Funcionamento sistema de tanque bi-partido (C208, W202 e outros modelos)
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Funcionamento sistema de tanque bi-partido (C208, W202 e outros modelos)
Diante dessa posição de inúmeros "mecânicos", eu acho que os fabricantes deveriam fabricar carros onde fosse impossível andar com a gasolina na reserva, já que essa prática "estraga" a bomba.
Convidad- Convidado
Re: Funcionamento sistema de tanque bi-partido (C208, W202 e outros modelos)
Mera coincidência, nenhuma relação entre tanque na reserva danificar a bomba.
PAULO BRITO- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
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Re: Funcionamento sistema de tanque bi-partido (C208, W202 e outros modelos)
Paulo Britto,
Se você procurar no Fórum, vai encontrar outros relatos de situações bem parecidas com essa.
Normalmente tinha relação com andar na reserva e o fato do tanque ser bi-partido (assim, são 2 bombas, certo?). Mas isso deixo para os especialistas esclarecerem...
Salvo engano, o combustível ajuda a "resfriar" a bomba. Ou seja, se ele fica quase sempre no mínimo, ela trabalha sempre quente, o que ocasiona o desgaste prematuro dela...
Abs,
Se você procurar no Fórum, vai encontrar outros relatos de situações bem parecidas com essa.
Normalmente tinha relação com andar na reserva e o fato do tanque ser bi-partido (assim, são 2 bombas, certo?). Mas isso deixo para os especialistas esclarecerem...
Salvo engano, o combustível ajuda a "resfriar" a bomba. Ou seja, se ele fica quase sempre no mínimo, ela trabalha sempre quente, o que ocasiona o desgaste prematuro dela...
Abs,
Alexandre - pr- Usuário Platina
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Re: Funcionamento sistema de tanque bi-partido (C208, W202 e outros modelos)
O combustível passa por dentro da bomba.
E é esse combustível que resfria a bomba ao passar por dentro dela.
Os "mecânicos" alegam que ao trabalhar com a gasolina baixa no tanque, ou na reserva, a bomba "pesca" mais sujeira. Ocorre que a bomba sempre "pesca" o combustível do fundo do tanque, e uma vez que a sujeira tende sempre a ficar no fundo.........
E é esse combustível que resfria a bomba ao passar por dentro dela.
Os "mecânicos" alegam que ao trabalhar com a gasolina baixa no tanque, ou na reserva, a bomba "pesca" mais sujeira. Ocorre que a bomba sempre "pesca" o combustível do fundo do tanque, e uma vez que a sujeira tende sempre a ficar no fundo.........
Convidad- Convidado
Re: Funcionamento sistema de tanque bi-partido (C208, W202 e outros modelos)
Até onde sei, a bomba de gasolina do W 202 é "externa" instalada ao lado do tanque juntamente com o filtro.
Dentro do tanque bipartido parece haver um dispositivo "secreto" pois até hoje ninguém conseguiu explicar tecnicamente seu funcionamento, e dizem que tem a função de transferir gasolina de um lado para outro.
Dentro do tanque bipartido parece haver um dispositivo "secreto" pois até hoje ninguém conseguiu explicar tecnicamente seu funcionamento, e dizem que tem a função de transferir gasolina de um lado para outro.
PAULO BRITO- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
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Re: Funcionamento sistema de tanque bi-partido (C208, W202 e outros modelos)
Paulo Brito,
Gostei do "dispositivo secreto", hehehehe.... é verdade, até hoje também ninguém explicou bem como passa a gasolina de um lado à outro. É esse sistema que costuma dar problema quando usa-se por muito tempo o carro com menos de 50% do total do tanque cheio; pois permanece cheio somente 1 lado...
Abs,
Gostei do "dispositivo secreto", hehehehe.... é verdade, até hoje também ninguém explicou bem como passa a gasolina de um lado à outro. É esse sistema que costuma dar problema quando usa-se por muito tempo o carro com menos de 50% do total do tanque cheio; pois permanece cheio somente 1 lado...
Abs,
Alexandre - pr- Usuário Platina
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Re: Funcionamento sistema de tanque bi-partido (C208, W202 e outros modelos)
Bom, então vamos mostrar o dispositivo secreto (neste caso, uma C280):
A peça 17 chama-se "sensor com bomba de combustível", a peça 35 chama-se apenas "sensor". Esses dois sensores enviam a informação para o medidor do painel. O tanque em si é a peça 5.
A bomba de gasolina principal (que envia o combustível para o motor) realmente é externa ao tanque. Porém, percebe-se que há outra, interna, que faz a equalização das duas metades do tanque.
Mistério desfeito.
Abraço!
A peça 17 chama-se "sensor com bomba de combustível", a peça 35 chama-se apenas "sensor". Esses dois sensores enviam a informação para o medidor do painel. O tanque em si é a peça 5.
A bomba de gasolina principal (que envia o combustível para o motor) realmente é externa ao tanque. Porém, percebe-se que há outra, interna, que faz a equalização das duas metades do tanque.
Mistério desfeito.
Abraço!
Convidad 1- Usuário Platina
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Re: Funcionamento sistema de tanque bi-partido (C208, W202 e outros modelos)
Ulysses, já tinha visto, mas o fato é que ninguém explica exatamente como ocorre a transferência de gasolina de um lado para o outro, qual a função e como funcionam estes sensores, qual o processo ???
PAULO BRITO- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
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Re: Funcionamento sistema de tanque bi-partido (C208, W202 e outros modelos)
Pois é. Reparem a foto da peça chamada "sensor com bomba"
Não há nenhuma bomba elétrica aí, levando a crer que seja como uma turbina instalada em um dos dois "L" de plástico branco que é acionada pela gasolina que retorna ao tanque depois de alimentar o sistema de injeção.
Difícil compreender como é feita a equalização do nível de combustível entre os dois lados do tanque. Reparem ainda que a alimentação de gasolina no posto é feita no lado oposto a esse onde esta essa peça, e tenho quase certeza que a alimentação da bomba de gasolina principal é feita pelo lado direito do tanque também.
Não há nenhuma bomba elétrica aí, levando a crer que seja como uma turbina instalada em um dos dois "L" de plástico branco que é acionada pela gasolina que retorna ao tanque depois de alimentar o sistema de injeção.
Difícil compreender como é feita a equalização do nível de combustível entre os dois lados do tanque. Reparem ainda que a alimentação de gasolina no posto é feita no lado oposto a esse onde esta essa peça, e tenho quase certeza que a alimentação da bomba de gasolina principal é feita pelo lado direito do tanque também.
Convidad- Convidado
Re: Funcionamento sistema de tanque bi-partido (C208, W202 e outros modelos)
Epicco,
a saída é pelo lado esquerdo do carro (lado do motorista) e o abastecimento pelo lado direito.
Se você tem 2 sensores e uma bomba, a transferência ocorre quando o sensor do lado onde sai o combustível para o motor "pede" mais gasolina ao lado por onde o carro é abastecido.
Ou seja, o sensor 17 lê o nivel do lado dele e sua bomba puxa mais combustível. Já o sensor 35 informa você no painel quanto ainda resta de combustível no total.
Eu só não tenho certeza se os dois sensores ficam comparando o nível e equalizando o tempo todo ou se funciona tipo "caixa d'água", apenas ao baixar o nível no lado da saída.
No WIS deve ter a descrição do funcionamento. No EPC tem uma observação de que os dois sensores foram substituídos por outra peça e que a antiga não deve ser mais usada. Estou sem tempo agora para pesquisar, infelizmente...
Abraço!
a saída é pelo lado esquerdo do carro (lado do motorista) e o abastecimento pelo lado direito.
Se você tem 2 sensores e uma bomba, a transferência ocorre quando o sensor do lado onde sai o combustível para o motor "pede" mais gasolina ao lado por onde o carro é abastecido.
Ou seja, o sensor 17 lê o nivel do lado dele e sua bomba puxa mais combustível. Já o sensor 35 informa você no painel quanto ainda resta de combustível no total.
Eu só não tenho certeza se os dois sensores ficam comparando o nível e equalizando o tempo todo ou se funciona tipo "caixa d'água", apenas ao baixar o nível no lado da saída.
No WIS deve ter a descrição do funcionamento. No EPC tem uma observação de que os dois sensores foram substituídos por outra peça e que a antiga não deve ser mais usada. Estou sem tempo agora para pesquisar, infelizmente...
Abraço!
Convidad 1- Usuário Platina
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Re: Funcionamento sistema de tanque bi-partido (C208, W202 e outros modelos)
Aliás, o próprio tanque foi modificado também.
- Parts list -
FIN/MD 202089 Catalog 45H
VIN Major assembly
Sales designation C 280 Major assembly MD
Assortment class Car Group 47 - FUEL SYSTEM
Market All Subgroup 015 - FUEL TANK WITH ATTACHMENT PARTS
Item no. Part number Designation/description Quantity Version
5 A 202 470 84 01 FUEL TANK
Replaced by: A 202 470 87 01
+002 A 202 470 11 40
+002 A 202 471 02 85
+001 A 202 476 57 01
+001 A 202 476 24 27
+001 A 005 997 00 90
+002 A 006 997 46 90
+002 N 009021 013203
[036] Up to ident. no.: F 875910
-
(5) A 202 470 87 01 FUEL TANK
62 L.
[037] As of ident. no. F 875911
001
(17) A 202 470 22 41 SENSOR WITH PUMP
Replaced by: A 202 470 25 41
[414] THE OLD PART MUST NO LONGER BE INSTALLED
-
(17) A 202 470 25 41 SENSOR WITH PUMP
Replaced by: A 202 470 39 41
-
(17) A 202 470 39 41 SENSOR WITH PUMP
LEFT
001
(35) A 202 470 17 41 SENSOR
Replaced by: A 202 470 29 41
Code: -921
[414] THE OLD PART MUST NO LONGER BE INSTALLED
-
(35) A 202 470 29 41 SENSOR
Replaced by: A 202 470 33 41
Code: -921
-
(35) A 202 470 33 41 SENSOR
Replaced by: A 208 470 10 41
Code: -921
-
(35) A 208 470 10 41 SENSOR
Code: -921
001
Se alguém pudesse pesquisar, seria legal..
- Parts list -
FIN/MD 202089 Catalog 45H
VIN Major assembly
Sales designation C 280 Major assembly MD
Assortment class Car Group 47 - FUEL SYSTEM
Market All Subgroup 015 - FUEL TANK WITH ATTACHMENT PARTS
Item no. Part number Designation/description Quantity Version
5 A 202 470 84 01 FUEL TANK
Replaced by: A 202 470 87 01
+002 A 202 470 11 40
+002 A 202 471 02 85
+001 A 202 476 57 01
+001 A 202 476 24 27
+001 A 005 997 00 90
+002 A 006 997 46 90
+002 N 009021 013203
[036] Up to ident. no.: F 875910
-
(5) A 202 470 87 01 FUEL TANK
62 L.
[037] As of ident. no. F 875911
001
(17) A 202 470 22 41 SENSOR WITH PUMP
Replaced by: A 202 470 25 41
[414] THE OLD PART MUST NO LONGER BE INSTALLED
-
(17) A 202 470 25 41 SENSOR WITH PUMP
Replaced by: A 202 470 39 41
-
(17) A 202 470 39 41 SENSOR WITH PUMP
LEFT
001
(35) A 202 470 17 41 SENSOR
Replaced by: A 202 470 29 41
Code: -921
[414] THE OLD PART MUST NO LONGER BE INSTALLED
-
(35) A 202 470 29 41 SENSOR
Replaced by: A 202 470 33 41
Code: -921
-
(35) A 202 470 33 41 SENSOR
Replaced by: A 208 470 10 41
Code: -921
-
(35) A 208 470 10 41 SENSOR
Code: -921
001
Se alguém pudesse pesquisar, seria legal..
Convidad 1- Usuário Platina
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Re: Funcionamento sistema de tanque bi-partido (C208, W202 e outros modelos)
Entendo Ulysses. Mas não há uma bomba elétrica para comandar o "puxe mais combustível".
Convidad- Convidado
Re: Funcionamento sistema de tanque bi-partido (C208, W202 e outros modelos)
Essa foto é da peça 17, certo? Você encontrou da 35?
Convidad 1- Usuário Platina
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Re: Funcionamento sistema de tanque bi-partido (C208, W202 e outros modelos)
Pode até ser, a bomba capta a gasolina de um lado e devolve/retorna o excesso do outro lado, e a boia, além de indicar o nível, também atua no tal de sensor, com a a função de manter equalizado o nível nas duas partes do tanque. Aos poucos o mistério vai sendo revelado
PAULO BRITO- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
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Re: Funcionamento sistema de tanque bi-partido (C208, W202 e outros modelos)
Que sistema complexo, só para dividir em 2 o tanque!
Obrigado pelas preciosas informações Ulysses!
Abs,
Obrigado pelas preciosas informações Ulysses!
Abs,
Alexandre - pr- Usuário Platina
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Re: Funcionamento sistema de tanque bi-partido (C208, W202 e outros modelos)
Epicco,
no EPC, na figura que eu postei, também não. Mas tem mais umas 7 outras, pois há particularidades do modelo diesel, por exemplo. Talvez nas outras figuras exista o detalhamento.
Contudo, no WIS deve ter a descrição do funcionamento. Depois eu vou ver se consigo encontrar.
Abraço!
no EPC, na figura que eu postei, também não. Mas tem mais umas 7 outras, pois há particularidades do modelo diesel, por exemplo. Talvez nas outras figuras exista o detalhamento.
Contudo, no WIS deve ter a descrição do funcionamento. Depois eu vou ver se consigo encontrar.
Abraço!
Convidad 1- Usuário Platina
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Re: Funcionamento sistema de tanque bi-partido (C208, W202 e outros modelos)
Para sintetizar, existe um equalizador interno e a bomba de gasolina que fica instalada externamente, e que no caso da C280 tem o n. 0004706394.
ZIG MASTER- Usuário Platina
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Re: Funcionamento sistema de tanque bi-partido (C208, W202 e outros modelos)
Prezados;
Quem equaliza o volume de combustível entre os tanques são as duas válvulas venturi ( venturi syphon ) instaladas uma na boia do lado esquerdo ( motorista ) e outra junto ao reservatório anti-respingo ( anti-splash container *). Infelizmente a MB chama estas válvulas de SUCTION SPRAY PUMP, o que gera confusão.
(*) Nada mais é que um reservatório dentro do tanque que evita que a bomba externa fique sem combustível durante curvas ou mesmo com o tanque com nível baixo.
A boia do lado direito ( passageiro ) só tem a função de medir o volume do tanque do lado direito e enviar a informação para o painel.
A boia do lado esquerdo também, porém vem no conjunto a válvula venturi do tanque esquerdo. São sistemas independentes que funcionam em separado.
A pressão que a bomba externa exerce ao sistema, faz com que as válvulas venturi distribuam uniformemente o combustível entre os tanques em questão de segundos.
Ao abastecer, se completarmos o tanque, simplesmente o combustível “transborda” para o lado esquerdo. Se abastecermos “meio-tanque”, o sistema equaliza o volume entre os tanques imediatamente ao dar a partida.
As vávulas venturi portanto, além de equalizarem o volume entre os dois lados do tanque, alimentam diretamente o reservatório anti-respingo.
Observaçõs (*):
- Se nunca foram trocadas as boias originais ( A2024700141 e A2024700241 ) e houver necessidade de substituição pelas boias novas ( A2024703941 e A2024701041 ), é obrigatório a troca do chicote ( A2025404113 ) que envia as informações ao painel. Caso contrário a leitura do nível será errada
- Se durante a troca da boia do lado esquerdo houver dobramento/entupimento/desconexão dos dutos da válvula venturi, o sistema não funcionará e o tanque esquerdo permanecerá cheio e inoperante enviando mensagem falsa ao painel.
- Na possibilidade de entupimento/quebra/ruptura dos dutos internos do tanque ou da válvula venturi do lado direito, não há solução a não ser a troca do tanque inteiro.
- Atentar que tanto o tanque, como a válvula venturi da boia esquerda ( Fig. 29 no EPC ) tem seus filtros internos ( tipo peneira ) que devem estar sempre limpos.
Filtro interno do tanque sujo
*Estas informações se referem ao modelo C280 ( 202.028 ) com motor M104. Para outros modelos, principalmente versões V6, US, diesel e AMG, verifique as informações corretas para cada modelo. C/A208 tem sistema semelhante.
Modelos mais atuais com túnel do eixo cardã que atrapalham a instalação de um tanque único, como W203. W163 e etc. tem sistema semelhante, mas muito mais aprimorado.
Também os modelos que possuem opcionais:
282 from 01.07.1989 SKI BAG (INBOARD LOADING FACILITY)
308 from 01.01.1990 COOLING COMPARTMENT IN CENTER REAR BACKREST
São obrigados a ter tanques divididos, daí o alto preço destes opcionais, já que necessitam modificação também no sistema de combustível.
Abraços
Quem equaliza o volume de combustível entre os tanques são as duas válvulas venturi ( venturi syphon ) instaladas uma na boia do lado esquerdo ( motorista ) e outra junto ao reservatório anti-respingo ( anti-splash container *). Infelizmente a MB chama estas válvulas de SUCTION SPRAY PUMP, o que gera confusão.
(*) Nada mais é que um reservatório dentro do tanque que evita que a bomba externa fique sem combustível durante curvas ou mesmo com o tanque com nível baixo.
A boia do lado direito ( passageiro ) só tem a função de medir o volume do tanque do lado direito e enviar a informação para o painel.
A boia do lado esquerdo também, porém vem no conjunto a válvula venturi do tanque esquerdo. São sistemas independentes que funcionam em separado.
A pressão que a bomba externa exerce ao sistema, faz com que as válvulas venturi distribuam uniformemente o combustível entre os tanques em questão de segundos.
Ao abastecer, se completarmos o tanque, simplesmente o combustível “transborda” para o lado esquerdo. Se abastecermos “meio-tanque”, o sistema equaliza o volume entre os tanques imediatamente ao dar a partida.
As vávulas venturi portanto, além de equalizarem o volume entre os dois lados do tanque, alimentam diretamente o reservatório anti-respingo.
Observaçõs (*):
- Se nunca foram trocadas as boias originais ( A2024700141 e A2024700241 ) e houver necessidade de substituição pelas boias novas ( A2024703941 e A2024701041 ), é obrigatório a troca do chicote ( A2025404113 ) que envia as informações ao painel. Caso contrário a leitura do nível será errada
- Se durante a troca da boia do lado esquerdo houver dobramento/entupimento/desconexão dos dutos da válvula venturi, o sistema não funcionará e o tanque esquerdo permanecerá cheio e inoperante enviando mensagem falsa ao painel.
- Na possibilidade de entupimento/quebra/ruptura dos dutos internos do tanque ou da válvula venturi do lado direito, não há solução a não ser a troca do tanque inteiro.
- Atentar que tanto o tanque, como a válvula venturi da boia esquerda ( Fig. 29 no EPC ) tem seus filtros internos ( tipo peneira ) que devem estar sempre limpos.
Filtro interno do tanque sujo
*Estas informações se referem ao modelo C280 ( 202.028 ) com motor M104. Para outros modelos, principalmente versões V6, US, diesel e AMG, verifique as informações corretas para cada modelo. C/A208 tem sistema semelhante.
Modelos mais atuais com túnel do eixo cardã que atrapalham a instalação de um tanque único, como W203. W163 e etc. tem sistema semelhante, mas muito mais aprimorado.
Também os modelos que possuem opcionais:
282 from 01.07.1989 SKI BAG (INBOARD LOADING FACILITY)
308 from 01.01.1990 COOLING COMPARTMENT IN CENTER REAR BACKREST
São obrigados a ter tanques divididos, daí o alto preço destes opcionais, já que necessitam modificação também no sistema de combustível.
Abraços
Convidad- Convidado
Re: Funcionamento sistema de tanque bi-partido (C208, W202 e outros modelos)
Sacanagem... agora que eu tinha tido tempo de encontrar tudo no WIS e tinha acabado de formatar... hehehe...
Mas fica aí a explicação. Nada como ter tempo, hehehe...
Abraço!
Mas fica aí a explicação. Nada como ter tempo, hehehe...
Abraço!
Convidad 1- Usuário Platina
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Re: Funcionamento sistema de tanque bi-partido (C208, W202 e outros modelos)
Melhorou muito a compreensão da coisa toda com esse post do Ernani.
Ainda me bato um pouco com o comando, ou com a forma como é feita a manutenção do nível nos dois tanques.
Ainda me bato um pouco com o comando, ou com a forma como é feita a manutenção do nível nos dois tanques.
Convidad- Convidado
Re: Funcionamento sistema de tanque bi-partido (C208, W202 e outros modelos)
Ótimo post do Ernani esclarecendo o mistério. Ulysses, envie também o que você obteve no WIS
PAULO BRITO- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
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Re: Funcionamento sistema de tanque bi-partido (C208, W202 e outros modelos)
Paulo,
é exatamente a mesma coisa, o Ernani tb pegou a info no WIS.
O que tem de diferente é o lance do "spray pump" e da limpeza do filtro.
Abraço!
é exatamente a mesma coisa, o Ernani tb pegou a info no WIS.
O que tem de diferente é o lance do "spray pump" e da limpeza do filtro.
Abraço!
Convidad 1- Usuário Platina
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Re: Funcionamento sistema de tanque bi-partido (C208, W202 e outros modelos)
Ulysses;
Se você se baseou só no WIS, provavelmente não entendeu direito como funciona.
O WIS não é exatamente um bastião da informação precisa quando tem *agada da própria MB em algum projeto mal dimensionado. Ele diz "como é", mas nunca "porque" e pior, não diz como é direito em certos casos como este, daí eles truncam a informação e o reparador que se vire.
No meu caso, tive problema semelhante com um carro gringo de outra marca ( o sistema de dois tanques é relativamente comum em carros tração traseira ) e me especializei. Mas este da W202 realmente se supera em dificuldade em entender o projeto.
Francamente, boia com acesso por baixo ( é preciso esvaziar o tanque por completo ) com válvula e dutos internos inacessíveis não é um projeto prático.
Quanto a questão tempo....é dinheiro. Quem tem muito ( ou almeja ter ) para si, não tem tempo para si, o que definitivamente não é o meu caso....kkkk
Epicco, para isso, seria bom a ajuda de um especialista em válvulas venturi sifonadas.
Se você se baseou só no WIS, provavelmente não entendeu direito como funciona.
O WIS não é exatamente um bastião da informação precisa quando tem *agada da própria MB em algum projeto mal dimensionado. Ele diz "como é", mas nunca "porque" e pior, não diz como é direito em certos casos como este, daí eles truncam a informação e o reparador que se vire.
No meu caso, tive problema semelhante com um carro gringo de outra marca ( o sistema de dois tanques é relativamente comum em carros tração traseira ) e me especializei. Mas este da W202 realmente se supera em dificuldade em entender o projeto.
Francamente, boia com acesso por baixo ( é preciso esvaziar o tanque por completo ) com válvula e dutos internos inacessíveis não é um projeto prático.
Quanto a questão tempo....é dinheiro. Quem tem muito ( ou almeja ter ) para si, não tem tempo para si, o que definitivamente não é o meu caso....kkkk
Epicco, para isso, seria bom a ajuda de um especialista em válvulas venturi sifonadas.
Convidad- Convidado
Re: Funcionamento sistema de tanque bi-partido (C208, W202 e outros modelos)
Entendi sim. Mas concordo que a informação é meio "jogada", sem grandes detalhamentos. As ilustrações também são ruins em grande parte dos casos, porém já consegui resolver alguns problemas com ele.
Esse sistema do tanque especificamente é muito complicado, os caras criaram um monstro hehehe... Uma vez eu quase perdi um almoço muito divertido por causa desse sistema.
Quanto ao tempo, de fato ficar milionário dá trabalho e eu, infelizmente, ainda não fiquei hahahaha... Mas eu não sou fanático, tanto é que estou de saída para ir encontrar os amigos lá no Ilha.
Aliás, caso você esteja em Sampa, por quê não aparece também?
Abraço!
Esse sistema do tanque especificamente é muito complicado, os caras criaram um monstro hehehe... Uma vez eu quase perdi um almoço muito divertido por causa desse sistema.
Quanto ao tempo, de fato ficar milionário dá trabalho e eu, infelizmente, ainda não fiquei hahahaha... Mas eu não sou fanático, tanto é que estou de saída para ir encontrar os amigos lá no Ilha.
Aliás, caso você esteja em Sampa, por quê não aparece também?
Abraço!
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