Alternador com variações de energia.

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Alternador com variações de energia. Empty Alternador com variações de energia.

Mensagem por Willsilva Sex 29 Set 2017 - 20:07



Ola pessoal.

Essa semana constatei um problema de variação de corrente na iluminação do carro, ou seja quando o carro está em marcha lenta percebe-se uma oscilação nas luzes. Levei o carro em um profissional que mapeou tanto a bateria quanto o alternador. Após a investigação foi constatado pelo osciloscópio que o alternador está gerando variações de corrente, entre V12.06 até V14.00. Segundo o analista essa variação de tensão está alta e sobrecarregando o modulo do carro. 

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O analista informou que algo dentro do alternador está gerando esse picos de correte e devo procurar uma solução o quanto antes.

Alguém já teve esse problema ou sabem se fica carro esse conserto? 


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Mensagem por Convidado 9 Sex 29 Set 2017 - 22:27



William, a tensão tem que variar entre o mínimo de 13,50 ideal 13,60 ao máximo 14,50 V.

No seu caso está abaixo do mínimo, portanto o alternador na faixa indicada não está carregando.

Provavelmente foi o regulador eletrônico de tensão que pifou, ele é a causa mais frequente de panes em alternadores. 

Antes de desmontar o alternador num bom auto elétrico te aconselho certificar-se de que existe este regulador para pronta aquisição no mercado para evitar ter que apelar para importação, evite máximo possível colocar marcas paralelas se confirmar nos testes em banca, pelo número de peça do alternador ou do próprio regulador pesquisando pelo numero de chassis no EPC se consegue localizar outro compatível OEM aplicado noutros veículos.

Sucessos nos reparos.
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Mensagem por Willsilva Sex 29 Set 2017 - 23:44



Antônio Elias escreveu:William, a tensão tem que variar entre o mínimo de 13,50 ideal 13,60 ao máximo 14,50 V.

No seu caso está abaixo do mínimo, portanto o alternador na faixa indicada não está carregando.

Provavelmente foi o regulador eletrônico de tensão que pifou, ele é a causa mais frequente de panes em alternadores. 

Antes de desmontar o alternador num bom auto elétrico te aconselho certificar-se de que existe este regulador para pronta aquisição no mercado para evitar ter que apelar para importação, evite máximo possível colocar marcas paralelas se confirmar nos testes em banca, pelo número de peça do alternador ou do próprio regulador pesquisando pelo numero de chassis no EPC se consegue localizar outro compatível OEM aplicado noutros veículos.

Sucessos nos reparos.
Obrigado pelo retorno.


Analisando seus comentários, creio sim que seja esse Regulador de tensão. Como não manjo do assunto, veja esse vídeo e os comentários que o analista fez. Faz sentido os valores apresentados na tela. O problema é que um dos faróis de neblina (led) apaga quando sobre levemente o giro, e ele alega (no vídeo) que é devido aos picos de tensão, causando a sobre carga e desarma o modulo. Mas se a tensão está chegando as 14.0v, entendo que esteja dentro dos padrões. Somente a tensão baixa que estaria fora, mas aí não seria picos de sobre carga, conforme vídeo.



Esse é o regulador.

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Mensagem por machadosl Sáb 30 Set 2017 - 9:09



Willian, eu faria uma revisão no alternador e trocaria o regulador de voltagem, foi por isso que o módulo de minha GL500 queimou, mas quando descobri, já era tarde, a ECU queimou e até hoje não está consertada e o preço do serviço do conserto do módulo já passou dos 2 mil reais.
Abraços,
Sergio
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Mensagem por Leon 1.6 Seg 2 Out 2017 - 9:10



Complementando os comentários do Antônio Elias e do Sérgio, não vale a pena economizar nessa peça, procure comprar a original do fabricante do alternador (Bosch? Valeo?): no caso do Sérgio, o regulador de voltagem era de uma marca paralela (Ikro) e deu no que deu.
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Mensagem por Willsilva Seg 2 Out 2017 - 15:23



machadosl escreveu:Willian, eu faria uma revisão no alternador e trocaria o regulador de voltagem, foi por isso que o módulo de minha GL500 queimou, mas quando descobri, já era tarde, a ECU queimou e até hoje não está consertada e o preço do serviço do conserto do módulo já passou dos 2 mil reais.
Abraços,
Sergio


Sem duvida. A troca do regulador ainda é mais barato que a troca do modulo.

Mas obrigado.
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Mensagem por Willsilva Seg 2 Out 2017 - 15:25



Leon 1.6 escreveu:Complementando os comentários do Antônio Elias e do Sérgio, não vale a pena economizar nessa peça, procure comprar a original do fabricante do alternador (Bosch? Valeo?): no caso do Sérgio, o regulador de voltagem era de uma marca paralela (Ikro) e deu no que deu.

Realmente, não posso correr risco de colocar uma marca qualquer e danificar o modulo. Aí vai ficar complicado.

Eu já achei uma peça nova e original, mas a brincadeira custa Mil reais, fora a troca. Mas ainda é mais barato que um modulo.


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Mensagem por Willsilva Seg 2 Out 2017 - 15:47



Uma dúvida.
Pessoal, 

A marca Bosch é considerada marca original da MB? Pergunto por que achei a peça para vender pela Europa Experience no ML e me informaram que a peça é original.

Vale apena mesmo ou devo procurar somente pela marca Valeo?

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Mensagem por Convidado 9 Seg 2 Out 2017 - 15:52



Bosch é linha de montagem sim, maioria dos alternadores inclusive, para confirmar qual sistema está no seu carro somente pesquisando pelo chassis no Epc para ter certeza ou conferindo na peça in loco.

E pela linha vermelha mostrada naquele gráfico apresentado acima, o sistema elétrico da sua MB não está alcançando 14V, observe as medições minima e máxima fora de faixa padrão.

Na prática, depois de 8 a 10 horas parado, um alternador pela manhã ou no primeiro funcionamento começa carregando próximo do máximo, geralmente em torno de 14 a 14,10 V, se bateria estiver com pouca carga vai começar pelos 14,40 a 14,45 V e à medida que o carro vai rodando o regulador de tensão faz a compensação de carga x temperatura para preservar a bateria e o próprio sistema, a seguir com o uso do carro a tensão vai descendo até estabilizar no mínimo, considerado em 13,60 V, pois normalmente quando um alternador chega a 13,5 V já parou de carregar, como o sistema de controle de carga destes reguladores é eletrônico tanto faz que o motor esteja em alta ou baixa RPM o certo tem que carregar da mesma forma, sempre acima de 13,60 V e se ultrapassar de 14,5 V torra módulos e centrais pelo excesso de carga, baixa tensão confunde a eletrônica e desarma sensores e módulos vitais como o ESP, SRS e etc.
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Mensagem por machadosl Seg 2 Out 2017 - 17:48



Willian, eu importei a peça da Inglaterra pelo e-bay seguindo a informação do numero da mesma que o Antônio Elias me confirmou, ela chegou em 16 dias e saiu por quase metade do preço que estava sendo cobrado por aqui, inclusive comparando com anúncios do Mercado Livre.
Abraços,
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Mensagem por Willsilva Seg 2 Out 2017 - 17:56



machadosl escreveu:Willian, eu importei a peça da Inglaterra pelo e-bay seguindo a informação do numero da mesma que o Antônio Elias me confirmou, ela chegou em 16 dias e saiu por quase metade do preço que estava sendo cobrado por aqui, inclusive comparando com anúncios do Mercado Livre.
Abraços,
Sergio

No caso eu teria que obter o cod da peça para pesquisa no ebay.

Realmente deve ficar mais barato, Falei a pouco com vendedor e ele me fez por 845 com frete gratis.
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Mensagem por machadosl Seg 2 Out 2017 - 18:08



Olhei agora na nota e a peça saiu a R$212,00 + R$58,90 de frete sendo que não fui taxado.
Abraços,
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Mensagem por Willsilva Ter 3 Out 2017 - 0:09



machadosl escreveu:Olhei agora na nota e a peça saiu a R$212,00 + R$58,90 de frete sendo que não fui taxado.
Abraços,
Sergio


Realmente é mais barato. 

Mas vc teve que procurar ou passar o cod da peça ao vendedor?
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Mensagem por Willsilva Ter 3 Out 2017 - 0:32



Onde eu consigo o cod do Regulador de voltagem. Será que a ccs saberia informar?

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Mensagem por machadosl Ter 3 Out 2017 - 11:15



Acho que o Antônio Elias pode te ajudar, pois uma das formas é tirar o alternador para ver o numero da peça, mas dá um trabalho e tanto. Primeira coisa que você tem que ver é se o alternador é Valeo ou Bosch.
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Mensagem por Willsilva Ter 3 Out 2017 - 11:28



No caso eu ainda não retirei o alternador, porém liguei na ccs da MB e passei o numero do chassi e me informaram que o cod do Regulador é 0031544006. Com esse cod creio que eu consiga comprar, correto?

Fiz uma pesquisa no eBay por esse cod 0031544006 e achei da marca Valeo por R$ 153,00 + R$ 35,00 de frete. Na ccs me passaram o preço de R$2.378,00.  ...ABSURDO.
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Mensagem por machadosl Ter 3 Out 2017 - 11:33



Só dá uma conferida, se der, com um espelho se o alternador é Valeo mesmo, pois no meu caso o antigo proprietário trocou o alternador que era Valeo e colocou um Bosch. A Bosch costuma ter suas marcas na capa traseira e na polia.
Torço para que não tenham trocado, pois assim a compra será sem surpresas.
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Mensagem por Willsilva Ter 3 Out 2017 - 11:41



machadosl escreveu:Só dá uma conferida, se der, com um espelho se o alternador é Valeo mesmo, pois no meu caso o antigo proprietário trocou o alternador que era Valeo e colocou um Bosch. A Bosch costuma ter suas marcas na capa traseira e na polia.
Torço para que não tenham trocado, pois assim a compra será sem surpresas.
Abraços,
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Uma dúvida, sendo Bosch ou Valeo, o modelo da peça em si não é a mesma? Os encaixes, formato, tensão, etc não são iguais?  


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Mensagem por machadosl Ter 3 Out 2017 - 12:01



Só encaixe do alterador no motor que é igual, mas o regulador de voltagem, estator, e ponte retificadora tem pequenas diferenças, por isso é importante verificar antes de comprar.
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Mensagem por Willsilva Ter 3 Out 2017 - 12:04



machadosl escreveu:Só encaixe do alterador no motor que é igual, mas o regulador de voltagem, estator, e ponte retificadora tem pequenas diferenças, por isso é importante verificar antes de comprar.
Abraços,
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Entendi.

Vou ver se consigo enxergar algo, mas até onde sei a antiga proprietária, que foi a unica dona da MB não chegou a trocar nada. Mas vou tentar confirmar.

Obrigado e aviso quando conseguir.
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Mensagem por Willsilva Ter 3 Out 2017 - 16:09



machadosl escreveu:Só dá uma conferida, se der, com um espelho se o alternador é Valeo mesmo, pois no meu caso o antigo proprietário trocou o alternador que era Valeo e colocou um Bosch. A Bosch costuma ter suas marcas na capa traseira e na polia.
Torço para que não tenham trocado, pois assim a compra será sem surpresas.
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Olha aí.

Realmente consegui bater uma foto de trás do alternador e ele é da Bosch. Agora pelos códigos que estão descritos qual deles se refere ao regulador?

Pelo que pude verificar o cod A2711540802 se refere ao conjunto do alternador. Já o cod 01245150888 seria do Regulador?

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Mensagem por Willsilva Ter 3 Out 2017 - 16:13



Eu havia esquecido que a MB também tem a opções de monitor a corrente que chega na Bateria. Habilitei essa opção no painel e constatei realmente a variação de corrente.

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Mensagem por machadosl Qua 4 Out 2017 - 12:42



Bem, teu alternador é Bosch, isso é ótimo e quanto a este numero é referente ao alternador, pois esta peça é uma capa plástica que cobre o regulador de voltagem. O numero do alternador é o que se inicia com o A, e ele é um alternador de 120A/h.
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Mensagem por Willsilva Qua 4 Out 2017 - 17:01



machadosl escreveu:Bem, teu alternador é Bosch, isso é ótimo e quanto a este numero é referente ao alternador, pois esta peça é uma capa plástica que cobre o regulador de voltagem. O numero do alternador é o que se inicia com o A, e ele é um alternador de 120A/h.
Abraços,
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Vou te mandar uma msg privada com o link da peça que achei. Se puder dar uma olhada, agradeço.
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Mensagem por Convidado 9 Qua 4 Out 2017 - 20:32



Willian, acho que pode ter algo errado ou na informação deste PN ou com o alternador instalado no carro, pois reguladores de tensão Valeo em regra não se aplicam em alternadores Bosch e vice-versa, a não ser que trocaram esse alternador, poste o número do chassis que confiro no Epc qual é o sistema que veio de fábrica. 

13,7 V está carregando normalmente, sugiro continue testes, essa oscilação de luzes que você está observando nem sempre é do regulador de tensão, pode ser proveniente de outros componentes do alternador, na minha ML W163 por exemplo acontecia essa oscilação em qualquer Rpm do motor, isso em 2013, foi necessário na época trocar o eixo coletor rotor internamente, como já havia comprado o regulador achando que era nele o problema aproveitei a mão de obra e instalei o novo e guardei o usado em boas condições.
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