Experiência - Importação de carros antigos
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Mundo Mercedes-Benz :: Notícias, novidades e competições em geral (Fórmula 1, DTM, Challenger e outras) :: Outros assuntos e curiosidades relacionadas ao mundo automotivo Mercedes-Benz
Página 1 de 2 • Compartilhe
Página 1 de 2 • 1, 2
Experiência - Importação de carros antigos
Pessoal,
Vou relatar de maneira simples minha experiência na importação do Rolls-Royce. Sempre ouvi dizer que era um processo extremamente complicado e burocrático, com empresas desonestas no meio, inclusive um grande amigo meu importou uma MB através de uma empresa "especializada" e foi literalmente extorquido. Por isso é muito importante estar bem assessorado.
Quem fez todo processo de importação pra mim foi o despachante que cuida de todos os processos de importação da minha empresa. Além de amigo pessoal, temos uma relação de confiança que foi estabelecida ao longo destes anos de trabalho, e isso foi crucial na decisão de importação do carro. Apesar de não ser o foco dele, ele já importou diversos carros.
1 - O carro
Sempre quis um Silver Spirit, e quando meu fornecedor me falou dos preços praticados na Inglaterra na hora me interessei, demorou uns meses mas encontramos um exemplar pouco rodado, com mecânica perfeita, mas com alguns detalhes estéticos a fazer. Era esse! Fechamos negócio e meu fornecedor depois de fazer uma revisão geral, guardou o carro no galpão dele enquanto eu tirava as documentações necessárias. Em Novembro de 2012 eu fui até a Inglaterra pra ver o carro.
2 - Documentação
Antes de embarcar, é preciso tirar o Radar para pessoa física (http://www.receita.fazenda.gov.br/aduana/siscomex/modalidsimplifpeqmonta.htm), licença de importação, CAT (emitido junto ao Denatran). E tem umas taxas de IBAMA, LCVM, acho que era isso.
3 - Processo de importação
Decidi embarcar sem o CAT (não é o ideal), pois acreditei que sairia em 30 dias, como de costume. Enfim, contatei o agente de carga, preparamos a invoice e embarcamos o carro em Dezembro de 2012. Eu utilizei o mesmo agente de carga que presta serviço pra minha empresa.
4 - Alfandega e Armazenagem
O carro chegou no porto de Santos em 11/01/2013, por orientação do despachante, decidimos fazer o desembaraço no entreposto de Sto.André (melhor coisa), paga-se um pouco a mais pela remoção da carga, mas se por qualquer motivo o processo de desembaraço demorar mais que o normal, o custo de armazenagem é muito menor. E foi exatamente isso que aconteceu comigo, o meu CAT não saia pois justo nessa época, haviam divergências entre o DENATRAN e a FBVA. Por estar em Sto André, quando retirei o carro paguei em torno de R$ 1.500 de armazenagem (acho que ficou uns 50 dias parado), se tivesse deixado em Santos sairia 4x mais caro.
Deixo registrado meu muito obrigado ao Wilson Saraiva, que me ajudou junto a FBVA! Se não fosse por ele não teria conseguido liberar o carro, pois na época o DENATRAN exigia o certificado de originalidade para emissão do CAT, porém o certificado de originalidade só era emitido com o carro já devidamente licenciado. No meu caso após conversar com a FBVA eles autorizaram a vistoria dentro do armazém alfandegário, e emitiram o certificado antes do licenciamento.
Quanto ao desembaraço em si, foi super tranquilo, depois do CAT emitido, registramos a DI (declaração de importação), recolhemos os impostos e em 2 dias o carro estava liberado.
Valores, impostos etc.
Tenho uma planilha que calcula todos os impostos e taxas, basta alterar o dólar e o frete. A grosso modo é FOB x 4 a 4,5 x taxa do dólar. Mas isso varia muito dependendo do valor FOB, frete etc. Quem quiser a planilha me mande MP.
Conclusão
Eu optei por utilizar um despachante aduaneiro, no meu caso tudo correu tranquilamente, se não fosse a questão do CAT, em menos de 60 dias apos o embarque, o carro já estaria em casa! É possível fazer todo processo sozinho, mas eu não teria coragem e paciência.
Vou relatar de maneira simples minha experiência na importação do Rolls-Royce. Sempre ouvi dizer que era um processo extremamente complicado e burocrático, com empresas desonestas no meio, inclusive um grande amigo meu importou uma MB através de uma empresa "especializada" e foi literalmente extorquido. Por isso é muito importante estar bem assessorado.
Quem fez todo processo de importação pra mim foi o despachante que cuida de todos os processos de importação da minha empresa. Além de amigo pessoal, temos uma relação de confiança que foi estabelecida ao longo destes anos de trabalho, e isso foi crucial na decisão de importação do carro. Apesar de não ser o foco dele, ele já importou diversos carros.
1 - O carro
Sempre quis um Silver Spirit, e quando meu fornecedor me falou dos preços praticados na Inglaterra na hora me interessei, demorou uns meses mas encontramos um exemplar pouco rodado, com mecânica perfeita, mas com alguns detalhes estéticos a fazer. Era esse! Fechamos negócio e meu fornecedor depois de fazer uma revisão geral, guardou o carro no galpão dele enquanto eu tirava as documentações necessárias. Em Novembro de 2012 eu fui até a Inglaterra pra ver o carro.
2 - Documentação
Antes de embarcar, é preciso tirar o Radar para pessoa física (http://www.receita.fazenda.gov.br/aduana/siscomex/modalidsimplifpeqmonta.htm), licença de importação, CAT (emitido junto ao Denatran). E tem umas taxas de IBAMA, LCVM, acho que era isso.
3 - Processo de importação
Decidi embarcar sem o CAT (não é o ideal), pois acreditei que sairia em 30 dias, como de costume. Enfim, contatei o agente de carga, preparamos a invoice e embarcamos o carro em Dezembro de 2012. Eu utilizei o mesmo agente de carga que presta serviço pra minha empresa.
4 - Alfandega e Armazenagem
O carro chegou no porto de Santos em 11/01/2013, por orientação do despachante, decidimos fazer o desembaraço no entreposto de Sto.André (melhor coisa), paga-se um pouco a mais pela remoção da carga, mas se por qualquer motivo o processo de desembaraço demorar mais que o normal, o custo de armazenagem é muito menor. E foi exatamente isso que aconteceu comigo, o meu CAT não saia pois justo nessa época, haviam divergências entre o DENATRAN e a FBVA. Por estar em Sto André, quando retirei o carro paguei em torno de R$ 1.500 de armazenagem (acho que ficou uns 50 dias parado), se tivesse deixado em Santos sairia 4x mais caro.
Deixo registrado meu muito obrigado ao Wilson Saraiva, que me ajudou junto a FBVA! Se não fosse por ele não teria conseguido liberar o carro, pois na época o DENATRAN exigia o certificado de originalidade para emissão do CAT, porém o certificado de originalidade só era emitido com o carro já devidamente licenciado. No meu caso após conversar com a FBVA eles autorizaram a vistoria dentro do armazém alfandegário, e emitiram o certificado antes do licenciamento.
Quanto ao desembaraço em si, foi super tranquilo, depois do CAT emitido, registramos a DI (declaração de importação), recolhemos os impostos e em 2 dias o carro estava liberado.
Valores, impostos etc.
Tenho uma planilha que calcula todos os impostos e taxas, basta alterar o dólar e o frete. A grosso modo é FOB x 4 a 4,5 x taxa do dólar. Mas isso varia muito dependendo do valor FOB, frete etc. Quem quiser a planilha me mande MP.
Conclusão
Eu optei por utilizar um despachante aduaneiro, no meu caso tudo correu tranquilamente, se não fosse a questão do CAT, em menos de 60 dias apos o embarque, o carro já estaria em casa! É possível fazer todo processo sozinho, mas eu não teria coragem e paciência.
_________________
Compre um Lexus e seja feliz! Não sou mais ADM faz tempo, mas meu nick permanece azul.
Hiro- Administrador
- Número de mensagens : 2642
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : -
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Experiência - Importação de carros antigos
Abaixo uma matéria da revista Hot Rod sobre importação de antigos, o João Valério foi quem fez a importação do RR.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
_________________
Compre um Lexus e seja feliz! Não sou mais ADM faz tempo, mas meu nick permanece azul.
Hiro- Administrador
- Número de mensagens : 2642
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : -
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
gilberto/sp- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1600
Data de inscrição : 11/03/2008
Interesses : Mercedes e Citroën
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Experiência - Importação de carros antigos
Gilberto,
Sim, pelo que eu entendi, atualmente já sai com a placa preta, mas vou confirmar a informação.
Só não sei como fica a questão de importação de carros pra restauro...
Sim, pelo que eu entendi, atualmente já sai com a placa preta, mas vou confirmar a informação.
Só não sei como fica a questão de importação de carros pra restauro...
_________________
Compre um Lexus e seja feliz! Não sou mais ADM faz tempo, mas meu nick permanece azul.
Hiro- Administrador
- Número de mensagens : 2642
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : -
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Experiência - Importação de carros antigos
João é muito gente boa.
Essa questão da Placa Preta é bem polêmica nessas importações, pois um carro importado com mais de 30 anos de idade, mesmo não atendendo aos requisitos dos 80 pontos já sai emplacado com a Placa Preta.
Essa questão da Placa Preta é bem polêmica nessas importações, pois um carro importado com mais de 30 anos de idade, mesmo não atendendo aos requisitos dos 80 pontos já sai emplacado com a Placa Preta.
Convidado 12- Usuário Platina
- Número de mensagens : 4695
Data de inscrição : 30/10/2011
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Experiência - Importação de carros antigos
Belo post meu caro Hiro...
É isso aí...
Na próxima vez que eu for aos EUA...vou garimpar uma Merça para importar...com 30 anos...
Mas me diga uma coisa, ela tem que estar 100% linda ou pode ser apenas USADA mesmo, digo, com 30 anos que basta? tudo tem que estar funcionando para essa tal de FBVA ´CERTIFICAR´?
Se o carro tiver então modificações e não atingir os tais XXX Pontos, não conseguimos importar?? É isso mesmo?
Isso é bem típico de Brasil mesmo...pqp...ohhhhh coisa triste...
Nada contra a tal FBVA...mas que é BIZARRO, isso é...pois, ou o carro TEM 30(trinta) anos, ou não tem...
Enfim, o Governo daqui tem a necessidade de ´LIMITAR´ e criar dificuldades mesmo...porque senão, daqui a pouco, estão importando LAMBO com guia falsificada e o diabo...eita...Brasil...
fico no aguardo meu caro HIRO...
forte abs.
É isso aí...
Na próxima vez que eu for aos EUA...vou garimpar uma Merça para importar...com 30 anos...
Mas me diga uma coisa, ela tem que estar 100% linda ou pode ser apenas USADA mesmo, digo, com 30 anos que basta? tudo tem que estar funcionando para essa tal de FBVA ´CERTIFICAR´?
Se o carro tiver então modificações e não atingir os tais XXX Pontos, não conseguimos importar?? É isso mesmo?
Isso é bem típico de Brasil mesmo...pqp...ohhhhh coisa triste...
Nada contra a tal FBVA...mas que é BIZARRO, isso é...pois, ou o carro TEM 30(trinta) anos, ou não tem...
Enfim, o Governo daqui tem a necessidade de ´LIMITAR´ e criar dificuldades mesmo...porque senão, daqui a pouco, estão importando LAMBO com guia falsificada e o diabo...eita...Brasil...
fico no aguardo meu caro HIRO...
forte abs.
_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
PedroAlexRJ - W202 - C36 - AMG - 1996 - ´BlackSeries´
PedroAlexRJ - W202 - C36 - AMG - 1996 - ´BlackSeries´
Pedroalexrj- Moderador
- Número de mensagens : 5784
Data de inscrição : 13/08/2010
Interesses : MB's...'carros' e etc...
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Experiência - Importação de carros antigos
Pedro,
Por ser um conquista essencialmente dos antigomobilistas, a importacao esta sujeita aos criterios da FBVA, por essa razao nao se pode importar hot rods, por exemplo.
Ah, esqueci de mencionar acima que vc obrigatoriamente deve ser socio de algum clube filiado a FBVA para importar, pois esta emite uma carta necessaria para a importacao. Eu no caso, obtive a carta atraves do Clube MB.
O carro tem que atender aos requisitos pra placa preta, mais informacoes no link: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Nao precisa ser um carro de cinema, o meu por exemplo, esta com a pintura ruim. Pode sim haver modificacoes, mas desde que sejam da epoca. Isso depende muito tbm do rigor do avaliador.
Na minha opiniao, o carro tem que estar muito ruim e fucado (tipo com um blower no capo...kkk) pra nao obter o certificado de originalidade. Nao eh porque o carro tem um podre aqui ou ali, um rasgo no banco, que deixara de obter o certificado, desde que preservadas as caracteristicas originais.
Por ser um conquista essencialmente dos antigomobilistas, a importacao esta sujeita aos criterios da FBVA, por essa razao nao se pode importar hot rods, por exemplo.
Ah, esqueci de mencionar acima que vc obrigatoriamente deve ser socio de algum clube filiado a FBVA para importar, pois esta emite uma carta necessaria para a importacao. Eu no caso, obtive a carta atraves do Clube MB.
O carro tem que atender aos requisitos pra placa preta, mais informacoes no link: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Nao precisa ser um carro de cinema, o meu por exemplo, esta com a pintura ruim. Pode sim haver modificacoes, mas desde que sejam da epoca. Isso depende muito tbm do rigor do avaliador.
Na minha opiniao, o carro tem que estar muito ruim e fucado (tipo com um blower no capo...kkk) pra nao obter o certificado de originalidade. Nao eh porque o carro tem um podre aqui ou ali, um rasgo no banco, que deixara de obter o certificado, desde que preservadas as caracteristicas originais.
_________________
Compre um Lexus e seja feliz! Não sou mais ADM faz tempo, mas meu nick permanece azul.
Hiro- Administrador
- Número de mensagens : 2642
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : -
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Experiência - Importação de carros antigos
Podes crer meu caro Hiro...
Está explicadíssimo...
Então basta estar inteiro e tal...tem muita MB legal a preço de banana...
E me diga mais uma coisa, pode ser Diesel essa MB? tem restrição?
forte abs meu camarada.
Está explicadíssimo...
Então basta estar inteiro e tal...tem muita MB legal a preço de banana...
E me diga mais uma coisa, pode ser Diesel essa MB? tem restrição?
forte abs meu camarada.
_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
PedroAlexRJ - W202 - C36 - AMG - 1996 - ´BlackSeries´
PedroAlexRJ - W202 - C36 - AMG - 1996 - ´BlackSeries´
Pedroalexrj- Moderador
- Número de mensagens : 5784
Data de inscrição : 13/08/2010
Interesses : MB's...'carros' e etc...
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Experiência - Importação de carros antigos
Hiro, esta sua experiência valeria também para importação de veículos zero km ou os procedimentos seriam diferentes?
gustavo vanesghick- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1341
Data de inscrição : 14/09/2010
Interesses : Aprender a cada dia mais sobre Mercedes, Automobilismo, AMG
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Experiência - Importação de carros antigos
Muito bom o relato, Hiro!
Mas fiquei com uma dúvida: sendo o carro originário da Inglaterra, possui direção no lado direito? E isso não foi empecilho para trazê-lo?
Mas fiquei com uma dúvida: sendo o carro originário da Inglaterra, possui direção no lado direito? E isso não foi empecilho para trazê-lo?
A.M. Buss- Usuário Ouro
- Número de mensagens : 534
Data de inscrição : 26/09/2011
Interesses : MB, surf, futebol
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Experiência - Importação de carros antigos
Gustavo, o processo eh o mesmo, a unica diferenca eh que carros 0km podem ser importados por PJ tbm.
A.M.Buss, nao houve problema algum! O carro tem volante do lado direito, postei fotos na galeria!
A.M.Buss, nao houve problema algum! O carro tem volante do lado direito, postei fotos na galeria!
_________________
Compre um Lexus e seja feliz! Não sou mais ADM faz tempo, mas meu nick permanece azul.
Hiro- Administrador
- Número de mensagens : 2642
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : -
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Experiência - Importação de carros antigos
Meu caro Hiro, será que o lance da armazenagem aqui em MANAUS é mais barato ainda do que lá aonde vc fez?
Vou ver isso, pq certamente vou mandar mesmo uma de lá pra cá...só não escolhi ainda o modelo...nem qdo ela virá...
Mas tem umas Mb's muito boas mesmo nos EUA...e pagando em torno de US$ 5.000,00...
forte abs.
Vou ver isso, pq certamente vou mandar mesmo uma de lá pra cá...só não escolhi ainda o modelo...nem qdo ela virá...
Mas tem umas Mb's muito boas mesmo nos EUA...e pagando em torno de US$ 5.000,00...
forte abs.
_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
PedroAlexRJ - W202 - C36 - AMG - 1996 - ´BlackSeries´
PedroAlexRJ - W202 - C36 - AMG - 1996 - ´BlackSeries´
Pedroalexrj- Moderador
- Número de mensagens : 5784
Data de inscrição : 13/08/2010
Interesses : MB's...'carros' e etc...
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Experiência - Importação de carros antigos
O problema agora é o dolar na faixa de R$ 2,30....:affraid:
GR- Usuário Platina
- Número de mensagens : 7430
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : troca de informações
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
anigrof- Usuário Ouro
- Número de mensagens : 623
Data de inscrição : 16/05/2010
Interesses : CARROS, principalmente MB!
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Experiência - Importação de carros antigos
Depende, com a alta do IPI, o custo de importação de uma boa SL fica na mesma faixa de valores de uma boa SL no nosso mercado.
_________________
Compre um Lexus e seja feliz! Não sou mais ADM faz tempo, mas meu nick permanece azul.
Hiro- Administrador
- Número de mensagens : 2642
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : -
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Experiência - Importação de carros antigos
Para importar a diesel somente as que forem classificadas na categoria SUV
joao valerio balhes- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 2
Data de inscrição : 21/06/2013
Interesses : Carros antigos
Sexo : Advertências :
Re: Experiência - Importação de carros antigos
Valeu João!
Pessoal, convidei o João para participar do fórum, ele já é da turma, inclusive conhece alguns amigos do RJ. É a pessoa mais indicada pra responder as dúvidas sobre o processo de importação de carros.
Pessoal, convidei o João para participar do fórum, ele já é da turma, inclusive conhece alguns amigos do RJ. É a pessoa mais indicada pra responder as dúvidas sobre o processo de importação de carros.
_________________
Compre um Lexus e seja feliz! Não sou mais ADM faz tempo, mas meu nick permanece azul.
Hiro- Administrador
- Número de mensagens : 2642
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : -
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Experiência - Importação de carros antigos
João poderia ter aparecido no sábado, já faz parte da turma.
Grande abraço João, prazer em tê-lo aqui.
Grande abraço João, prazer em tê-lo aqui.
Convidado 12- Usuário Platina
- Número de mensagens : 4695
Data de inscrição : 30/10/2011
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Experiência - Importação de carros antigos
Obrigado, eu ia, é que tive uns imprevistos. Grande abraço.
joao valerio balhes- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 2
Data de inscrição : 21/06/2013
Interesses : Carros antigos
Sexo : Advertências :
Re: Experiência - Importação de carros antigos
Então meus caros confrades, me digam aí uma coisa, é possível importar então quaisquer um desses veículos aqui listados abaixo?
Fico no aguardo.
Forte abs.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Fico no aguardo.
Forte abs.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
PedroAlexRJ - W202 - C36 - AMG - 1996 - ´BlackSeries´
PedroAlexRJ - W202 - C36 - AMG - 1996 - ´BlackSeries´
Pedroalexrj- Moderador
- Número de mensagens : 5784
Data de inscrição : 13/08/2010
Interesses : MB's...'carros' e etc...
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Experiência - Importação de carros antigos
Não é impossível não.... Vc pode importar carro antigo a diesel (+ de 30 anos), não pode importar é carro novo a diesel....
GR- Usuário Platina
- Número de mensagens : 7430
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : troca de informações
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Experiência - Importação de carros antigos
Sim! Tendo mais de 30 anos, estando original pode importar!
Gostei de todos, menos do Furglaine de 750 doletas...kkkkkk
Gostei de todos, menos do Furglaine de 750 doletas...kkkkkk
_________________
Compre um Lexus e seja feliz! Não sou mais ADM faz tempo, mas meu nick permanece azul.
Hiro- Administrador
- Número de mensagens : 2642
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : -
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Experiência - Importação de carros antigos
Hiro, obrigado pelo post. Desmistifica o processo de importação, sem deixar de mostrar toda a burocracia por tras disso. Trouxe minha SL dois anos atrás e a experiência foi similar. A única coisa que me chamou a atenção foi o valor que você apontou aqui (Preço final vs. FOB). Eu achei que gastei muito e a minha ficou em 2,8X o FOB... (em USD, sem converter para R$). Você pode confirmar se gastou 4-4,5X o FOB mesmo?
Benatto- Usuário Ouro
- Número de mensagens : 549
Data de inscrição : 02/04/2010
Interesses : Carros
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Experiência - Importação de carros antigos
Benatto, sim foi +- x4 pois houve o aumento do IPI...
_________________
Compre um Lexus e seja feliz! Não sou mais ADM faz tempo, mas meu nick permanece azul.
Hiro- Administrador
- Número de mensagens : 2642
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : -
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Experiência - Importação de carros antigos
Ah sim, mas Hiro você sabe que pode entrar com ação e recuperar isso? Se tivesse entrado com Mandato de Segurança você nem pagava o IPI.
Benatto- Usuário Ouro
- Número de mensagens : 549
Data de inscrição : 02/04/2010
Interesses : Carros
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Página 1 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» Importaçao Antigos
» importação de veículos antigos
» Irã exibe os carros antigos do Xá Reza Pahlavi
» Carros Antigos de Holambra / SP - 2, 3 e 4 de novembro
» Encontros Semanais de Carros Antigos - RJ
» importação de veículos antigos
» Irã exibe os carros antigos do Xá Reza Pahlavi
» Carros Antigos de Holambra / SP - 2, 3 e 4 de novembro
» Encontros Semanais de Carros Antigos - RJ
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Mundo Mercedes-Benz :: Notícias, novidades e competições em geral (Fórmula 1, DTM, Challenger e outras) :: Outros assuntos e curiosidades relacionadas ao mundo automotivo Mercedes-Benz
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos