Teste: Mercedes-Benz Classe A45 AMG - Poder estelar
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Teste: Mercedes-Benz Classe A45 AMG - Poder estelar
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Versão esportiva do hatch Classe A, A45 AMG traz 360 cv de potência em um motor 2.0
Os carros esportivos sempre tiveram seu desempenho diretamente associado ao tamanho de seus enormes motores. No entanto, a AMG, divisão esportiva da Mercedes-Benz, decidiu desafiar essa antiga lógica com o lançamento do A45. A versão esportiva do Classe A traz sob o capô um pequeno motor 2.0, mas com capacidade de entregar avassaladores 360 cv de potência e 45,8 kgfm de torque. O propulsor, que faz sua estréia no hatch – primeiro compacto trabalhado pela AMG em seus 45 anos de história – é parte de uma estratégia da preparadora de mesclar o poder dos volumosos V8 com a leveza e a versatilidade dos quatro cilindros, que vão equipar alguns dos 30 novos modelos prometidos pela AMG até 2017.
O novo motor chega bem credenciado, entre outros fatores, pela impressionante potência específica de 180 cv por litro. O propulsor leva o A45 de zero a 100 km/h em 4,6 segundos e atinge a velocidade máxima de 250 km/h limitada eletronicamente. A potência do motor é transferida para as quatro rodas do A45 AMG através de uma caixa automatizada de dupla embreagem com sete velocidades, equipada com o sistema 4Matic de tração integral.
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O câmbio, inclusive, oferece três modos de condução: “C”, de eficiência controlada, “S”, de “sport”, e “M”, de manual. No primeiro, a transmissão trabalha sempre em regimes baixos e o sistema eletrônico procura dar o máximo de potência com a mínima rotação do motor. Já nos outros dois modos, o regime do propulsor não sofre interferência, o que reflete até mesmo no barulho emitido pelo carro. O “S” deixa a direção mais justa e prolonga as relações das marchas. No modo “M”, as trocas são feitas através de paddle-shifts posicionados atrás do volante.
Os números de consumo de combustível também impressionam, se comparados aos dados de desempenho. O Classe A “apimentado” faz 14,4 km/l, segundo a AMG. Os números são obtidos graças a um sistema que combina injeção e ignição múltiplas, através de injetores colocados no centro das quatro câmaras de combustão. Para manter o equilíbrio, o A45 AMG teve a suspensão retrabalhada e conta com barras estabilizadoras de maiores dimensões. O hatch está ligado ao solo por rodas de liga leve de 18 polegadas – pintadas em cinza com acabamento brilhoso –, calçadas com pneus 235/40. O sistema de freios de alta performance inclui discos internamente ventilados e perfurados nas quatro rodas.
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As diferenças do A45 AMG para o Classe A não ficam restritas somente ao desempenho. Por fora, os para-choques têm desenho mais agressivo. A grade tem acabamento em preto, mas ostenta dois frisos cromados que tentam adicionar requinte para contemporizar com o aspecto “raivoso”. Lateralmente, destacam-se as cavidades das rodas, as pinças de freio pintadas de vermelho, as capas dos retrovisores em fibra de carbono e o spoiler traseiro. Por dentro, bancos esportivos da AMG, com enormes apoios laterais, além de diversos detalhes exclusivos da versão – sempre combinando a cor preta com toques em vermelho.
Os principais rivais do A45 AMG são os alemães BMW M135i, equipado com um 3.0 seis cilindros de 320 cv, e Audi RS3, movido por um 2.5 de cinco cilindros com 340 cv. O A45 AMG custa 48.700 euros na Alemanha, o equivalente a R$ 148.850.
Os principais rivais do A45 AMG são os alemães BMW M135i, equipado com um 3.0 seis cilindros de 320 cv, e Audi RS3, movido por um 2.5 de cinco cilindros com 340 cv. O A45 AMG custa 48.700 euros na Alemanha, o equivalente a R$ 148.850.
Primeiras impressões
Cavalaria alemã
Roma/Itália – Basta girar a chave do A45 AMG para se sentir imediatamente imerso na mais absoluta esportividade. Não só pelo desempenho que espera por um toque no acelerador, mas pela forma como todo o ambiente recebe o motorista. Os bancos parecem feitos sob medida. Ao pisar no pedal da direita, o impulso do motor impressiona. Os 45,4 kgfm de torque aparecem já às 2.500 rpm e estão presentes até os 5 mil giros. A resposta aos estímulos é imediata, assim como a maneira como a velocidade sobe até que o contagiros alcance as 6.700 rotações, quando é regulada e fica mais contínua.
O som do motor é outro fator que contribui para a sensação de uma condução mais esportiva. A pressão, no entanto, não é sentida no volante, que se mantém sempre preciso.
A divisão do torque entre as rodas dianteiras e traseiras não é perceptível, exceto em aceleração mais agressiva em curvas apertadas. Mas o equilíbrio do carro é elogiável e os controles eletrônicos raramente intervêm.
Roma/Itália – Basta girar a chave do A45 AMG para se sentir imediatamente imerso na mais absoluta esportividade. Não só pelo desempenho que espera por um toque no acelerador, mas pela forma como todo o ambiente recebe o motorista. Os bancos parecem feitos sob medida. Ao pisar no pedal da direita, o impulso do motor impressiona. Os 45,4 kgfm de torque aparecem já às 2.500 rpm e estão presentes até os 5 mil giros. A resposta aos estímulos é imediata, assim como a maneira como a velocidade sobe até que o contagiros alcance as 6.700 rotações, quando é regulada e fica mais contínua.
O som do motor é outro fator que contribui para a sensação de uma condução mais esportiva. A pressão, no entanto, não é sentida no volante, que se mantém sempre preciso.
A divisão do torque entre as rodas dianteiras e traseiras não é perceptível, exceto em aceleração mais agressiva em curvas apertadas. Mas o equilíbrio do carro é elogiável e os controles eletrônicos raramente intervêm.
O teste começou na estrada, mas logo ao entrar em perímetro urbano, foi possível observar a operação do modo de “C”. Com ele, a curva de aceleração fica mais suave e o carro passa a ter um comportamento mais dócil, enquanto o motor opera em baixa rotação.
Quando se trata de estilo esportivo, o A45 AMG é irretocável. No entanto, deixa a desejar quando se espera utilizar o carro de maneira mais convencional, ou seja, no dia a dia na cidade. As vias irregulares se transformam em um tormento para o motorista. Graças à estrutura rígida e ao baixíssimo perfil dos pneus, qualquer imperfeição é sentida na cabine.
Quando se trata de estilo esportivo, o A45 AMG é irretocável. No entanto, deixa a desejar quando se espera utilizar o carro de maneira mais convencional, ou seja, no dia a dia na cidade. As vias irregulares se transformam em um tormento para o motorista. Graças à estrutura rígida e ao baixíssimo perfil dos pneus, qualquer imperfeição é sentida na cabine.
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Ficha técnica
Mercedes-Benz A45 AMG
Motor: Gasolina, dianteiro, transversal, 1.991 cm³, com quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e comando simples no cabeçote. Acelerador eletrônico e injeção eletrônica multiponto sequencial.
Mercedes-Benz A45 AMG
Motor: Gasolina, dianteiro, transversal, 1.991 cm³, com quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e comando simples no cabeçote. Acelerador eletrônico e injeção eletrônica multiponto sequencial.
Transmissão: Automatizada de dupla embreagem com sete velocidades à frente e uma a ré. Tração integral. Oferece controle de tração.
Potência: 360 cv a 6 mil rpm.
Torque: 45,4 kgfm entre 2.500 e 5 mil rpm.
Aceleração de 0 a 100 km/h: 4,6 segundos.
Velocidade máxima: 250 km/h.
Diâmetro e curso: 83,0 mm x 92,0 mm. Taxa de compressão: 8,6:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo multilink com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira independente do tipo four-link com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos.
Pneus: 235/40 R18.
Freios: Discos ventilados na frente e atrás. ABS com EBD de série.
Carroceria: Hatch em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,29 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,32 m de altura e 2,70 m de distância entre-eixos. Airbags frontais, laterais e de cortina de série.
Peso: 1.480 kg.
Capacidade do porta-malas: 341 litros.
Tanque de combustível: 50 litros.
Produção: Kecskemét, Hungria.
Potência: 360 cv a 6 mil rpm.
Torque: 45,4 kgfm entre 2.500 e 5 mil rpm.
Aceleração de 0 a 100 km/h: 4,6 segundos.
Velocidade máxima: 250 km/h.
Diâmetro e curso: 83,0 mm x 92,0 mm. Taxa de compressão: 8,6:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo multilink com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira independente do tipo four-link com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos.
Pneus: 235/40 R18.
Freios: Discos ventilados na frente e atrás. ABS com EBD de série.
Carroceria: Hatch em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,29 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,32 m de altura e 2,70 m de distância entre-eixos. Airbags frontais, laterais e de cortina de série.
Peso: 1.480 kg.
Capacidade do porta-malas: 341 litros.
Tanque de combustível: 50 litros.
Produção: Kecskemét, Hungria.
Lançamento: 2013.
Itens de série: Airbags frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista, controle de estabilidade e tração, sistema de detecção de fadiga, ABS, bancos de couro, start/stop, rodas de liga leve de 18 polegadas, bancos esportivos, volante e manopla do câmbio em couro com costura vermelha, tapetes AMG, volante multifuncional, sistema de entretenimento com tela central de 5,8 polegadas, ar-condicionado automático, computador de bordo e cruise control.
Preço: 48.700 euros, o equivalente a R$ 148.850.
Preço: 48.700 euros, o equivalente a R$ 148.850.
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por Carlo Valente
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