Etanol em 28% - ALERTA
Página 2 de 2 • Compartilhe
Página 2 de 2 • 1, 2
Re: Etanol em 28% - ALERTA
Jaguar, o problema é encher o tanque com porcaria não é mesmo.
Carneiro, essa questão da química, pelo que tenho lido o poder calorífico do álcool é maior que o da gasolina, o álcool evapora mais rápido e funcionaria como antidetonante na mistura e etc, creio que se o potencializador aumenta a resistência a compressão, a combustão vai ocorrer no tempo certo sem batidas de pinos que acabam com o motor, ou não?
Só para ampliar o debate, no site da Petrobrás falam o seguinte:
Carneiro, essa questão da química, pelo que tenho lido o poder calorífico do álcool é maior que o da gasolina, o álcool evapora mais rápido e funcionaria como antidetonante na mistura e etc, creio que se o potencializador aumenta a resistência a compressão, a combustão vai ocorrer no tempo certo sem batidas de pinos que acabam com o motor, ou não?
Só para ampliar o debate, no site da Petrobrás falam o seguinte:
18. O que é octanagem?
É a capacidade que o combustível tem, em mistura com o ar, de resistir a altas temperaturas na câmara de combustão, sem sofrer detonação. A detonação também é conhecida como batida de pino e pode destruir o motor. Quanto maior a octanagem, maior será a resistência à detonação.
O manual de cada veículo especifica o tipo de gasolina que possui a octanagem mínima necessária ao bom funcionamento (desempenho) do mesmo, sem a ocorrência danosa da detonação. Qualquer gasolina que possua octanagem maior que a mínima especificada poderá ser utilizada sem problemas.
No Brasil, a octanagem é expressa em IAD = Índice Antidetonante. A gasolina comum é especificada também pelo MON.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Grifo nosso.
Convidado 9- Usuário Platina
- Número de mensagens : 15736
Estado :
Advertências :
Re: Etanol em 28% - ALERTA
Para se ter uma idéia, a PORSCHE em seu site diz que seus carros 2015 foram preparados para adição de até 10% somente de etanol.
TZero- Usuário Platina
- Número de mensagens : 4755
Interesses : Escusos, Dúbios ou Conflitantes ?
Estado :
Advertências :
Página 2 de 2 • 1, 2