Uma questão para nossos Consultores Técnicos
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Dicas de Manutenção - Área técnica :: Ajuda técnica em geral, dicas de manutenção, compras exterior, restauração e customização/tunning :: Ajuda técnica
Página 2 de 4 • Compartilhe
Página 2 de 4 • 1, 2, 3, 4
Re: Uma questão para nossos Consultores Técnicos
Quanto mais avançada, maior a as chances de batida de pino.
Alguém sabe na escala do seletor quando estamos adiantando ou atrasando?
Alguém sabe na escala do seletor quando estamos adiantando ou atrasando?
C-220- Desligado
- Número de mensagens : 2744
Interesses : Mercedes-Benz
Estado :
Advertências :
Ou seja, ao atrasar o ponto, se adianta a saída da faísca, e ao se adiantar o ponto se atrasa a saída da faísca.
Portanto no caso das C280, parece que todas vem de fábrica na posição 1 ou seja, o mais atrasado possível, já que o seletor tem 7 posições, fica aí a curiosidade sobre o uso das outras 6 alternativas.
Portanto no caso das C280, parece que todas vem de fábrica na posição 1 ou seja, o mais atrasado possível, já que o seletor tem 7 posições, fica aí a curiosidade sobre o uso das outras 6 alternativas.
PAULO BRITO- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
- Número de mensagens : 1939
Interesses : diversos
Estado :
Advertências :
Abrir o seletor do meu carro e a impressão que por dentro tem outra marcação. Realmente tem vários resistores ligados em série como o Fass comentou.
C-220- Desligado
Estado :
Advertências :
Ou seja, vem de fabrica prontinhas para usar nossa gasolina booooouuuuaaaa.....
regwolf- Usuário Ouro
- Número de mensagens : 825
Interesses : informações
Estado :
Advertências :
Será que vinham pronta mesmo para nossa gasosa???? tenho minhas dúvidas.
C-220- Desligado
Estado :
Advertências :
fiquei curioso a w210 tambem tem essa chave seletora?
joaoamelio- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
- Número de mensagens : 541
Interesses : automovel
Advertências :
C-220- Desligado
Estado :
Advertências :
hehe agora que fiquei em duvida se a minha tem ou nao porque ela e 1996 com motor m104
joaoamelio- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
- Número de mensagens : 541
Interesses : automovel
Advertências :
Caros amigos, quando se fala em atrasar o ponto fala-se que a centelha sai na vela próximo ao PMS (ponto morto superior), ou seja, pistão totalmente em cima.
Quando se fala em adiantar o ponto fala-se que a centelha sai da vela distante do PMS.
Ou seja, tem carro que trabalha com seis graus, isso que dizer seis graus antes do PMS.
Quando se fala em adiantar o ponto fala-se que a centelha sai da vela distante do PMS.
Ou seja, tem carro que trabalha com seis graus, isso que dizer seis graus antes do PMS.
alberto kildare- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
- Número de mensagens : 238
Interesses : fazer amigos e trocar informações
Estado :
Advertências :
Paulo,
quanto mais baixo o numero, mais adiantado o ponto.
Nossa mistura de combustível é uma incógnita, mas sendo dentro das especificações, com a adição do álcool que possui um bom poder anti detonante, não é necessário atrasar a curva básica de ignição.
Apos 93 se não me engano, ainda foi adicionado sensor de detonação que corrige automaticamente quando ocorre detonação.
Caso o motor grile, colocar na posição 5.
é enorme o numero de variacoes de configuracao de veiculos, a minha 300-24 é 93 e nao tem a roseta, mas um plug de calibracao, minha 560 Sel 87 idem. Existem ainda modelos com duas rosetas, uma para curva de ignicao e outra para curva de injecao
quanto mais baixo o numero, mais adiantado o ponto.
Nossa mistura de combustível é uma incógnita, mas sendo dentro das especificações, com a adição do álcool que possui um bom poder anti detonante, não é necessário atrasar a curva básica de ignição.
Apos 93 se não me engano, ainda foi adicionado sensor de detonação que corrige automaticamente quando ocorre detonação.
Caso o motor grile, colocar na posição 5.
é enorme o numero de variacoes de configuracao de veiculos, a minha 300-24 é 93 e nao tem a roseta, mas um plug de calibracao, minha 560 Sel 87 idem. Existem ainda modelos com duas rosetas, uma para curva de ignicao e outra para curva de injecao
Alan- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2336
Interesses : mecanica e antigomobilismo
Estado :
Advertências :
Obrigado pelas dicas. Alan, meu motor nunca grilou, e eu pego estrada com serra quase toda semana, e a roseta estava na posição 1 e eu passei para 3 e senti ligeira melhora, ha algum problema em manter na posição 3 ?
Estado :
Advertências :
Acho que o questionamento é se vale a pena usar Podium e ajustar a roseta para isso.
Convidad- Convidado
Acho que vou fazer este teste na viagem à Angra, vou usar podium e ajustar a roseta em 5 ou seja, ou seja, adiantar o ponto, e consequentemente atrasar a centelha
Estado :
Advertências :
Paulo,
O Alan falou que quanto mais baixo o número, mais adiantado o ponto; então colocando na posição 5, vc não estaria atrasando o ponto?
O Alan falou que quanto mais baixo o número, mais adiantado o ponto; então colocando na posição 5, vc não estaria atrasando o ponto?
C-220- Desligado
Estado :
Advertências :
Paulo,
voce está fazendo confusao: ponto adiantado, centelha adiantada
Com podium deixe no 1, com combustivel de baixa qualidade, deixe no 5 se bater pino.
Com podium deixe no 1, com combustivel de baixa qualidade, deixe no 5 se bater pino.
Alan- Usuário Platina
Estado :
Advertências :
Paulo brito.
Adiantar o ponto não e atrasar a centelha e sim adiantar a centelha em relação ao PMS (ponto morto superior do pistão)
Adiantar o ponto não e atrasar a centelha e sim adiantar a centelha em relação ao PMS (ponto morto superior do pistão)
Estado :
Advertências :
Para simplificar, quanto mais atrasado o ponto, menor a compressão da mistura no momento da centelha. Quanto mais adiantado, mais comprimida estará a mistura no momento da centelha.
A batida de pino ocorre quando há detonação antes da centelha, ou seja ponto adiantado demais para a octanagem utilizada.
Correto?
A batida de pino ocorre quando há detonação antes da centelha, ou seja ponto adiantado demais para a octanagem utilizada.
Correto?
regwolf- Usuário Ouro
- Número de mensagens : 825
Interesses : informações
Estado :
Advertências :
sim, mas nao vamos complicar para os leigos.
e nao vamos alterar time que está ganhando.
e nao vamos alterar time que está ganhando.
Alan- Usuário Platina
Estado :
Advertências :
Estado :
Advertências :
alan ta sempre na minha frente, no bom sentido claro kkkkkkk
Estado :
Advertências :
A minha W202 está na posição 1 e funciona muito bem, tanto com gasolina aditivada como com Podium, não grila nada, logo prefiro não fazer nenhuma alteração, mas, já que o Paulo vai fazer o teste, aguardarei o resultado.
ZIG MASTER- Usuário Platina
- Número de mensagens : 4890
Interesses : Mercedes Benz
Estado :
Advertências :
O mais curioso é que está ao "alcance do proprietário", ser citado em manual mas ao mesmo tempo ter lacre
Sobre carro flex bater pino pode ser outros problemas, tipo motor trabalhando acima da temperatura e já vi até ser por causado por nível o óleo muito alto, provavelmente por enganar o sensor de detonação.
Sobre carro flex bater pino pode ser outros problemas, tipo motor trabalhando acima da temperatura e já vi até ser por causado por nível o óleo muito alto, provavelmente por enganar o sensor de detonação.
Lbeims- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1204
Interesses : Carros, motos, eletrônica e software.
Estado :
Advertências :
Pois é, esta questão está confusa. Todos os carros vem de fábrica na posição 1, e conforme o Alan comentou, é a posição indicada para uso de gasolina de alta octanagem Podium. A grande maioria não usa gasolina Podium, porém todos rodam na posição 1 sem nenhum problema de bater pino, quando em tese deveria ocorrer, a menos que haja algum outro mecanismo que altere o ponto.
Quando alterei da posição 1 para a 3 antecipei a centelha ?? Usando gasolina comum de boa qualidade, notei ligeira melhora.
Primeira dúvida: quanto maior a octanagem, a centelha ideal deve ocorrer mais próximo do PMS e a recíproca é verdadeira Sim ou não ?
Segunda dúvida: na tomada numerada de 1 a 7, qual a posição de centelha mais próxima/adiantada em relação ao PMS e consequentemente a mais atrasada/distante do PMS
Estado :
Advertências :
no meu conhecimento a posição 1 seria a mas atrazada em relação a PMS
Estado :
Advertências :
Pessoal, não sei se estou fazendo confusão, mas das diversas colaborações sobre o assunto, cheguei a um resumo, o que me levou a acreditar existir algum equívoco, pois algumas das afirmações são conflitantes, 3 e 4 p ex.
1)- Quanto maior a octanagem da gasolina mais ela aguenta ser comprimida na câmara de combustão antes de explodir espontaneamente, que seria a pré ignição,. Com essa regulagem( da roseta) você atrasa o momento que a vela solta a faísca, ou seja, você permite que a mistura ar gasolina sofra a explosão mais comprimida, com isso consegue mais potência e menos consumo. A batida de pino ocorre quando há detonação antes da centelha, ou seja ponto adiantado demais para a octanagem utilizada.
2)- Adiantar o ponto não é atrasar a centelha e sim adiantar: Ponto adiantado, = centelha adiantada
3)- quanto mais baixo o numero na roseta, mais adiantado o ponto. (1, máximo adiantado, 7 máximo atrasado)
4)- Com podium deixe no 1, (o mais adiantado possível) e com combustível de baixa qualidade, deixe no 5 (o mais atrasado
possível)
Lembro que a fábrica entregou os carros no Brasil com a roseta na posção 1
1)- Quanto maior a octanagem da gasolina mais ela aguenta ser comprimida na câmara de combustão antes de explodir espontaneamente, que seria a pré ignição,. Com essa regulagem( da roseta) você atrasa o momento que a vela solta a faísca, ou seja, você permite que a mistura ar gasolina sofra a explosão mais comprimida, com isso consegue mais potência e menos consumo. A batida de pino ocorre quando há detonação antes da centelha, ou seja ponto adiantado demais para a octanagem utilizada.
2)- Adiantar o ponto não é atrasar a centelha e sim adiantar: Ponto adiantado, = centelha adiantada
3)- quanto mais baixo o numero na roseta, mais adiantado o ponto. (1, máximo adiantado, 7 máximo atrasado)
4)- Com podium deixe no 1, (o mais adiantado possível) e com combustível de baixa qualidade, deixe no 5 (o mais atrasado
possível)
Lembro que a fábrica entregou os carros no Brasil com a roseta na posção 1
Estado :
Advertências :
Página 2 de 4 • 1, 2, 3, 4