Solex 4a1 dificuldade de peças

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Mensagem por Max Ronald V Montalvao Qui 14 Dez 2017 - 14:00



Caros confrades, minha 280S 1982 apesar da baixa quilometragem, ficou muitos anos parada, sendo assim o que mais estou tendo dificuldade é com o carburador. Já li todos os tópicos tanto referente da minha W126, como também da W116, buscando aprender mais sobre este carro.

O carro funciona normal, não tem falsa entrada de ar nem engasga.   Somente quando eu ligo o carro as vezes afoga e quando vou olhar, jorra gasolina pela tampa superior do carburador... Suspeito que seja a agulha (estilete) que não estaria vedando 100%, já havia acontecido outras vezes com o carro no trânsito, sempre quando parado no sinal (farol)

Como eu tenho uma noção de mecânica, desmontei o carburador, e com o estilete na mão, sai procurando no comercio de Vitória-ES um similar, sem sucesso...  foi quando um especializado em carburador me deu a ideia de usinar a parte aonde fica o estilete e adaptar o do santana, que é quase idêntico, só que mais fino que da Mercedes.

Pergunta, devo encarar isso e resolver o problema, ou vcs. acham arriscado o serviço e talvez condenar o carburador que de aparência é novo?

Att. 

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Mensagem por Leon 1.6 Sex 15 Dez 2017 - 13:56



O Solex 4A1 sempre foi um carburador "enjoado", que não aceita bem adaptações.

Adaptar uma "agulha" de Santana? Não sei, precisaria conhecer muito bem as especificações, mas me é intuitivo crer que o fluxo de combustível demandado pelo Santana é menor que o do 280S; em assim sendo, possivelmente faltaria gasolina quando o motor fosse exigido.

Considere, também, que essa não é uma peça que costuma ser problemática: normalmente uma boa limpeza (cuidadosa retrolavagem) remove eventuais "ciscos" (como borrachas ressecadas que se desprendem dos tubos) que interfiram no bom funcionamento da agulha.

Não conheço especificamente a instalação desse carburador nos W126, mas eu cogitaria também a possibilidade de haver algum problema na linha de retorno do combustível ou mesmo na bomba de gasolina como causa desse transbordamento mencionado.

Veja também algumas informações do AutoZone e do PeachParts sobre o Solex 4A1, inclusive sobre uma ferramenta especial para sua montagem, em [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] e em [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Caso os links "caiam" futuramente, transcrevo o texto divulgado no fórum PeachParts:

Service Information Bulletin dated January 1981 (Ref No MBNA 07.2/1)

Subject: Replacement of Seat for Float Needle Valve, Solex 4A1 Carburetor

In some instances it is possible for the needle valve seat to work itself loose and travel upwards. The consequently lowered fuel level may result in complaints such as rough, erratic engine operation due to fuel starvation at full throttle operation. In the past, this necessitated carburetor replacement which is no longer required because repair-size needle valve seats are now available. Replacement of a needle valve seat is mandatory.

Work Procedure:

1. Pull needle valve seat from carburetor body after removal of the float.

2. Measure valve seat counter bore with the go-no go gauge and determine the repair size.

Note: The single grooved end of the gauge indicates a fit for the 1st repair stage, and likewise, the double grooved end corresponds to the 2nd stage.

3. Carefully drive the novo  needle valve seat down to the stop with the special punch. Be sure that the needle valve seat is installed exactly perpendicular and that the fuel inlet port is positioned as shown in illustration 1.

Note: An installation tool kit which contains the go-no go gauge and special punch is available from you local parts depot.

4. Adjust float level

Spare Parts and Tool Information

Float needle valve seat 1st repair stage 000 071 01 94
Float needle valve seat 2nd repair stage 000 071 02 94

Valve seat installation kit 000 581 00 80




Boletim Informativo de Serviço datado de janeiro de 1981 (Ref No MBNA 07.2 / 1)

Assunto: Substituição do assento para a válvula de agulha flutuante, Solex 4A1 Carburador

Em alguns casos, é possível que o assento da válvula de agulha funcione solto e viaje para cima. O nível de combustível conseqüentemente reduzido pode resultar em queixas, como o funcionamento áspero e errático do motor devido à inanição de combustível na operação completa do acelerador. No passado, isso exigiu a substituição do carburador que não é mais necessária porque os bancos de válvulas de agulha de tamanho de reparo estão agora disponíveis. A substituição de um assento de válvula de agulha é obrigatória.

Procedimento de trabalho:

1. Puxe a sede da válvula de agulha do corpo do carburador após a remoção do flutuador.

2. Meça o furo do contador do assento da válvula com o indicador go-no go e determine o tamanho do reparo.

Nota: A única extremidade ranhurada do medidor indica um ajuste para o 1º estágio de reparo e, da mesma forma, a extremidade de duplo sulco corresponde ao 2º estágio.

3. Dirija com cuidado o novo assento da válvula da agulha até o batente com o soco especial. Certifique-se de que o assento da válvula de agulha seja instalado exatamente perpendicularmente e que a porta de entrada do combustível esteja posicionada como mostrado na ilustração 1.

Nota: Um kit de ferramentas de instalação que contém o go-no go gauge e o soco especial estão disponíveis no depósito de peças local.

4. Ajuste o nível do flutuador

Peças sobressalentes e informações sobre ferramentas

Suporte de válvula de agulha flutuante 1 ° andar de reparo 000 071 01 94

Assento de válvula de agulha flutuante 2º andar de reparo 000 071 02 94

Kit de instalação do assento da válvula 000 581 00 80




[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Última edição por Antônio Elias em Seg 18 Dez 2017 - 0:24, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : inserir tradução textos (tradutor google))
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Mensagem por Max Ronald V Montalvao Sex 15 Dez 2017 - 15:23



Obrigado pelo retorno Leon, vou pegar este material que vc. enviou e estudar um pouco mais! 

Estou doido para curtir com minha família a minha W126, mas porém, com toda a segurança possível!!!
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Mensagem por Marujo_BSB Sex 15 Dez 2017 - 23:01



Max eu tive uma 280s do mesmo ano da sua. Tive muitos, mas muitos problemas para acertar o carburador. Nunca consegui. Fiz uma revisão completa na autorizada e não resolveu. Cada vez que ligava o carro era uma aperto no coração sem saber se ia funcionar.
Acabei perdendo o gosto pelo carro e o vendi.
Na época, há mais de dez anos atrás, eu não conhecia o fórum nem os bons mecânicos que entendem disso.
Minha sugestão: tire o carburador e envie para um especialista como o Maluhy ou Alan. Não mexa com isso. É mecânica fina e não admite gambiarras. Mexer nisso consome muito tempo e as chances de sucesso são pequenas. Gaste um pouquinho, deixe na mão de quem entende e curta seu carro. Vc vai ver, com o carburador acertado é um carro fenomenal! Sinto muitas saudades do meu.
Forte abraço
Osvaldo
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Mensagem por machadosl Sáb 16 Dez 2017 - 9:22



Uma coisa aprendi dos tempos que mexia com carros carburados: não se deve fazer adaptações em carburadores, eles não aceitam bem.
Agora, pode-se sim, trocar o carburador por um que tenha melhor ajuste que este, as vezes é necessário mandar usinar uma flange para adaptar o carburador que se quer colocar. Infelizmente desconheço as medidas desta carburador e o lado que o cabo do acelerador se encaixa, mas é uma coisa a se pensar.
No passado já fiz ele tipo de adaptação por duas vezes, uma em um Fusca 79, que aceita qualquer coisa que jogue gasolina, tudo porque o carburador original não existia mais e outra em um Santana que tinha um motor com preparo leve, e por isso não permitia ajuste com o carburador original.
Abraços,
Sergio
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Mensagem por BEREK Dom 17 Dez 2017 - 1:53



Vc deve comprar um reparo e a boia nova. Que parece ser seu problema.  
Tenho o kit de reparo e a boia original 
Entre em contato  21 982730000
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Mensagem por Convidado 9 Sex 21 Dez 2018 - 23:18



Como opção para manter a originalidade, existe um kit de conversão Weber redline K248 que substitui o Solex 4a1, custa em torno de U$ 700,00 no EUA.
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Mensagem por f_zechetti Ter 12 Fev 2019 - 18:23



O Quadrajet da Rochester é praticamente igual ao Solex 4a1. Esse carburador nao seria uma opçao para torcar o Solex?
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