Erro P0202 e P0302 (W168) câmbio automático -Classe A
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe A ( W168 - W169 - W176 - W177 ) :: W168 - 1997 a 2004
Página 1 de 1 • Compartilhe
Erro P0202 e P0302 (W168) câmbio automático -Classe A
Caros Confrades,
Há muito tempo que não contatava o Portal mas estou tão desesperado que estou quase a dizer adeus ao meu Baby Benz! Então passo a explicar:
Cerca de 4 meses atrás ao ligar o motor senti que algumas terpidações e tive de imediato a sensação que só trabalhava a 3 cilindros e a luz laranja do motor manteve-se ligada. Na Mercedes ligaram o carro ao Star diagnosis e deu erro P0202,injetor do cilindro n.º 2. Substituiram o injetor, o "rail" da ignição, velas e o sensor do fluxo de ar. Após cerca de 3 semanas sem problemas a luz laranja voltou a acender e na mesma OFICINA constataraM o erro P0302, faísca da vela n.º 2 irregular. Ficaram com o carro mais de 5 semanas e sempre que eu me dirigia à oficina ainda não sabiam exatamente o motivo da avaria. Entretanto entregaram-me o carro sem exigirem pagamento e disseram-me que naquele momento estava a funcionar bem e que era "qualquer coisa" ligada ao ECU, o módulo eletronico, sem nada mais adiantar. Depois de andar 1000km sem problemas a luz laranja do motor voltou a acender e os problemas anteriores voltaram e perdi a confiança na garagem e não voltei lá. Neste momento mal uso o carro pois só trabalha bem quando apago o erro P0302 com o meu scanner e pega logo trabalhando perfeitamente até eu parar o motor e quando volto a ligar, com o motor quente, só trabalha a 3 cilindros com a luz de novo ligada.
Como o ECU (VDO MSM 2.0) do meu carro tem o sensor MAF inserido comecei a pensar que poderia este ser o culpado dos problemas e enviei-o para a melhor empresa da Europa para reparar Módulos mas qual foi o meu espanto quando me devolveram o ECU sem terem possibilidade de o testarem. A razão foi que não conseguiram fazer o "close loop" que segundo eu percebi foi por ser um ECU já antigo e não existir data com o código dele e que possivelmente teria que comprar um novo na Mercedes que custa 1500 euros! A segunda empresa que contactei na Alemanha, depois de eu ter explicado o que se passava, disse que era um ECU muito raro e que não pensavam que fosse esse o problema!!! Será que alguém, das mentes tecnicamente brilhantes, me pode dar alguma luz sobre este caso?
Um abraço a rodos, Rodrigo
Há muito tempo que não contatava o Portal mas estou tão desesperado que estou quase a dizer adeus ao meu Baby Benz! Então passo a explicar:
Cerca de 4 meses atrás ao ligar o motor senti que algumas terpidações e tive de imediato a sensação que só trabalhava a 3 cilindros e a luz laranja do motor manteve-se ligada. Na Mercedes ligaram o carro ao Star diagnosis e deu erro P0202,injetor do cilindro n.º 2. Substituiram o injetor, o "rail" da ignição, velas e o sensor do fluxo de ar. Após cerca de 3 semanas sem problemas a luz laranja voltou a acender e na mesma OFICINA constataraM o erro P0302, faísca da vela n.º 2 irregular. Ficaram com o carro mais de 5 semanas e sempre que eu me dirigia à oficina ainda não sabiam exatamente o motivo da avaria. Entretanto entregaram-me o carro sem exigirem pagamento e disseram-me que naquele momento estava a funcionar bem e que era "qualquer coisa" ligada ao ECU, o módulo eletronico, sem nada mais adiantar. Depois de andar 1000km sem problemas a luz laranja do motor voltou a acender e os problemas anteriores voltaram e perdi a confiança na garagem e não voltei lá. Neste momento mal uso o carro pois só trabalha bem quando apago o erro P0302 com o meu scanner e pega logo trabalhando perfeitamente até eu parar o motor e quando volto a ligar, com o motor quente, só trabalha a 3 cilindros com a luz de novo ligada.
Como o ECU (VDO MSM 2.0) do meu carro tem o sensor MAF inserido comecei a pensar que poderia este ser o culpado dos problemas e enviei-o para a melhor empresa da Europa para reparar Módulos mas qual foi o meu espanto quando me devolveram o ECU sem terem possibilidade de o testarem. A razão foi que não conseguiram fazer o "close loop" que segundo eu percebi foi por ser um ECU já antigo e não existir data com o código dele e que possivelmente teria que comprar um novo na Mercedes que custa 1500 euros! A segunda empresa que contactei na Alemanha, depois de eu ter explicado o que se passava, disse que era um ECU muito raro e que não pensavam que fosse esse o problema!!! Será que alguém, das mentes tecnicamente brilhantes, me pode dar alguma luz sobre este caso?
Um abraço a rodos, Rodrigo
Valimar- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 2
Data de inscrição : 10/09/2010
Interesses : gastronomia, automóveis, viajar
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Erro P0202 e P0302 (W168) câmbio automático -Classe A
amigao e possivel que esteja com uma valvula carbonizada pois em seu relato ja fizeste algumas trocas de peças. sugiro verificar a pressão deste cilintro,
clrosa- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 2
Data de inscrição : 24/06/2020
Interesses : perguntas
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Erro P0202 e P0302 (W168) câmbio automático -Classe A
Tem um técnico em centrais de autos em minas gerais. Wesley 31 989693566 / 988161558
ezacmd@gmail.com- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 2
Data de inscrição : 14/06/2016
Interesses : nenhum
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Erro P0202 e P0302 (W168) câmbio automático -Classe A
Boa noite! Não é propriamente o caso acima, porém vale a pena verificar, por mais absurdo que pareça. Temos dois Classe A, um 190 e um 160, ambos 2005, sendo que estão conosco a 12 anos, sempre bem cuidados, com manutenção preventiva em dia e com peças genuínas e usamos combustível de boa procedência em um mesmo posto há anos.
O A190 começou a dar falhas na aceleração e também trepidação em ponto morto. Foram limpados sensor MAF, velas e todo o sistema de ignição. Foram apagados os erros, etc... Passado alguns dias tudo passou a falhar novamente, inclusive com o motor "morrendo" em algumas situaçoes. Religando o motor e pisando fundo, ficava dias sem problemas até novamente ocorrer, por muitas vezes funcionando somente três cilindros. Até cogitou-se se de havia problemas com a central (ECU). Poderia também ser problemas com o filtro de combustivel, que embora dentro do prazo da troca, poderia ter algum problema, mesmo sem suspeitar do combustível, que sabemos que é bom. Trocamos o filtro e não resolveu. Então tivemos a idèia de trocar a bomba de combustível que ainda era a original de fábrica. Quandoo mecânico baixou o tanque para substituir a bomba de combustível, descobriu a verdadeira causa de todos os transtornos. Era simplesmente entupimento do respiro do tanque. Apesar da bomba original estar em perfeitas condições, optamos em substitui-la, pois foi submetida a grandes esforços e poderia vir a dar problemas.
O que realmente ocorria: Devido ao entupimento do respiro, em determinado momento, pela ausência de ar, a bomba de combustível fazia sucção e puxava parte do combustivel enviado de volta, ocasionando as falhas.
Com o respiro desintupido o carro voltou a andar perfeitamente sem falhas, tendo rodado após o reparo, mais de 1500 km sem quaisquer problemas.
O A190 começou a dar falhas na aceleração e também trepidação em ponto morto. Foram limpados sensor MAF, velas e todo o sistema de ignição. Foram apagados os erros, etc... Passado alguns dias tudo passou a falhar novamente, inclusive com o motor "morrendo" em algumas situaçoes. Religando o motor e pisando fundo, ficava dias sem problemas até novamente ocorrer, por muitas vezes funcionando somente três cilindros. Até cogitou-se se de havia problemas com a central (ECU). Poderia também ser problemas com o filtro de combustivel, que embora dentro do prazo da troca, poderia ter algum problema, mesmo sem suspeitar do combustível, que sabemos que é bom. Trocamos o filtro e não resolveu. Então tivemos a idèia de trocar a bomba de combustível que ainda era a original de fábrica. Quandoo mecânico baixou o tanque para substituir a bomba de combustível, descobriu a verdadeira causa de todos os transtornos. Era simplesmente entupimento do respiro do tanque. Apesar da bomba original estar em perfeitas condições, optamos em substitui-la, pois foi submetida a grandes esforços e poderia vir a dar problemas.
O que realmente ocorria: Devido ao entupimento do respiro, em determinado momento, pela ausência de ar, a bomba de combustível fazia sucção e puxava parte do combustivel enviado de volta, ocasionando as falhas.
Com o respiro desintupido o carro voltou a andar perfeitamente sem falhas, tendo rodado após o reparo, mais de 1500 km sem quaisquer problemas.
Norton Stadler- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 4
Data de inscrição : 15/06/2011
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Erro P0202 e P0302 (W168) câmbio automático -Classe A
Não é absurdo. Já aconteceu comigo em veiculo carburado da GM.
ezacmd@gmail.com- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 2
Data de inscrição : 14/06/2016
Interesses : nenhum
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Tópicos semelhantes
» Informações manutenção do Câmbio Automático Classe A W168 (722.7.000 e 722.7.003)
» (W168) Troca do óleo do câmbio automático 722.7 -Classe A
» Onde encontrar peças do cambio automático de Classe A W168
» Óleo do câmbio Classe A automático
» câmbio automatico da classe a 190
» (W168) Troca do óleo do câmbio automático 722.7 -Classe A
» Onde encontrar peças do cambio automático de Classe A W168
» Óleo do câmbio Classe A automático
» câmbio automatico da classe a 190
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe A ( W168 - W169 - W176 - W177 ) :: W168 - 1997 a 2004
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos