Ventoinha do motor C250 - funcionamento perfeito ou algum problema?
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe C ( W201 - W202 - W203 - W204 - W205 ) :: W204 - 2007 a 2013
Página 1 de 1 • Compartilhe
Ventoinha do motor C250 - funcionamento perfeito ou algum problema?
Olá, confrades... Meu relato é o seguinte: fiz um passeio de cerca de 450 quilômetros, com um amigo que é proprietário e estava a bordo de uma M6. Fizemos esse "rolê" com as máquinas... Faltando cerca de 20km pra chegar ao destino (já na volta), que seria uma parada para almoço, notei que o carro baixou a temperatura do motor dos 90º habituais para 80º... Quando parei, notei que a ventoinha tava funcionando com muita rapidez, digamos assim... Desliguei o carro e ela permaneceu ligada por cerca de 10 segundos e desligou.
Depois disso, não notei mais esse comportamento... Mesmo pegando mais 30km de rodovia até finalmente chegar em casa... Isso foi na quarta-feira... Até hj esse comportamento não se repetiu mais. Então, pergunto: será que esse comportamento é normal, já que, acho eu!, o motor deveria trabalhar na casa dos 90º e não 80º, especialmente em rodovia e andando forte? Ou será que foi o prenúncio de algum problema? Confesso que fiquei intrigado com esse comportamento.
P.S. Sim, andamos forte o tempo todo e o carro me surpreendeu conseguindo acompanhar a M6 (acompanhar aqui, leia-se: andando em velocidade cruzeiro acima dos 160km/h numa boa e não "apostando corrida" e nem arrancada, pq obviamente eu não teria a menor chance).
Depois disso, não notei mais esse comportamento... Mesmo pegando mais 30km de rodovia até finalmente chegar em casa... Isso foi na quarta-feira... Até hj esse comportamento não se repetiu mais. Então, pergunto: será que esse comportamento é normal, já que, acho eu!, o motor deveria trabalhar na casa dos 90º e não 80º, especialmente em rodovia e andando forte? Ou será que foi o prenúncio de algum problema? Confesso que fiquei intrigado com esse comportamento.
P.S. Sim, andamos forte o tempo todo e o carro me surpreendeu conseguindo acompanhar a M6 (acompanhar aqui, leia-se: andando em velocidade cruzeiro acima dos 160km/h numa boa e não "apostando corrida" e nem arrancada, pq obviamente eu não teria a menor chance).
Última edição por Antônio Elias em Dom 15 Jan 2017 - 20:32, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : título acrescido "C250")
michellcm- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 93
Data de inscrição : 28/02/2016
Interesses : -
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Ventoinha do motor C250 - funcionamento perfeito ou algum problema?
Por mim considero normal. A temperatura não deve passar dos 90 e se em regime de trabalho normal sempre vai variar entre 80 e 90 graus mesmo em dias extremamente quentes.
Abraços,
Sergio
Abraços,
Sergio
machadosl- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2470
Data de inscrição : 10/04/2016
Interesses : Carros, doenças humanas, vírus, imunologia
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Ventoinha do motor C250 - funcionamento perfeito ou algum problema?
Seria uma estratégia da central para prevenir sobreaquecimento, uma vez detectado que estava "descendo o sarrafo" no carro?
Leon 1.6- Usuário Ouro
- Número de mensagens : 614
Data de inscrição : 16/06/2010
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Ventoinha do motor C250 - funcionamento perfeito ou algum problema?
Para mim a situação descrita parece OK.
No geral, e guardadas as devidas proporções da coisa:
Mais velocidade (que o "normal") = mais fluxo de ar enquanto o carro está em movimento = temperatura mais baixa.
Ao parar o veículo, o motor estará mais quente (que o "normal") = ventoinha trabalhará por mais tempo.
[ ]s
No geral, e guardadas as devidas proporções da coisa:
Mais velocidade (que o "normal") = mais fluxo de ar enquanto o carro está em movimento = temperatura mais baixa.
Ao parar o veículo, o motor estará mais quente (que o "normal") = ventoinha trabalhará por mais tempo.
[ ]s
coshimo- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 80
Data de inscrição : 22/03/2009
Interesses : Boas coisas. :)
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Ventoinha do motor C250 - funcionamento perfeito ou algum problema?
Essa temperatura de serviço entre 85 a 90º C é normal nas C250 e demais L4, inclusive nas 250 CDI europeias, nos M272 2.5, 3.0 e 3.5 ídem, o termostato aparentemente está na faixa normal.
Esses motores MB a leitura do termostato é feita eletrônicamente, sei que pelo Wis em condições mecânicas sem avarias e considerando o líquido de arrefecimento ativo a temperatura mínima considerada normal é 80º C e máxima 100º C quando um dos estágios da ventoinha é disparado para ajudar resfriar, já que acima disso começa partir para superaquecimento e o módulo corta motor para proteger antes de atingir 130º C quando fluído ferve.
Líquido de arrefecimento tem que trocar a cada 3 anos, vencido começa perder propriedades suportar variações de temperatura.
Esses motores MB a leitura do termostato é feita eletrônicamente, sei que pelo Wis em condições mecânicas sem avarias e considerando o líquido de arrefecimento ativo a temperatura mínima considerada normal é 80º C e máxima 100º C quando um dos estágios da ventoinha é disparado para ajudar resfriar, já que acima disso começa partir para superaquecimento e o módulo corta motor para proteger antes de atingir 130º C quando fluído ferve.
Líquido de arrefecimento tem que trocar a cada 3 anos, vencido começa perder propriedades suportar variações de temperatura.
Convidado 9- Usuário Platina
- Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Ventoinha do motor C250 - funcionamento perfeito ou algum problema?
Valeu pelas explicações, galera... Antônio Elias sempre nos dando uma aula... Minha preocupação era a de que o motor funcionando na casa ali dos 80º e sendo bastante exigido, poderia estar abaixo da temperatura ideal... E em nenhum momento ela passou dos 90º...
Os fluídos foram trocados em concessionária, antes de eu fechar negócio (foi a minha condição). Trocaram de câmbio, arrefecimento, freios e óleo... Peguei em fevereiro do ano passado... Já irei fazer 1 ano de estrela. Abs!
Os fluídos foram trocados em concessionária, antes de eu fechar negócio (foi a minha condição). Trocaram de câmbio, arrefecimento, freios e óleo... Peguei em fevereiro do ano passado... Já irei fazer 1 ano de estrela. Abs!
michellcm- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 93
Data de inscrição : 28/02/2016
Interesses : -
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Ventoinha do motor C250 - funcionamento perfeito ou algum problema?
Fluído ativo é importantíssimo. Acho o seguinte, se depois de um longo percurso o painel de instrumentos indicou a temperatura mínima e não estamos mais no inverno, para você ficar tranquilo monitore as temperaturas pelo painel para ver se isso volta ocorrer, aparentemente ao meu ver e dos demais colegas que se manifestaram no tópico está realmente tudo certo, mas se voce notar adiante que esse indicador de temperatura venha cair muito abaixo de 80º C com o motor bem aquecido e não subir para o mínimo e se manter, aí sim tem que checar termostato e sensores de temperatura para ver se estão enviando sinais errados que interferem principalmente no sistema de injeção e ar condicionado.
Convidado 9- Usuário Platina
- Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Ventoinha do motor C250 - funcionamento perfeito ou algum problema?
Não abaixou dos 80º (na verdade ficou um pouquinho acima). Esqueci de complementar o que se passou na minha cabeça: eu achava que a ventoinha só era acionada nos 90º... Por isso fiquei encucado dela funcionando ali na casa dos 80 e pouco. E sim, no dia fazia bastante calor. Uns 35º com sensação de 40 e poucos fácil... Rsrs...
Hj rodei com a família cerca de 120km e ela não apresentou o mesmo comportamento. Mas aí a velocidade cruzeiro foi entre 90 e 110km/h... Dia chuvoso e na casa dos 25º...
Acho que dá pra concluir que ela fez isso pra preservar mais o motor em velocidades mais altas mesmo... Foi a primeira vez que andei mais forte no carro, nesse quase 1 ano. Até pq o uso da C250 é 90% urbano... Abs!
Hj rodei com a família cerca de 120km e ela não apresentou o mesmo comportamento. Mas aí a velocidade cruzeiro foi entre 90 e 110km/h... Dia chuvoso e na casa dos 25º...
Acho que dá pra concluir que ela fez isso pra preservar mais o motor em velocidades mais altas mesmo... Foi a primeira vez que andei mais forte no carro, nesse quase 1 ano. Até pq o uso da C250 é 90% urbano... Abs!
michellcm- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 93
Data de inscrição : 28/02/2016
Interesses : -
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Ventoinha do motor C250 - funcionamento perfeito ou algum problema?
Exatamente, se manteve dentro do que foi programado para o sistema, a ação da ventoinha foi eficaz nessa alta temperatura, no trânsito urbano a tendência acionar mais vezes, o resfriamento em movimento ao meu ver acontece conforme o relato do Celso mesmo, concordo com ele.
E essas esticadas são ótimas para "exercitar" a eletrônica e "descarbonizar" a máquina. rsrs
Abraços,
E essas esticadas são ótimas para "exercitar" a eletrônica e "descarbonizar" a máquina. rsrs
Abraços,
Convidado 9- Usuário Platina
- Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Ventoinha do motor C250 - funcionamento perfeito ou algum problema?
Pelo que eu sei, normal essa temperatura... Geralmente a ventoinha arma mais forte por causa do ar condicionado, mas como meu motor eh bem diferente do seu, não me arrisco palpitar mais do que isso.
A minha válvula termostática, abre a exatos 87o graus...
Forte abs.
A minha válvula termostática, abre a exatos 87o graus...
Forte abs.
_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
PedroAlexRJ - W202 - C36 - AMG - 1996 - ´BlackSeries´
PedroAlexRJ - W202 - C36 - AMG - 1996 - ´BlackSeries´
Pedroalexrj- Moderador
- Número de mensagens : 5784
Data de inscrição : 13/08/2010
Interesses : MB's...'carros' e etc...
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Tópicos semelhantes
» MOTOR VENTOINHA C200 KOMPRESSOR 2009
» Para quem tem algum problema na sua mercedes
» Um problema - avaria líquido arrefecimento no nível correto - ventoinha ligada
» algum motor a venda de c280 ano 94 ????
» C250 2016 problema na aceleração! Acelerador cortando
» Para quem tem algum problema na sua mercedes
» Um problema - avaria líquido arrefecimento no nível correto - ventoinha ligada
» algum motor a venda de c280 ano 94 ????
» C250 2016 problema na aceleração! Acelerador cortando
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe C ( W201 - W202 - W203 - W204 - W205 ) :: W204 - 2007 a 2013
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos