Nível de água no radiador - qual fluído deve ser utilizado no arrefecimento W116
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe S ( W108/109 - W116 - W126 - W140 - W220 - W221 - W222 ) :: W116 - 1972 a 1980
Página 1 de 1 • Compartilhe
Nível de água no radiador - qual fluído deve ser utilizado no arrefecimento W116
Boa tarde Prezados,
Uma duvida, quanto que devo colocar de agua no radiador, pois nao temos como ver o nivel que esta (nao existe nenhum tipo de medidor), devo encher ate a boca ??
Abs:shock:
Uma duvida, quanto que devo colocar de agua no radiador, pois nao temos como ver o nivel que esta (nao existe nenhum tipo de medidor), devo encher ate a boca ??
Abs:shock:
Última edição por Antônio Elias em Sex 4 Set 2015 - 0:52, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Título foi ampliado conforme conteúdo do tópico.)
DMRZ- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 31
Interesses : antigas
Estado :
Advertências :
Re: Nível de água no radiador - qual fluído deve ser utilizado no arrefecimento W116
Normalmente os bujões têm sim um nível impresso neles (realmente é bem apagado).
Use uma luz direta (lanterna) pela lateral dele para visualizar pelo outro lado.
Use uma luz direta (lanterna) pela lateral dele para visualizar pelo outro lado.
TZero- Usuário Platina
- Número de mensagens : 4755
Interesses : Escusos, Dúbios ou Conflitantes ?
Estado :
Advertências :
Re: Nível de água no radiador - qual fluído deve ser utilizado no arrefecimento W116
O carro em questão é o do teu avatar?
Convidado 8- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1821
Estado :
Advertências :
DMRZ- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 31
Interesses : antigas
Estado :
Advertências :
Caros confrades,
Vou pegar estrada nesse final de ano (aeroportos estão caóticos) e aproveitar para curtir um pouco a danada...
Pretendo rodar 2000km e uma dúvida surgiu:
Caso precise completar o "refrigerante" do motor posso fazê-lo diretamente com água destilada ou preciso da mistura 50/50 pronta?
Já comprei uma garrafa de 1000ml de água destilada (na farmácia R$7,00)...
Desculpem a ignorância mas tem alguma diferença entre água destilada/desionificada/desmineralizada?
Desde já agradeço as informações,
RRegis
Vou pegar estrada nesse final de ano (aeroportos estão caóticos) e aproveitar para curtir um pouco a danada...
Pretendo rodar 2000km e uma dúvida surgiu:
Caso precise completar o "refrigerante" do motor posso fazê-lo diretamente com água destilada ou preciso da mistura 50/50 pronta?
Já comprei uma garrafa de 1000ml de água destilada (na farmácia R$7,00)...
Desculpem a ignorância mas tem alguma diferença entre água destilada/desionificada/desmineralizada?
Desde já agradeço as informações,
RRegis
R Regis- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 92
Interesses : MB Antigas
Estado :
Advertências :
A 280S em questão não tem reservatório, é direto no radiador, coloque até onde vc enxergar a água, pois passando do limite verá sair direto pelo "ladrão"....
Schneider- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1413
Interesses : Mercedes
Estado :
Advertências :
Ok Schneider,
Acho que postei no fórum errado: a minha é uma CLK320 1998 (C208)...
Mesmo assim, muito obrigado e um feliz natal!
Acho que postei no fórum errado: a minha é uma CLK320 1998 (C208)...
Mesmo assim, muito obrigado e um feliz natal!
R Regis- Usuário Bronze
Estado :
Advertências :
Caro R Regis, desculpe por não ter me manifestado sobre o seu questionamento, pois o fiz sobre o que tenho algum conhecimento, no caso da MB mais antiga, acredito que logo algum confrade se manifestará sobre a sua dúvida.
Abraço.
Abraço.
Estado :
Advertências :
Regis
Aguinha pura!!!
A marca de nível fica uns 4 ou cinco dedos abaixo da tampa.
Boa viagem....
Aguinha pura!!!
A marca de nível fica uns 4 ou cinco dedos abaixo da tampa.
Boa viagem....
mercor- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 161
Interesses : Viver a vida....
Estado :
Advertências :
Ola Regis:
Não precisa ser agua destilada. Basta que seja pura suficientemente para você poder beber. O nível no tanquinho da CLK é a emenda do plastico preto da parte superior com o branco da inferior.
Paulo Kropsch
Não precisa ser agua destilada. Basta que seja pura suficientemente para você poder beber. O nível no tanquinho da CLK é a emenda do plastico preto da parte superior com o branco da inferior.
Paulo Kropsch
Paulo Kropsch- Usuário Ouro
- Número de mensagens : 671
Interesses : Carros, comidas, bebidas, musica
Estado :
Advertências :
Mercor e Paulo,
Muito obrigado.
Um feliz natal para vcs e suas famílias!!!
Muito obrigado.
Um feliz natal para vcs e suas famílias!!!
R Regis- Usuário Bronze
Estado :
Advertências :
Gozado.........já escutei que a desmineralizada seria a mais indicada por não conter partículas (inclusive ferro e calcário) que podem - a longo prazo - entupir a colmeia ou ocasionar ferrugem.
TZero- Usuário Platina
Estado :
Advertências :
Realmente o melhor é a água desmineralizada ou destilada, ou então a solução já preparada para uso direto no radiador... TZero está certo...
GR- Usuário Platina
- Número de mensagens : 7430
Interesses : troca de informações
Estado :
Advertências :
Se não for de poço com o passar do tempo o cloro ataca paredes do motor e colmeia , uso nas minhas aquela garrafa verde de água para bateria que é vendida nos postos de gasolina a R$3,50 o litro.
Douglas Barddal- Usuário Prata
- Número de mensagens : 387
Interesses : Carros
Estado :
Advertências :
Existem correntes de opiniões diferentes em favor de água destilada ou de água potável. Alguns acham que a água destilada favorece a geração de problemas com o alumínio. Eu sou favorável a opinião prevalecente no Stu´s list, onde os participantes possuem Mercedes novas e antigas ha muitos anos.
Paulo Kropsch
Paulo Kropsch
Paulo Kropsch- Usuário Ouro
- Número de mensagens : 671
Interesses : Carros, comidas, bebidas, musica
Estado :
Advertências :
Sim........o resultado empírico conta muito mesmo.
A droga é que a cada ano os compostos para fabricação de peças/motor vêm mudando.
É a velha estória se o café faz mal ou não.
A droga é que a cada ano os compostos para fabricação de peças/motor vêm mudando.
É a velha estória se o café faz mal ou não.
TZero- Usuário Platina
Estado :
Advertências :
Schneider está certo no caso das 280, mas tem uma marca dentro do bocal, em todo o caso....
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Em todo o caso também, eu prefiro a água purificada
Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Abs
Produtos idênticos obtidos por processos diferentes.R Regis escreveu:Desculpem a ignorância mas tem alguma diferença entre água destilada/desionificada/desmineralizada?
Em todo o caso também, eu prefiro a água purificada
Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Abs
W140- Usuário Ouro
- Número de mensagens : 871
Advertências :
Grato pelo esclarecimento W140.
Abraço.
Abraço.
Estado :
Advertências :
Olás
Li todo o post e fiquei em dúvida qual água usar no radiador...
Na 280s quais das opções devo usar?
-1 água de torneira
-2 mineral filtrada
-3 destilada
-4 fluido especifico de postos
Gostaria de fazer uma troca completa, é fácil?
Alguma dica?
obrigado
Li todo o post e fiquei em dúvida qual água usar no radiador...
Na 280s quais das opções devo usar?
-1 água de torneira
-2 mineral filtrada
-3 destilada
-4 fluido especifico de postos
Gostaria de fazer uma troca completa, é fácil?
Alguma dica?
obrigado
mts.poli- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 81
Interesses : Aprender sobre Mercedes-Benz
Estado :
Advertências :
Água de torneira no meu modo de ver não deve ser usada em nenhum motor e, também, evitaria fluídos já misturados vendidos em postos de combustíveis por não terem referência de testes e aprovação na norma 325.0 MB.
Essa questão do que aplicar e como proceder, acho que vai depender muito do estado em que se encontra o sistema de arrefecimento do motor e etc, existe uma válvula por baixo do radiador para esgotar o líquido, se o fluído estiver limpo sem sinais de ferrugem no líquido a troca é tranquila, basta recircular o sistema com o motor frio aplicando água sob pressão na tubulação de entrada, faço nas minhas abrindo a válvula de radiador (tem em praticamente todos os modelos) e desconectando o mangote de saída do radiador para recircular, aplico aditivo após notar que a água sai limpinha, te sugiro dar uma conferida no problema enfrentado pelo Confrade Rafael M. neste tópico link a seguir e os passos que ele seguiu na troca do fluído no M110:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
O bloco desse motor M110 nessa fase ainda é de ferro fundido, correto? Seguiria o que fez o Rafael M. aplicando água desmineralizada mesmo com 40% de um aditivo que tenha homologação na norma 325.0, porque são produtos testados que oferecem ampla proteção anticorrosiva a materiais diversos, há um bem em conta vendido nos postos Petrobrás.
Abraços,
Essa questão do que aplicar e como proceder, acho que vai depender muito do estado em que se encontra o sistema de arrefecimento do motor e etc, existe uma válvula por baixo do radiador para esgotar o líquido, se o fluído estiver limpo sem sinais de ferrugem no líquido a troca é tranquila, basta recircular o sistema com o motor frio aplicando água sob pressão na tubulação de entrada, faço nas minhas abrindo a válvula de radiador (tem em praticamente todos os modelos) e desconectando o mangote de saída do radiador para recircular, aplico aditivo após notar que a água sai limpinha, te sugiro dar uma conferida no problema enfrentado pelo Confrade Rafael M. neste tópico link a seguir e os passos que ele seguiu na troca do fluído no M110:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
O bloco desse motor M110 nessa fase ainda é de ferro fundido, correto? Seguiria o que fez o Rafael M. aplicando água desmineralizada mesmo com 40% de um aditivo que tenha homologação na norma 325.0, porque são produtos testados que oferecem ampla proteção anticorrosiva a materiais diversos, há um bem em conta vendido nos postos Petrobrás.
Abraços,
Convidado 9- Usuário Platina
- Número de mensagens : 15736
Estado :
Advertências :
Conteúdo patrocinado