Ajuda Carro Puxando - Geometria realizada e Pneus novos.

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Mensagem por Paduf Qua 10 Fev 2016 - 10:52



Srs,

Gostaria de contar com a ajuda dos mais experientes para tentar achar a causa do meu problema. Comprei meu carro a pouco tempo, quando testei antes da compra já notei que ele tinha uma leve tendência a puxar para a direita. Mesmo assim em função do estado do carro e de ter levantando a "capivara" do mesmo e não constar nenhum sinistro, arrematei.
Pois bem, levei o carro na concessionária para fazer a geometria e no momento que colocaram o carro no equipamento já disseram que não deveria puxar pois todos os parâmetros estavam dentro da tolerância. No final trouxeram para os valores de referência e o carro continuou puxando levemente para a direita. Condenaram então os pneus da frente que eram novos e tinham menos de 500km... Levei em um auto center representante da marca de pneus. Antes de trocar os pneus colocaram o carro na máquina de geometria e constataram que estava tudo OK. Troquei os pneus e o carro continuo puxando...
Dois locais me disseram que a geometria estava OK. Os pneus dianteiros são novos. Questionei se o carro poderia ter batido e estar torto mas o segundo alinhador me disse que o caster, que é a distância entre os eixos e o ângulo de inclinação da torre dianteira estavam perfeitos.
O carro tem tendência em puxar em qualquer circunstância, acelerando, freando, em cruzeiro...
Já fiz um brain storm na minha cabeça. Pensei em rolamento (mas eu ouviria barulho), ponta de eixo apertada, e agora estou pensando em caixa de direção, apesar dela não fazer qualquer barulho nem ter folga. O Carro está agora com 19kkm (pelo estado e manual acredito na KM), não tem  nenhum barulho ou folga.
Será que pode ser caixa de direção? O ultimo alinhador me disse que os braços da caixa tinham marcas de que já foram mexidas, mas acho isso normal porque podem ter mexido para realizar o alinhamento. Será que pode ser algum item da suspenção?
Desculpem o texto longo mas trabalho a 130km da capital. Aqui onde trabalho não existem oficinas capazes e cada vez que vou a Curitiba pra fazer qualquer coisa é um dia perdido.
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Mensagem por Convidado 8 Qua 10 Fev 2016 - 20:58



Paduf, como vai?
Cara, me lembrei de um Ford Focus Hatch 09... Pneus novos, alinhamento ok e puxando pra direita. Só resolveu trocando os batentes dos amortecedores. Claro que são carros totalmente diferentes, mas os sintomas são os mesmos...
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Mensagem por Paduf Qua 10 Fev 2016 - 21:38



Obrigado EfBauru, já está anotado. Se alguém tiver mais algum palpite agradeço. Como a minha logística pra levar o carro em uma oficina boa é complicada, vou ter que esperar mais uns dias e por enquanto vou anotando.
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Mensagem por Convidado 8 Qua 10 Fev 2016 - 21:52



Não seja por isso. Espero que seja um problema de  simples resolução como o relatado. Essa verificação pode ser feita em qualquer boa loja que trabalhe com suspensão.
Abs e depois poste aqui o resultado para servir de orientação aos demais Confrades.
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Mensagem por Paduf Qua 10 Fev 2016 - 22:19



Com certeza Efbauru, assim que tiver a solução posto aqui. Também acho que deve ser algo simples. Assim que tiver uma brecha vou levar em uma boa loja em Curitiba e mandar investigar. Desmontar as torres se for preciso.
João eu estou com atenção redobrada na direção :cyclops:  Alinhamento não deve ser. Duas oficinas, sendo uma a concessionaria, disse que estava perfeito. A tendência é leve mas incomoda. É mais perceptível em altas velocidades, pelo grande deslocamento em curto espaço de tempo.
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Mensagem por RBimbo Qua 10 Fev 2016 - 22:49



A kilometragen do seu carro é baixa, então podemos pensar em akgum histórico de buraco ou batida lateral em movimento (por ex meio fio).  Quero acreditar que todos os que viram seu alinhamento checaram toda as buchas da suspensão e da direção,  em caso positivo eu partiria também  os batentes dos amortecedores e posteriormente os coxins dos amortecedores. Por fim, a caixa de direção com a troca dos reparos.

Minha E350 já foi violentada por um buraco e além da troca dos batentes mereceu o reparo na caixa.
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Mensagem por Paduf Qua 10 Fev 2016 - 23:56



Rbimbo, não posso afirmar se viram todas as buchas, mas de fato o carro já deve ter tomado uma pancada mais forte. Quando troquei os pneus acompanhei o balanceamento e percebi que uma das rodas da frente estava um pouco ovalada.
Vou ter que levar em um bom auto center e acompanhar a verificação de todos estes itens.
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Mensagem por Convidado 9 Qui 11 Fev 2016 - 0:31



Confrades, atendendo reclamações enviadas à Moderação por MP, foi retirado do tópico um post do Confrade João Victório Pareto/RJ considerado impertinente desviando do conteúdo técnico e do objetivo sério do tópico.

Solicitamos colaboração do usuário para evitar brincadeiras inadequadas na área técnica.

Att. 

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Mensagem por joao victorio pareto Qui 11 Fev 2016 - 6:48



Antônio, novamente, eu estou indo pela coerencia...

o que seria a coerencia nesse caso ?  Segurança

quando o problema é infimo, coisas simples, da pra se resolver pela internet com dicas, no entanto, quando é algo que é item de segurança, o melhor conselho nesse caso é levar numa concessionária ...
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Mensagem por GUSTAVOHD Qui 11 Fev 2016 - 11:10



Prezado colega, comprei uma CLC recentemente também, e notei que ela puxava para a direita e o volante estava desalinhado. Fiz o alinhamento e o volante ficou legal mas o carro ainda puxa um pouco pra direita. Em alta ele nao puxa, mas em velocidade mais baixa sim! Mas é algo bem pouco, no seu caso essa tendência é muito grande?
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Mensagem por Paduf Qui 11 Fev 2016 - 11:34



Bom dia Gustavo. A Tendência é pequena, mais pronunciado em alta. Somado ao fato que normalmente as estradas tem um leve caimento para a direita, encomoda bastante. Quando estou em pista duplicada na faixa da esquerda, onde o caimento é para a esquerda, se eu soltar a direção o carro vai reto.

Adicionalmente você poderia dizer aonde fez o alinhamento? Fui em vários auto centers, inclusive na Dpascoal e nenhum tinha os parâmetros. Acabei indo na CCS.
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Mensagem por Convidado 9 Qui 11 Fev 2016 - 11:58



Prezado João Victório Pareto, 

Foram editadas pela Moderação na madrugada de hoje vários posts seus atendendo a várias reclamações encaminhadas aos administradores por MP e pelo Fale Conosco.

Foram retirados do ar uma foto despropositada de um oficial nazista, retiramos o link e comentários de um blog sobre alienígenas dentro de um tópico técnico, desativamos um tópico sobre caminhões, retiramos do ar agressões gratuitas postadas contra a artista Adriane Galisteu que comprometem o Fórum com conteúdo que insere indícios de responsabilidade criminal, dentre outras colocações estranhas ofensivas ao público feminino que frequenta o espaço técnico do Fórum e fogem ao propósito do FMBB.

Solicitamos-lhe encarecidamente rever o conteúdo dos seus posts e olhar o Disclaimer do Portal ok.

Conforme decisão tomada hoje cedo pela maioria dos Administradores do FMBB, doravante todos os seus posts que vierem ser considerados inconvenientes serão editados e/ou retirados do ar para preservar o ambiente na forma das regras de participação.


Att.

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Mensagem por FMBB Qui 11 Fev 2016 - 18:24



Confrades, o João Victório Pareto foi suspenso de participação no Fórum em princípio por 30 dias.

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Mensagem por Paduf Qua 17 Fev 2016 - 10:05



Bom pessoal, atualizando. Marquei com o Rubens e vou deixar o carro na VRK em Curitiba na próxima terça pra ele dar uma verificada.
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Mensagem por Convidado 9 Qua 17 Fev 2016 - 16:42



Paduf, revendo seus relatos, percebo que os pneus são novos e que a Concessionária já havia "condenado" os dianteiros (ou jogou culpa neles?!) , qual a marca e a Km atual desses pneus? 

levei o carro na concessionária para fazer a geometria  ..... ...................
.......................................................................................................
.... No final trouxeram para os valores de referência e o carro continuou puxando levemente para a direita. Condenaram então os pneus da frente que eram novos e tinham menos de 500km... Levei em um auto center representante da marca de pneus. Antes de trocar os pneus colocaram o carro na máquina de geometria e constataram que estava tudo OK. Troquei os pneus e o carro continuo puxando...

Fiquei em dúvida na parte final do seu relato, se entendi corretamente o autocenter representante da marca de pneus fez um alinhamento que não deu certo e após isso que você levou na Concessionária de Curitiba, você reclamou que a direção continuava puxando e eles culparam os pneus dianteiros sem reconferir os parâmetros, entendi corretamente?

Noto que alinhamento de Mercedes às vezes se torna um problema quando o equipamento da empresa está desatualizado ou não aferido ou o profissional alinhador não acerta com o carro, as minhas MB para alinhar por aqui é um problema, a Amg passei fazer só na Jacar Pneus de Juiz de Fora (usam Beissbarth 3D) recomendada pela CCs local, a única que consegue alinhá-la sem problemas aqui na minha região, observo que às vezes o mesmo equipamento e profissional que alinha o nosso W168 não consegue alinhar bem a W163 e deixa a direção dela puxando, a última agora em Dezembro passado um mecânico da tal empresa que na verdade havia feito o alinhamento errado na ML queria fazer um serviço de cambagem que não existia, bastou refazer o alinhamento num equipamento Beissbart com inclinômetro e párou de puxar a direção, no seu caso retornaria à Concessionária para refazerem o alinhamento ou pediria o dinheiro pago de volta, já que falam que não acharam folgas na suspensão.
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Mensagem por Paduf Qua 17 Fev 2016 - 22:47



Antonio, os pneus dianteiros do carro são dois continental extreme contact 225/45/17, que são o modelo e medida originais do carro. Comprei o carro com 17 mil km e os pneus tinham cerca de 500km. O antigo proprietário me mostrou os dois originais da frente meia vida porém um estava rasgado, motivo pelo qual trocou os dois. Medi com um paquímetro e eles tem mais de 8mm de profundidade, ou seja novos mesmo.

Primeiro levei o carro na concessionária Divesa em Curitiba. No momento que colocaram o carro na rampa e os aparelhos nas rodas, disseram que não deveria estar puxando. De qualquer forma mexeram pouco e após isso o carro continuou igual. Utilizaram um aparelho de geometria da Bosch. Como foram categóricos condenando os pneus, fui numa loja representante da marca também em Curitiba.

Chegando na loja relatei o problema e antes de mexer nos pneus colocaram o carro na rampa de geometria e os aparelhos na roda e disseram que estava tudo OK com o alinhamento, cambagem e caster. Como os pneus eram novos, resolvi comprar só 1 pneu novo. Creio que seja impossível os dois estarem estragados e fazendo o carro puxar para o mesmo lado. Primeiro montei o pneu novo no lado direito, testei e o carro continuou igual. Na sequencia peguei o pneu que foi retirado do lado direito e montei no esquerdo e o carro mais uma vez continuou igual. As montagens sempre respeitaram o lado correto de montagem, interno e externo.

Uma observação que creio não ser relevante é que os pneus traseiros tb são novos, mas de outra marca. São hankook ventus V12 na medida original 245/40/17.

Na terça vou levar o carro na VRK que é muito bem comentada aqui no Forum. Na sequencia atualizo o tópico. Se ele me disse que o problema é geometria com certeza volto na Divesa.
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Mensagem por Paduf Seg 29 Fev 2016 - 20:46



Srs meu carro continua na VRK. Deixei o carro no final da ultima terça feira. Na quinta liguei no final do dia e o Rubens tinha somente atestado até então que a Geometria realmente estava OK. Fiquei feliz que ele me disse ter analisado o carro por baixo e realmente o carro parece ser zero, sem vestigio de batida. Me disse que ia desmontar as duas torres pra inverter os amortecedores da frente e talvez descobrisse algo. Amanhã vou ligar pra ver se tenho novidades.
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Mensagem por Convidado 9 Ter 1 Mar 2016 - 0:57



Interessante, será que ele suspeita de empeno na torre de um dos amortecedores? Se for acredito que apareceria na geometria, aconteceu comigo na ex-C320 e perdi um Bilstein frontal novinho (baque seco num buraco asfalto), então ficamos no aguardo de notícias e nas mãos do Rubens que sejam alvissareiras.
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Mensagem por Paduf Ter 8 Mar 2016 - 15:38



Então Srs,

Na ultima quinta o Rubens me ligou dizendo que não havia descoberto o problema. Ele inicialmente verificou a geometria. Depois de verificar que a geometria estava OK ele desmontou as torres dos amortecedores, quando verificou que um dos batentes de amortecedor estava estourado. Trocou então o batente (1unidade) e inverteu as torres com os amortecedores entre os lados direito e esquerdo. Também me disse que verificou a suspenção traseira e estava tudo OK. Após isso fez geometria de novo e me disse que o carro continuava com tendência para a direita.

Gostaria de deixar registrado aqui a honestidade e retidão do Rubens que mesmo eu insistindo para que me cobrasse pelo trabalho de investigação, não quis me cobrar o serviço alegando que não havia solucionado o problema. Me cobrou somente o valor do batente.

O Fato é que o carro melhorou uns 80% do que estava. A tendência para a direita diminuiu muito a ponto de não me incomodar. Um amigo que não é tão ligado em automóveis dirigiu o carro e perguntou pra que lado estava puxando porque ele não sentia nada...

Quando fui buscar o carro o Rubens também citou que após analisar o carro é difícil dizer que ele já sofreu alguma batida seria. Não existe nenhum vestígio na estrutura nem qualquer grampo ou presilha fora do lugar. A única coisa, que eu já havia percebido antes da compra, é que existem partes do carro que já foram pintadas.

Enfim, na minha opinião o carro agora está usável e vou curtir ele sem dó. Numa dessa essa pequena tendência para ou aumenta de uma vez.
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Mensagem por Mau71 Ter 8 Mar 2016 - 17:38



Olha o sumido tentando voltar à atividade, rsrsrsrs
Mestre Antônio Elias, diga-se de passagem que a C320 citada andava (e anda, creio eu) "no trilho". O comportamento da direção daquele carro era fantástico, um dos melhores que ja dirigi até hoje.

Paduf, agora que ele está aceitável, se conseguir colocar uma viagem a SP, aqui em existe uma oficina famosa (cara, chata de agendar, mas boa) para descobrir anomalias assim, chama-se Suspentécnica. A abordagem tem que ser sincera: "o alinhamento está correto, ja foi verificado n itens e ele continua puxando". As vezes a suspensão está inteira correta, mas o subframe deu uma "corrida". Ja vi eles resolverem problemas de veiculos que tinham passados por autorizadas e outras pessoas experientes.

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Mensagem por Convidado 9 Ter 8 Mar 2016 - 19:14



Verdade Maurício, a C320 hoje do Beto andava nos trilhos mesmo, se podia soltar o volante da danada que não desviava nada, fantástica mesmo. Curiosidade, acredita que esse amortecedor retirado ainda novinho está guardado até hoje???  rsrsrs. 

Paduf, muito bom o seu relato sobre a postura do Rubens Klassen, demonstrou profissionalismo e retidão no desempenho da função, só aumenta o respeito que temos por ele. 

Se melhorou só com a troca do batente ainda há algum detalhe para corrigir, interessante essa sugestão do Mau.  Posso estar enganado, tenho sisma com uso de jogo de pneus de marcas e KMs diferentes entre os pares, o nosso A190 tem um jogo desse Continental Extreme Contact com cerca de uns 6.000 Km de uso, excelente pegada, mas me lembro que nos primeiros km de uso eu e esposa notávamos certa sensibilidade "copiando" qualquer desnível mínimo de pista, cheguei conferir o alinhamento, tudo certo, depois de uns 1000 km rodados parece que "assentou" e ficou grudado no asfalto, fato é que a borracha desse Continental Extreme Contact é muito macia, já rodaram quantos Km na sua CLC? Esses pneus coreanos que estão na traseira da traseira são mais rodados que os Continental, estou certo? O meu sogro é distribuidor de pneus há anos e posso dizer é que a maioria dessas marcas asiáticas mais baratas costumam desgastar desigualmente, retiramos do A190 com menos de 5000 Km um jogo de pneus asiático com homologação GM e tudo, cada um apresentou um desgaste diferente do outro a ponto de tirar a estabilidade do Classe A em velocidades mais elevadas, particularmente não experimento mais pneus de 2a. linha em Mercedes, uma das poucas exceções até agora é o Nexen em uso na ML, sugiro ao amigo dar uma checada nesses pneus traseiros coreanos e se possível e viável é claro para você, o ideal seria passar os Hankook usados pra frente e igualar o jogo com Continental, o grip das borrachas entre um e outro são diferentes e pneus desiguais na traseira consta que podem fazer isso também. 

Abraços,
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Mensagem por Paduf Qua 9 Mar 2016 - 10:48



Antônio os pneus dianteiros já rodaram cerca de 3.000km. Os traseiros não sei precisar mas estão com cerca de 7mm, ou seja quase novos, arrisco dizer que devam ter um pouco mais de 5.000km.

Está anotado a sugestão de troca dos pneus traseiros e visita a suspentecnica. Vou curtir o carro e continuar a investigação com mais calma agora, uma vez que trabalho em um estaleiro e a localização geográfica me complicado pra sair e fazer qualquer coisa.
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Mensagem por GUSTAVOHD Ter 22 Mar 2016 - 15:08



Segue especificações da Geometria da CLC200

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
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Mensagem por Paduf Ter 22 Mar 2016 - 19:50



Esse relatório de geometria é do meu carro... Coloquei em outro tópico pra ajudar a galera.
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Mensagem por luizspagnol Qui 7 Jul 2016 - 17:42



Estou com o mesmo problema, puxando para a direita. A css em vitória no ES jogou a culpa para os pneus. Foi invertido o lado dos pneus e continua puxando para a direita. Ao meu ver se o problema eram nos pneus e após inverter os mesmos, deveria começar a puxar para o lado esquerdo não?
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