Folga na caixa de direção
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Folga na caixa de direção
Confrades, seguindo a saga na manutenção, venho percebendo um aumento de batida na suspensão, principalmente quando passa em rua de paralelepípedo.
Ontem levei na Autocenter para conferir a suspensão, e a única folga visível foi na caixa de direção! Pergunta: é fácil encontrar os reparos, ou é melhor comprar antes para depois mandar para a oficina especializada? Ou não existe reparos para esta caixa de direção???
Desde já agradeço qualquer ajuda!!!
Att.
Max Ronald.
Ontem levei na Autocenter para conferir a suspensão, e a única folga visível foi na caixa de direção! Pergunta: é fácil encontrar os reparos, ou é melhor comprar antes para depois mandar para a oficina especializada? Ou não existe reparos para esta caixa de direção???
Desde já agradeço qualquer ajuda!!!
Att.
Max Ronald.
Max Ronald V Montalvao- Usuário Iniciante
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Re: Folga na caixa de direção
As caixas de direção antigas, da epoca de seu carro, são com setor e sem fim e esferas flutuantes, se eu estou bem lembrado.
Elas aceitavam uma regulagem para ajustar as folgas. Cheguei a fazer este ajuste em uma MB ano 1979 que tive.
Sugiro ir na especializada Mercedes em Vila Velha e ver o que pode ser feito.
Certamente importar peças para esta caixa não vai ser barato.
Como existiram muitas 280 S o melhor seria tentar conseguir outra caixa em ferro velho.
Paulo Kropsch
Elas aceitavam uma regulagem para ajustar as folgas. Cheguei a fazer este ajuste em uma MB ano 1979 que tive.
Sugiro ir na especializada Mercedes em Vila Velha e ver o que pode ser feito.
Certamente importar peças para esta caixa não vai ser barato.
Como existiram muitas 280 S o melhor seria tentar conseguir outra caixa em ferro velho.
Paulo Kropsch
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Re: Folga na caixa de direção
Obrigado confrade Paulo, estou meio sem rumo pois tudo é novidade para esta marca, vou procurar esta oficina sim e ver o que se pode ser feito!
Att.
Max Ronald.
Att.
Max Ronald.
Max Ronald V Montalvao- Usuário Iniciante
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Re: Folga na caixa de direção
Liguei hoje na Star Car, e o dono foi muito educado de sincero comigo, não quer pegar carros antigos para trabalhar..
Espero poder ter uma ajuda dos confrades para eu mesmo fazer, ou aprender a fazer, para não deixar "morrer" uma MB.
Espero poder ter uma ajuda dos confrades para eu mesmo fazer, ou aprender a fazer, para não deixar "morrer" uma MB.
Max Ronald V Montalvao- Usuário Iniciante
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Re: Folga na caixa de direção
Ola Max:
Voce ja tentou regular o parafuso para ajuste da folga entre o pinhão e o sem fim ?
Alem disso, acho que so um conhecedor do assunto pode fazer.
Sugiro voce telefonar para o confrade Maluhy ou para o Vieira na Daimler, e ver o que eles
te recomendam fazer.
Busque os telefones no "caminho das pedras" aqui no portal.
Paulo Kropsch
Voce ja tentou regular o parafuso para ajuste da folga entre o pinhão e o sem fim ?
Alem disso, acho que so um conhecedor do assunto pode fazer.
Sugiro voce telefonar para o confrade Maluhy ou para o Vieira na Daimler, e ver o que eles
te recomendam fazer.
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Paulo Kropsch
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Re: Folga na caixa de direção
Boa noite Max,
Tenho um W115 240 Diesel e faz uns 15 dias que eu mesmo tirei a folga da caixa de direção. A caixa de direção do meu carro é a mesma das W116 e W123, acredito que se a sua for diferente, poucas diferenças terá dessas mais antigas. Se tiver acesso visual à parte superior da caixa de direção, existe lá um parafuso com um buraco pra chave allen 8, apertado com uma contraporca 17". Afrouxe essa contraporca com um soquete 17" e dois alongadores encaixados de forma que fiquem acima do motor, no meu caso usei o meu torquímetro, uma vez que, a contraporca vem muito apertada de fábrica e não há chave de boca ou estriada que a afrouxe nem espaço suficiente de manejo para a afrouxar. Tão logo sinta que afrouxou a contraporca, não a afrouxe mais, deixe assim mesmo. Aí sim, use uma chave de boca ou estriada para mantê-la firme no lugar (ela não pode girar junto com o parafuso) e com uma chave allen 8 vá girando o parafuso no sentido anti-horário até a folga desaparecer. Se a folga for grande como era a do meu carro, pode logo de início dar uma volta completa no sentido anti-horário ao parafuso. Após essa volta e havendo ainda folga, vá de meia volta em meia volta. Desaparecendo a folga, dê mais uma meia volta ao parafuso para que, ao apertar a contraporca, compense o tanto que o parafuso vai girar junto com ela, lembrando que, desde que começou a operação de girar o parafuso no sentido anti-horário a contraporca tem que ficar na mesma posição em que ficou tão logo sentiu que ela afrouxou. Ela não pode em momento nenhum ter rodado junto com o parafuso. A contraporca deverá ser bem apertada ao máximo para evitar vazamento de óleo do sistema hidráulico. Fiz isso no meu carro e ela ficou justa como num carro novo. Se não houver possibilidade de fazer pela parte de cima do cofre do motor, então só mesmo baixando a caixa de direção e removendo-a para fora . Já tirei duas, é trabalhoso mas nada difícil de o fazer. Só é pesada na hora de a levantar para a fixar na longarina do carro.
Rui Gabriel
Rui Gabriel- Usuário Bronze
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Re: Folga na caixa de direção
Acrescento ainda, que por medida de segurança, é preferível deixar a caixa com uma folga imperceptível (ou aceitável) a deixá-la absolutamente justa sem folga. Corre-se o risco de danificar irremediavelmente a caixa de direção.
Rui Gabriel
Rui Gabriel- Usuário Bronze
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Re: Folga na caixa de direção
Ola Max
O teste pratico para testar a folga é fazer uma curva na velocidade de uns 20 km/hr e ver se o volante volta normalmente para posição para andar em linha reta para a frente.
Paulo Kropsch
O teste pratico para testar a folga é fazer uma curva na velocidade de uns 20 km/hr e ver se o volante volta normalmente para posição para andar em linha reta para a frente.
Paulo Kropsch
Paulo Kropsch- Usuário Ouro
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Re: Folga na caixa de direção
Rui Gabriel, boa tarde.
VC foi precioso nas suas explanações. Sua didática foi impecável.
Show.
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Majorferk- Usuário Bronze
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Re: Folga na caixa de direção
Boa tarde confrades, muito obrigado pelas dicas, a minha caixa é chave 19mm mas o procedimento é o mesmo, realmente foi difícil e quase desisti de tão duro estava para girar, percebi também que o parafuso allen não tinha curso no sentido horário, ou seja, estava todo apertado.
Folguei 1 volta e meia no allen e tornei a apertar a sextavada, dei uma volta com o carro, e o incômodo barulho não parou nem diminuiu, parece bieleta ou bucha de balança estourada (faz tok tok) em piso irregular.. No volante não há folga!
O fato é que o mecânico disse que as buchas não estão estouradas, nem sequer com folgas acentuadas... Eu vou dar mais uma ajustada no parafuso e dar outra volta no carro, se o volante ficar duro nas curvas desfaço a alteração, porém, possivelmente vou ter que levar a MB numa oficina especializada em DH para tentar resolver o problema!
Agradeço imensamente a ajuda de ambos os confrades!
Folguei 1 volta e meia no allen e tornei a apertar a sextavada, dei uma volta com o carro, e o incômodo barulho não parou nem diminuiu, parece bieleta ou bucha de balança estourada (faz tok tok) em piso irregular.. No volante não há folga!
O fato é que o mecânico disse que as buchas não estão estouradas, nem sequer com folgas acentuadas... Eu vou dar mais uma ajustada no parafuso e dar outra volta no carro, se o volante ficar duro nas curvas desfaço a alteração, porém, possivelmente vou ter que levar a MB numa oficina especializada em DH para tentar resolver o problema!
Agradeço imensamente a ajuda de ambos os confrades!
Max Ronald V Montalvao- Usuário Iniciante
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Re: Folga na caixa de direção
ola, uma caixa do direção revisado correto custa em Alemanha ca 500 Euros. deste uma peca usado mas com todo selos, borrachos e coisas com desgaste trocado.
plus logo o transporte para Brasil plus absurdo taxas e burocracia e 2-3 meses tempo.
mas vc ja substituir o amortecedores, borrachos do suspensão e terminais? evtl so o alavanca do caixa ficar com um tolerância
o foto demonstrar o caixa com o alavanca
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
att
plus logo o transporte para Brasil plus absurdo taxas e burocracia e 2-3 meses tempo.
mas vc ja substituir o amortecedores, borrachos do suspensão e terminais? evtl so o alavanca do caixa ficar com um tolerância
o foto demonstrar o caixa com o alavanca
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