Funcionamento sistema de tanque bi-partido (C208, W202 e outros modelos)

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Mensagem por Convidad Ter 17 Jul 2012 - 13:41



Diante dessa posição de inúmeros "mecânicos", eu acho que os fabricantes deveriam fabricar carros onde fosse impossível andar com a gasolina na reserva, já que essa prática "estraga" a bomba. Evil or Very Mad
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Mensagem por PAULO BRITO Ter 17 Jul 2012 - 15:22



Mera coincidência, nenhuma relação entre tanque na reserva danificar a bomba.
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Mensagem por Alexandre - pr Ter 17 Jul 2012 - 16:36



Paulo Britto,

Se você procurar no Fórum, vai encontrar outros relatos de situações bem parecidas com essa.

Normalmente tinha relação com andar na reserva e o fato do tanque ser bi-partido (assim, são 2 bombas, certo?). Mas isso deixo para os especialistas esclarecerem...

Salvo engano, o combustível ajuda a "resfriar" a bomba. Ou seja, se ele fica quase sempre no mínimo, ela trabalha sempre quente, o que ocasiona o desgaste prematuro dela...

Abs,
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Mensagem por Convidad Ter 17 Jul 2012 - 16:41



O combustível passa por dentro da bomba.
E é esse combustível que resfria a bomba ao passar por dentro dela.

Os "mecânicos" alegam que ao trabalhar com a gasolina baixa no tanque, ou na reserva, a bomba "pesca" mais sujeira. Ocorre que a bomba sempre "pesca" o combustível do fundo do tanque, e uma vez que a sujeira tende sempre a ficar no fundo.........
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Mensagem por PAULO BRITO Ter 17 Jul 2012 - 17:04



Até onde sei, a bomba de gasolina do W 202 é "externa" instalada ao lado do tanque juntamente com o filtro.

Dentro do tanque bipartido parece haver um dispositivo "secreto" pois até hoje ninguém conseguiu explicar tecnicamente seu funcionamento, e dizem que tem a função de transferir gasolina de um lado para outro.
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Mensagem por Alexandre - pr Ter 17 Jul 2012 - 17:09



Paulo Brito,

Gostei do "dispositivo secreto", hehehehe.... é verdade, até hoje também ninguém explicou bem como passa a gasolina de um lado à outro. É esse sistema que costuma dar problema quando usa-se por muito tempo o carro com menos de 50% do total do tanque cheio; pois permanece cheio somente 1 lado...

Abs,
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Mensagem por Convidad 1 Qua 18 Jul 2012 - 10:06



Bom, então vamos mostrar o dispositivo secreto (neste caso, uma C280):

Funcionamento sistema de tanque bi-partido (C208, W202 e outros modelos) Tanque202

A peça 17 chama-se "sensor com bomba de combustível", a peça 35 chama-se apenas "sensor". Esses dois sensores enviam a informação para o medidor do painel. O tanque em si é a peça 5.

A bomba de gasolina principal (que envia o combustível para o motor) realmente é externa ao tanque. Porém, percebe-se que há outra, interna, que faz a equalização das duas metades do tanque.

Mistério desfeito.

Abraço!
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Mensagem por PAULO BRITO Qua 18 Jul 2012 - 10:37



Ulysses, já tinha visto, mas o fato é que ninguém explica exatamente como ocorre a transferência de gasolina de um lado para o outro, qual a função e como funcionam estes sensores, qual o processo ???
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Mensagem por Convidad Qua 18 Jul 2012 - 10:52



Pois é. Reparem a foto da peça chamada "sensor com bomba"
Photobucket

Não há nenhuma bomba elétrica aí, levando a crer que seja como uma turbina instalada em um dos dois "L" de plástico branco que é acionada pela gasolina que retorna ao tanque depois de alimentar o sistema de injeção.

Difícil compreender como é feita a equalização do nível de combustível entre os dois lados do tanque. Reparem ainda que a alimentação de gasolina no posto é feita no lado oposto a esse onde esta essa peça, e tenho quase certeza que a alimentação da bomba de gasolina principal é feita pelo lado direito do tanque também.
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Mensagem por Convidad 1 Qua 18 Jul 2012 - 10:55



Epicco,

a saída é pelo lado esquerdo do carro (lado do motorista) e o abastecimento pelo lado direito.

Se você tem 2 sensores e uma bomba, a transferência ocorre quando o sensor do lado onde sai o combustível para o motor "pede" mais gasolina ao lado por onde o carro é abastecido.

Ou seja, o sensor 17 lê o nivel do lado dele e sua bomba puxa mais combustível. Já o sensor 35 informa você no painel quanto ainda resta de combustível no total.

Eu só não tenho certeza se os dois sensores ficam comparando o nível e equalizando o tempo todo ou se funciona tipo "caixa d'água", apenas ao baixar o nível no lado da saída.

No WIS deve ter a descrição do funcionamento. No EPC tem uma observação de que os dois sensores foram substituídos por outra peça e que a antiga não deve ser mais usada. Estou sem tempo agora para pesquisar, infelizmente...

Abraço!
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Mensagem por Convidad 1 Qua 18 Jul 2012 - 11:02



Aliás, o próprio tanque foi modificado também.

- Parts list -
FIN/MD 202089 Catalog 45H
VIN Major assembly
Sales designation C 280 Major assembly MD
Assortment class Car Group 47 - FUEL SYSTEM
Market All Subgroup 015 - FUEL TANK WITH ATTACHMENT PARTS
Item no. Part number Designation/description Quantity Version

5 A 202 470 84 01 FUEL TANK
Replaced by: A 202 470 87 01
+002 A 202 470 11 40
+002 A 202 471 02 85
+001 A 202 476 57 01
+001 A 202 476 24 27
+001 A 005 997 00 90
+002 A 006 997 46 90
+002 N 009021 013203
[036] Up to ident. no.: F 875910
-
(5) A 202 470 87 01 FUEL TANK
62 L.
[037] As of ident. no. F 875911
001

(17) A 202 470 22 41 SENSOR WITH PUMP
Replaced by: A 202 470 25 41
[414] THE OLD PART MUST NO LONGER BE INSTALLED
-
(17) A 202 470 25 41 SENSOR WITH PUMP
Replaced by: A 202 470 39 41
-
(17) A 202 470 39 41 SENSOR WITH PUMP
LEFT
001

(35) A 202 470 17 41 SENSOR
Replaced by: A 202 470 29 41
Code: -921
[414] THE OLD PART MUST NO LONGER BE INSTALLED
-
(35) A 202 470 29 41 SENSOR
Replaced by: A 202 470 33 41
Code: -921
-
(35) A 202 470 33 41 SENSOR
Replaced by: A 208 470 10 41
Code: -921
-
(35) A 208 470 10 41 SENSOR
Code: -921
001

Se alguém pudesse pesquisar, seria legal..
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Mensagem por Convidad Qua 18 Jul 2012 - 11:06



Entendo Ulysses. Mas não há uma bomba elétrica para comandar o "puxe mais combustível".
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Mensagem por Convidad 1 Qua 18 Jul 2012 - 11:09



Essa foto é da peça 17, certo? Você encontrou da 35?
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Mensagem por PAULO BRITO Qua 18 Jul 2012 - 11:14



Pode até ser, a bomba capta a gasolina de um lado e devolve/retorna o excesso do outro lado, e a boia, além de indicar o nível, também atua no tal de sensor, com a a função de manter equalizado o nível nas duas partes do tanque. Aos poucos o mistério vai sendo revelado
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Mensagem por Convidad Qua 18 Jul 2012 - 11:17



Eis:
Photobucket

O problema é que os diagramas do site russo não mostram as mangueiras que interligam essas coisas todas dentro do tanque.

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Mensagem por Alexandre - pr Qua 18 Jul 2012 - 11:39



Que sistema complexo, só para dividir em 2 o tanque! Shocked

Obrigado pelas preciosas informações Ulysses!

Abs,
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Mensagem por Convidad 1 Qua 18 Jul 2012 - 11:45



Epicco,

no EPC, na figura que eu postei, também não. Mas tem mais umas 7 outras, pois há particularidades do modelo diesel, por exemplo. Talvez nas outras figuras exista o detalhamento.

Contudo, no WIS deve ter a descrição do funcionamento. Depois eu vou ver se consigo encontrar.

Abraço!
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Mensagem por ZIG MASTER Qua 18 Jul 2012 - 13:20



Para sintetizar, existe um equalizador interno e a bomba de gasolina que fica instalada externamente, e que no caso da C280 tem o n. 0004706394.
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Mensagem por Convidad Qua 18 Jul 2012 - 15:29



Prezados;

Quem equaliza o volume de combustível entre os tanques são as duas válvulas venturi ( venturi syphon ) instaladas uma na boia do lado esquerdo ( motorista ) e outra junto ao reservatório anti-respingo ( anti-splash container *). Infelizmente a MB chama estas válvulas de SUCTION SPRAY PUMP, o que gera confusão.
Funcionamento sistema de tanque bi-partido (C208, W202 e outros modelos) 2021y

(*) Nada mais é que um reservatório dentro do tanque que evita que a bomba externa fique sem combustível durante curvas ou mesmo com o tanque com nível baixo.

Funcionamento sistema de tanque bi-partido (C208, W202 e outros modelos) 2022h

A boia do lado direito ( passageiro ) só tem a função de medir o volume do tanque do lado direito e enviar a informação para o painel.

A boia do lado esquerdo também, porém vem no conjunto a válvula venturi do tanque esquerdo. São sistemas independentes que funcionam em separado.

A pressão que a bomba externa exerce ao sistema, faz com que as válvulas venturi distribuam uniformemente o combustível entre os tanques em questão de segundos.
Funcionamento sistema de tanque bi-partido (C208, W202 e outros modelos) 2023s

Ao abastecer, se completarmos o tanque, simplesmente o combustível “transborda” para o lado esquerdo. Se abastecermos “meio-tanque”, o sistema equaliza o volume entre os tanques imediatamente ao dar a partida.
Funcionamento sistema de tanque bi-partido (C208, W202 e outros modelos) 2024dm

As vávulas venturi portanto, além de equalizarem o volume entre os dois lados do tanque, alimentam diretamente o reservatório anti-respingo.

Observaçõs (*):

- Se nunca foram trocadas as boias originais ( A2024700141 e A2024700241 ) e houver necessidade de substituição pelas boias novas ( A2024703941 e A2024701041 ), é obrigatório a troca do chicote ( A2025404113 ) que envia as informações ao painel. Caso contrário a leitura do nível será errada

- Se durante a troca da boia do lado esquerdo houver dobramento/entupimento/desconexão dos dutos da válvula venturi, o sistema não funcionará e o tanque esquerdo permanecerá cheio e inoperante enviando mensagem falsa ao painel.

- Na possibilidade de entupimento/quebra/ruptura dos dutos internos do tanque ou da válvula venturi do lado direito, não há solução a não ser a troca do tanque inteiro.

- Atentar que tanto o tanque, como a válvula venturi da boia esquerda ( Fig. 29 no EPC ) tem seus filtros internos ( tipo peneira ) que devem estar sempre limpos.

Funcionamento sistema de tanque bi-partido (C208, W202 e outros modelos) 2025m
Filtro interno do tanque sujo

*Estas informações se referem ao modelo C280 ( 202.028 ) com motor M104. Para outros modelos, principalmente versões V6, US, diesel e AMG, verifique as informações corretas para cada modelo. C/A208 tem sistema semelhante.

Modelos mais atuais com túnel do eixo cardã que atrapalham a instalação de um tanque único, como W203. W163 e etc. tem sistema semelhante, mas muito mais aprimorado.

Também os modelos que possuem opcionais:

282 from 01.07.1989 SKI BAG (INBOARD LOADING FACILITY)
308 from 01.01.1990 COOLING COMPARTMENT IN CENTER REAR BACKREST

São obrigados a ter tanques divididos, daí o alto preço destes opcionais, já que necessitam modificação também no sistema de combustível.

Abraços
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Mensagem por Convidad 1 Qua 18 Jul 2012 - 15:46



Sacanagem... agora que eu tinha tido tempo de encontrar tudo no WIS e tinha acabado de formatar... hehehe...

Mas fica aí a explicação. Nada como ter tempo, hehehe...

Abraço!
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Mensagem por Convidad Qua 18 Jul 2012 - 15:59



Melhorou muito a compreensão da coisa toda com esse post do Ernani.

Ainda me bato um pouco com o comando, ou com a forma como é feita a manutenção do nível nos dois tanques.

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Mensagem por PAULO BRITO Qua 18 Jul 2012 - 16:20



Ótimo post do Ernani esclarecendo o mistério. Ulysses, envie também o que você obteve no WIS
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Mensagem por Convidad 1 Qua 18 Jul 2012 - 16:40



Paulo,

é exatamente a mesma coisa, o Ernani tb pegou a info no WIS.

O que tem de diferente é o lance do "spray pump" e da limpeza do filtro.

Abraço!
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Mensagem por Convidad Qua 18 Jul 2012 - 16:57



Ulysses;

Se você se baseou só no WIS, provavelmente não entendeu direito como funciona.

O WIS não é exatamente um bastião da informação precisa quando tem *agada da própria MB em algum projeto mal dimensionado. Ele diz "como é", mas nunca "porque" e pior, não diz como é direito em certos casos como este, daí eles truncam a informação e o reparador que se vire.

No meu caso, tive problema semelhante com um carro gringo de outra marca ( o sistema de dois tanques é relativamente comum em carros tração traseira ) e me especializei. Mas este da W202 realmente se supera em dificuldade em entender o projeto.

Francamente, boia com acesso por baixo ( é preciso esvaziar o tanque por completo ) com válvula e dutos internos inacessíveis não é um projeto prático.

Quanto a questão tempo....é dinheiro. Quem tem muito ( ou almeja ter ) para si, não tem tempo para si, o que definitivamente não é o meu caso....kkkk

Epicco, para isso, seria bom a ajuda de um especialista em válvulas venturi sifonadas.
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Mensagem por Convidad 1 Qua 18 Jul 2012 - 17:12



Entendi sim. Mas concordo que a informação é meio "jogada", sem grandes detalhamentos. As ilustrações também são ruins em grande parte dos casos, porém já consegui resolver alguns problemas com ele.

Esse sistema do tanque especificamente é muito complicado, os caras criaram um monstro hehehe... Uma vez eu quase perdi um almoço muito divertido por causa desse sistema.

Quanto ao tempo, de fato ficar milionário dá trabalho e eu, infelizmente, ainda não fiquei hahahaha... Mas eu não sou fanático, tanto é que estou de saída para ir encontrar os amigos lá no Ilha.

Aliás, caso você esteja em Sampa, por quê não aparece também?

Abraço!
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