Ar-Condicionado não desliga (W126)

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Mensagem por Roccattho Qui 28 Ago 2008 - 18:44



Peço a ajuda dos nobres e caros colegas para solucionar o problema de meu W 126.
O ar condicionado simplesmente nao desliga,e com isso o motor demora quase 20 minutos para atingir 80° por que a ventoinha fica ligada direto.
Gostaria de saber detalhes do funcionamento do painel do ar condicionado e possiveis soluçoes,o carro e um 280S 1981.Desde ja agradeço pelo apoio e solidariedade.
Atenciosamente


Marzio Roccattho


Última edição por Antônio Elias em Ter 15 Jul 2014 - 23:38, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Inserção do problema principal e versão W126 para facilitar futuras pesquisas.)
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Mensagem por Convidad Qui 28 Ago 2008 - 21:48



Marzio;

Originalmente a ventoinha liga quando atinge temperaturas acima de 110ºC.

É muito comum aqui no Brasil, proprietários de 280S ( W126 ) fazerem uma pequena adaptação para que a ventoinha ligue junto com o ar-condicionado, pois o radiador das 280S são menores que dos modelos V8.

Eu mesmo fiz esta adaptação na minha 280S e foi essencial para dias de verão.

Quanto ao ar-condicionado não desligar, primeiramente nos informe se ele é o convencional ( Botões redondos ) ou Climate Control ( Teclas quadras ).

PS.: Por favor, atentente-se para postar sua questão em área mais apropriada.
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Mensagem por Karl Fass. Qui 28 Ago 2008 - 22:08



Importante saber se o ar não desliga ou se a ventoinha não desliga...Locais diferentes de defeitos...
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Mensagem por Roccattho Sex 29 Ago 2008 - 12:29



E do tipo convencional, com botoes redondos.
Agradeço desde ja a ajuda e o conselho a respeito da classificaçao do forum.
Ate breve e aguardo novo contato.
Atenciosamente



MARZIO ROCCATTHO
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Mensagem por Karl Fass. Sex 29 Ago 2008 - 14:35



Caro Marzio, deixei uma pergunta e para ajudar precisamos da resposta... abraços
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Mensagem por Convidad Sex 29 Ago 2008 - 14:56



Roca,

Primeira coisa eu tentaria o rele do a/c (parte eletrica). Neste caso a ventoinha deve estar diretamente ligada no rele do a/c. Aciona o A/c liga a ventoinha. Pois bem, se o rele nao for o problema, peça para o autoeletrico verificar como estah ligado o a/c no alternador.

me diga uma coisa, o "ar condicionado" simplesmente nao desligar eh um pouco vago. Sabe por que? Porque o ar condicionado eh basicamente composto por: compressor, ventilador, evaporador e valvula de expansao (claro que tem filtros secadores, valvula misturadora etc...)

No caso da tua W126 com botoes redondos, estando os dois botoes totalmente com as setas apontando RETO para baixo o compressor nao deveria entrar nem o ventilador. Com as setas de um ou outro lado apontando 30 graus (posicao intermediaria antes de chegar no numero "I"), deveria entrar somente o ventilador sem o compressor, e nas outras posicoes, I, II, III,etc.. entrar ambos.

Portanto em qual posicao, ao ligar o carro estao as setas apontadas? Se estah no I, II, III,etc o A/C vai entrar mesmo e como devem ter feito a ligacao direta do A/C para a ventoinha (e deves estar com uma valvula de 90 graus no sistema de arrefecimento), a ventoinha nao desaciona nunca e o carro nao "esquenta". Estando nas posicoes "O" e intermediaria, nao ha compressor acionado.

Dificilmente serah um problema do painel do a/;c (onde estao as duas manoplas redondas). Outra coisa, o botao no meio entre as duas manoplas (com um simbolo muito louco de cruzes que eh o simbolo de gelo e um redondo) deve acender para voce ter certeza que o compressor entrou, senao na verdade eh o ventilador o problema.

Resumo: consulte um auto eletrico. Se estas em SP, zona sul, recomendaria um pulo no Grauna esquina da Av Sto Amaro x Rua Grauna em Moema. Se nao resolver, ou se for outro componente mecanico que estiver acionando avise, mas eu acho que eh origem eletrica
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Mensagem por Roccattho Sex 29 Ago 2008 - 20:31



Caro Fassheber,a ventoinha esta ligada direto conforme citou o solicito colega que tambem me ajuda na soluçao do problema.
O que acontece e que a correia que aciona o ar condicionado no seu conjunto de polias tambem fica girando junto com a ventoinha e assim aciona o compressor que lhe e solidario.O seletor esta em 0 e os botoes no minimo(os tres botoes).
Creio ter ajudado um pouco mais para elucidar a questao.
Atenciosamente, e grato pelo apoio desprendido pelos companheiros OBRIGADO!!!


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Mensagem por Maluhy Sex 29 Ago 2008 - 21:03



Marzio, em primeiro lugar faça um teste simples: na beirada do cabeçote ,lado direito,na altura do segundo cilindro tem uns sensores ali,principalmente um de cabeça vermelha (olha a sacanagem,hahaha) com um fio somente conectado,desligue-o e veja se a ventoinha auxiliar pára,ok?Se não parar,passaremos p/ a próxima faze,abraços!
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Mensagem por Karl Fass. Sáb 30 Ago 2008 - 6:28



Caro Marzio, alem do que nosso mestre falou, tenha em mente que as correias sempre vão girar a polia do compressor do ar condicionado, mas isso não faz com que ele esteja ligado. Ao lado da polia, no compressor tem uma bobina, não visível externamente, que faz papel de eletroimã, quando energizada. Essa sim, se ligada, acopla o compressor ao movimento da polia, ok??? Mas faz primeiro o teste que o mestre sugeriu...
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Mensagem por Roccattho Seg 1 Set 2008 - 20:23



Muito obrigado pelas orientaçoes,estou colocando em pratica e logo lhes direi o resultado.

mille grazie per tutto.

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Mensagem por Roccattho Seg 8 Set 2008 - 20:42



Muito obrigado pelas informaçoes e seguindo a trilha dos mestres descobri o equipamento ineficiente e ¨quella pezza qui prende la direzione¨.Tenho este carro ha dois anos e venho melhorando o mesmo de pouco a pouco,mandei por a carga de gas recentemente e me espantei com a força do ar do veiculo.Esta tudo OK conforme verificaçao ensinada por vos.
Muito obrigado pelo apoio e que o G.A.D.U. que ilumina e guarda a todos nos lhes deem as imensas fortunas que almejam.Sao meus sinceros protestos.


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Mensagem por Xenon Seg 8 Set 2008 - 22:39



tem q trocar o termostato tbm....se ele estivesse bom por mais q ventasse um furacao no radiador deveria chegar a 80 graus rapidinho....
verifique se tem o termostato ou se esta travado aberto.
abraços.
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Mensagem por Lobo Ter 9 Set 2008 - 11:49



¨quella pezza qui prende la direzione¨ :

- quella tra la direzione i la sedia ? (hehehe !!!)
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Mensagem por Roccattho Qua 10 Set 2008 - 14:06



Muito obrigado pela informaçao Xenon,vou verificar!!!
Per te Lupo come si trova ¨E VERO¨ mio caro amico.
Mille grazie per tutto.


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Mensagem por Lobo Ter 29 Nov 2011 - 13:07



Pergunta se refere a uma W123 com ar condicionado de teclas : por que passaria a gelar menos (ou ateh pararia de gelar) com o carro em marcha lenta e voltaria a gelar bem aa medida que o carro voltasse a andar ?
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Mensagem por Lobo Qua 30 Nov 2011 - 13:39



A situacao "evoluiu" mal (ou seria um problema independente ?) : ouvi um ruido que parecia vir do compressor. Apertei a tecla EC o ruido cessou. Apertei uma das outras teclas o ruido voltou. Nao estava gelando bem. A proxima vez que liguei o carro ao ligar o ar aparentemente nada aconteceu. Ao verificar os fusiveis o correspondente ao A/C (compressor, ventilador, ...) estava queimado. Troquei o fusivel e liguei o ar. Queimou imediatamente. Qual a primeira hipotese em que se deve pensar ? Bobina magnetica de acoplamento do compressor em curto ?
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Mensagem por Lobo Seg 5 Dez 2011 - 15:31



Ou o mais provavel seria nao a bobina do compressor em curto e sim o proprio compressor travado ?
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Mensagem por Borba Seg 5 Dez 2011 - 15:43



Pelo que entendo do sistema se é similar da minha SEL ..a tecla EC quer dizer economica , entao ´nesta tecla ela desliga o A/C e mantem somente o ventilador acionado .fusivel queimado pode ser o rele em curto ou a bobina da embreagem do acoplador do A/C ...se o compressor estiver travado ele vai causar um ruido extremo se ligado e vai cauasr destruição em primeiro lugar da correia ou do proprio compressor se a correia nao for primeiro !!
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Mensagem por Maluhy Seg 5 Dez 2011 - 15:46



Pq se o compressor travar não queima o fusível e a correia fica esfregando na polia até fritar tudo...... Shocked
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Mensagem por Guest Seg 5 Dez 2011 - 15:56



E Maluhy

Ca entre nos, para o compressor travar ele nao teria antes que comecar a ronronar?
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Mensagem por Maluhy Seg 5 Dez 2011 - 15:59



Normalmente sim,mas tem casos que simplesmente quebra o eixo e a lambança é instantanea,mas o mais corriqueiro é o que vc falou,ficam nessa de dar carga de gás e óleo que é bom nada.... Evil or Very Mad
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Mensagem por Lobo Seg 5 Dez 2011 - 16:44



Entao pelo que entendi da opiniao do Mestre e demais discipulos deve-se pensar sim em bobina em curto (e nao compressor travado - anos atras quando o compressor desse carro travou isso ocorreu sem ruidos previos avisando e fez o motor parar. Quando tentei dar partida, fritou o motor de arranque).

O compressor em questao eh um Harrison (divisao ou ex- da GM ?), carcaça preta, curto e de diametro grande. Hah alguma particularidade quanto ao sistema lubrificante dele ?

Ainda estah com R12. Pode ser substituido por R134A desde que seja feita limpeza do sistema e substituicao do lubrificante ?

O carro em questao eh W123 turbodiesel automatica US spec 1983.
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Mensagem por Guest Seg 5 Dez 2011 - 16:52



Lobo vc tb vai ter que trocar o filtro secador.

Mais uma vez, por que voce nao desce a avenida ao lado da tua casa e passa naquele cara de ar condicionado no lado direito da avenida joao dias para ele pelo menos ver o que esta acontecendo? Sei que voce nao quer gastar absolutamente 1 centavo, mas como o carro eh a diesel e ainda nao estamos num pais onde se cobra por diagnosticos, por que nao dar uma passada la? Ele fica depois da igreja universal
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Mensagem por Lobo Seg 5 Dez 2011 - 17:27



John, grato por me lembrar do filtro !

Como vc soube a ultima vez que nos encontramos (vc estava abastecendo uma Fielder ...) estou a maior parte do tempo em terras caipiras, assim como as estrelas. Amanha devo leva-la num profissional interiorano. Agradeço quaisquer outras dicas e lembranças que tenham e, como sempre, ao final colocarei aqui o final da historia.
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Ar-Condicionado não desliga (W126) Empty Re: Ar-Condicionado não desliga (W126)

Mensagem por Guest Seg 5 Dez 2011 - 17:44



Sim Lobo, mas como voce tambem se lembra que nos encontramos numa hora muito ludica na parte da manha, quem sabe ao inves de voce passar la no mecanico do interior nao da uma passada num sujeito de A/C aqui perto de casa antes de enfiar o pe na tabaca em direcao ao frondoso interior paulista.

De qualquer forma foi muito interessante te-lo encontrado e sabes como sempre que eh um prazer. Provavelmente estarei com alguma das fielders pois as uso para o trabalho e ate para fazer feira! Combinemos de ir juntos!
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