Dicas de como preservar a estrela em período prolongado de inatividade.
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Dicas de como preservar a estrela em período prolongado de inatividade.
Prezados Confrades,
Por não achar tópico semelhante ou equivalente, sugiro colocarmos aqui dicas para quem precisa guardar sua MB por longos períodos (férias, viagens prolongadas, etc).
Estou na iminência de ser transferido para uma região de muita umidade e pouca estrada (meio do mato!) onde devo permanecer por pelo menos um ano.
Devido a falta de oficina especializada, de estradas em condições mínimas de trafegabilidade e ainda, pela completa inviabilidade de levá-la comigo, pretendo guardar minha CLK320 em um lugar fechado, coberto e lacrado durante todo esse período (aproximadamente um ano e seis meses).
Não tenho a menor ideia se é uma decisão inteligente ou recomendável...
Assim, peço a valiosa colaboração de todos com dicas de como preservar a querida estrela.
Já pensei em colocá-la em cavaletes, coberta...
Retirar todo o combustível do tanque...
Obviamente, retirar a bateria...
passar alguma cera para proteger a pintura...
Cobrir os bancos com capas...
Enfim, estou completamente desorientado!
Algum dos senhores já guardou um carro por período tão longo?
Desde já agradeço imensamente a ajuda e apoio!!!
Atenciosamente,
RRegis
Por não achar tópico semelhante ou equivalente, sugiro colocarmos aqui dicas para quem precisa guardar sua MB por longos períodos (férias, viagens prolongadas, etc).
Estou na iminência de ser transferido para uma região de muita umidade e pouca estrada (meio do mato!) onde devo permanecer por pelo menos um ano.
Devido a falta de oficina especializada, de estradas em condições mínimas de trafegabilidade e ainda, pela completa inviabilidade de levá-la comigo, pretendo guardar minha CLK320 em um lugar fechado, coberto e lacrado durante todo esse período (aproximadamente um ano e seis meses).
Não tenho a menor ideia se é uma decisão inteligente ou recomendável...
Assim, peço a valiosa colaboração de todos com dicas de como preservar a querida estrela.
Já pensei em colocá-la em cavaletes, coberta...
Retirar todo o combustível do tanque...
Obviamente, retirar a bateria...
passar alguma cera para proteger a pintura...
Cobrir os bancos com capas...
Enfim, estou completamente desorientado!
Algum dos senhores já guardou um carro por período tão longo?
Desde já agradeço imensamente a ajuda e apoio!!!
Atenciosamente,
RRegis
R Regis- Usuário Bronze
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Re: Dicas de como preservar a estrela em período prolongado de inatividade.
Regis, A melhor solução e deixa-la comigo. Cuido direitinho, e ainda pago o IPVA-Nossa só agora vi que vc esta em Goiânia.
Lelis- Usuário Iniciante
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Re: Dicas de como preservar a estrela em período prolongado de inatividade.
Aprenda como evitar surpresas e problemas ao ligar um carro parado a muito tempo
Deixar um carro parado por muito tempo pode acarretar mais problemas do que se imagina. E acredite, há muita dúvida sobre o procedimento correto. Devo deixar o freio de mão puxado? A bateria deve ser desligada? E o combustível? Conversamos com Fernando Satkunas, engenheiro da SAE Brasil, sobre a forma correta para deixar um automóvel guardado por muito tempo na garagem.
Esvazie o tanque
A gasolina parada por muito tempo tende a formar um tipo de gosma que obstrui os filtros e entope os injetores e, no caso dos mais antigos, carburadores. O ideal é deixar vazio, mas se for deixar com combustível, coloque gasolina aditivada, pois ela tem maior durabilidade.
Troque o óleo
O óleo lubrificante e o filtro de óleo do motor devem ser substituídos antes de deixar o carro parado. Assim, será evitado que resíduos do óleo antigo decantem ou impregnem o interior do motor. Tenha certeza de que a tampa do reservatório do óleo de freio está bem fechada, para não entrar umidade.
Encha os pneus
Se for se ausentar por até 90 dias, aumente a pressão dos pneus até 50 libras. Acima de 90 dias, é melhor que coloque o carro sobre cavaletes, senão o pneu pode deformar e ficar achatado devido ao peso do veículo.
Desconecte a bateria
Bateria de carro é como balão (bexiga) de festa. Sempre tende a murchar. O ideal é ligar o motor uma vez por semana. Se não for possível, desligue a bateria mantendo os faróis ligados, para eliminar correntes parasíticas. Mantenha a janela abaixada e não feche a porta pelo controle remoto.
Solte o freio de mão
A lona do freio de mão pode grudar na panela do freio em algumas situações, então o ideal é deixá-lo desativado.
Engatado ou desengatado?
Coloque um peso sobre o pedal da embreagem e deixe a marcha ré engatada, para impedir que o platô e o disco colem. No caso dos automáticos, deixa o câmbio no P.
Lubrifique os freios
Os freios não pedem tanta atenção como se imagina. Aplique um jato de WD40 ou spray equivalente para preservar os discos de freio. A ferrugem dos freios causada pela umidade relativa é, na maioria das vezes, superficial.
Limpo e protegido
Lave o carro antes de colocá-lo na garagem, para tirar a poeira acumulada. Quando tiver feito todos os passos acima, cubra o veículo com um pano de algodão macio. O plástico pode provocar riscos, pois sempre sobra um pouco de pó, enquanto o algodão é menos agressivo. Capas de boa qualidade já vem forradas com algodão. A escolha do local é muito importante, para evitar que animais possam danificar o veículo - ratos, por exemplo, podem roer chicotes elétricos, mangueiras e fios.
Deixar um carro parado por muito tempo pode acarretar mais problemas do que se imagina. E acredite, há muita dúvida sobre o procedimento correto. Devo deixar o freio de mão puxado? A bateria deve ser desligada? E o combustível? Conversamos com Fernando Satkunas, engenheiro da SAE Brasil, sobre a forma correta para deixar um automóvel guardado por muito tempo na garagem.
Esvazie o tanque
A gasolina parada por muito tempo tende a formar um tipo de gosma que obstrui os filtros e entope os injetores e, no caso dos mais antigos, carburadores. O ideal é deixar vazio, mas se for deixar com combustível, coloque gasolina aditivada, pois ela tem maior durabilidade.
Troque o óleo
O óleo lubrificante e o filtro de óleo do motor devem ser substituídos antes de deixar o carro parado. Assim, será evitado que resíduos do óleo antigo decantem ou impregnem o interior do motor. Tenha certeza de que a tampa do reservatório do óleo de freio está bem fechada, para não entrar umidade.
Encha os pneus
Se for se ausentar por até 90 dias, aumente a pressão dos pneus até 50 libras. Acima de 90 dias, é melhor que coloque o carro sobre cavaletes, senão o pneu pode deformar e ficar achatado devido ao peso do veículo.
Desconecte a bateria
Bateria de carro é como balão (bexiga) de festa. Sempre tende a murchar. O ideal é ligar o motor uma vez por semana. Se não for possível, desligue a bateria mantendo os faróis ligados, para eliminar correntes parasíticas. Mantenha a janela abaixada e não feche a porta pelo controle remoto.
Solte o freio de mão
A lona do freio de mão pode grudar na panela do freio em algumas situações, então o ideal é deixá-lo desativado.
Engatado ou desengatado?
Coloque um peso sobre o pedal da embreagem e deixe a marcha ré engatada, para impedir que o platô e o disco colem. No caso dos automáticos, deixa o câmbio no P.
Lubrifique os freios
Os freios não pedem tanta atenção como se imagina. Aplique um jato de WD40 ou spray equivalente para preservar os discos de freio. A ferrugem dos freios causada pela umidade relativa é, na maioria das vezes, superficial.
Limpo e protegido
Lave o carro antes de colocá-lo na garagem, para tirar a poeira acumulada. Quando tiver feito todos os passos acima, cubra o veículo com um pano de algodão macio. O plástico pode provocar riscos, pois sempre sobra um pouco de pó, enquanto o algodão é menos agressivo. Capas de boa qualidade já vem forradas com algodão. A escolha do local é muito importante, para evitar que animais possam danificar o veículo - ratos, por exemplo, podem roer chicotes elétricos, mangueiras e fios.
GR- Usuário Platina
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Re: Dicas de como preservar a estrela em período prolongado de inatividade.
Valeu pelas dicas Gr,que aula completa.
Alexandre M C F- Usuário Ouro
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Re: Dicas de como preservar a estrela em período prolongado de inatividade.
De nadinha, hehehe.... Abs
GR- Usuário Platina
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Re: Dicas de como preservar a estrela em período prolongado de inatividade.
GR,
Muito esclarecedor seu post. As coisas estão clareando!
TKS.
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R Regis- Usuário Bronze
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Re: Dicas de como preservar a estrela em período prolongado de inatividade.
Com relação ao couro dos bancos pensei em fazer uma hidratação e em seguida cobrir com capas.
As borrachas das portas, limpador do parabrisas e o sistema do teto solar (tenho medo que trave/emperre) são outras preocupações...
As borrachas das portas, limpador do parabrisas e o sistema do teto solar (tenho medo que trave/emperre) são outras preocupações...
R Regis- Usuário Bronze
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Re: Dicas de como preservar a estrela em período prolongado de inatividade.
Meu caro, se eu fosse vc, até deixaria o carro guardado nessas condições acima, mas deixaria as chaves com algum outro confrade ou alguém para que pudesse abri-la de vez em quando, inclusive o porta-malas e afins...Pois já soube de um caso (Freddy - C43) que ele deixou a dele parada por mais de um ano, nessas mesmas condições acima, mas qdo retornou, teve um problemão para abrir a tampa da mala, que selou de uma forma que não abria de jeito nenhum...nem sei como ele conseguiu mas...abriu depois...
De certa forma, tomando essas precauções, a sua estrela "estragará" bem menos do que iria estragar...
Enfim, eu acho que deixá-la numa garagem normal e, deixar as chaves com algum confrade para andar nela uma vez por mês, É BEM MAIS SAUDÁVEL do que selar ela nos termos do post...
Bem, eu faria isso...
Forte abs.
De certa forma, tomando essas precauções, a sua estrela "estragará" bem menos do que iria estragar...
Enfim, eu acho que deixá-la numa garagem normal e, deixar as chaves com algum confrade para andar nela uma vez por mês, É BEM MAIS SAUDÁVEL do que selar ela nos termos do post...
Bem, eu faria isso...
Forte abs.
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PedroAlexRJ - W202 - C36 - AMG - 1996 - ´BlackSeries´
Pedroalexrj- Moderador
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Re: Dicas de como preservar a estrela em período prolongado de inatividade.
Faça uma boa hidratação no couro e deixe dentro do carro um sachê de desumidificador dentro do carro, vai ficar 10.....
GR- Usuário Platina
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Re: Dicas de como preservar a estrela em período prolongado de inatividade.
Pedroalexrj,
Bem lembrado quanto as engrenagens e borrachas do porta mala...
Quanto a deixar as chaves com confrades merece um alerta que pode servir para todos...
Não obstante a confiança e amizade existente entre duas pessoas amigas (confrades). A responsabilidade civil por danos causados em um eventual acidente com sua estrela será sempre sua... (Deus nos livre!!!). Explico: por mais que vc demonstre que não teve culpa, qualquer juiz de direito irá se servir de seu patrimônio para indenizar uma família de um acidentado (morto ou incapacitado).
Entende o problema de deixar a chave com amigos?
Mas de fato ter quem ligue e rode com ela uma vez por semana, realmente é o ideal. Aliás, a minha sai religiosamente de quatro em quatro dias e roda 30km pelas ruas de Goiânia (que por sinal tem um trânsito digno de Sampa em dia de chuva).
GR,
Esse sache desumidificador é aquele usado em armários e closets??? Ou tem algum de uso automotivo???
Pedro e CR,
Mais uma vez muito obrigado!!!
Bem lembrado quanto as engrenagens e borrachas do porta mala...
Quanto a deixar as chaves com confrades merece um alerta que pode servir para todos...
Não obstante a confiança e amizade existente entre duas pessoas amigas (confrades). A responsabilidade civil por danos causados em um eventual acidente com sua estrela será sempre sua... (Deus nos livre!!!). Explico: por mais que vc demonstre que não teve culpa, qualquer juiz de direito irá se servir de seu patrimônio para indenizar uma família de um acidentado (morto ou incapacitado).
Entende o problema de deixar a chave com amigos?
Mas de fato ter quem ligue e rode com ela uma vez por semana, realmente é o ideal. Aliás, a minha sai religiosamente de quatro em quatro dias e roda 30km pelas ruas de Goiânia (que por sinal tem um trânsito digno de Sampa em dia de chuva).
GR,
Esse sache desumidificador é aquele usado em armários e closets??? Ou tem algum de uso automotivo???
Pedro e CR,
Mais uma vez muito obrigado!!!
R Regis- Usuário Bronze
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Re: Dicas de como preservar a estrela em período prolongado de inatividade.
Este mesmo, aquele que é branco/azul e fica rosa com o tempo... Não conheço esta marca, só estou mostrando um modelo, ok?
http://www.utilplast.com.br/desumidificador-de-ar-pingi-sache-250-g-0030074-8/p
http://www.utilplast.com.br/desumidificador-de-ar-pingi-sache-250-g-0030074-8/p
GR- Usuário Platina
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Re: Dicas de como preservar a estrela em período prolongado de inatividade.
Então meu caro,
Acho que ter alguém para dar uma volta, civilizada com a CLK...nada ou mto pouco custa pra alguém...
A chance/risco de acontecer um sinistro é bem pequena...de modo que ainda acho que deixar as chaves com alguém, como o confrade acima, é melhor opção...digo, creio que 'estragaria' bem menos...digo, ligando, rodando um pouco, botando SOMENTE PODIUM, abrindo as portas e porta-mala, capô, dando uma lavada até quem sabe...enfim, coisas de confrade amigo mesmo...e que temos aos montes por aqui...
forte abs.
Acho que ter alguém para dar uma volta, civilizada com a CLK...nada ou mto pouco custa pra alguém...
A chance/risco de acontecer um sinistro é bem pequena...de modo que ainda acho que deixar as chaves com alguém, como o confrade acima, é melhor opção...digo, creio que 'estragaria' bem menos...digo, ligando, rodando um pouco, botando SOMENTE PODIUM, abrindo as portas e porta-mala, capô, dando uma lavada até quem sabe...enfim, coisas de confrade amigo mesmo...e que temos aos montes por aqui...
forte abs.
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Pedroalexrj- Moderador
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Re: Dicas de como preservar a estrela em período prolongado de inatividade.
Ou então vende o carro.... Depois compra outro....
GR- Usuário Platina
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Re: Dicas de como preservar a estrela em período prolongado de inatividade.
Dr GR, como sempre excelentes as suas dicas meu caro!!!:D
Régis, minha opinião se permite, sem ninguém para olhar o carro mesmo com todas essas precauções muito bem colocadas pelo GR, eu concordo com o amigo Pedroalex e acho 1 ano e meio muito tempo para deixar uma Mercedes ano 98 imobilizada em cima de cavaletes.
Para deixar engarajada (e não abandonada) num galpão ou qualquer outro local fechado e mesmo se seguir à riscas as ótimas dicas do GR, pelo que sei do clima de Goiás mesmo no verão é úmido, então no final desse longo período de "hibernação" creio que será tranquilo o retorno à vida das partes mecânicas, freios, o motor trocando o óleo de novo e etc, mas o problema creio que serão os imprevistos com as pragas urbanas, ratos, baratas, formigas, cupins e etc, probabilidade de ocorrer ressecamento de mangueiras na linha combustível vazia, acho muito difícil evitar môfo numa "hibernação" dessas e ainda há a questão da peças da eletrônica embarcada paradas, as partes internas de enrolamento elétricos de relés e placas eletrônicas paradas por exemplo vão tender a iniciar processo de degradação, detalhes que poderão te trazer dor de cabeça, um amigo meu daqui de BQ deixou uma E420 97 parada por quase 3 meses desligando as conexões da bateria, desprogramou chave, travou bomba de gasolina, problema com bicos injetores e mais alguns pepinos.
Sinceramente, no seu lugar se não tivesse alguém de confiança para olhar o carro, analisaria a possibilidade de vendê-la e comprar outra depois que voltar, só não faria isso se se tratar uma CLK ímpar que não acharia outra no mesmo estado.
De todo modo, sucessos com o carro e nas suas atividades profissionais!
Régis, minha opinião se permite, sem ninguém para olhar o carro mesmo com todas essas precauções muito bem colocadas pelo GR, eu concordo com o amigo Pedroalex e acho 1 ano e meio muito tempo para deixar uma Mercedes ano 98 imobilizada em cima de cavaletes.
Para deixar engarajada (e não abandonada) num galpão ou qualquer outro local fechado e mesmo se seguir à riscas as ótimas dicas do GR, pelo que sei do clima de Goiás mesmo no verão é úmido, então no final desse longo período de "hibernação" creio que será tranquilo o retorno à vida das partes mecânicas, freios, o motor trocando o óleo de novo e etc, mas o problema creio que serão os imprevistos com as pragas urbanas, ratos, baratas, formigas, cupins e etc, probabilidade de ocorrer ressecamento de mangueiras na linha combustível vazia, acho muito difícil evitar môfo numa "hibernação" dessas e ainda há a questão da peças da eletrônica embarcada paradas, as partes internas de enrolamento elétricos de relés e placas eletrônicas paradas por exemplo vão tender a iniciar processo de degradação, detalhes que poderão te trazer dor de cabeça, um amigo meu daqui de BQ deixou uma E420 97 parada por quase 3 meses desligando as conexões da bateria, desprogramou chave, travou bomba de gasolina, problema com bicos injetores e mais alguns pepinos.
Sinceramente, no seu lugar se não tivesse alguém de confiança para olhar o carro, analisaria a possibilidade de vendê-la e comprar outra depois que voltar, só não faria isso se se tratar uma CLK ímpar que não acharia outra no mesmo estado.
De todo modo, sucessos com o carro e nas suas atividades profissionais!
Convidado 9- Usuário Platina
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Data de inscrição : 24/07/2010
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Re: Dicas de como preservar a estrela em período prolongado de inatividade.
Antônio Elias,
Além dos problemas citados por GR e Pedroalexrj, realmente não tinha pensado nas pragas urbanas e nos problemas elétricos...
Mais uma vez obrigado, essas informações são muito valiosas.
Boa semana para todos.
Além dos problemas citados por GR e Pedroalexrj, realmente não tinha pensado nas pragas urbanas e nos problemas elétricos...
Mais uma vez obrigado, essas informações são muito valiosas.
Boa semana para todos.
R Regis- Usuário Bronze
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