Tutorial ajuste freio estacionamento - aplicável C250 - C300 - C350 W204
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Tutorial ajuste freio estacionamento - aplicável C250 - C300 - C350 W204
Alguém sabe me dizer onde acho um tutorial com o procedimento de ajuste do pedal do freio de estacionamento?
A minha é uma C250 2012.
A minha é uma C250 2012.
Última edição por Antônio Elias em Sáb 14 Jan 2017 - 18:14, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : título ampliado outros modelos que se aplicam o mesmo procedimento)
adlrs- Usuário Iniciante
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Re: Tutorial ajuste freio estacionamento - aplicável C250 - C300 - C350 W204
Encontrei esse da Pelican, prático, aplicável C250 e também às C300 e C350.
Fonte: http://www.pelicanparts.com/techarticles/Mercedes-W204/137-BRAKES-Parking_Brake_Adjustment/137-BRAKES-Parking_Brake_Adjustment.htm
Ferramentas necessárias: chave de fenda de cabeça chata longa, macaco chão, calços rodas, óculos de segurança, chave de alavanca, chave de torque.
Modelos aplicáveis: Mercedes C250 2012-2014, C300 2008-2014; C350 2008-2014.
Texto traduzido e adaptado com apoio google tradutor:
Se o freio de estacionamento não está funcionando corretamente, e há dificuldades para manter o carro parado, você pode somente necessitar ajustá-lo melhor que substituir tudo.
Existe um mecanismo de ajuste entre as sapatas do travão de estacionamento que pode ser ajustado para compensar o desgaste das sapatas do travão de estacionamento.
Para ajustar este mecanismo, você deve primeiro levantar e apoiar o veículo. Com o carro apoiado com segurança apoiado (vide manual locais apoio de macaco) remover as rodas traseiras. Há um ajustador em ambas as rodas traseiras.
Se você não pode obter os freios de estacionamento para trabalhar com esses ajustes, então provavelmente é hora de substituir pastilhas de freios. Vide outro tutorial substituindo suas sapatas de freio de estacionamento para mais informações.
Fonte: http://www.pelicanparts.com/techarticles/Mercedes-W204/137-BRAKES-Parking_Brake_Adjustment/137-BRAKES-Parking_Brake_Adjustment.htm
Ferramentas necessárias: chave de fenda de cabeça chata longa, macaco chão, calços rodas, óculos de segurança, chave de alavanca, chave de torque.
Modelos aplicáveis: Mercedes C250 2012-2014, C300 2008-2014; C350 2008-2014.
Texto traduzido e adaptado com apoio google tradutor:
Se o freio de estacionamento não está funcionando corretamente, e há dificuldades para manter o carro parado, você pode somente necessitar ajustá-lo melhor que substituir tudo.
Existe um mecanismo de ajuste entre as sapatas do travão de estacionamento que pode ser ajustado para compensar o desgaste das sapatas do travão de estacionamento.
Para ajustar este mecanismo, você deve primeiro levantar e apoiar o veículo. Com o carro apoiado com segurança apoiado (vide manual locais apoio de macaco) remover as rodas traseiras. Há um ajustador em ambas as rodas traseiras.
Se você não pode obter os freios de estacionamento para trabalhar com esses ajustes, então provavelmente é hora de substituir pastilhas de freios. Vide outro tutorial substituindo suas sapatas de freio de estacionamento para mais informações.
Você precisará girar o disco ou o rotor até que um dos orifícios dos pinos esteja às 2 horas para o lado do motorista e às 10 horas para o lado do passageiro. Você pode precisar de uma lanterna para iluminar o orifício do perno (seta vermelha) até que você veja os eixos no mecanismo de ajuste. Enquanto você não precisa remover os discos ou discos traseiros para fazer isso, você estará fazendo isso "cego", como você não pode ver o ajustador enquanto trabalhava com ele. As duas sapatas de freio de estacionamento usam o interior do rotor como um tambor de freio. No topo dos dois sapatos é um ajustador que basicamente separa os sapatos. Ele pode ser ajustado para dentro ou para fora girando a roda-fuso no mecanismo. Gire o rotor de forma que um dos orifícios dos pinos esteja às 2 horas para o lado do motorista e às 10 horas para o lado do passageiro. Se você olhar dentro com uma luz de flash você verá uma roda dentada. Você precisará girar este pinhão no sentido horário para expandir as sapatas de freio. A melhor maneira de fazer isso é certificar-se de que o freio de estacionamento está desligado e tentar girar o rotor com a mão. Você vai querer ajustar o tensor até que você pode senti-lo agarrando o rotor. Uma vez que os sapatos estão agarrando o rotor, retire o ajuste para que o rotor apenas gira livremente. Agora aplique o freio de estacionamento, e você deve ser bom. Certifique-se de fazer as duas rodas, de modo que você tem potência de travagem máxima e, portanto, desgaste uniforme nas sapatas. Imagem Grande | Imagem Extra-Grande | |
Aqui está o que o mecanismo de ajuste parece com o rotor desligado. Você pode ver como a chave de fenda entra através do furo do pino e engata os eixos do mecanismo para girá-lo. Você não precisa remover o rotor para executar este trabalho embora. Imagem Grande | Imagem Extra-Grande |
Convidado 9- Usuário Platina
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Re: Tutorial ajuste freio estacionamento - aplicável C250 - C300 - C350 W204
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Convidado 9- Usuário Platina
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Re: Tutorial ajuste freio estacionamento - aplicável C250 - C300 - C350 W204
Perfeito Antonio!!!
Muito obrigado!
Vou fazer isso amanhã mesmo!
Abraço
Muito obrigado!
Vou fazer isso amanhã mesmo!
Abraço
adlrs- Usuário Iniciante
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Re: Tutorial ajuste freio estacionamento - aplicável C250 - C300 - C350 W204
Por nada, sucessos nos reparos e nos confirme adiante esse par-e-passo para complementarmos o assunto.
Abraços.
Abraços.
Convidado 9- Usuário Platina
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Re: Tutorial ajuste freio estacionamento - aplicável C250 - C300 - C350 W204
Pois é.
Olhei tudo que fala no tutorial e lá diz que a regulagem está nas duas rodas traseiras, porém no meu carro só tem regulagem na roda traseira direita.
Fiz a regulagem ontem, pois tirei as rodas para dar um trato e colocar pneus novos.
Com isso, devo montá-las hoje e farei o teste.
Segundo o tutorial que li no site, você mexe no regulador até sentir a roda "prender", daí você desfaz a regulagem para a roda soltar e esse é o ponto certo.
Vamos ver.
Torcer para ter feito certo. Senão, terei que tirar a roda fora e refazer tudo........
Olhei tudo que fala no tutorial e lá diz que a regulagem está nas duas rodas traseiras, porém no meu carro só tem regulagem na roda traseira direita.
Fiz a regulagem ontem, pois tirei as rodas para dar um trato e colocar pneus novos.
Com isso, devo montá-las hoje e farei o teste.
Segundo o tutorial que li no site, você mexe no regulador até sentir a roda "prender", daí você desfaz a regulagem para a roda soltar e esse é o ponto certo.
Vamos ver.
Torcer para ter feito certo. Senão, terei que tirar a roda fora e refazer tudo........
adlrs- Usuário Iniciante
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Re: Tutorial ajuste freio estacionamento - aplicável C250 - C300 - C350 W204
Boa noite confrades,
Li o tutorial e estava precisando disso, amanhã faço e posto fotos.
Só um adendo: Quando regulava freios de mão, prendia até aonde queria a altura (ex: 2 dentes) e aí sim fazia a regulagem, tenho quase certeza que no pé seria da mesma forma ou com ele completamente solto.
Abraço
Li o tutorial e estava precisando disso, amanhã faço e posto fotos.
Só um adendo: Quando regulava freios de mão, prendia até aonde queria a altura (ex: 2 dentes) e aí sim fazia a regulagem, tenho quase certeza que no pé seria da mesma forma ou com ele completamente solto.
Abraço
calvinsantos- Usuário Iniciante
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Re: Tutorial ajuste freio estacionamento - aplicável C250 - C300 - C350 W204
No tutorial diz que é para você deixar solto, regular até o freio segurar a roda e daí você solta o suficiente para soltar a roda e esse é o ponto.
No meu caso, fiz a regulagem, porém não ficou como esperado.
Melhorou bastante, mas eu gostaria do pedal mais alto, tipo parar o carro "com menos de meio pedal".
Antes tinha que pisar até o final e com força.
Hoje piso quase até o final, mas sem fazer força para parar o carro.
Como tem que tirar a roda para fazer isso, fiz apenas um ajuste. Vou tentar outro e daí falo o que deu.
E uma observação.
No tutorial fala em fazer a regulagem nas duas rodas traseiras, porém meu carro só tem o regulador na traseira direita.
No meu caso, fiz a regulagem, porém não ficou como esperado.
Melhorou bastante, mas eu gostaria do pedal mais alto, tipo parar o carro "com menos de meio pedal".
Antes tinha que pisar até o final e com força.
Hoje piso quase até o final, mas sem fazer força para parar o carro.
Como tem que tirar a roda para fazer isso, fiz apenas um ajuste. Vou tentar outro e daí falo o que deu.
E uma observação.
No tutorial fala em fazer a regulagem nas duas rodas traseiras, porém meu carro só tem o regulador na traseira direita.
adlrs- Usuário Iniciante
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Re: Tutorial ajuste freio estacionamento - aplicável C250 - C300 - C350 W204
Adlrs,
Com certeza seu carro tem ajuste de ambos os lados... olha com carinho pois ficam em posições diferentes de cada lado.
Até onde sei, não tem ajuste para o curso ou a altura do pedal, somente ajusta as sapatas mesmo.
Abs
Com certeza seu carro tem ajuste de ambos os lados... olha com carinho pois ficam em posições diferentes de cada lado.
Até onde sei, não tem ajuste para o curso ou a altura do pedal, somente ajusta as sapatas mesmo.
Abs
accateb- Moderador
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Re: Tutorial ajuste freio estacionamento - aplicável C250 - C300 - C350 W204
Como o carro fez 30 mil e comprei recentemente, decidi levar na oficina para fazer uma geral, ver o que precisa e não precisa trocar, portanto pedi para regularem, vamos ver como vai ficar!
Abraços!
Abraços!
calvinsantos- Usuário Iniciante
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Re: Tutorial ajuste freio estacionamento - aplicável C250 - C300 - C350 W204
Altura do pedal freio estacionamento abaixando pode ser sinal de desgaste de pastilha restante na traseira. Espessura atinge 3mm é hora de trocar.
Convidado 9- Usuário Platina
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Re: Tutorial ajuste freio estacionamento - aplicável C250 - C300 - C350 W204
quantos estalos da a catraca do pedal de frio de voces ate prender? (aproximadamente 10?)
o meu esta segurando bem mas acho que tem muito curso ate travar (nao sei se todas sao assim). comparando com meu outro carro da honda que tem pouco curso, da a impressao que esta gasto apesar de travar.
o meu esta segurando bem mas acho que tem muito curso ate travar (nao sei se todas sao assim). comparando com meu outro carro da honda que tem pouco curso, da a impressao que esta gasto apesar de travar.
m_lemmi- Usuário Bronze
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Re: Tutorial ajuste freio estacionamento - aplicável C250 - C300 - C350 W204
quantos estalos da a catraca do pedal de frio de voces ate prender? (aproximadamente 10?)
o meu esta segurando bem mas acho que tem muito curso ate travar (nao sei se todas sao assim). comparando com meu outro carro da honda que tem pouco curso, da a impressao que esta gasto apesar de travar.
o meu esta segurando bem mas acho que tem muito curso ate travar (nao sei se todas sao assim). comparando com meu outro carro da honda que tem pouco curso, da a impressao que esta gasto apesar de travar.
m_lemmi- Usuário Bronze
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Re: Tutorial ajuste freio estacionamento - aplicável C250 - C300 - C350 W204
Bom, o pessoal parece confundir um pouco as coisas quando se trata do freio de estacionamento. As sapatas do freio de estacionamento nas W204 não tem nada haver com as pastilhas de freio traseiras. O freio de estacionamento fica dentro do tambor da roda traseira e o freio de serviço é o disco+piças que se vê externamente. São componentes diferentes e a menos que seja por um uso muito atípico, as sapatas do freio de estacionamento devem durar para a vida toda visto que elas não são acionadas em movimento.
Abs!
Abs!
accateb- Moderador
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Re: Tutorial ajuste freio estacionamento - aplicável C250 - C300 - C350 W204
Tirou uma bela dúvida confrade accateb
O cara me falou de sapatas, olhei era disco... fiquei meio desconfiado mas ok.
No meu carro ele disse que chegou no limite, sendo assim só trocando as sapatas.
Agora tudo faz sentido!
Obrigado pela dica
Abraços!
O cara me falou de sapatas, olhei era disco... fiquei meio desconfiado mas ok.
No meu carro ele disse que chegou no limite, sendo assim só trocando as sapatas.
Agora tudo faz sentido!
Obrigado pela dica
Abraços!
calvinsantos- Usuário Iniciante
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accateb- Moderador
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Re: Tutorial ajuste freio estacionamento - aplicável C250 - C300 - C350 W204
Sim, realmente esse modelo tem o freio de estacionamento acionado por sapatas dentro do cubo do disco traseiro.
Inclusive isso é falado no tutorial da pelican parts.
E olhei novamente o sistema do meu carro e não há regulador na roda traseira esquerda.
Inclusive isso é falado no tutorial da pelican parts.
E olhei novamente o sistema do meu carro e não há regulador na roda traseira esquerda.
adlrs- Usuário Iniciante
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Re: Tutorial ajuste freio estacionamento - aplicável C250 - C300 - C350 W204
Confrade accateb, a regulagem então é só pra prender o carro mesmo, não tem como regular a altura/curso do freio de mão? O meu funciona perfeitamente, mas tb acho ele meio baixo... Queria poder travar com uns 3/4 estalos só... rss...
michellcm- Usuário Bronze
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Re: Tutorial ajuste freio estacionamento - aplicável C250 - C300 - C350 W204
Pois é michelcm......
Essa é a minha reclamação....
Que ele travasse em meio pedal, já estaria satisfatório. Porém no meu caso ele passa de meio pedal para travar.
Ainda não desisti, vou tentar ainda mais um pouco, mas é trabalhoso demais!
Essa é a minha reclamação....
Que ele travasse em meio pedal, já estaria satisfatório. Porém no meu caso ele passa de meio pedal para travar.
Ainda não desisti, vou tentar ainda mais um pouco, mas é trabalhoso demais!
adlrs- Usuário Iniciante
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Data de inscrição : 03/01/2017
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Re: Tutorial ajuste freio estacionamento - aplicável C250 - C300 - C350 W204
Então, o manual não tem nada sobre regular a altura do pedal mesmo, somente as sapatas. De fato, a função é só prender o carro mesmo.
Eu regulei o meu conforme o manual de serviço da Mercedes. Ele deve dar uns 5 cliques antes de prender bem o carro. O procedimento é apertar a rodinha de ajuste até não ser possível rodar o cubo com a mão e depois voltar 8 dentes na rodinha. Repetir para o outro lado.
Adlrs,
Quase certeza que o seu deve estar meio frouxo por conta de você só ter encontrado o regulador de um lado. Se for de fato, seria bom retirar o disco do freio para inspecionar se não tem nada quebrado.
Abs!
Eu regulei o meu conforme o manual de serviço da Mercedes. Ele deve dar uns 5 cliques antes de prender bem o carro. O procedimento é apertar a rodinha de ajuste até não ser possível rodar o cubo com a mão e depois voltar 8 dentes na rodinha. Repetir para o outro lado.
Adlrs,
Quase certeza que o seu deve estar meio frouxo por conta de você só ter encontrado o regulador de um lado. Se for de fato, seria bom retirar o disco do freio para inspecionar se não tem nada quebrado.
Abs!
accateb- Moderador
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Re: Tutorial ajuste freio estacionamento - aplicável C250 - C300 - C350 W204
Excelentes intervenções André, bem esclarecedoras!!! :clapping:
Convidado 9- Usuário Platina
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Re: Tutorial ajuste freio estacionamento - aplicável C250 - C300 - C350 W204
accateb
Vou tentar olhar isso mais uma vez....
Daí falo no que deu.
Abs.
Vou tentar olhar isso mais uma vez....
Daí falo no que deu.
Abs.
adlrs- Usuário Iniciante
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Re: Tutorial ajuste freio estacionamento - aplicável C250 - C300 - C350 W204
adlrs escreveu:accateb
Vou tentar olhar isso mais uma vez....
Daí falo no que deu.
Abs.
Olhou conforme o tutorial?? Hora 2 e Hora 10?
O meu tb nao esta travando....essa semana irei regular!
daniboy82- Usuário Iniciante
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