Embreagem Semi-automática x Manual

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Mensagem por patrick_rhamon Sex 20 Jan 2017 - 15:19



Galera, boa tarde.
Tenho um Mercedes Classe A 190, ano 2002 Classic.
Quando o antigo dono a comprou, era semi-automático, mas por sentir desconforto, pediu para adaptar o pedal de embreagem nele, sendo até ai, tudo bem.
Por esses dias, verifiquei que, o carro havia apresentado dificuldade a passar a marcha. Levei em um mecânico e ele constatou que era a embreagem que estava com problema.
Li diversos tópicos por aqui mas em nenhum consegui tirar minhas dúvidas. São elas:
1º - Como o carro foi adaptado de semi-automático para "manual", qual a embreagem correta que eu deveria comprar? A do Cambio semi-automático ou a do cambio manual?
2º - O mecânico tentou me oferecer o serviço de recondicionar a embreagem, ele informou que a garantia era de 6 meses e que o carro andaria tranquilo por muito tempo. O que acham, compensa?
3º - Procurei em diversas lojas e autorizadas e algumas até mesmo não tem a peça e um amigo achou uma da marca Mecarm, o disco e o platô. Essa marca é boa? Ela compensa?
4º - Caso haja alguma sugestão mais em conta de peças e valores, alguém poderia informar?

Grato a todos desde já.
Atenciosamente,

Patrick Rhamon.
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Mensagem por Convidado 9 Sáb 21 Jan 2017 - 0:04



Patrick, 

Sobre a modificação na transmissão veja comentários "preliminares neste tópico abaixo, instala-se atuador e tira Aks e sensores, o kit de embreagem qeu saiba é o mesmo.
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Recondicionar embreagem acho que não compensa, mais prático gastar logo com um kit zero e evitar gastos futuros abreviados e redobrados, observe essa expressão que esses mecânicos usam ... que vai andar "tranquilo"  "por muito tempo" ... eles sabem que recondicionamento não é o ideal e a durabilidade não é a mesma de um kit novo original. 

Quanto te pediram neste serviço? Não duvido que ele mecânico é que encaminhará platô, disco e etc para recondicionar, ou não? Se for, é possível que o mecânico ainda vá ganhar serviço em cima de serviço.

Um kit zero Sachs e Luk do 1.9 acha hoje por uns R$2 mil ou menos, até lojas americanas e uma loja chamada allparts net (não conheço) tem anunciados, mais prático cotar em Concessionárias ver se tem promoções e instalar depois num mecânico de sua confiança. 

Marca Mecarm, paralelona como vários kits chineses aftermarket oferecidos no mercado, dizem que é embalada ou distribuída na Itália, pesquise na web, há relatos em vários fóruns de outras marcas dizendo que quebra rapidinho, proporcionalmente cara e não tem a qualidade de kits genuínos.

Te aconselho não deixar mecânicos multimarcas que não estão habituados com Classe A avaliar ou mexer nessa embreagem, tente ver com Confrades capixabas se há algum mecânico ex-Concessionária para olhar isso para você de modo descartar com segurança se há problemas com trambulador por exemplo, há uma pequena haste conhecida como caçoleta que faz a junção caixa x trambulador quando está danificada dá impressão que a embreagem pifou e as marchas não entram, pecinha custa R$ 30,00 em CCS, há vários casos aqui no fórum de mecânicos comuns apanhando desse trambulador e condenam embreagem, enfim não sei quem é esse mecânico, se fosse especializado acho que você teria citado, tente algum especializado MB para avaliar o estado do atuador e checar todas as adaptações se estão em ordem, passar scanner e descartar todas possibilidades antes para ter realmente certeza de que disco e plato necessitam de troca, me preocupa tenho visto vários casos nas mãos de mexânicos que a embreagem está boa e o problema é outro.

Essa embreagem condenada por exemplo está patinando? Dificuldade para engate de marchas pode ser trambulador, caçoleta e etc.
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Mensagem por patrick_rhamon Dom 22 Jan 2017 - 16:33



Grande Antonio Elias, boa tarde,

O mecânico que me ofereceu o serviço diz mexer a 17 anos com isso, sendo que ele falou que não "compensava" comprar peças novas e sim recondicionar.
Irei levar em outra loja autorizada, tem uma rede que mexe apenas com mercedes aqui em Vila Velha (tem três, na verdade, rsrs) e ver o que eles podem apurar.
Grato desde já.
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Mensagem por Convidado 9 Dom 22 Jan 2017 - 22:20



Recondicionar embreagem de Classe A?! compensa só se for pra ele, mecânico estranho esse hein!!! :negative:  

Patrick, prazer tentar ajudá-lo. Poste na área de oficinas do ES os dados dessas 3 que atuam com MB, pode ser útil aos amigos capixabas, olhe você mesmo se a haste do trambulador está rachada ou bamba.
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Mensagem por Convidado 9 Seg 23 Jan 2017 - 0:04



Dê uma olhada neste tópico, pode lhe ser útil:
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A haste ou terminal esférico aço do trambulador é simples você mesmo conferir o estado dela, a pequena peça é esta que aparece nas imagens deste outro tópico, descarte essa possibilidade:
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[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ou assista vídeo de um proprietário fazendo a troca:
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Mensagem por valderifs Seg 23 Jan 2017 - 10:00



Pode ser realmente algo que não seja a embreagem do Cotó. 
.
E relação ao valor da embreagem, isso para mim é o maior assalto que a Mercedes fez contra o seu consumidor. 
.
Sim, dirão que é a estrela que tem no capô que faz o carro ter as peças mais caras. Oras, isso é até compreensível no fatídico MAF ou o AKS, ou até mesmo o FGS, cujos componentes não tem em outros carros. 
.
Mas colocar essa desculpa em uma embreagem que em outros carros, até mais modernos, custa até 1/5 do preço é ter síndrome de Estocolmo. 
.
Vamos lá, a embreagem original do Cotó é Sacks. Vamos ver embreagens Sacks de outros carros:
.
Honda Civic 1.7 - 899 reais
Corolla 1.6 até 2008 - 905 reais
Golf/Audi A3 1.6 - 680 reais (Luk)
Focus 2016 - 1240 reais (Luk)
.
Classe A 190 - 1950 reais.
.
Ou seja, não há nada de diferentes nos carros acima do Classe A. Todos tem BAS-ESP e ABS, claro, com seus nomes característicos. 
.
Não há indicativo que a embreagem do Classe A o faz ser mais econômico, potente e inquebrável. 
.
Saem da mesma linha de montagem. 
.
Concluindo, colocaria sem medo uma paralela, pois aliado ao alto custo desse componente, tem o fato de que para trocá-lo tem que baixar completamente o agregado, ao invés da troca nos demais carros.
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Mensagem por Convidado 9 Seg 23 Jan 2017 - 13:48



Valderifs, 

Platô e disco Sachs do 1.6 sem atuador por exemplo já se acha faixa de R$ 1.000,00 na Lojas Americanas, Submarino e outras, nas lojas parceiras desses sites e em importadores independentes deve conseguir por menos.
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Troca em Audi A3 por exemplo não baixa agregado, mas procedimentos não são tão simples e a mão de obra não é barata também. 

Saem da mesma linha de montagem. 
Creio que não, dizem que os kits Sachs e Luk de Mercedes não são produzidos no Brasil como acontece com os de outros veículos citados acima. 

Não há indicativo que a embreagem do Classe A o faz ser mais econômico, potente e inquebrável. 
Essa parte não entendi?! 

É sabido que quem garante transferência homogênea de torque é exatamente uma boa embreagem, produzida nas medidas adequadas de diâmetro, número de estrias, material correto e etc, embreagem inadequada pode causar danos volante do motor, ou não?
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Mensagem por valderifs Ter 24 Jan 2017 - 14:10



Antônio, o que eu quis dizer que, pela custo da embreagem do Classe A, isso não torna o carro diferencial em relação aos outros carros, que usam também embreagens construídas pelas mesmas fábricas.
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Mensagem por Convidado 9 Qua 25 Jan 2017 - 16:05



Sim, compreendi Valderifs.

Essa diferença de custos dos kits de embreagem OEM de W168 dizem que é decorrente de importação, vários fornecedores independentes como o João de Foz, Valdinei e outros dizem que tem dificuldades para obter kit OE Sachs para Classe A, nas Concessionárias falam que o Kit Sachs vem de fornecedor na Europa, Alemanha, enfim como já começou aparecer kits Sachs à venda no mercado paralelo, posso estar enganado mas imagino que acabando de vez esses acordos comerciais de distribuição via dealer creio que a tendência em breve seja preços igualarem aos dos kits de embreagem similares produzidos no Brasil pela Sachs e Luk pra outras montadoras.
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Mensagem por patrick_rhamon Qui 26 Jan 2017 - 9:38



Galera, venho aqui para deixar como está até o momento a minha situação.
Irei leva a máquina em outro mecânico autorizado para averiguar, provavelmente amanhã, pois vou pegar folga na parte da tarde.
Já me preparando para o pior, segue os levantamentos que fiz:

Mecânico Neves CAR:
Recondicionamento: R$ 1500,00 (tira a embreagem, recondiciona e coloca no lugar e testa. Garantia de 6 meses).
Mão de obra: R$ 900,00 (substituição da embreagem antiga por uma nova).
Volante do motor: R$ 300,00 (ele alegou com todas as letras que se mexesse na embreagem teria que trocar o volante do motor).

Mecânico Star CAR (o que vou levar amanhã):
Mão de obra: R$ 800,00

Centro Automotivo (um amigo que é representante de vendas conseguiu desconto):
Mão de obra: R$ 500,00
Volante do motor: R$ 200,00 (se realmente precisar de mexer nele, irão acertar o original do carro).

Peças na concessionária:
Disco+Platô: R$ 1590,00
Atuador: R$ 700,00
Volante do Motor: R$ 2625,00

Peças em outras lojas (o mesmo amigo que é representante de vendas conseguiu pra mim estas peças):
Disco+Platô Mecarm: R$ 790,00
Disco+Platô Sachs: R$ 1030,00
Atuador: R$ 300,00


Até o momento foi esse o levantamento que fiz.

Vamos ver como vai ficar amanhã a situação do meu fiote, se der tudo certo, não precisarei desembolsar essa grana toda.
Com o resultado em mão, posto aqui minha experiência com o carro e com os mecânicos.

Abraço e obrigado a todos.
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Mensagem por valderifs Qui 26 Jan 2017 - 20:08



Recondicionamento não é uma boa idéia, já que o disco dura em média 40 mil quilômetros. 
A minha está indo para 120 mil, está chegando na hora de trocar. 
Telefonei à Concessionária DIVENA, onde obtive uma boa promoção: Kit completo (Disco, Platô e Atuador) por 1.600 reais. No ano passado eles estavam vendendo por 1450.
É, pelo tempo que se gasta essa embreagem, até que não está muito caro não.
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Mensagem por Convidado 9 Sex 27 Jan 2017 - 4:24



Patrick, chegou conferir a haste do trambulador da foto que postei? 

Infelizmente tem mecânico que não conhece essa peçinha e condena o kit de embreagem.

Se há dificuldade de engatar marchas sem "arranhar" e o pedal está com pressão e altura certa é possível que haja problema no trambulador ou mesmo só no atuador.
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Mensagem por patrick_rhamon Seg 30 Jan 2017 - 15:49



Então meus amigos, levei a um mecânico que trabalha SOMENTE com mercedes, após várias pesquisas aqui e na internet achei ele.
Star Car, é uma oficina especializada em mercedes (e realmente, só vi mercedes lá).
O cara olhou e condenou o platô apenas, porém, como o disco sofre o desgaste com o tempo, melhor trocar os dois.
Atuador e o volante do motor ele falou que, pelo funcionamento do carro, não há necessidade de mexer, pois não está dando tranco nem nada.
Comprei a peça hoje na concessionária: R$ 1597,00 e a não de obra vai ficar em R$ 800,00.
Peça com 1 ano de garantia.

Obrigado a todos pela ajuda e pela paciência.
Atenciosamente,
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Mensagem por Convidado 9 Ter 31 Jan 2017 - 2:19



Boa informação Patrick, essa especializada Mercedes não consta do rol do fórum, vamos abrir tópico à parte sobre ela na seção especializadas capixaba para colhermos maiores informações.
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Mensagem por patrick_rhamon Sex 17 Fev 2017 - 10:26



Galera, venho deixar aqui o resultado da minha situação.

Fiz o serviço com a especializada (após o período de sufoco que passamos no ES, rsrsrs) e peguei o carro ontem.
Para minha surpresa, o mecânico falou que tinha outras coisas para mexer no carro, e pelo que vi, foi bem sincero da parte dele (o trabalho da oficina é bem profissional, isso tenho que assinar embaixo).
O trabalho ficou show de bola. O carro ta excelente (apesar dos acertos a serem feitos) e passando marcha suavemente.
No mais, mais que recomendado o trabalho dos técnicos da Star Car, podem ir sem medo.

Obs.: Foi apenas o platô quebrado mesmo (eu estou com a peça em casa) e não sei se compensa mandar para remanufaturar ele. O que acham?
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