Alerta da NGK: óxido de ferro em combustíveis - cuidado com aditivos não homologados
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Alerta da NGK: óxido de ferro em combustíveis - cuidado com aditivos não homologados
Redivulgando link passado pelo técnico @Maluhy, casos detectados de adulteração de combustível e contaminação por óxido de ferro que afeta motores e detona velas e sonda, velas de ignição ficam com aspecto avermelhado.
Aconselhável quem tiver problemas e sintomas confirmados denunciar na ANP.
Matéria na íntegra.
Aconselhável quem tiver problemas e sintomas confirmados denunciar na ANP.
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NGK alerta sobre a presença de ferro no combustível
A NGK, especialista mundial em velas de ignição, constatou a presença de óxido de ferro na ponta ignífera das velas de ignição de veículos dos estados de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina. Após análise, foi confirmada que a origem do contaminante avermelhado é do combustível, que, quando acumulado no componente, causa falhas de ignição e, consequentemente, perda de potência. Também pode se instalar nos sensores de oxigênio e no catalisador, comprometendo os equipamentos.
Conhecido por aumentar a octanagem do combustível, o ferro não é um dos componentes da gasolina produzida no Brasil e pode ter ocorrido por um processo de contaminação ou uso de aditivo não homologado. Por meio de pesquisas, a multinacional japonesa constatou que pouco tempo após o início da utilização, as velas de ignição apresentam acúmulo de resíduos, causando dificuldades de partida, falhas de funcionamento em médias e altas rotações, além de elevação do nível de emissões de poluentes e consumo de combustível.
De acordo com a NGK, durante análise visual de peças também foram detectados sinais de fuga de corrente, um fenômeno conhecido como flash over. Por ser um condutor elétrico, a presença de ferro na ponta da vela provoca perda de isolação, reduzindo a eficiência na queima do combustível. Por ter alto ponto de fusão, nem mesmo o funcionamento do motor é capaz de promover a autolimpeza dos itens.
“Em casos de uso prolongado de velas contaminadas por óxido de ferro, o Flash Over cobre a superfície do isolador da peça, o que pode induzir o mecânico a confundir com uma vela carbonizada”, alerta Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK.
Segundo a fabricante, é possível identificar o acumulo do contaminante pela inspeção visual da peça. Nestes casos, a recomendação é substituir o jogo de velas de ignição e verificar o estado do sensor de oxigênio e do catalisador, que também podem ser afetados. Também é necessário atentar-se ao combustível presente no tanque, que pode ainda conter o contaminante. O resultado desta análise reforça a utilização das velas de ignição como meio de diagnóstico de falhas e perda de rendimento do motor do veículo.
Pelas informações do SAC, a NGK constatou a presença de óxido de ferro em veículos de diversos estados do País, como São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina. O fato foi confirmado pela análise contratada pela empresa junto ao Centro Tecnológico de Controle de Qualidade, a Falcão Bauer.
http://www.ngkntk.com.br/automotivo/ngk-alerta-sobre-a-presenca-de-ferro-no-combustivel/Última edição por Antônio Elias em Sáb 19 Jan 2019 - 23:24, editado 1 vez(es)
Convidado 9- Usuário Platina
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Re: Alerta da NGK: óxido de ferro em combustíveis - cuidado com aditivos não homologados
Pensava que o óxido de ferro vinha dos tanques de armazenamento do combustível, se agora estão usando ele para aumentar a octanagem da gasolina é um problema. Qualquer dia destes vamos ter que colocar um imã dentro do tanque como se tem no carter do câmbio para capturar as partículas de ferro.
machadosl- Usuário Platina
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Re: Alerta da NGK: óxido de ferro em combustíveis - cuidado com aditivos não homologados
ola amigos,
Eu acho que afeta todas as velas, não importa qual fabricante.
meu M119 alguns tempo atras ele comerciam com um barulho no válvulas. Eu comprei um
endoscópio e vir alguns cilindros com carbonização e o velhas Bosch ok mas bem vermelho.
Depois eu nunca mais abastecer em um posto todo mundo gostar aqui, mas sem marca.
alegadamente eles comprar gasolina no leiloes. etc.
eu usar um meio embalagem do liquido do freio e meio tanque e viajar e consume quase todo. Depois completar o tanque e o barulho saiu.acima eu controlei o corrente e posição geral do ignição.
agora precisar olhar o velhas de novo que o estado plus fotografar o cilindros.
mas deste sopa qui no Brasil custa minha ultima nervos. Deste gasolinas adulterado o maior porcaria do mundo incl. deste idiotice mistura com 27.5% etanol.
100% Etanol e o motor estar modificado correto uma boa solução, mas misturado estar sem sentido. E acima o enganadores adulterar mais deste ruim sopa.
:muitaraiva: e nos pagar muito mais para muito mais sedo danos e problemas!
att
Eu acho que afeta todas as velas, não importa qual fabricante.
meu M119 alguns tempo atras ele comerciam com um barulho no válvulas. Eu comprei um
endoscópio e vir alguns cilindros com carbonização e o velhas Bosch ok mas bem vermelho.
Depois eu nunca mais abastecer em um posto todo mundo gostar aqui, mas sem marca.
alegadamente eles comprar gasolina no leiloes. etc.
eu usar um meio embalagem do liquido do freio e meio tanque e viajar e consume quase todo. Depois completar o tanque e o barulho saiu.acima eu controlei o corrente e posição geral do ignição.
agora precisar olhar o velhas de novo que o estado plus fotografar o cilindros.
mas deste sopa qui no Brasil custa minha ultima nervos. Deste gasolinas adulterado o maior porcaria do mundo incl. deste idiotice mistura com 27.5% etanol.
100% Etanol e o motor estar modificado correto uma boa solução, mas misturado estar sem sentido. E acima o enganadores adulterar mais deste ruim sopa.
:muitaraiva: e nos pagar muito mais para muito mais sedo danos e problemas!
att
Guest- Convidado
Re: Alerta da NGK: óxido de ferro em combustíveis - cuidado com aditivos não homologados
Sim, @Seissller o alerta da NGK de 2016 continua atual e segundo o técnico @Maluhy válido para todo tipo de vela de ignição de qualquer fabricante.
Sérgio, inescrupulosos continuam usando óxido de ferro para inibir detonação em combustível ruim e em aditivos que prometem aumento de octanagem, como o produto químico gruda na cerâmica das velas e sondas o @Maluhy disse que um único tanque basta para causar danos irreversíveis, comentou vários casos recentes no RJ, num Honda Fit a pessoa perdeu um jogo de velas iridium com menos de 5.000 Km de uso, num Air Cross danificou as 2 sondas e todas as velas e por aí vai, citei as outras marcas para demonstrar que afeta componentes de qualquer montadora, a lista inclui vários casos de Mercedes.
Segundo o técnico @VANDER FIORETTI, motores injeção direta costuma afetar bomba de alta e bicos.
Sérgio, inescrupulosos continuam usando óxido de ferro para inibir detonação em combustível ruim e em aditivos que prometem aumento de octanagem, como o produto químico gruda na cerâmica das velas e sondas o @Maluhy disse que um único tanque basta para causar danos irreversíveis, comentou vários casos recentes no RJ, num Honda Fit a pessoa perdeu um jogo de velas iridium com menos de 5.000 Km de uso, num Air Cross danificou as 2 sondas e todas as velas e por aí vai, citei as outras marcas para demonstrar que afeta componentes de qualquer montadora, a lista inclui vários casos de Mercedes.
Segundo o técnico @VANDER FIORETTI, motores injeção direta costuma afetar bomba de alta e bicos.
Convidado 9- Usuário Platina
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Re: Alerta da NGK: óxido de ferro em combustíveis - cuidado com aditivos não homologados
Sintomas perceptíveis: motores injeção indireta convencional (dicas do @Maluhy) carro parado aceleração "lisa"; rodando fica "lerdo" e fraco em retomada. Injeção direta (dicas do @VANDER FIORETTI) vazamento combustível em algumas bombas de alta e perda de potência, danos na câmara de combustão depende da mistura.
Convidado 9- Usuário Platina
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Re: Alerta da NGK: óxido de ferro em combustíveis - cuidado com aditivos não homologados
Caros,
Entendo que o procedimento para este momento, é para abastecer em postos recomendáveis com bandeira (Ypiranga Shell ou BR).
abs
Entendo que o procedimento para este momento, é para abastecer em postos recomendáveis com bandeira (Ypiranga Shell ou BR).
abs
Convidado 7- Relações Públicas e Eventos
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Re: Alerta da NGK: óxido de ferro em combustíveis - cuidado com aditivos não homologados
Comprei um carro de um amigo que tinha histórico de tudo, inclusive abastecimentos. Uma caixa de abastecimentos com VPower de um posto Shell que eu inclusive abastecia minha W126.
As velas estavam todas vermelhas. Parei de abastecer naquele posto e entre os que abasteço hoje, inclusive um é bandeira branca. Zero problemas.
Infelizmente é ir testando os postos de sua região e percebendo com qual gasolina seu carro se comporta melhor.
@Seissler, o fluído de freio não causaria algum tipo de dano às mangueiras? Não sabia que ele era útil na limpeza de válvulas!
Abraços!
As velas estavam todas vermelhas. Parei de abastecer naquele posto e entre os que abasteço hoje, inclusive um é bandeira branca. Zero problemas.
Infelizmente é ir testando os postos de sua região e percebendo com qual gasolina seu carro se comporta melhor.
@Seissler, o fluído de freio não causaria algum tipo de dano às mangueiras? Não sabia que ele era útil na limpeza de válvulas!
Abraços!
Rafael M.- Administrador
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Re: Alerta da NGK: óxido de ferro em combustíveis - cuidado com aditivos não homologados
Concordo com o que sugeriu o Confrade @Rafael M., hoje em dia de fato está difícil confiar até em postos com bandeiras.
Curiosidade, dizem alguns especialistas que o hidrogênio será o combustível do futuro e outros que motores de carros usarão futuramente pó de ferro reciclável com combustão externa ao invés do sistema atual interno, falam que óxido de ferro reage com o combustível, e.g. etanol para formar ferro metálico, e num segunda etapa o ferro produzido é re-oxidado utilizando-se água para produzir hidrogênio, um exemplo https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=carros-alimentados-po-ferro&id=010115151214#.XEZvF1xKiUk, enfim como essa prática detectada em 2013 continua acredito que a ANP não fiscalize adequadamente, temos que fazer a nossa parte e denunciar.
Aditivos para tratamento e aumento de octanagem também não está dando para arriscar comprar fora de distribuidores e lojas confiáveis.
Curiosidade, dizem alguns especialistas que o hidrogênio será o combustível do futuro e outros que motores de carros usarão futuramente pó de ferro reciclável com combustão externa ao invés do sistema atual interno, falam que óxido de ferro reage com o combustível, e.g. etanol para formar ferro metálico, e num segunda etapa o ferro produzido é re-oxidado utilizando-se água para produzir hidrogênio, um exemplo https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=carros-alimentados-po-ferro&id=010115151214#.XEZvF1xKiUk, enfim como essa prática detectada em 2013 continua acredito que a ANP não fiscalize adequadamente, temos que fazer a nossa parte e denunciar.
Aditivos para tratamento e aumento de octanagem também não está dando para arriscar comprar fora de distribuidores e lojas confiáveis.
Convidado 9- Usuário Platina
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Data de inscrição : 24/07/2010
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Re: Alerta da NGK: óxido de ferro em combustíveis - cuidado com aditivos não homologados
Rafael,
o liquido do freios, ok o método estar pouco brutal, mas funciona. em Stuttgart nos usar em caso precisar. MAS importante, deste nao bom para cada 5.ooo km e todo carbonizar permanente por que uma defeito o uma coisa na ignição nao estar correto. e claro no tanque vazia um meio embalagem dela e meio tanque gasolina e depois dirigir para o tanque estar vazia de novo e abastecer depois completamente.
em meu caso eu precisar verificar na próxima manutenção. mas o barulho na válvulas saiu e depois eu so abastecer em grande postos do Petro-caro...ahm Petrobras.
o problema aqui nao tem uma BR para andar 30 min acima do 200kmh, todo deste porcaria sair e nao precisar o curas milagres para o preço do oro.
mas meu impressão o aditivos tambem bem agressivo, logo que outro forma sujeira sair? no motor na válvulas uma coisa do temperatura, mas em outro lugares? Em Europa eu nunca tem deste problemas do gasolina, mas aqui, deste sopa uma horrível mistura. O Etanol destruir em carros mais antigo muito mais vs alguns vezes usar o truque.
acima deste Octanagem para carros mais antigos nenhum problema aqui, por que na importação vc precisar mudar o ignição ou em muitas casos baixo compressão. em deste época o gasolina nao tem mais 91 RON. o problema aqui deste adulterado misturas com produtos ilegais etc. plus o Etanol muito corrosivo e consume subir 20-30% vs um gasolina sem Etanol. Deste uma fato do químico - densidade e energia no litro Etanol - vs Gasolina.
O Podium com 102 RON so compensa para motores novos que funciona com alto octanagem melhor, e baixar muito em caso vc abastecer 91 RON.
no M119 com baixo compressão eu nao registrar um diferencia com Podium ou Aditivado. Comum eu nao usar, deste uma produto absurdo. no mesmo distancia inclinado eu receber o mesmo velocidade e o consume nao baixa. ca 20% acima do mesmo modelo eu dirigir em Alemanha.
la eles tem 5% ou 10% Etanol, o 5% tem normalmente 95 RON e o E10 o mistura com 10% Etanol tem 95 e muitas vezes 98 RON, e estar pouco mais barato. MAS vc nao ganhar, ja o consume subir que vc economizar no preço. PLUS mais corrosão do Etanol.
abraços...
o liquido do freios, ok o método estar pouco brutal, mas funciona. em Stuttgart nos usar em caso precisar. MAS importante, deste nao bom para cada 5.ooo km e todo carbonizar permanente por que uma defeito o uma coisa na ignição nao estar correto. e claro no tanque vazia um meio embalagem dela e meio tanque gasolina e depois dirigir para o tanque estar vazia de novo e abastecer depois completamente.
em meu caso eu precisar verificar na próxima manutenção. mas o barulho na válvulas saiu e depois eu so abastecer em grande postos do Petro-caro...ahm Petrobras.
o problema aqui nao tem uma BR para andar 30 min acima do 200kmh, todo deste porcaria sair e nao precisar o curas milagres para o preço do oro.
mas meu impressão o aditivos tambem bem agressivo, logo que outro forma sujeira sair? no motor na válvulas uma coisa do temperatura, mas em outro lugares? Em Europa eu nunca tem deste problemas do gasolina, mas aqui, deste sopa uma horrível mistura. O Etanol destruir em carros mais antigo muito mais vs alguns vezes usar o truque.
acima deste Octanagem para carros mais antigos nenhum problema aqui, por que na importação vc precisar mudar o ignição ou em muitas casos baixo compressão. em deste época o gasolina nao tem mais 91 RON. o problema aqui deste adulterado misturas com produtos ilegais etc. plus o Etanol muito corrosivo e consume subir 20-30% vs um gasolina sem Etanol. Deste uma fato do químico - densidade e energia no litro Etanol - vs Gasolina.
O Podium com 102 RON so compensa para motores novos que funciona com alto octanagem melhor, e baixar muito em caso vc abastecer 91 RON.
no M119 com baixo compressão eu nao registrar um diferencia com Podium ou Aditivado. Comum eu nao usar, deste uma produto absurdo. no mesmo distancia inclinado eu receber o mesmo velocidade e o consume nao baixa. ca 20% acima do mesmo modelo eu dirigir em Alemanha.
la eles tem 5% ou 10% Etanol, o 5% tem normalmente 95 RON e o E10 o mistura com 10% Etanol tem 95 e muitas vezes 98 RON, e estar pouco mais barato. MAS vc nao ganhar, ja o consume subir que vc economizar no preço. PLUS mais corrosão do Etanol.
abraços...
Guest- Convidado
Re: Alerta da NGK: óxido de ferro em combustíveis - cuidado com aditivos não homologados
amigos,
aqui uma lista do Bosch com Fotos do velhas. O Ferrocem o problema nos discutir aqui, deste o Foto numero 7.
o ferro no gasolina estabelece no isolador do velha e estar eletricamente condutivo com o consequência do falso ignição. Solução no Bosch tabela, substituir, o limpar nao funciona infelizmente.
http://www.bosch-classic.com/media/de/bosch_classic/teile_1/zuendkerzen/zuendkerzen_gesichter.pdf
abraços!
aqui uma lista do Bosch com Fotos do velhas. O Ferrocem o problema nos discutir aqui, deste o Foto numero 7.
o ferro no gasolina estabelece no isolador do velha e estar eletricamente condutivo com o consequência do falso ignição. Solução no Bosch tabela, substituir, o limpar nao funciona infelizmente.
http://www.bosch-classic.com/media/de/bosch_classic/teile_1/zuendkerzen/zuendkerzen_gesichter.pdf
abraços!
Guest- Convidado
Re: Alerta da NGK: óxido de ferro em combustíveis - cuidado com aditivos não homologados
no WIS BB00.40-P-0119-00A uma documento geral em respeito do Aditivos na gasolina. mas claro o mensagem, deste NAO o coisa do consumidor que Aditivo ele misturar em uma gasolina ruim. por que precisar uma Labor do analise etc.
Principalmente em alguns países usado Methylcyclopentadienyl-Mangan-Tricarbonyl e Ferrocen no Aditivos destruir o catalisadores e - ignição/velhas.
usar Ferrocen deste simplesmente uma crime do Mafia gasolina adulterado!
o documento do WIS recomendar claramente somente gasolinas com qualidade e com aditivos suficiente. o frescura gasolina (comum) sem aditivos destruir o motor e agregados.
Em caso um posto eu abastecer entrar o porcaria Ferrocen e eu conseguir provas, eles pode estar preparado para medidas drásticas.
:police2: :dontdoit:
Principalmente em alguns países usado Methylcyclopentadienyl-Mangan-Tricarbonyl e Ferrocen no Aditivos destruir o catalisadores e - ignição/velhas.
usar Ferrocen deste simplesmente uma crime do Mafia gasolina adulterado!
o documento do WIS recomendar claramente somente gasolinas com qualidade e com aditivos suficiente. o frescura gasolina (comum) sem aditivos destruir o motor e agregados.
Em caso um posto eu abastecer entrar o porcaria Ferrocen e eu conseguir provas, eles pode estar preparado para medidas drásticas.
:police2: :dontdoit:
Guest- Convidado
Re: Alerta da NGK: óxido de ferro em combustíveis - cuidado com aditivos não homologados
Caro Seissler, esse mais fácil rsrsrsSeissler escreveu:amigos,
aqui uma lista do Bosch com Fotos do velhas. O Ferrocem o problema nos discutir aqui, deste o Foto numero 7.
o ferro no gasolina estabelece no isolador do velha e estar eletricamente condutivo com o consequência do falso ignição. Solução no Bosch tabela, substituir, o limpar nao funciona infelizmente.
http://www.bosch-classic.com/media/de/bosch_classic/teile_1/zuendkerzen/zuendkerzen_gesichter.pdf
abraços!
http://br.bosch-automotive.com/media/parts/download_2/velas/16-dicas-de-velas.pdf
abraços
EDSONFURLANETTO- Usuário Iniciante
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Re: Alerta da NGK: óxido de ferro em combustíveis - cuidado com aditivos não homologados
Caro Edson,
É uma questão de ponta da vista se é mais fácil ou não.
Técnico documentos eu pessoalmente so leia em inglês ou no MB em alemão.
em caso eu precisar briga, funciona com alemão tambem, eles entender perfeitamente.
Parece terrível para os ouvidos brasileiros.:giggle:
mas com Ferrocen no gasolina eu curte visitar o posto com dele:
https://www.google.com/search?q=leopard+3&client=firefox-b&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwj_sJXZkoLgAhXQG7kGHZmgCKwQ_AUIDigB&biw=1252&bih=600#imgrc=A_tQ98nv-19gvM:
Leopard3 auch aus Deutscher Produktion...kkkk
abraços....
É uma questão de ponta da vista se é mais fácil ou não.
Técnico documentos eu pessoalmente so leia em inglês ou no MB em alemão.
em caso eu precisar briga, funciona com alemão tambem, eles entender perfeitamente.
Parece terrível para os ouvidos brasileiros.:giggle:
mas com Ferrocen no gasolina eu curte visitar o posto com dele:
https://www.google.com/search?q=leopard+3&client=firefox-b&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwj_sJXZkoLgAhXQG7kGHZmgCKwQ_AUIDigB&biw=1252&bih=600#imgrc=A_tQ98nv-19gvM:
Leopard3 auch aus Deutscher Produktion...kkkk
abraços....
Guest- Convidado
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