Uso de pneus direcionais em ML320 W163?
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe M / GLE ( W163 - W164 - W166 - GLE W166 ) :: W163 - 1997 a 2005
Página 1 de 1 • Compartilhe
Uso de pneus direcionais em ML320 W163?
Bom dia pessoal, gostaria de tirar uma dúvida.
Essa semana larguei o jipe na Savarauto pra fazer geometria e fui informado que não se deve utilizar pneus direcionais neste tipo de carro. Podendo acarretar em certo ruído ao rodar e um deixando ela um pouco mais dura.
O correto seria utilizar pneus com desenho reto.
Alguém tem algum conhecimento quanto a este relato?
Outra dúvida seria quanto a caixa de direção que achei mais um vendedor que me vende ela por $2000,00. O que acham deste valor?
Pela minha alegria o chefe da Oficina veio me dizer que passaram o Scan nela e que havia um erro no rádio apenas Hehehe, fiquei feliz em saber que não tinha nada de errado.
Grande abraço.
Essa semana larguei o jipe na Savarauto pra fazer geometria e fui informado que não se deve utilizar pneus direcionais neste tipo de carro. Podendo acarretar em certo ruído ao rodar e um deixando ela um pouco mais dura.
O correto seria utilizar pneus com desenho reto.
Alguém tem algum conhecimento quanto a este relato?
Outra dúvida seria quanto a caixa de direção que achei mais um vendedor que me vende ela por $2000,00. O que acham deste valor?
Pela minha alegria o chefe da Oficina veio me dizer que passaram o Scan nela e que havia um erro no rádio apenas Hehehe, fiquei feliz em saber que não tinha nada de errado.
Grande abraço.
Guilherme Galante- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
- Número de mensagens : 217
Data de inscrição : 13/07/2013
Interesses : ML 320
Sexo : País :
Advertências :
Re: Uso de pneus direcionais em ML320 W163?
Guilherme, pneus direcionais são antigos no mercado mas tem algumas vantagens sim, antes de surgir os assimétricos atuais a maioria dos carros esportivos até alguns anos atrás saiam de fábrica com pneus direcionais que dão excelente aderência em pista seca e molhada.
Quais especificações, medidas e etc desses pneus que a Savarauto "condenou"?
Não entendi bem isso não, desde quando se escolhe pneu de SUV Off-road e etc pelo nível de ruído?!?!?
Os pneus que estão dentro da conformidade técnica de nível de ruído consta no próprio produto e o Manual de fábrica alerta para não usar pneus recauchutados em função de segurança e riscos, agora os direcionais normalmente tem perfil baixo esportivo, tem melhor aderência em pista molhada que os simétricos (mais baratos) e o assimétricos (mais caros), concordo que direcionais podem até deixar o rodar de um jipão de 2,5 toneladas mais endurecido mas se estiver rodando com perfil baixo fora do padrão ML comum (Amg é outro caso), ruído cada desenho tem uma característica diferente de um pneu para outro conforme a finalidade de uso que o dono pretende para um utilitário esportivo, agora todo pneu 100% asfalto pelo desenho é mais silencioso mas não se presta para uso em estrada de terra, os meio termo 50% terra/asfalto fazem mais ruído mas são adequados ao uso misto, os 100% terra outra situação e por aí vai, a escolha depende no meu modo de ver é puramente da finalidade uso que o dono decide, não do ruído que um pneu apresenta conforme falaram, principalmente se tratando de SUV off-road e etc, enfim não entendi muito bem essa da Savarauto não viu!!!
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Quais especificações, medidas e etc desses pneus que a Savarauto "condenou"?
Não entendi bem isso não, desde quando se escolhe pneu de SUV Off-road e etc pelo nível de ruído?!?!?
Os pneus que estão dentro da conformidade técnica de nível de ruído consta no próprio produto e o Manual de fábrica alerta para não usar pneus recauchutados em função de segurança e riscos, agora os direcionais normalmente tem perfil baixo esportivo, tem melhor aderência em pista molhada que os simétricos (mais baratos) e o assimétricos (mais caros), concordo que direcionais podem até deixar o rodar de um jipão de 2,5 toneladas mais endurecido mas se estiver rodando com perfil baixo fora do padrão ML comum (Amg é outro caso), ruído cada desenho tem uma característica diferente de um pneu para outro conforme a finalidade de uso que o dono pretende para um utilitário esportivo, agora todo pneu 100% asfalto pelo desenho é mais silencioso mas não se presta para uso em estrada de terra, os meio termo 50% terra/asfalto fazem mais ruído mas são adequados ao uso misto, os 100% terra outra situação e por aí vai, a escolha depende no meu modo de ver é puramente da finalidade uso que o dono decide, não do ruído que um pneu apresenta conforme falaram, principalmente se tratando de SUV off-road e etc, enfim não entendi muito bem essa da Savarauto não viu!!!
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Convidado 9- Usuário Platina
- Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Uso de pneus direcionais em ML320 W163?
Obrigado pela organização do tópico Sr. Antônio.
Realmente não entendi esta afirmação do pessoal da concessionária.
Abraços.
Realmente não entendi esta afirmação do pessoal da concessionária.
Abraços.
Guilherme Galante- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
- Número de mensagens : 217
Data de inscrição : 13/07/2013
Interesses : ML 320
Sexo : País :
Advertências :
Re: Uso de pneus direcionais em ML320 W163?
Por nada Guilherme, separei o tema para centrarmos mais o foco. Qual medida está usando na sua ML?
Francamente, achei estranha a afirmação deles em se tratando de um Jipe SUV e preparado para uso off-road, que é uma função que requer no mínimo pneus A/T que todos sabemos são mais ruidosos ou apresentam barulho característico no rodar, ou seja característica do pneu x finalidade de uso!!!
Outro ponto, pneu direcional pode não ter a durabilidade e eficiência de alguns assimétricos atuais de 1a. linha, mas em compensação o preço do primeiro (antigos direcionais) normalmente é menor comparativamente em relação ao segundo, entra também aí a questão do custo x benefício na decisão do dono, porque afinal utilizar um pneu de performance silencioso que não atende às necessidades???
Só curiosidade, uma descrição de um pneu direcional para facilitar o entendimento sobre aquilo que estamos tratando:
Francamente, achei estranha a afirmação deles em se tratando de um Jipe SUV e preparado para uso off-road, que é uma função que requer no mínimo pneus A/T que todos sabemos são mais ruidosos ou apresentam barulho característico no rodar, ou seja característica do pneu x finalidade de uso!!!
Outro ponto, pneu direcional pode não ter a durabilidade e eficiência de alguns assimétricos atuais de 1a. linha, mas em compensação o preço do primeiro (antigos direcionais) normalmente é menor comparativamente em relação ao segundo, entra também aí a questão do custo x benefício na decisão do dono, porque afinal utilizar um pneu de performance silencioso que não atende às necessidades???
Só curiosidade, uma descrição de um pneu direcional para facilitar o entendimento sobre aquilo que estamos tratando:
Direcional
Não tão recente no mercado, este pneu pode ser identificado mais facilmente. Se você olhar na banda de rodagem você vai notar que o desenho aponte em uma direção e se você dividir o pneu no meio, ambos os lados são iguais (simétrico). Outro jeito é olhando na parede do
pneu e procurado uma flecha ou algum símbolo que indica direção, tem vários tipos de
símbolos, e sempre é bem fácil perceber a direção em qual o pneu tem que rodar. O mesmo
tem que rodar nesta direção, caso contrário perde suas vantagens. Antes de o pneu
assimétrico ser fabricado maioria dos veículos esportivos vinha original com pneu direcional.
Vantagens:
Pista molhada:
Excelente na pista molhada (melhor de todos os três tipos);
Desempenho:
Excelente desempenho na pista seca e molhada.
Desvantagens:
Preço:
Geralmente mais caro que o pneu simétrico, mas mais barato que o pneu assimétrico;
Barulho:
Geralmente faz mais barulho que pneu assimétrico e simétrico;
Gama:
Geralmente só fabricado para medidas esportivas (perfil baixo);
Rodízio:
Rodízio limitado, mesmo que pneu assimétrico.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Última edição por Antônio Elias em Seg 11 maio 2015 - 21:06, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : incluir citação)
Convidado 9- Usuário Platina
- Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe M / GLE ( W163 - W164 - W166 - GLE W166 ) :: W163 - 1997 a 2005
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos