundido na Ecu fora de parâmetro ou sem sinal plausível ou então sensor do pedal acelerador eletrônico.
Oficina aqui é mto distante e mto cara como disse anteriormente. 

O problema do arranque virar não é não pegar foi problema causado pelo sensor de rotação. Tinha um fio rebentado nele.

Freio tá ok... 

Sim limpei fora do motor .
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Mensagem por Pablinho Sex 19 Abr 2019 - 0:02



Ela começou a aceitar a aceleração..
Oque eu fiz foi o seguinte 
Pedi para acelerar ela e eu ajudei com a mão acionar a borboleta  

Dai depois disto ela começou a aceitar mas não o suficiente 
Aceitou bem pouco mesmo mas aceitou.  :clapping:
.
Estou cismado que pode ser vela  ou o sensor da borboleta mesmo.
Irei fazer os testes e volto a postar
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Mensagem por Convidado 9 Sex 19 Abr 2019 - 0:54



Pablo, não se deve forçar manualmente a abertura da aleta do corpo de borboletas, o movimento é feito por um motorzinho acionado por sensor seguindo programação da central Ecu (módulo MSM), pode danificar o mecanismo atuador, o motor que faz o movimento pode estar está fraco, se a borboleta não abrir não entra ar para combustão, se for motorzinho fraco tem recondicionamento, de qualquer forma a Ecu registra avaria e lança aviso, sistema de luz de injeção no W168 é diferente de outros modelos, aconselho levar a um reparador que saiba o que está fazendo, se necessário retirar o componente e fazer testes tanto no motor do corpo quanto no sensor, adiante pode ser necessário scanner para ajustar parâmetros e tentar reinicializar módulo injeção se confirmar defeito no corpo de borboletas.

O mais seguro no momento pelos seus relatos é passar Star ou um scanner confiável que leia todas as centrais do W168, por que uma outra hipótese que pode ser aventada à distância, geralmente problemas de falta de aceleração podem estar relacionados também a sensor potenciômetro do pedal acelerador eletrônico.


Última edição por Antônio Elias em Qua 1 maio 2019 - 21:08, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Pablinho Ter 30 Abr 2019 - 20:47



👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 
Troquei a ECU (módulo) o vendedor me vendeu um com defeito por ser usado e ele não tinha como testar .. Dai peguei outro com ele e coloquei daí de certo.(Lembrando que foi codificado o módulo tanto o com defeito no giro tanto quanto este. 
Obs testei chicote , bico, borboleta, bobina e sensor do pedal... Só restava ela.
Desde já agradeço a opinião e ajuda de todos .. 
Até o próximo problema 👌🏻👍🏻👏🏻
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Mensagem por Convidado 9 Qua 1 maio 2019 - 18:05



Grato pelo retorno Pablo.

O seu post foi fundido a este antigo em andamento sobre o módulo MSM.

Acertou o Confrade [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] quando apontou o sensor de rotação como origem para o motor não pegar e indicando a questão do módulo danificado, houve dúvida no início e nos levou a outras hipóteses por que se partiu do princípio que a central UCE usada havia sido testada, no final o problema estava no próprio módulo reconfigurado, enfim o que importa é que o problema foi solucionado e a tentativa de conserto do corpo de borboleta não o danificou, um bom scanner com certeza pouparia tempo e demonstraria de imediato o defeito de hardware. Veja no post de abertura como funciona esse módulo de injeção. Sucessos.
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Mensagem por kovacs Dom 31 Out 2021 - 1:34



Caros confrades,
a minha baby começou um dia a dar umas falhadas e logo nao parou mais de falhar.
Estava na hora de trocar as velas, filtros, limpeza de bicos etc e nao resolveu. Tentei a bobina e a falha continuou.
Levei numa Bosch auto service e identificaram falha no TBI. Não me informaram o codigo de falha, pediram R$1500 para recuperá-la e disseram que os cilindros 1 e 4 estão inoperante.
Alguém tem alguma sugestão sobre o que fazer? 
Podem ser essas lâminas, a placa, o cabo? Não encontrei a TBI A 166 141 35 25 (09) para comprar.
É uma Classe A Classic 2003/2004, com 160.000km
Aliás, estou na área correta?
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