Problema com o sensor de posicionamento da borboleta de aceleração - TPS
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Problema com o sensor de posicionamento da borboleta de aceleração - TPS
Caros amigos,
Estou com problemas non sensor da borboleta - o TPS (Throttle Position Sensor) do carro. Já procurei em vários lugares e não acho. Parece que a peça deixou de ser fabricada. Alguém tem alguma dica?
Um abraço e muito obrigado.
Kevin
Estou com problemas non sensor da borboleta - o TPS (Throttle Position Sensor) do carro. Já procurei em vários lugares e não acho. Parece que a peça deixou de ser fabricada. Alguém tem alguma dica?
Um abraço e muito obrigado.
Kevin
Kevin Michael Altit- Usuário Iniciante
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Re: Problema com o sensor de posicionamento da borboleta de aceleração - TPS
A TPS ou sensor de posição do acelerador existe para reposição, melhor meio de compra seria através de importação direta ou utilizar importadores aqui no BR.
Descreva o problema, sintomas e etc para que possamos ajudá-lo, se tiver passado scanner posta os códigos de erros que facilita, o que está acontecendo?
Descreva o problema, sintomas e etc para que possamos ajudá-lo, se tiver passado scanner posta os códigos de erros que facilita, o que está acontecendo?
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Re: Problema com o sensor de posicionamento da borboleta de aceleração - TPS
Caro Antonio,
Muitíssimo obrigado pela rápida e gentil resposta. Na verdade, meu carro está numa oficina aqui no Rio. Acho que dessa vez eu acertei. O Augusto (Charger) é um engenheiro experiente, super sério, e está cuidando do carro com muito zelo. Meu carro passou pela mão de alguns profissionais que não deixaram boas lembranças.
Estamos resolvendo os problemas aos poucos e o problema agora é a marcha lenta. ela é muito instável. Ainda segundo o mecânico, o corpo da borboleta está legal, mas o sensor não está funcionando direito. Escrevo pra você de NY, onde vim a trabalho. Acabo de voltar da Mercedes Manhattan. A peça não é mais fabricada e não está disponível. Abraço e obrigado novamente.
Muitíssimo obrigado pela rápida e gentil resposta. Na verdade, meu carro está numa oficina aqui no Rio. Acho que dessa vez eu acertei. O Augusto (Charger) é um engenheiro experiente, super sério, e está cuidando do carro com muito zelo. Meu carro passou pela mão de alguns profissionais que não deixaram boas lembranças.
Estamos resolvendo os problemas aos poucos e o problema agora é a marcha lenta. ela é muito instável. Ainda segundo o mecânico, o corpo da borboleta está legal, mas o sensor não está funcionando direito. Escrevo pra você de NY, onde vim a trabalho. Acabo de voltar da Mercedes Manhattan. A peça não é mais fabricada e não está disponível. Abraço e obrigado novamente.
Kevin Michael Altit- Usuário Iniciante
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Re: Problema com o sensor de posicionamento da borboleta de aceleração - TPS
Exato, vai achar reposição da Behr e outros fabricantes no mercado paralelo.
O mecânico te passou o part-number? No Mercado Livre tem um sensor a venda, Behr 11781199, é preciso conferir a numeração que está sua R129 ou conferir pelo chassis no Epc para ter certeza de que é a mesma peça, mas como você está nos EUA tem mais opções por aí e pode despachar por Fedex, DHL e outros meios mais rápidos de transporte que façam o desembaraço aduaneiro se houver pressa no reparo.
O mecânico te passou o part-number? No Mercado Livre tem um sensor a venda, Behr 11781199, é preciso conferir a numeração que está sua R129 ou conferir pelo chassis no Epc para ter certeza de que é a mesma peça, mas como você está nos EUA tem mais opções por aí e pode despachar por Fedex, DHL e outros meios mais rápidos de transporte que façam o desembaraço aduaneiro se houver pressa no reparo.
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Re: Problema com o sensor de posicionamento da borboleta de aceleração - TPS
Uma dúvida: qual scanner o Augusto está usando?
Sem scanner que leia as centrais (uma parte é eletrônica e outros componentes analógicos) é difícil condenar esse sensor com segurança.
Sem scanner que leia as centrais (uma parte é eletrônica e outros componentes analógicos) é difícil condenar esse sensor com segurança.
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Re: Problema com o sensor de posicionamento da borboleta de aceleração - TPS
Rapaz, não sei... Vou perguntar!
Kevin Michael Altit- Usuário Iniciante
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Re: Problema com o sensor de posicionamento da borboleta de aceleração - TPS
Kevin, se bem que TPS é nada mais que um potenciâmetro melhorado, dá para testar com multímetro digital, sei que com acelerador aberto pode chegar salvo engano próximo a 5 Volts e leituras não podem tender para infinito, com a válvula de marcha lenta totalmente fechada o resultado resistência tem que dar zero ohms, vou pesquisar com os técnicos acho que tem como fazer ajuste de TPS girando o interruptor do acelerador até zerar leituras de resistência com ele aberto e fechado, o interruptor é que comunica posição de aceleração e carga para central CIS-E.
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Re: Problema com o sensor de posicionamento da borboleta de aceleração - TPS
Amigo,
Havia respondido a sua pergunta sobre o scanner, mas acho que ela se perdeu. O mecânico disse exatamente isso. Ele usa um multímetro digital para fazer os testes. Acabei comprando a peça recondicionada. Se o motor não melhorar, vou ter que trabalhar no dosificador Você sabe quem mexe nessa peça?
Um abraço e obrigado
Havia respondido a sua pergunta sobre o scanner, mas acho que ela se perdeu. O mecânico disse exatamente isso. Ele usa um multímetro digital para fazer os testes. Acabei comprando a peça recondicionada. Se o motor não melhorar, vou ter que trabalhar no dosificador Você sabe quem mexe nessa peça?
Um abraço e obrigado
Kevin Michael Altit- Usuário Iniciante
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Re: Problema com o sensor de posicionamento da borboleta de aceleração - TPS
Aí no RJ o Maluhy ajusta dosificador, os outros especializados como o Luciano não trabalham com esse componente.
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Re: Problema com o sensor de posicionamento da borboleta de aceleração - TPS
Encontrei o tutorial de ajuste de TPS que havia lido no Benzworld, nunca fiz, já acompanhei ajuste com técnico usando equipamentos em bancada junto do carro mas foi em pedal acelerador eletrônico de W203, troca uma ideía sobre isso com o Maluhy e o engenheiro seu amigo, seria mais ou menos o que me explicou um técnico eletrônico da Pinguim A/C de BH meu amigo, veja a transcrição do texto traduzido:
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" O interruptor da válvula de borboleta comunica as posições de aceleração "inativa" e "carga total" para a unidade de controle CIS-E. O interruptor da válvula de aceleração é montado no corpo do acelerador e acionado pelo eixo da válvula de aceleração. Um contato separado é fechado para cada uma das posições finais da válvula borboleta, ou seja, marcha lenta e carga total.
.................................................. ...................
Teste.
Desligue o conector elétrico do interruptor da válvula de aceleração S 29 / 2x1. Conecte um ohmímetro entre o pino 1 e o pino 2 do lado da válvula do acelerador do conector. Feche totalmente a válvula de marcha lenta (contra a parada de marcha lenta).
A leitura da resistência deve ser de 0 ohms.
Abra a válvula de aceleração levemente e coloque um calibrador de folga de 0,009 pol. Entre a alavanca da válvula de aceleração e a parada da válvula de aceleração. Empurre a alavanca da válvula de aceleração contra o calibrador de lâminas.
A leitura de resistência deve ser infinita ohms.
Se a leitura da resistência estiver incorreta, afrouxe os parafusos de montagem do interruptor do acelerador.
Com o calibrador de folga de 0,009 pol. No lugar, gire o interruptor do acelerador lentamente no sentido horário até o ohmímetro ler resistência infinita. Reaperte os parafusos de montagem. """" https://www.benzworld.org/forums/r129-sl-class/2020129-how-adjust-tps-cis-m119.html
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" O interruptor da válvula de borboleta comunica as posições de aceleração "inativa" e "carga total" para a unidade de controle CIS-E. O interruptor da válvula de aceleração é montado no corpo do acelerador e acionado pelo eixo da válvula de aceleração. Um contato separado é fechado para cada uma das posições finais da válvula borboleta, ou seja, marcha lenta e carga total.
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Teste.
Desligue o conector elétrico do interruptor da válvula de aceleração S 29 / 2x1. Conecte um ohmímetro entre o pino 1 e o pino 2 do lado da válvula do acelerador do conector. Feche totalmente a válvula de marcha lenta (contra a parada de marcha lenta).
A leitura da resistência deve ser de 0 ohms.
Abra a válvula de aceleração levemente e coloque um calibrador de folga de 0,009 pol. Entre a alavanca da válvula de aceleração e a parada da válvula de aceleração. Empurre a alavanca da válvula de aceleração contra o calibrador de lâminas.
A leitura de resistência deve ser infinita ohms.
Se a leitura da resistência estiver incorreta, afrouxe os parafusos de montagem do interruptor do acelerador.
Com o calibrador de folga de 0,009 pol. No lugar, gire o interruptor do acelerador lentamente no sentido horário até o ohmímetro ler resistência infinita. Reaperte os parafusos de montagem. """" https://www.benzworld.org/forums/r129-sl-class/2020129-how-adjust-tps-cis-m119.html
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Re: Problema com o sensor de posicionamento da borboleta de aceleração - TPS
Comprei! Vamos ver no que dá. Mais uma vez, obrigado por tudo!
abs
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