Diminuir consumo OM-616 963 11 furgão MB 180D?
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KDW=1980- Usuário Iniciante
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Re: Diminuir consumo OM-616 963 11 furgão MB 180D?
Vai encontrar algumas respostas neste tópico.
https://www.portalmercedes.com/t13285-perda-de-potencia-e-aumento-consumo-motor-diesel-om616-carros-antigos-mb-180d#192578
https://www.portalmercedes.com/t13285-perda-de-potencia-e-aumento-consumo-motor-diesel-om616-carros-antigos-mb-180d#192578
Convidado 9- Usuário Platina
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Re: Diminuir consumo OM-616 963 11 furgão MB 180D?
Amigo obrigado pela ajuda . eu li o link que voce passou mas nao tinha nada de util
KDW=1980- Usuário Iniciante
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Re: Diminuir consumo OM-616 963 11 furgão MB 180D?
Esta em Rio Branco AC. eu falei que nao tinha nada de util pois ali so falava em manutencao para o consumo voltar ao normal. e nao tinha ideas para deixar o consumo menor que a configuracao original
KDW=1980- Usuário Iniciante
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Re: Diminuir consumo OM-616 963 11 furgão MB 180D?
KDW=1980, esses motores são de concepção bastante antiga. Foram projetados para serem motores de trabalho, usados em pequenas camionetes, jeeps, embarcações, maquinário agrícola e em sedans Mercedes-Benz. Quando a Mercedes o criou, pensou imediatamente na melhor relação custo benefício. Por esse motivo, naquela altura, eles já eram bastante econômicos para os padrões da época. Além duma boa e correta manutenção, não tenho conhecimento do que possa ser feito para diminuir o consumo desses motores. Aditivos que prometem mais potência e economia de consumo são sempre muito duvidosos.
Rui Gabriel- Usuário Bronze
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Re: Diminuir consumo OM-616 963 11 furgão MB 180D?
Exatamente Katsumi, o outro tópico fala de manutenções para o consumo se manter dentro da faixa considerada normal.
Concordo com o @Rui Gabriel, acho também que neste aspecto em se tratando de van há pouco por fazer, que patamares de consumo estamos falando? Passa um resumo das últimas manutenções para se ter uma ideia do que vem sendo substituído e sintomas de falhas de funcionamento, cor de fumaça no escape e etc.
A literatura técnica desses motores OM616 mostra que a configuração nos utilitários não é exatamente igual a aplicada nos automóveis MB antigos, que me lembre muda o cárter do óleo, o torque é diferente, a relação de marchas da transmissão também, acho que só taxa de compressão é a mesma, vários componentes da máquina são compartilhados com outros motores como por exemplo as velas aquecedoras que interferem no desempenho geral são as mesmas da série OM602 e 603 e do Peugeout 504, se o motor estiver aparentando dificuldade na partida é um ítem a se verificar, é importante saber o que está acontecendo com o motor no dia-a-dia para identificar falhas a corrigir.
Enfim, consumo em motor diesel no meu modo de ver é resultado do conjunto mecânico bem ajustado, até os pneus se estiverem fora das medidas originais (195 75 R16) interferem no arrasto, alguns comparativos falam em 8 km/l na cidade e 11 no rodoviário com 2 passageiros, tem que observar que a relação peso x potencia de 26,67 kg/Cv, a relação torque/potência 142,86 kg/kgfm, as características da aerodinâmica do projeto, as relações de marcha da caixa projetadas para carga e etc, é um conjunto que não ajuda muito em termos de melhora de consumo além do programado como disse o @Rui Gabriel, acredito que nem com turbo dos motores indianos se conseguiu melhora significativa.
Abraços
Concordo com o @Rui Gabriel, acho também que neste aspecto em se tratando de van há pouco por fazer, que patamares de consumo estamos falando? Passa um resumo das últimas manutenções para se ter uma ideia do que vem sendo substituído e sintomas de falhas de funcionamento, cor de fumaça no escape e etc.
A literatura técnica desses motores OM616 mostra que a configuração nos utilitários não é exatamente igual a aplicada nos automóveis MB antigos, que me lembre muda o cárter do óleo, o torque é diferente, a relação de marchas da transmissão também, acho que só taxa de compressão é a mesma, vários componentes da máquina são compartilhados com outros motores como por exemplo as velas aquecedoras que interferem no desempenho geral são as mesmas da série OM602 e 603 e do Peugeout 504, se o motor estiver aparentando dificuldade na partida é um ítem a se verificar, é importante saber o que está acontecendo com o motor no dia-a-dia para identificar falhas a corrigir.
Enfim, consumo em motor diesel no meu modo de ver é resultado do conjunto mecânico bem ajustado, até os pneus se estiverem fora das medidas originais (195 75 R16) interferem no arrasto, alguns comparativos falam em 8 km/l na cidade e 11 no rodoviário com 2 passageiros, tem que observar que a relação peso x potencia de 26,67 kg/Cv, a relação torque/potência 142,86 kg/kgfm, as características da aerodinâmica do projeto, as relações de marcha da caixa projetadas para carga e etc, é um conjunto que não ajuda muito em termos de melhora de consumo além do programado como disse o @Rui Gabriel, acredito que nem com turbo dos motores indianos se conseguiu melhora significativa.
Abraços
Convidado 9- Usuário Platina
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Re: Diminuir consumo OM-616 963 11 furgão MB 180D?
O motor e recem feito e ta fazendo a media original. mas to querendo diminuir mais o consumo
KDW=1980- Usuário Iniciante
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Re: Diminuir consumo OM-616 963 11 furgão MB 180D?
Eu to pensando em alongar o diferencial e mandar fechar um pouco a bomba injetora
KDW=1980- Usuário Iniciante
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Re: Diminuir consumo OM-616 963 11 furgão MB 180D?
Se fechar a bomba injetora terá menor entrega de diesel do que a necessária, queda de potência do motor, tendo como consequência um maior desgaste das peças do mesmo. Uma pena em se tratando de motor recém retificado. Acho que não compensará a pequena economia de combustível. Se o carro está fazendo a média original, ótimo, deixe estar como está.
Quanto a alongar o diferencial não entendi.
Rui Gabriel- Usuário Bronze
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Re: Diminuir consumo OM-616 963 11 furgão MB 180D?
Rui Gabriel o que voce nao entendeu quando eu disse em alongar o diferencial?
KDW=1980- Usuário Iniciante
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Re: Diminuir consumo OM-616 963 11 furgão MB 180D?
Sim, não entendi se é alongar as marchas de transmissão mexendo nas engrenagens do diferencial ou se é, de alguma forma, torná-lo mais longo ou comprido.
Rui Gabriel- Usuário Bronze
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KDW=1980- Usuário Iniciante
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Re: Diminuir consumo OM-616 963 11 furgão MB 180D?
Bom... pelo que estou entendendo, se alongar a relação do diferencial com certeza terá um carro mais lento e pesado. Também não sei se existem kits de engrenagens que façam isso, acredito que não, ou se vai ter que trocar o diferencial por outro com uma outra relação de rotação. Tenho conhecimento de donos de W114 que trocaram o diferencial original 3.69 por um 3.94 (ou 4.05 não me lembro bem) e ficaram com um carro lento nas arrancadas e pesado nas subidas. Como exemplo, em vez de usarem a 3ª marcha em subida passaram a usar a 2ª marcha. Continuo não vendo vantagem nisso. Já que conseguiu o que para muitos é o mais difícil, que é um consumo médio igual ao original, aproveite bem o seu carro como está.
Rui Gabriel- Usuário Bronze
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Re: Diminuir consumo OM-616 963 11 furgão MB 180D?
Eu não consigo ver nenhum sentido no projeto, mas:
possível trocar o caixa com 4 para 5 transições do W123 possível. mas depende no modelo o eixo do hélice precisar reduzido e balanceamento de novo. que mais, o interior uma outro comutação pano de fundo, novo onda do velocidade e alguns coisas mais estar necessário.
ou um caixa do 240D 3.0...com 5 marchas e 3.46 tradução. mas o peca um raridade e bem caro em Alemanha. Importação custa astronômico.
em geral, uma mudança custa muito dinheiro vs o economizar o Diesel preço aqui. ou vc dirigir 1 milhao km em 5 anos?
:giggle: uma vez eu dirigir um W115 com 3.0 Diesel OM 617.910....nossa deste uma beberão mais vs minhas 8 cilindros, mas ok Diesel e uma lesma por caramba. 7km mas menos consume nao estar possível comigo? so em caso vc bloquear o estrada e outros buzinar no porta mala.
conclusão: abastecer bom Diesel sem Biodiesel, e pronto. o custas nao estar no relação do beneficio. acima vc raramente conseguir comprar o pecas necessário para mudar, principalmente no Brasil. se o dinheiro nao importa, ok. Mas eu posso pensar em coisas melhores do que fazer um /8 Diesel mais econômico.
com a recomendação mais calorosa
possível trocar o caixa com 4 para 5 transições do W123 possível. mas depende no modelo o eixo do hélice precisar reduzido e balanceamento de novo. que mais, o interior uma outro comutação pano de fundo, novo onda do velocidade e alguns coisas mais estar necessário.
ou um caixa do 240D 3.0...com 5 marchas e 3.46 tradução. mas o peca um raridade e bem caro em Alemanha. Importação custa astronômico.
em geral, uma mudança custa muito dinheiro vs o economizar o Diesel preço aqui. ou vc dirigir 1 milhao km em 5 anos?
:giggle: uma vez eu dirigir um W115 com 3.0 Diesel OM 617.910....nossa deste uma beberão mais vs minhas 8 cilindros, mas ok Diesel e uma lesma por caramba. 7km mas menos consume nao estar possível comigo? so em caso vc bloquear o estrada e outros buzinar no porta mala.
conclusão: abastecer bom Diesel sem Biodiesel, e pronto. o custas nao estar no relação do beneficio. acima vc raramente conseguir comprar o pecas necessário para mudar, principalmente no Brasil. se o dinheiro nao importa, ok. Mas eu posso pensar em coisas melhores do que fazer um /8 Diesel mais econômico.
com a recomendação mais calorosa
Guest- Convidado
Re: Diminuir consumo OM-616 963 11 furgão MB 180D?
PS um OM616.936 usado no G-classe chamar 240GD ou 240GDL / W460
ou vc falar no Ponton ou W120? ele tem um 180D mas OM 636 VII ou OM 621IV.
mas deste uma completamente outro coisa...
ou vc falar no Ponton ou W120? ele tem um 180D mas OM 636 VII ou OM 621IV.
mas deste uma completamente outro coisa...
Guest- Convidado
Re: Diminuir consumo OM-616 963 11 furgão MB 180D?
Seissler, o veículo do confrade KDW=1980 citado neste tópico, não é um carro de passeio, e sim um furgão MB 180D. Não é comum aparecerem pelo fórum consultas e dúvidas sobre eles.
Acredito que se trate dum modelo como esses aí:
https://www.google.com/search?q=furg%C3%A3o+MB+180D&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiBxsT79cDhAhVYHLkGHUD-CTMQ_AUIDigB&biw=961&bih=598
Acredito que se trate dum modelo como esses aí:
https://www.google.com/search?q=furg%C3%A3o+MB+180D&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiBxsT79cDhAhVYHLkGHUD-CTMQ_AUIDigB&biw=961&bih=598
Rui Gabriel- Usuário Bronze
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Re: Diminuir consumo OM-616 963 11 furgão MB 180D?
obg Rui, mas ele nao tem 616.963 este o numeração pelo um W460
mas o principal um OM 616 em um W631 - MB 180 agora claro. eu so olhei no numero do modelo do motor.
uma boa piada com deste carrinho economizar diesel. ele ja tem 1 milhao km? ou so 1/2? em caso o W631 foi usado comercial, o consume com certeza o menor problema. Provavelmente o motor beber bastante que nunca vir o manutenção correto e coisas típico minimalista. Alguns vezes um miraculo o carrinhos ainda andar.
boa sorte
mas o principal um OM 616 em um W631 - MB 180 agora claro. eu so olhei no numero do modelo do motor.
- 631.370 MB 180
- 631.372 MB 180
- 631.373 MB 180
- 631.374 MB 180
uma boa piada com deste carrinho economizar diesel. ele ja tem 1 milhao km? ou so 1/2? em caso o W631 foi usado comercial, o consume com certeza o menor problema. Provavelmente o motor beber bastante que nunca vir o manutenção correto e coisas típico minimalista. Alguns vezes um miraculo o carrinhos ainda andar.
boa sorte
Guest- Convidado
Re: Diminuir consumo OM-616 963 11 furgão MB 180D?
Seissler o motor do 180D e 616 963 11 conforme o manual
KDW=1980- Usuário Iniciante
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Re: Diminuir consumo OM-616 963 11 furgão MB 180D?
ups o vira do números 616.963 vs 936 por isso eu olhar no W460.
https://de.wikipedia.org/wiki/Mercedes-Benz_OM_615/OM_616/OM_621
mas o base mesmo. mas não importa, não vejo sentido na discussão por que uma longe tradução o carro estar muito mais fraco e precisar trocar permanente o marchas. resultado consume mais. so vc morar em uma região completamente plano. e ja falei o custos do modificacoes custa muito.
Diesel nao muito interessante para mim, outros confrades tem mais ideias, boa sorte!
https://de.wikipedia.org/wiki/Mercedes-Benz_OM_615/OM_616/OM_621
mas o base mesmo. mas não importa, não vejo sentido na discussão por que uma longe tradução o carro estar muito mais fraco e precisar trocar permanente o marchas. resultado consume mais. so vc morar em uma região completamente plano. e ja falei o custos do modificacoes custa muito.
Diesel nao muito interessante para mim, outros confrades tem mais ideias, boa sorte!
Guest- Convidado
Re: Diminuir consumo OM-616 963 11 furgão MB 180D?
Sra, para obter um pouco mais de economia de combustível só nos motores da versão derivada OM617 de 5 cilindros, não esquecendo que a experiência no fórum é com o OM616 aplicado em automóveis.KDW=1980 escreveu:O motor e recem feito e ta fazendo a media original. mas to querendo diminuir mais o consumo
No caso de van tem que considerar a relação peso x potência e ter em mente que esse motor já recebeu as otimizações possíveis no projeto de fábrica. Me baseando na literatura técnica de motores diesel desta fase, se a versão que está nessa Van ainda é a de 2.404 lts seria possível fazer o que os engenheiros da MB fizeram na época, reduziram a litragem para 2.399 e introduziram outro comando de válvulas, condições de trabalho também, é um motor de apenas 72 Cv lento tracionando algo em torno de 2.000 kg. Não foi dito o que foi feito nesse motor em termos de manutenção além de retífica, se já foram trocadas velas aquecedoras, última revisão feita na injetora e etc, mas se o consumo está dentro do padrão do projeto não vejo o que fazer no quesito "consumo". Qual dúvida persiste dentro desse tema?
Convidado 9- Usuário Platina
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