Uso de pneus direcionais em ML320 W163?
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe M / GLE ( W163 - W164 - W166 - GLE W166 ) :: W163 - 1997 a 2005
Página 1 de 1 • Compartilhe
Uso de pneus direcionais em ML320 W163?
Bom dia pessoal, gostaria de tirar uma dúvida.
Essa semana larguei o jipe na Savarauto pra fazer geometria e fui informado que não se deve utilizar pneus direcionais neste tipo de carro. Podendo acarretar em certo ruído ao rodar e um deixando ela um pouco mais dura.
O correto seria utilizar pneus com desenho reto.
Alguém tem algum conhecimento quanto a este relato?
Outra dúvida seria quanto a caixa de direção que achei mais um vendedor que me vende ela por $2000,00. O que acham deste valor?
Pela minha alegria o chefe da Oficina veio me dizer que passaram o Scan nela e que havia um erro no rádio apenas Hehehe, fiquei feliz em saber que não tinha nada de errado.
Grande abraço.
Essa semana larguei o jipe na Savarauto pra fazer geometria e fui informado que não se deve utilizar pneus direcionais neste tipo de carro. Podendo acarretar em certo ruído ao rodar e um deixando ela um pouco mais dura.
O correto seria utilizar pneus com desenho reto.
Alguém tem algum conhecimento quanto a este relato?
Outra dúvida seria quanto a caixa de direção que achei mais um vendedor que me vende ela por $2000,00. O que acham deste valor?
Pela minha alegria o chefe da Oficina veio me dizer que passaram o Scan nela e que havia um erro no rádio apenas Hehehe, fiquei feliz em saber que não tinha nada de errado.
Grande abraço.
Guilherme Galante- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
- Número de mensagens : 217
Interesses : ML 320
Advertências :
Re: Uso de pneus direcionais em ML320 W163?
Guilherme, pneus direcionais são antigos no mercado mas tem algumas vantagens sim, antes de surgir os assimétricos atuais a maioria dos carros esportivos até alguns anos atrás saiam de fábrica com pneus direcionais que dão excelente aderência em pista seca e molhada.
Quais especificações, medidas e etc desses pneus que a Savarauto "condenou"?
Não entendi bem isso não, desde quando se escolhe pneu de SUV Off-road e etc pelo nível de ruído?!?!?
Os pneus que estão dentro da conformidade técnica de nível de ruído consta no próprio produto e o Manual de fábrica alerta para não usar pneus recauchutados em função de segurança e riscos, agora os direcionais normalmente tem perfil baixo esportivo, tem melhor aderência em pista molhada que os simétricos (mais baratos) e o assimétricos (mais caros), concordo que direcionais podem até deixar o rodar de um jipão de 2,5 toneladas mais endurecido mas se estiver rodando com perfil baixo fora do padrão ML comum (Amg é outro caso), ruído cada desenho tem uma característica diferente de um pneu para outro conforme a finalidade de uso que o dono pretende para um utilitário esportivo, agora todo pneu 100% asfalto pelo desenho é mais silencioso mas não se presta para uso em estrada de terra, os meio termo 50% terra/asfalto fazem mais ruído mas são adequados ao uso misto, os 100% terra outra situação e por aí vai, a escolha depende no meu modo de ver é puramente da finalidade uso que o dono decide, não do ruído que um pneu apresenta conforme falaram, principalmente se tratando de SUV off-road e etc, enfim não entendi muito bem essa da Savarauto não viu!!!
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Quais especificações, medidas e etc desses pneus que a Savarauto "condenou"?
Não entendi bem isso não, desde quando se escolhe pneu de SUV Off-road e etc pelo nível de ruído?!?!?
Os pneus que estão dentro da conformidade técnica de nível de ruído consta no próprio produto e o Manual de fábrica alerta para não usar pneus recauchutados em função de segurança e riscos, agora os direcionais normalmente tem perfil baixo esportivo, tem melhor aderência em pista molhada que os simétricos (mais baratos) e o assimétricos (mais caros), concordo que direcionais podem até deixar o rodar de um jipão de 2,5 toneladas mais endurecido mas se estiver rodando com perfil baixo fora do padrão ML comum (Amg é outro caso), ruído cada desenho tem uma característica diferente de um pneu para outro conforme a finalidade de uso que o dono pretende para um utilitário esportivo, agora todo pneu 100% asfalto pelo desenho é mais silencioso mas não se presta para uso em estrada de terra, os meio termo 50% terra/asfalto fazem mais ruído mas são adequados ao uso misto, os 100% terra outra situação e por aí vai, a escolha depende no meu modo de ver é puramente da finalidade uso que o dono decide, não do ruído que um pneu apresenta conforme falaram, principalmente se tratando de SUV off-road e etc, enfim não entendi muito bem essa da Savarauto não viu!!!
Convidado 9- Usuário Platina
- Número de mensagens : 15736
Estado :
Advertências :
Obrigado pela organização do tópico Sr. Antônio.
Realmente não entendi esta afirmação do pessoal da concessionária.
Abraços.
Realmente não entendi esta afirmação do pessoal da concessionária.
Abraços.
Guilherme Galante- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
- Número de mensagens : 217
Interesses : ML 320
Advertências :
Por nada Guilherme, separei o tema para centrarmos mais o foco. Qual medida está usando na sua ML?
Francamente, achei estranha a afirmação deles em se tratando de um Jipe SUV e preparado para uso off-road, que é uma função que requer no mínimo pneus A/T que todos sabemos são mais ruidosos ou apresentam barulho característico no rodar, ou seja característica do pneu x finalidade de uso!!!
Outro ponto, pneu direcional pode não ter a durabilidade e eficiência de alguns assimétricos atuais de 1a. linha, mas em compensação o preço do primeiro (antigos direcionais) normalmente é menor comparativamente em relação ao segundo, entra também aí a questão do custo x benefício na decisão do dono, porque afinal utilizar um pneu de performance silencioso que não atende às necessidades???
Só curiosidade, uma descrição de um pneu direcional para facilitar o entendimento sobre aquilo que estamos tratando:
Francamente, achei estranha a afirmação deles em se tratando de um Jipe SUV e preparado para uso off-road, que é uma função que requer no mínimo pneus A/T que todos sabemos são mais ruidosos ou apresentam barulho característico no rodar, ou seja característica do pneu x finalidade de uso!!!
Outro ponto, pneu direcional pode não ter a durabilidade e eficiência de alguns assimétricos atuais de 1a. linha, mas em compensação o preço do primeiro (antigos direcionais) normalmente é menor comparativamente em relação ao segundo, entra também aí a questão do custo x benefício na decisão do dono, porque afinal utilizar um pneu de performance silencioso que não atende às necessidades???
Só curiosidade, uma descrição de um pneu direcional para facilitar o entendimento sobre aquilo que estamos tratando:
Direcional
Não tão recente no mercado, este pneu pode ser identificado mais facilmente. Se você olhar na banda de rodagem você vai notar que o desenho aponte em uma direção e se você dividir o pneu no meio, ambos os lados são iguais (simétrico). Outro jeito é olhando na parede do
pneu e procurado uma flecha ou algum símbolo que indica direção, tem vários tipos de
símbolos, e sempre é bem fácil perceber a direção em qual o pneu tem que rodar. O mesmo
tem que rodar nesta direção, caso contrário perde suas vantagens. Antes de o pneu
assimétrico ser fabricado maioria dos veículos esportivos vinha original com pneu direcional.
Vantagens:
Pista molhada:
Excelente na pista molhada (melhor de todos os três tipos);
Desempenho:
Excelente desempenho na pista seca e molhada.
Desvantagens:
Preço:
Geralmente mais caro que o pneu simétrico, mas mais barato que o pneu assimétrico;
Barulho:
Geralmente faz mais barulho que pneu assimétrico e simétrico;
Gama:
Geralmente só fabricado para medidas esportivas (perfil baixo);
Rodízio:
Rodízio limitado, mesmo que pneu assimétrico.
Última edição por Antônio Elias em Seg 11 maio 2015 - 21:06, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : incluir citação)
Convidado 9- Usuário Platina
- Número de mensagens : 15736
Estado :
Advertências :
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe M / GLE ( W163 - W164 - W166 - GLE W166 ) :: W163 - 1997 a 2005
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos