Fluído arrefecimento homologado - mercado nacional

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Mensagem por Jose Agostinho Qua 2 Jan 2019 - 7:28



Bom dia Confrades.A todos um Feliz  Ano Novo.E aproveito para perguntar qual o coolant que se encontra à venda aqui no Brasil para Ml 350.Eu baixei a Bevo mas nao sei se esta atualizada.A todoa uma otima semana .


Última edição por Antônio Elias em Qui 3 Jan 2019 - 11:51, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Título refeito (estava somente "De tudo um pouco. ")
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Mensagem por Espindola Power Head's Qua 2 Jan 2019 - 14:42



boa tarde Confrade em costumo usar aki nas Mercedes os motul Inugel Optimal ou Inugel Expert.
são de muita qualidade. perceptivo os ganhos
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Mensagem por Convidado 9 Qui 3 Jan 2019 - 12:10



César, esse Motul Inugel não é mais homologado, da mesma forma já saíram da lista o Lubrax da Petrobrás e o Bardahl, a lista nacional da 325.0 constando 07/2013 está realmente desatualizada em relação ao Bevo da Matriz.
benz.com.br/resources/files/documentos/automoveis/servicos-e-pecas/guia-de-lubrificantes/Files/BB00.40-B-0325-00PA.pdf
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Mensagem por Convidado 9 Qui 3 Jan 2019 - 12:13



Agostinho, aconselhamos neste caso seguir a lista internacional da Matriz que foi atualizada pela fábrica em 12/12/2018:
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Comparando o rol da Bevo revista em 12/12/2018 com os produtos encontráveis no mercado brasileiro que permaneceram, achará por aqui o Mobil GS 333 Plus ou o Extra, o Pentosin Long-Time Antifreeze, Glysantim G48 e o Euro Peak nas Concessionárias da linha comercial por preço bem mais atrativo.

Posso falar dos 2 primeiros, uso atualmente o Mobil GS 333 Plus nas minhas 4 Mbs e antes usava nelas o Pentosin Long Life, são produtos excelentes.

Os atuais são todos azuis esverdeados. Cuidado com compra em lojistas mercado paralelo, pois existem composições constando aprovação nas embalagens que foram descontinuadas em 2016 a partir dos EUA, tem Nota Técnica da MBUSA e tópico no fórum alertando a respeito de mudança no fluído G48 originalmente fornecido pela Valvoline.

Abraços.
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Mensagem por Marujo_BSB Sex 4 Jan 2019 - 0:57



Excelente dica AE, não sabia que o Lubrax tinha saído da Bevo. Eu continuo usando, mas vou comprar para fazer a troca em breve. Acredito que não seja bom misturar as marcas.
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Mensagem por Convidado 9 Sex 4 Jan 2019 - 1:15



Marujo_BSB escreveu:Excelente dica AE, não sabia que o Lubrax tinha saído da Bevo. Eu continuo usando, mas vou comprar para fazer a troca em breve. Acredito que não seja bom misturar as marcas.
Valeu Osvaldo. O Lubrax saiu em 2016. Na nota técnica da MBUSA inclusive tem uma orientação para evitar misturar fluídos de fabricante diferentes, se precisar completar o nível antes da troca e não tiver fluído igual é preferível por precaução adicionar água desmineralizada.
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Mensagem por Marujo_BSB Sex 4 Jan 2019 - 11:41



Curioso é que na lista brasileira ainda consta. A mercedes mudou seu site e o guia de lubrificantes está escondido bem difícil de achar. Nossos links aqui do portal já não funcionam mais (MBB). Achei aqui o novo link do Guia de lubrificantes. Talvez seja caso de alterar nossas páginas. Estou em viagem e não consigo fazer agora mas posso alterar depois.
Cabe ressaltar que o guia é predominantemente para caminhões.

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Mensagem por Jose Agostinho Sáb 5 Jan 2019 - 7:20



Bom dia caros Confrades. Obrigado pelas informações sobre o fluido. Peço à titulo de complementação a quantia  de água /fluido do sistema da ML.Desejo a todos um ótimo final de semana.Abcs.
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Mensagem por Convidado 9 Sáb 5 Jan 2019 - 17:33



Marujo_BSB escreveu:Curioso é que na lista brasileira ainda consta. A mercedes mudou seu site e o guia de lubrificantes está escondido bem difícil de achar. Nossos links aqui do portal já não funcionam mais (MBB). Achei aqui o novo link do Guia de lubrificantes. Talvez seja caso de alterar nossas páginas. Estou em viagem e não consigo fazer agora mas posso alterar depois.
Cabe ressaltar que o guia é predominantemente para caminhões.

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Osvaldo, complementando sobre o que conversamos hoje pessoalmente e corrigindo a informação que postei anteriormente, de fato além do Lubrax também o Pensosin Long Life não consta mais na lista de produtos testados e aprovados pela matriz para motores automóveis produzidos até 2014. 

Pelo que pesquisei sobre a 325.0, creio que há um equívoco na lista nacional da MBB Caminhões e ônibus por que a lista foi baseada na DPL 7700.20 que se refere à norma 325.2, destinada fluídos homologados para veículos comerciais e motores industriais, exceto OM600, M100 e M200.
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Na 325.0 da Matriz consta alerta para observar a 310.1 para linha comercial.
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A MB 310.1 contém as especificações dos fluídos de toda a linha automóveis, comerciais e industriais e inclusive responde a pergunta do Agostinho com relação à quantidade e qualidade da água a ser usada na mistura (exceto concentrados da 326.0); todos os motores enquadrados na norma 325.0 (Bevo) a recomendação mistura é aproximadamente 50% água, a qualidade dessa água deve atender aos requisitos listados no ítem 3.4 da MB 10.1, nível de desmineralizada por causa da exigência de fluído livre de nitrato, amina e fosfato.
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Motores comerciais e industriais a que se refere a DPL 7700.20 são considerados pela norma 310.1 como casos especiais, onde a diluição pode ser maior chega a 90% em alguns casos por não haver em algumas situações específicas a necessidade de anticongelante conforme projeto e especificações de cada motor.

Todo fluído aprovado para os motores de automóveis (até 2014) tem que ser portanto livres de nitrato, amina e fosfato para ser aprovado e homologado na 325.0 automotiva (ítem 4 da 301.1).

Observem que, para motores da linha comercial  já mudam as exigências, 325.3 tem que ser fluído livre dos 3 acima mais borato e silicato; 325.5 livres dos mesmos 3 citados mais borato, e ácido 2.etilhexanóico; 325.6 ídem e 325.7 acrescenta borato e silicato; ou seja não pode misturar fluídos para motores da linha comercial e industriais com fluídos para motores da linha automotivo.

Tabela 3: Especificações para o número da chapa de Fluidos Operacionais e o tipo de refrigerante
Folha de refrigerante no.Anticongelante com folha de inibidor de corrosão no. InibidoresLivre de
inorgânicoorgânico
326,0325,0Si, BXNitrito, amina, fosfato
326,3325,3XNitrito, amina, fosfato, borato, silicato
326,5325,5SIXnitrito, amina, fosfato, borato, ácido 2-etilhexanóico
326,6325,6SIXnitrito, amina, fosfato, borato, ácido 2-etilhexanóico
326,7325,7XNitrito, amina, borato, silicato


O Cálculo da quantidade de água na mistura (exceto 326.0) é mais complexo, depende da especificação de cada produto, veja alguns trechos do ítem 5 da 310.1:
"Se o refrigerante contiver menos de 45% em volume ou mais de 55% em volume de anticongelante com inibidor de corrosão, a proporção de mistura deve ser imediatamente corrigida (vide como proceder na tabela 4 da 310.1)"

Sobre o cálculo da correção quantidade conforme o volume e teor anticongelante utilizado:

"Cálculo da quantidade de refrigerante a adicionar para baixa concentração (Especificado: 50 Vol.%)


  • Teor de refrigerante (total) em litros
  • Concentração medida em Vol .-%

Fórmula computacional:
(50 - concentração medida) * teor de refrigerante / (100 - concentração medida) = quantidade suplementar para corrosão / anticongelante 

Exemplo de cálculo:


  • Teor de refrigerante (total) = 8 litros
  • Concentração medida = 36 Vol.%
  • (50 % - 36 %) * 8 l / (100 % - 36 %) = 1,75 litros 

Esta quantidade calculada deve normalmente ser drenada antecipadamente"


Fonte: 310.1

Outra classe de fluído são misturas prontas (Norma 326.0 - veículos comerciais) não podem receber água na mistura.
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Enfim, creio que a questão relacionada ao Lubrax e o pentosin que continuam homologados para caminhões, ônibus e vans e foram retirados da lista de produtos testados da 325.0 internacional para automóveis esteja na composição do produto.
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