Qual Classe C comprar?
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe C ( W201 - W202 - W203 - W204 - W205 ) :: W204 - 2007 a 2013
Página 2 de 2 • Compartilhe
Página 2 de 2 • 1, 2
Re: Qual Classe C comprar?
Bom, acho que não me expressei bem... quando disse comprar carros similares quiz dizer com especificações similares. Um Jetta 2.0 já é inferior em tudo contra uma C180 (potência, torque, câmbio, etc). O tópico é justamente sobre como o M271 CGI (e o seu sucessor M274) entregam um desempenho comparável a um V6 pequeno aspirado. Um O Jetta 2.0 aspirado não tinha chances de ganhar uma disputa dessas em hipótese nenhuma.
Esse vídeo ilustra bem o que quiz dizer:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Carros misturados (aspirados e turbo) todos entre 430 e 500 HP. Os resultados mudam muito conforme o tipo de teste. Olha que no último teste (rolling race) a C63 velha chegou na frente de todos apesar de perder nas arrancadas. E mesmo nas corridas que ela perde, nunca faz feio.
Abs!
Carros misturados (aspirados e turbo) todos entre 430 e 500 HP. Os resultados mudam muito conforme o tipo de teste. Olha que no último teste (rolling race) a C63 velha chegou na frente de todos apesar de perder nas arrancadas. E mesmo nas corridas que ela perde, nunca faz feio.
Abs!
accateb- Moderador
- Número de mensagens : 876
Interesses : Carros
Estado :
Advertências :
Motor 3.0 é considerado pequeno para 6 cilindros?accateb escreveu:Bom, acho que não me expressei bem... quando disse comprar carros similares quiz dizer com especificações similares. Um Jetta 2.0 já é inferior em tudo contra uma C180 (potência, torque, câmbio, etc). O tópico é justamente sobre como o M271 CGI (e o seu sucessor M274) entregam um desempenho comparável a um V6 pequeno aspirado. Um O Jetta 2.0 aspirado não tinha chances de ganhar uma disputa dessas em hipótese nenhuma.
Abs!
Se for comparar com o Passat de 2012, que também é V6, só que 3.6, este possui 300CV, enquanto que a C280/C300 tem "apenas" 231cv.
NoobMB- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 22
Estado :
Advertências :
Bom na minha opinião sim. Um V6 entre 2.5 e 3.0 litros ficaria na categoria dos pequenos. Os grandes beiram 4.0 no meu conceito.
Eu não entendi a comparação com o Passat CC, na verdade sua pergunta foi entre uma C300 ou uma C250 CGI. Mas nesse caso, a Mercedes mais compatível seria uma CLS350 de mesmo ano (ou qualquer outra 350 CGI). Diga-se de passagem eu considero a CLS350 da segunda geração (C218) um carro com excelente custo custo beneficio atualmente.
Abs!
Eu não entendi a comparação com o Passat CC, na verdade sua pergunta foi entre uma C300 ou uma C250 CGI. Mas nesse caso, a Mercedes mais compatível seria uma CLS350 de mesmo ano (ou qualquer outra 350 CGI). Diga-se de passagem eu considero a CLS350 da segunda geração (C218) um carro com excelente custo custo beneficio atualmente.
Abs!
accateb- Moderador
Estado :
Advertências :
Só quis fazer essa comparação mesmo, entre C300 e Passat, mas acho que esse Passat pode ser comparado também a C350 3.5 V6, que tem 272cv e as mais "novas"(2012) tem 306cv.accateb escreveu:Bom na minha opinião sim. Um V6 entre 2.5 e 3.0 litros ficaria na categoria dos pequenos. Os grandes beiram 4.0 no meu conceito.
Abs!
Vejo esses carros V6, a impressão que todos deveriam ter mais 300cv, mas realmente, considerado que 3.0 não é uma litragem alta, e por cima aspirado, então acho que é bem por aí mesmo.
Caso o C300 fosse um V6 Turbo, assim com a C180/C200/C250, acho que chegaria fácil a uns 350/370cv. Pelo que andei lendo, a C250 entrou no lugar da C280/C300 aqui no Brasil e em outros países, por ter desempenho equivalente ao V6 3.0.... no final das contas, ambas são incríveis.
Estado :
Advertências :
Concordo, o movimento de downsizing foi mundial. A própria C300 atual usa um 4 cilindros 2.0 turbo de injeção direta. Acho que V6 só nas 43 e V8 só nas 63 AMG. E pelas notícias que vi, todos com novas reduções no futuro. Li em algum lugar que o uma nova versão do M139 do A45 vai substituir os V6 e um 6 em linha hibrido vai aposentar os V8 de vez.
Mas vou tentar explicar melhor meu ponto de vista; como proprietário de um motor "moderno" (M271 CGI) mas que trabalha de casa e precisa bem pouco do carro, eu não vejo muitas vantagens nessa tendencia. Na prática, meu carro (C180) tem um desempenho bem comparável a um V6 "old school" 2.5 (considero que a C250 já seria comparável a um V6 old school 3.0) mas com o consumo de carro 1.8, quando não estou pisando. Quando acelero, ele bebe em igual proporção a alegria que entrega.
E essa economia de combustível vêm ao preço de um aumento de complexidade incrível no motor. Eu gosto de mexer no meu próprio carro, e sempre fico impressionado com a complexidade que é o M271 CGI. Ele tem um circuito de combustível de alta pressão para o sistema de injeção direta, circuito de óleo para a turbina, circuito de liquido de arrefecimento para a turbina, trocador de calor para o sistema de óleo, intercooler, controlador de pressão da turbina, a turbina em si, comando de válvula duplo e variável, coletor de admissão variável, e por aí vai. Tem tanto acessório em torno de um misero bloco 4 cilindros 1.8 que ele até parece grande. Em um carro com quase 10 anos de idade, cada coisinha dessas é mais uma coisa que pode dar problema (apesar que nunca tive de fazer nada além de trocar umas juntas).
Por isso que na minha realidade atual, acho que eu iria para um V6 old school mesmo. Teria um desempenho dinâmico bem parecido, provavelmente menos dor de cabeça na manutenção e tendo como contra partida um custo maior de combustível (que é meio que irrelevante no meu caso). Mas isso é de cada um mesmo. Acho que você vai se dar bem com qualquer um dos dois carros.
Abs!
Mas vou tentar explicar melhor meu ponto de vista; como proprietário de um motor "moderno" (M271 CGI) mas que trabalha de casa e precisa bem pouco do carro, eu não vejo muitas vantagens nessa tendencia. Na prática, meu carro (C180) tem um desempenho bem comparável a um V6 "old school" 2.5 (considero que a C250 já seria comparável a um V6 old school 3.0) mas com o consumo de carro 1.8, quando não estou pisando. Quando acelero, ele bebe em igual proporção a alegria que entrega.
E essa economia de combustível vêm ao preço de um aumento de complexidade incrível no motor. Eu gosto de mexer no meu próprio carro, e sempre fico impressionado com a complexidade que é o M271 CGI. Ele tem um circuito de combustível de alta pressão para o sistema de injeção direta, circuito de óleo para a turbina, circuito de liquido de arrefecimento para a turbina, trocador de calor para o sistema de óleo, intercooler, controlador de pressão da turbina, a turbina em si, comando de válvula duplo e variável, coletor de admissão variável, e por aí vai. Tem tanto acessório em torno de um misero bloco 4 cilindros 1.8 que ele até parece grande. Em um carro com quase 10 anos de idade, cada coisinha dessas é mais uma coisa que pode dar problema (apesar que nunca tive de fazer nada além de trocar umas juntas).
Por isso que na minha realidade atual, acho que eu iria para um V6 old school mesmo. Teria um desempenho dinâmico bem parecido, provavelmente menos dor de cabeça na manutenção e tendo como contra partida um custo maior de combustível (que é meio que irrelevante no meu caso). Mas isso é de cada um mesmo. Acho que você vai se dar bem com qualquer um dos dois carros.
Abs!
accateb- Moderador
Estado :
Advertências :
Ótimo post.accateb escreveu:Concordo, o movimento de downsizing foi mundial. A própria C300 atual usa um 4 cilindros 2.0 turbo de injeção direta. Acho que V6 só nas 43 e V8 só nas 63 AMG. E pelas notícias que vi, todos com novas reduções no futuro. Li em algum lugar que o uma nova versão do M139 do A45 vai substituir os V6 e um 6 em linha hibrido vai aposentar os V8 de vez.
Abs!
Realmente, pelo que percebi, esse motor 1.8 quando pisa mesmo, bebe que nem um V6 kkkkkkk.
O motor parece grande, quando vi da C250 que pude testar, não parecia ser 1.8. Já vi motores de litragem maior e parecem que o "cofre" é muito menor.
A manutenção do M272 é menos complicado que no M271 Evo? Muitos dizem que por ser 6 cilindros se gasta bem mais. Isso se confirma?
Estado :
Advertências :
Nunca tive um carro com o M272 para opinar, mas nunca vi ninguém reclamando dele pelo menos. Suspeito que a C300 faça uns 6 km/l na cidade. Algum confrade com esse motor certamente vai comentar!
O M271 Evo eu tenho bastante experiencia. Como disse já tive de trocar algumas juntas além da manutenção básica. Ao todo troquei o parafuso oco do sistema de óleo da turbina (que causava a turbina queimar óleo na partida a frio), junta da tampa do comando de válvulas (tinha afogado a bobina do cilindro #1 em óleo) e a junta do trocador de calor do sistema de óleo. Essa última precisa desmontar o coletor de admissão para acessar, então troquei as juntas do coletor e aproveitei para fazer uma limpeza do carbono que acumula no coletor e nas hastes das válvulas de admissão (problema comum de todo motor de injeção direta).
Nada muito grave até o momento. Pelo que observo acho que a turbina deve ser o próximo ponto de problemas. Ela está sem folgas no eixo mas as laminas do compressor já começaram a mostrar as "marcas do tempo". Imagino que motores com 130k~150k quilômetros a turbina já mereça ir para revisão.
Abs!
O M271 Evo eu tenho bastante experiencia. Como disse já tive de trocar algumas juntas além da manutenção básica. Ao todo troquei o parafuso oco do sistema de óleo da turbina (que causava a turbina queimar óleo na partida a frio), junta da tampa do comando de válvulas (tinha afogado a bobina do cilindro #1 em óleo) e a junta do trocador de calor do sistema de óleo. Essa última precisa desmontar o coletor de admissão para acessar, então troquei as juntas do coletor e aproveitei para fazer uma limpeza do carbono que acumula no coletor e nas hastes das válvulas de admissão (problema comum de todo motor de injeção direta).
Nada muito grave até o momento. Pelo que observo acho que a turbina deve ser o próximo ponto de problemas. Ela está sem folgas no eixo mas as laminas do compressor já começaram a mostrar as "marcas do tempo". Imagino que motores com 130k~150k quilômetros a turbina já mereça ir para revisão.
Abs!
Última edição por accateb em Sex 15 maio 2020 - 17:34, editado 1 vez(es)
accateb- Moderador
Estado :
Advertências :
Tive dois carros com o M272 (E350 2005 e ML350 2009) ambos 3.5L e não tive nenhum problema nos dois casos. Apenas manutenção de rotina e pequenos vazamentos de óleo que foram corrigidos facilmente. A E350 ficou comigo até aproximadamente 95 mil km e a ML até 120 mil km.
Entendo que o M272 da C300 é igual a não ser pela capacidade volumétrica menor.
Os primeiros M272 tinham um problema em um eixo interno do motor, o que foi corrigido nos motores mais novos pela própria MB. Se pesquisar no fórum vai encontrar esta informação.
Sobre o consumo, creio que não seja possível comparar uma vez que os carros são bem diferentes. A E fazia algo em torno de 5,5 km/l na cidade e a ML por volta de 5 km/L, dependendo do trânsito!
Entendo que o M272 da C300 é igual a não ser pela capacidade volumétrica menor.
Os primeiros M272 tinham um problema em um eixo interno do motor, o que foi corrigido nos motores mais novos pela própria MB. Se pesquisar no fórum vai encontrar esta informação.
Sobre o consumo, creio que não seja possível comparar uma vez que os carros são bem diferentes. A E fazia algo em torno de 5,5 km/l na cidade e a ML por volta de 5 km/L, dependendo do trânsito!
Convidado- Convidado
Convidado 8- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1821
Estado :
Advertências :
Estado :
Advertências :
Página 2 de 2 • 1, 2