C 43 Coupé e C 63 S Coupé são lançados no Brasil
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C 43 Coupé e C 63 S Coupé são lançados no Brasil
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Antes disponível apenas em versões convencionais, a linha do Mercedes-Benz Classe C agora está sendo oferecida também em configurações com apelo (bastante) esportivo. A fabricante alemã anunciou nesta semana a chegada dos novos C 43 4Matic Coupé e C 63 S Coupé, ambos preparados pela AMG, divisão esportiva da empresa.
De acordo com o divulgado, o C 63 S é o “Classe C mais esportivo de todos os tempos”. Já a respeito do C 43, o diretor geral da divisão de automóveis da marca na América Latina e Caribe, Holger Marquardt, disse: “a ampliação da família Classe C com a inclusão do novo Mercedes-AMG C 43 4MATIC Coupé representa mais um passo em nossa estratégia de crescimento. Ele não apenas enriquece a ampla linha de produtos do Classe C, a família com maior representatividade em volume de vendas da marca no Brasil, mas também complementa uma linha de novos modelos 43 que chegam para compor nosso portfólio”.
“Os modelos 43 trazem os genes característicos da AMG, que também estão presentes em nosso GT e nos veículos 63, integrando dessa forma nossa meta de oferecer “Driving Performance” – o máximo de desempenho em seus segmentos”, completou o executivo.
Para se diferenciar dos modelos normais, os novos C 43 AMG Coupé e C 63 S AMG Coupé trazem uma série de novidades no visual. No caso do primeiro cupê esportivo, as alterações ficam por conta do novo para-choque dianteiro com entradas de ar esportivas exclusivas no formato “A-wing”, grade diamante do radiador com pinos cromados, friso único e identificação AMG, defletor dianteiro em cromo prateado (para otimizar o fluxo de ar para os módulos de refrigeração), novas rodas de liga-leve especiais de 19 polegadas, caixas de rodas alargadas, tampa do motor com inserto de alumínio em vermelho, para-choque traseiro com difusor em prata fosco, entre outros.
No interior, há volante esportivo multifuncional em couro preto com base achatada, bancos esportivos com melhor apoio lateral, revestimento em couro, painel superior em couro Artico (mesmo material usado nas bordas superiores das portas), peças de acabamento em alumínio no painel, detalhes em fibra de vidro prata AMG no console central, painel de instrumentos AMG com dois mostradores redondos em forma de tubo, tela multifuncional colorida e velocímetro com escala até 280 km/h com design inspirado na bandeira quadriculada.
O Mercedes-AMG C 63 S Coupé, por sua vez, difere bastante do modelo convencional, compartilhando apenas as portas, teto e capô. O novo motor de oito cilindros exigiu a instalação de bitola aumentada nos eixos dianteiro e traseiro, criação de uma nova dianteira e um conjunto traseiro específico para o modelo, além de novas laterais. Os arcos de rodas, por exemplo, foram alargados em 64 milímetros na dianteira e 66 mm na traseira, devido ao uso de rodas de 19 polegadas calçadas com pneus 255/35 na frente e 285/30 atrás, para-choque dianteiro AMG “A-wing” com formato tridimensional e que funciona como defletor de ar para as três entradas de ar para refrigeração, aletas adicionais, divisor de ar na parte inferior da saia dianteira, capô de alumínio com duas fortes saliências, entre outros.
Há ainda difusor traseiro, saídas de ar nas laterais (que melhoram o fluxo de ar na traseira), refletores luminosos traseiros, sistema de escape esportivo AMG com duas ponteiras duplas, tampa do porta-malas com defletor de ar, entre outros. O interior oferece bancos esportivos revestidos em couro Nappa como destaque.
Na lista de itens de série, o Mercedes-AMG C 43 4MATIC Coupé dispõe de múltiplos airbags, alerta de colisão frontal, faróis e lanternas de LED, teto solar panorâmico, bancos com ajustes elétricos, destravamento das portas e partida do motor sem chave, sistema de câmeras surround, monitoramento de pressão dos pneus, entre outros.
Já o Mercedes-AMG C 63 S Coupé oferece sete airbags, alerta de sonolência (Attention Assist), controle de estabilidade com três estágios, controle de tração, bancos dianteiros com ajustes elétricos e memória, assentos com aquecimento, sistema AMG Dynamic Select com cinco modos (Eco, Comfort, Sport, Sport Plus e Individual), faróis em LED com tecnologia Highbeam, lanternas em LED, ar-condicionado automático de duas zonas, câmera de ré, teto solar panorâmico, soleiras de porta iluminadas, pacote AMG Night, head-up display, entre outros.
Sob o capô, o novo Mercedes-AMG C 43 4MATIC Coupé esconde um motor 3.0 litros biturbo V6 da família BlueDIRECT, dotado de cilindros com revestimento Nanoslide, capaz de entregar 367 cavalos de potência, entre 5.500 e 6.000 rpm, e torque de 53 kgfm de torque, de 2.000 a 4.200 giros.
Esse propulsor trabalha em conjunto com o câmbio automático 9G-TRONIC de nove marchas e dupla embreagem, adaptado às necessidades do carro, com redução nos tempos de troca de marcha. A caixa oferece o modo “Manual”, que pode ser acionado por uma tecla no console central. Nele, as mudanças de marchas são baseadas no modo de transmissão selecionado e o motorista pode trocar de marcha usando as borboletas posicionadas no volante. Além disso, a transmissão permanece na marcha selecionada e não a troca para cima quando a rotação do motor atinge o limite.
O aparato dispõe ainda de sistema de tração integral AMG Perfomance 4MATIC, com distribuição de torque de 31% na dianteira e 69% na traseira, além do sistema Dynamic Select, que altera a resposta do motor, transmissão, regulagem da suspensão e direção. O modo “Sport Plus”, em especial, consegue oferecer todo o desempenho do conjunto.
Há também a função ECO start/stop e uma função de rolagem livre que diminuem o consumo de combustível no modo “Eco”. Quando o motorista tira o pé do acelerador em velocidades entre 60 e 160 km/h, a embreagem é aberta e o motor desconectado do trem de força. A eletrônica diminui a rotação do motor para o nível da marcha lenta e a resistência à rolagem é reduzida pela ausência das forças de compressão e atrito do motor trabalhando em alta rotação.
Nos demais destaques, há freios maiores, com discos ventilados de 360 mm de diâmetro e perfurados na dianteira e 320 mm na traseira.
Segundo dados da marca, o cupê esportivo consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e tem velocidade limitada eletronicamente a 250 km/h.
Já o Mercedes-AMG C 63 S Coupé é dotado de um 4.0 litros de oito cilindros, com dois turbocompressores posicionados no interior do “V” formado pelas bancadas de cilindros, que compartilha diversas características com o que equipa o superesportivo AMG GT. Ele consegue gerar 510 cavalos de potência, entre 5.500 e 6.250 rpm, e torque de 71,4 kgfm, entre 1.750 e 4.500 rpm, e está associado à transmissão AMG Speedshift MCT de sete velocidades, com possibilidade de trocas manuais de marcha por borboletas posicionadas atrás do volante.
Há também suspensão dianteira com quatro braços e conexões de freios radiais especiais para competição, direção exclusiva, bitola mais larga, eixo traseiro desenvolvido especialmente para o cupê, coxins dinâmicos para o motor (que se adaptam constantemente e modificam sua rigidez de acordo com as condições de rodagem e estilo de condução), suspensão AMG Ride Control com amortecedores reguláveis e três estágios, controle de estabilidade com três estágios (ESP on, ESP Sport Handling Mode e ESP off).
A lista de diferenciais oferece também o bloqueio eletrônico do diferencial traseiro, que permite ao condutor acelerar mais cedo na saída das curvas. O veículo permanece mais estável nas frenagens em alta velocidade e o diferencial blocante também contribui para melhorar a tração na retomada de velocidade. O cupê usa ainda o sistema de escape AMG Perfomance com tecnologia de flap, controla automaticamente seguindo um mapeamento, dependendo do modo de transmissão escolhido pelo AMG Dynamic Select, a força solicitada pelo motorista e a rotação do motor.
O som varia entre uma tonalidade e volume discretos, próprios para viagens mais longas, e um apelo mais robusto e emocional, em situações onde o desempenho é priorizado, podendo ser alterado ao toque de uma tecla.
De acordo com a Mercedes, o C 63 S Coupé vai de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e tem velocidade máxima de 290 km/h.
Mercedes-AMG C 43 4MATIC Coupé: R$ 397.900
Mercedes-AMG C 63 S Coupé: R$ 615.900
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