Afinação motor M110 W123 - regulagem platinado e carburador Solex 4A1 - resistência bobinas

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Mensagem por f_zechetti Qui 1 Set 2016 - 23:16



Fiz um video do carburador. Vou trocar as juntas, tem vazamentos principalmente na junta do injetor. Tem oxidaçao em uma borboleta do 1 estagio. Quando pisa ate o fundo do acelerador as borboletas do 2 estagio abrem em torno de 45º. Olhei o sistema de aceleraçao e parece q nao tem como abrir mais. 
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Mensagem por C_Brasil Sex 2 Set 2016 - 10:34



Bom dia f_zechetti
   Vi no fórum que você tem um 280 SE, o motor dele deve ser um M110 tal como o do 280 C, já experimentou pegar dois cabos emprestados do 280 SE e testar no 280 C para ver como ele se comporta?
   Outra dica seria verificar a abertura do platinado e o ponto de ignição, quando está fora de ponto o carro fica mais pesado e preso.
   Outra dica mas essa menos provável, seria verificar o casamento da polia do eixo com os dois comandos de válvulas e o rotor de distribuidor, todos têm marcas que devem ser coincidentes.
   Segue o link de um vídeo que achei quase didático sobre manutenção de carburadores Solex 4X1
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Mensagem por Leon 1.6 Seg 5 Set 2016 - 9:06



Zechetti, já que resolveu "encarar" o Solex 4A1, talvez este vídeo possa ajuda-lo:

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Mensagem por f_zechetti Qui 13 Out 2016 - 11:44



Alguem saberia dizer se ha bobina compativel no mercado nacional para o 280C motor 110.923?
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Mensagem por f_zechetti Qui 13 Out 2016 - 12:12



Platinado tambem
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Mensagem por Rui Gabriel Qui 13 Out 2016 - 14:08



Boa tarde confrade Zechetti,
   Acho que o motor do seu carro suporte velas para motor de Opala. Talvez uma bobina de Opala fosse indicada, caso esteja usando essas velas (BP5ES). Sempre usei essas velas e essa bobina num 250 carburado bi-jet que tive, e o carro sempre funcionou muito bem sem qualquer problema. Embora não conheça o distribuidor do seu carro, no caso do 250 que eu tive, ele usava o platinado e o capacitor da linha VW do motor 1600 que eram exatamente iguais aos originais e o carro funcionava bem sem problema algum.
Abrs., Rui Gabriel


Última edição por Rui Gabriel em Qui 13 Out 2016 - 14:15, editado 1 vez(es)
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Mensagem por f_zechetti Qui 13 Out 2016 - 16:21



Fala, Rui. Td bem?

As velas para esse motor são as BP6ES. Já comprei mas ainda nao instalei. As velas que estão nele são um pouco mais frias e estão bem carbonizadas. 
A centelha dos cabos estão avermelhadas, por isso perguntei sobre bobina e platinado. Os cabos sao novos. 
Vídeo que da pra ver a centelha
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Mensagem por f_zechetti Qui 13 Out 2016 - 16:24



Minha bobina ta com cara de ser original de 78. É Bosch made in Germany, aparencia de velha e nao da pra ler nada na etiqueta
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Mensagem por Rui Gabriel Qui 13 Out 2016 - 17:26



   Zechetti, realmente a centelha está meio alaranjada, verifique a abertura do platinado, aberto demais dá uma centelha mais fraca. No meu carro uso 0.40 m/m não creio que o seu seja diferente. Bobina original de 78 com certeza que deve ter algum curto... A do 250CE quando comprei estava. Na dúvida compre uma bobina Bosch nacional para motores de alta potência, não são destinadas a nenhuma marca específica e sim a vários modelos como os antigos Dodges, Mavericks e etc, levando em conta o soquete de encaixe do cabo que vai para o distribuidor. O 250CE está com uma bobina dessas há 15 anos e funciona perfeitamente. Quanto ao platinado, o 250CE usaria somente platinado importado, mas aqui eles descravam o contato do fixo velho (queimado), descravam o contato do fixo do novo, cravam de volta o contato novo no fixo velho, e usam o contato móvel invertido (encaixando-o de pernas para o ar no eixo do contato fixo) dando um angulo de 90º ao terminal elétrico dele, para que ele não toque na mesa do distribuidor que é massa (negativo). Deu para entender alguma coisa desta confusão... rsrsr ?  
Abrs. Rui
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Mensagem por f_zechetti Qui 13 Out 2016 - 18:09



Acabei de medir a resistência da bobina:
Primario, entre os terminais 1 e 15: resistência 0
Secundario, entre o central e terminais 1 e 15: resistência 14.3

Pelo que pesquisei a resistencia do circuito primario deve ficar entre 2 e 5 ohms e do circuito secundario entre 7 e 10 ohms.
O certo seria saber os numeros dessa bobina.

Entendi o que voce disse sobre o platinado, Rui. Vou arrumar um calibre e medir a abertura. Aparentemente parece em bom estado.

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Mensagem por machadosl Sex 14 Out 2016 - 11:12



Bobina é uma peça que podemos dizer ser relativamente barata, e que as vezes pifa sem mais nem menos. Eu aproveitaria comprava uma bobina nova, de alta voltagem como as Bosch série para ignição eletrônica (vermelha) ou a Accel.
Aproveitando, não se esqueça de colocar umas 2 a 3 gotas de óleo no feltro que fica no eixo central do distribuidor para garantir sua lubrificação.
Abraços,
Sergio
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Mensagem por Rui Gabriel Sex 14 Out 2016 - 12:02



   Bom dia Zehetti, pelas fotos a bobina parece ser ainda a original, igual à que o meu carro trazia quando o comprei e estava em curto. Isso fazia com que o carro parecesse engasgado e por vezes custasse para pegar. As bobinas nacionais  modernas não necessitam mais o uso daquela resistência que muitas vezes é outro problema. Pela foto do distribuidor, ele parece ser idêntico ao do W114 250 carburado que tive, e tanto o platinado como o capacitor são dos VW antigos, 72/74 Variants, TLs etc... havendo dois tipos, um mais antigo com um furo que encaixa num eixo existente na mesa do distribuidor, o outro já vem como o eixo no contato fixo, não havendo esse eixo na mesa do distribuidor. O seu com certeza, deve ser o segundo. Li em comentários anteriores que o seu carro não está desenvolvendo bem, acima de uma determinada velocidade, eu tive esse problema num outro carro que foi solucionado com o seguinte procedimento: Foram retirados o vácuo do avanço e o platinado. Depois um parafuso que prende a mesa móvel, onde por baixo dela existem dois pequenos contrapesos que ajudam no avanço da ignição (ou atraso, não me lembro mais) pela força centrífuga e que têm uma molinha cada um. e que fazem com que esses contrapesos abram mais ou menos de acordo com a rotação do eixo do distribuidor. Verifique se as molinhas estão presas nuns eixinhos e se elas não perderam a elasticidade de esticar e encolher, no caso desse meu carro ambas estavam soltas, o carro depois de uma certa velocidade ficava preso e não tinha aceleração. Depois desse procedimento ficou bem melhor.
 Abrs. Rui
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Mensagem por f_zechetti Sex 14 Out 2016 - 14:53



Machado, 
Essa do oleo no feltro eu desconhecia.  Vou pingar algumas gotas la. 

Rui, 
Vou checar as molas do distribuidor.

Essa bobina bosh vermelha muito mais forte nao pode queimar o platinado?? Teria que usar o resistor, certo? Qual resistor deve ser colocado?
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Mensagem por machadosl Sex 14 Out 2016 - 15:41



Sim, ela é mais forte, e claro ela pode diminuir um pouco a vida do platinado, mas já fiz isso nos carros que tive e essa menor vida útil do platinado foi insignificante. Agora, você também pode continuar usando a pré resistência que aparece na penultima foto, ou então, usar uma bobina Bosch intermediária, que correspondia a cor azul agora ela tem a mesma cor de carcaça em alumínio. Essa que era azul era mais indicada para carros com platinado movidos a álcool na década de 80-90, e o pessoal que tinha Opala e Chevette é que gostava muito dela.
Abraços,
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Mensagem por Rui Gabriel Sáb 15 Out 2016 - 11:47



    Zechetti, pode usar a de alta potência (vermelha) sem receio, foi a que instalaram no meu carro lá na oficina especializada. Deixaram também a pré-resistência ligada em série e nunca queimou o platinado. Funciona 100% !!!
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Mensagem por C_Brasil Qui 3 Nov 2016 - 14:14



Boa tarde f_zechetti,
   Há mais notícias da máquina? Como evoluíram os ajustes do motor, houve melhorias? O platinado e a bobina recomendados acima deram certo?
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Mensagem por f_zechetti Qui 3 Nov 2016 - 14:54



Boa tarde, C_Brasil

Ha umas 3 semanas o Solex 4a1 fez jus a fama. Chegando em casa a rotaçao caiu e quando fui olhar vi o carburador lavado de gasolina.
Desmontei tudo e vi que esta empenado e com 3 roscas espanadas. Levei na Raftec carburadores em Sao Bernardo do Campo onde me falaram que o carburador nao estava tão ruim e que ja haviam pego piores. Peguei dias depois mas percebi a junta da tampa molhada na parte que fica pra fora do carburador. Levei de novo la. Quando devolveram eu a coloquei no carro e logo na 1a partida o carburador virou um chafariz, foi gasolina pra todo lado. Levei hj cedo la e me falaram que alguma sujeira travou a agulha. mexeram na hora e ja o trouxe de volta. Se eu tiver tempo, vou montar hoje a noite ver como ficou. 
Nesse meio tempo eu só troquei as velas e o filtro de gasolina. A bobina pretendo comprar ainda essa semana.
Assim que eu conseguir fazer o carro funcionar eu digo como ficou.
Abraço
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Mensagem por f_zechetti Qui 3 Nov 2016 - 15:00



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Mensagem por C_Brasil Qui 3 Nov 2016 - 15:43



   f-zechetti, esse arqueamento visível na parte esquerda da foto da tampa do carburador, é o empeno ou efeito do close da foto? Mas seja o empeno ou efeito do close, roscas de parafusos espanadas são sintomáticos de que eles foram abertos e fechados inúmeras vezes, e talvez por quem não sabia com o que estava lidando. Agora cá entre nós... o pessoal da Raftec mandou um carburador consertado com uma agulha travada logo à partida...? Teriam eles olhado a boia se não está com alguma fissura que deixe passar gasolina para dentro dela? Será que eles são confiáveis para trabalhar com esses carburadores? Obrigado por matar a minha curiosidade.
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Mensagem por f_zechetti Qui 3 Nov 2016 - 17:32



É empenamento, mesmo. 
Todo mundo que eu conversei recomendou a raftec. Ja fiz outros serviços la anos atrás e por aqui todo mundo manda carburador la. Eles tem um belo maquinario uma oficina muito organizada.
Falei com o Claudio da Carbunovo (recomendado aqui no caminho das pedras) mas ele disse q nao mexe mais nesse carburador. 
Perguntei sovre agulha e boia e disseram que foram testados e esta tudo ok.
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Mensagem por f_zechetti Ter 8 Nov 2016 - 0:10



Boa noite, amigos

Hoje ajustei o carburador. Fiquei das 18hs as 23hs junto com um amigo ajustando o Solex. É enjoado demais! Primeiro ajustamos a mistura, depois o injetor de rápida e o pistão de compensação de aceleraçao (quando liga o ar ou outra carga a mais no motor). No fim da noite saimos pra testar. A aceleração ficou entre 900 rpm e 1000 rpm e ainda esta com um cheiro de excesso saindo pelo escapamento. Quanto ao desempenho esta como antes.
Esses dias andei pesquisando sobre o carburador e vi que o meu esta sem a haste (vermelho na foto) que une o acelerador do 1o estagio ao 2o estagio. Com isso o 2o estagio esta abrindo no maximo 50% do seu curso. Acredito que esse seja um dos motivos pro carro nao passar de 120km/h. Outro problema no carburador é um solenoide quebrado que fica na tampa (amarelo na foto). Ainda nao entendi pra que esse solenoide serve. Da impressão que é pra passar ar para a cuba.
Próximo passo é trocar a bobina, ver o ponto e fazer uma haste nova.
O carburador da foto NAO é o meu.
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Mensagem por Rui Gabriel Ter 8 Nov 2016 - 13:55



Zechetti, a presença de empeno na tampa do carburador nesses 4A1 antigos é muito comum. Aqui no Rio tem quem use duas ou até três juntas sobrepostas embebidas num pouco de óleo para compensar o arqueamento da tampa. Há quem a faça manualmente com papel de junta macio mais grosso. Se você mandou retificá-la, esse foi o caminho mais correto. 
   A não abertura correta das borboletas da alta pela falta da haste, com toda a certeza que influi na velocidade e potência final do motor.
   Quanto à solenoide da foto, não tenho a certeza, mas acho que essa é a de corte de gasolina da marcha lenta quando se desliga a chave do carro.
   Segue uma foto duma tampa empenada, empeno esse, considerado normal.
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Mensagem por f_zechetti Ter 8 Nov 2016 - 14:14



Oi Rui, como vai?

Hoje achei algo a respeito daquele solenoide. Pelo que entendi, ela faz os gases do combustível, que esta na cuba, ser aspirado pelo carburador ou ir para a atmosfera. 
Os solenoides de corte são o dois da base. 
Quanto ao empenamento, foi colocado uma junta mais grossa na tampa, e entre a carcaça e a base foi colocado duas juntas e o baquelite.
Abs
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Mensagem por f_zechetti Qua 16 Nov 2016 - 18:35



Boa tarde, confrades

Parte do problema foi resolvido com uma nova haste ligando o 1 ao 2 estagio do carburador.
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Agora o carro estica as marchas. a 1a chega a 60km/h e a 2a chega a 80km/h. Nao testei na 3a e 4a pois nao cheguei a entrar na rodovia devido ao transito. 
Durante o teste, enquanto eu esticava a 2a o carburador babou gasolina, fazendo o rendimento cair na hora. Encostei achando que ia morrer mas começou a estabilizar. Sentindo o cheiro de gasolina, abri o capo e vi que tava tudo molhado. A impressao que tenho é que vazou pela valvula de ventilaçao da cuba (nao sei ao certo o nome e como funciona). A mesma esta com o pistao quebrado e o corpo do solenoide trincado.
Alguem sabe para que serve e como funciona esse solenoide (amarelo na imagem)?
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Mensagem por Rui Gabriel Qui 17 Nov 2016 - 9:37



Olá Zechetti, bom dia,
   Já tive um problema muito parecido com esse num outro carro, isto para não dizer igual ao seu. O carburador derramava bastante gasolina pelas entradas de ar dos misturadores de gasolina/ar (aqueles parafusos com um furo no meio que ficam na tampa do carburador), levando o carro a perder potência, afogar e parar. O problema estava na válvula de entrada de gasolina na cuba que, quando deveria fechar pela pressão exercida sobre ela pela boia da cuba, não vedava completamente. Por acaso esse pistão quebrado a que se refere, é o das fotos que eu anexo, e que por aqui alguns chamam de estilete da boia?
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   No meu caso, o problema foi resolvido com uma boa limpeza da válvula e da sede dela, onde ela encosta. Depois com a tampa do carburador removida, puxando a boia para cima (ela pressiona a válvula contra a sede) e soprando pela entrada de gasolina verificou-se que não havia mais passagem nenhuma de ar.
   Quanto ao solenoide, é raro encontrá-lo em outros carburadores da mesma marca, mas realmente acho que ele atua para liberar os gases de combustível da cuba, evitando a formação de pressão dentro dela e um consequente jorro de combustível pelos difusores do carburador.
    Foi bom saber que, mesmo com esse problema de encharcamento externo do carburador, o desempenho dele melhorou muito, e ainda espero que venha "tirar uma onda" aqui pelo Rio nessa bela máquina... me ofereço para co-piloto!
   Abraços, Rui
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