temperatura do motor - gasolina x diesel - W124
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe E ( W114/115 - W123 - W124 - W210 - W211 - W212/C207 - W213) :: W124 - 1985 a 1996
Página 1 de 2 • Compartilhe
Página 1 de 2 • 1, 2
temperatura do motor - gasolina x diesel - W124
Em duas ocasioes recentes, em dias muito quentes, fiquei preocupado com a temperatura indicada pelo ponteiro do painel da W124 :
- num congestionamento quase chegou a 120 mas quando parei e observei o reservatorio de agua nao vih nenhuma evidencia de anormalidade.
- na estrada a 110-130 Km/h o ponteiro por varias vezes subiu lentamente a quase 120 e rapidamente voltou aa posicao horizontal. Numa retomada em subida, que reduzi a marcha pressionando um pouco mais o acelerador, o ponteiro subiu rapidamente ateh quase 120 e lah ficou. Quando parei tambem nao vih nenhuma evidencia de anormalidade no reservatorio de agua.
Pergunta aos confrades : ha algum defeito no sistema de arrefecimento que possa ocasionar o que descrevih ? Ou o comportamento do ponteiro foi devido a falha no sistema de medicao da temperatura ?
- num congestionamento quase chegou a 120 mas quando parei e observei o reservatorio de agua nao vih nenhuma evidencia de anormalidade.
- na estrada a 110-130 Km/h o ponteiro por varias vezes subiu lentamente a quase 120 e rapidamente voltou aa posicao horizontal. Numa retomada em subida, que reduzi a marcha pressionando um pouco mais o acelerador, o ponteiro subiu rapidamente ateh quase 120 e lah ficou. Quando parei tambem nao vih nenhuma evidencia de anormalidade no reservatorio de agua.
Pergunta aos confrades : ha algum defeito no sistema de arrefecimento que possa ocasionar o que descrevih ? Ou o comportamento do ponteiro foi devido a falha no sistema de medicao da temperatura ?
Lobo- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1477
Data de inscrição : 22/10/2007
Interesses : MB
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Guilherme Lacerda- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2267
Data de inscrição : 11/08/2010
Interesses : MB
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: temperatura do motor - gasolina x diesel - W124
A mangueira grande de cima estava quente o que significa que a valvula estava aberta, certo ?
Lobo- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1477
Data de inscrição : 22/10/2007
Interesses : MB
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: temperatura do motor - gasolina x diesel - W124
tb acredito na valvula termostática.
se ela fecha o circuito do liquido refrigerante, o motor esquenta porem a parte do reservatório e radiador ,permanecem em temperatura mais baixas,dando a falsa impresão que está tudo normal.
se ela fecha o circuito do liquido refrigerante, o motor esquenta porem a parte do reservatório e radiador ,permanecem em temperatura mais baixas,dando a falsa impresão que está tudo normal.
Daniel W203- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1312
Data de inscrição : 25/06/2011
Interesses : troca de informações e novas amizades
Sexo : País :
Advertências :
Daniel W203- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1312
Data de inscrição : 25/06/2011
Interesses : troca de informações e novas amizades
Sexo : País :
Advertências :
Re: temperatura do motor - gasolina x diesel - W124
Alguma outra maneira de conferir se a valvula estah abrindo alem de verificar se a mangueira grande de cima estah quente ?
Lobo- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1477
Data de inscrição : 22/10/2007
Interesses : MB
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: temperatura do motor - gasolina x diesel - W124
é a polia viscosa, acabo de trocar da minha e a temperatura não sobe mais do que 1 milimetro do famoso traço dos 80, estava no transito passando dos 110 graus
Alan- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2336
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : mecanica e antigomobilismo
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: temperatura do motor - gasolina x diesel - W124
Lobo,
Verifique os seguintes itens:
1) Valvula termostatica
2) Funcionamento do "viscoso" ou acomplamento do ventilador
3) Radiador entupido (a agua do radiador está mais "marrom" que terra roxa"
4) sensor de temperatura atras do painel
Em ultimo caso, se abaixar a agua, vazamento em juntas, etc
Verifique os seguintes itens:
1) Valvula termostatica
2) Funcionamento do "viscoso" ou acomplamento do ventilador
3) Radiador entupido (a agua do radiador está mais "marrom" que terra roxa"
4) sensor de temperatura atras do painel
Em ultimo caso, se abaixar a agua, vazamento em juntas, etc
Guest- Convidado
Re: temperatura do motor - gasolina x diesel - W124
John,
você tem razão, eu havia anteriormente verificado os itens por você sugerido:
radiador novo,
termostática nova
temperatura conferida por pirômetro
:study:
você tem razão, eu havia anteriormente verificado os itens por você sugerido:
radiador novo,
termostática nova
temperatura conferida por pirômetro
:study:
Alan- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2336
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : mecanica e antigomobilismo
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: temperatura do motor - gasolina x diesel - W124
Herr Alan,
:?:
Agora uma coisa há e é fato..
É um imenso prazer, pelo menos para mim quase inenarravel, poder conviver com gente "culta" como voce...
Que chic! Um Lord da Reparação Automobilística Nacional!
É engraçado Alan, eu troquei polia, sensor, enfim...mesmo assim em transito anda para com o A/C ligado a temperatura oscila entre 90 e um pouco acima dos 100 no M104. Sem transito sim cai para os 80.
Agora a pergunta cabalistica, o pao duro do Lobo está mandando o carro para Itu????? Lobo, voce decidiu investir nos carros?? Se ta doente?!
:?:
Agora uma coisa há e é fato..
temperatura conferida por pirômetro
É um imenso prazer, pelo menos para mim quase inenarravel, poder conviver com gente "culta" como voce...
Que chic! Um Lord da Reparação Automobilística Nacional!
É engraçado Alan, eu troquei polia, sensor, enfim...mesmo assim em transito anda para com o A/C ligado a temperatura oscila entre 90 e um pouco acima dos 100 no M104. Sem transito sim cai para os 80.
Agora a pergunta cabalistica, o pao duro do Lobo está mandando o carro para Itu????? Lobo, voce decidiu investir nos carros?? Se ta doente?!
Guest- Convidado
Re: temperatura do motor - gasolina x diesel - W124
John,
No meu a temperatura (ainda ?) nao foi conferida por pirometro (laser ? vou ver se o engenheiro aqui da fabrica tem um). O radiador eh o original e o liquido de arrefecimento foi trocado quando recentemente a bomba d'agua precisou ser substituida.
Alan,
Quando parei depois da temperatura quase ter chegado a 120 rodei a helice com o motor desligado. Talvez esperasse encontra-la mais resistente a ser rodada com a mao (gira-la com a mao eh mais dificil quando acoplada e mais facil quando desacoplada, certo ?).
A temperatura ter subido rapido quando, na retomada, o giro do motor subiu, indicaria que a helice nao acompanhou pois estaria desacoplada, certo ?
Estou com o carro ha 11 anos e ha mais de 5 anos o viscoso precisou ser trocado e o foi por um novo...
No meu a temperatura (ainda ?) nao foi conferida por pirometro (laser ? vou ver se o engenheiro aqui da fabrica tem um). O radiador eh o original e o liquido de arrefecimento foi trocado quando recentemente a bomba d'agua precisou ser substituida.
Alan,
Quando parei depois da temperatura quase ter chegado a 120 rodei a helice com o motor desligado. Talvez esperasse encontra-la mais resistente a ser rodada com a mao (gira-la com a mao eh mais dificil quando acoplada e mais facil quando desacoplada, certo ?).
A temperatura ter subido rapido quando, na retomada, o giro do motor subiu, indicaria que a helice nao acompanhou pois estaria desacoplada, certo ?
Estou com o carro ha 11 anos e ha mais de 5 anos o viscoso precisou ser trocado e o foi por um novo...
Lobo- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1477
Data de inscrição : 22/10/2007
Interesses : MB
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: temperatura do motor - gasolina x diesel - W124
Lobo acho que valia a pena conferir se a válvula termostática esta funcionando ok.
Convidad- Convidado
Re: temperatura do motor - gasolina x diesel - W124
Lobo,
se gira bastante livre com motor quente, visco já era
John,
o lobo não está trazendo o carro pra Itu.
Agora a pergunta cabalística:
será que colocaram a polia viscosa certa para seu motor?
Um renomado fornecedor de peças me disse: Alan é tudo igual, todas as 104 e 202 :affraid:
aí mandei a tabela de temperatura de funcionamento para cada carro/ PN
Não sou um lorde da reparação automobilística nacional, ganho meu pão com mecânica em geral, até de Mercedes
se gira bastante livre com motor quente, visco já era
John,
o lobo não está trazendo o carro pra Itu.
Agora a pergunta cabalística:
será que colocaram a polia viscosa certa para seu motor?
Um renomado fornecedor de peças me disse: Alan é tudo igual, todas as 104 e 202 :affraid:
aí mandei a tabela de temperatura de funcionamento para cada carro/ PN
Não sou um lorde da reparação automobilística nacional, ganho meu pão com mecânica em geral, até de Mercedes
Alan- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2336
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : mecanica e antigomobilismo
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: temperatura do motor - gasolina x diesel - W124
Livre nao diria mas esperava mais pesada. Vou comparar com o motor completamente frio. Qual seria a apropriada para a 124.133 (motor 603.960) ?
603 200 04 22 ?
606 200 00 22 ?
606 200 00 23 ?
N 914020 0006017 ???
603 200 04 22 ?
606 200 00 22 ?
606 200 00 23 ?
N 914020 0006017 ???
Lobo- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1477
Data de inscrição : 22/10/2007
Interesses : MB
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: temperatura do motor - gasolina x diesel - W124
Lobo,
eu estava me referindo até agora a motores a gasolina...
já que voce tem o EPC, veja as notas de rodapé, limitando as aplicações aos numeros de motor
eu estava me referindo até agora a motores a gasolina...
já que voce tem o EPC, veja as notas de rodapé, limitando as aplicações aos numeros de motor
Alan- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2336
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : mecanica e antigomobilismo
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: temperatura do motor - gasolina x diesel - W124
A minha W202 sempre trabalhou nos 90º na cidade. Nunca nos 80º que seria a média do painel. Está correto?
gilberto/sp- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1600
Data de inscrição : 11/03/2008
Interesses : Mercedes e Citroën
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: temperatura do motor - gasolina x diesel - W124
Alan
Sim, porque eu comprei a peça pelo numero do motor. Que nao é igual nao é, pois as 202 tem motores bem distintos, tal como a 124.
Dentro do M104, se nao me engano o viscoso das 2.8 é com numeracao A 104 ## ## ## enquanto que o da 3.2L é M103.
Um catalogo bacana é esse aqui. Voce ja comprou algo dessa marca?
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
De qq forma eres sempre muito educado e atencioso e corretissimo sempre. Nao quero que o Lord de conotacao de seres uma pessoa de nariz empinado!
Depois vc consegue por aqui essa tabela de temperatura e motores?
Sim, porque eu comprei a peça pelo numero do motor. Que nao é igual nao é, pois as 202 tem motores bem distintos, tal como a 124.
Dentro do M104, se nao me engano o viscoso das 2.8 é com numeracao A 104 ## ## ## enquanto que o da 3.2L é M103.
Um catalogo bacana é esse aqui. Voce ja comprou algo dessa marca?
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
De qq forma eres sempre muito educado e atencioso e corretissimo sempre. Nao quero que o Lord de conotacao de seres uma pessoa de nariz empinado!
Depois vc consegue por aqui essa tabela de temperatura e motores?
Guest- Convidado
Re: temperatura do motor - gasolina x diesel - W124
John,
estou sem tempo para uploads..
Mando a tabela pra voce e se quiseres, poste aqui
estou sem tempo para uploads..
Mando a tabela pra voce e se quiseres, poste aqui
Alan- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2336
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : mecanica e antigomobilismo
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: temperatura do motor - gasolina x diesel - W124
Contruibuicao do grande confrade Alan,
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Herr Alan, Danke!!!
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Herr Alan, Danke!!!
Guest- Convidado
Maluhy- Consultor Técnico
- Número de mensagens : 10535
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: temperatura do motor - gasolina x diesel - W124
Nao sei dizer se estah girando livre alem do normal. O que noto eh que frio a helice do 617 gira mais pesada que a do 603. Isso pode ser devido a diferentes especificacoes de diferentes geracoes de motores ?
A temperatura subir subitamente (ponteiro ir da horizontal para 110-115) quando a rotacao foi de 2.500 para 4.500 rpm numa retomada em subida seria a evidencia de que o viscoso estava sim funcionando e que houve o safety cut off ?
A temperatura subir subitamente (ponteiro ir da horizontal para 110-115) quando a rotacao foi de 2.500 para 4.500 rpm numa retomada em subida seria a evidencia de que o viscoso estava sim funcionando e que houve o safety cut off ?
Lobo- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1477
Data de inscrição : 22/10/2007
Interesses : MB
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: temperatura do motor - gasolina x diesel - W124
Lobo,
No Diesel é um pouco diferente, o bimental da visco começa a brir o sistema a 71 graus (temperatura da água 90/95 graus). Após este ponto, a hélice gira gradativamente mais, sem passar dos 3.300 rpm.
Teste: girar o motor a 4.000-5.000 rpm, quando o mesmo chegar a 90/95 graus, você vai ouvir o aumento do zumbido do vento na hélice.
:D
No Diesel é um pouco diferente, o bimental da visco começa a brir o sistema a 71 graus (temperatura da água 90/95 graus). Após este ponto, a hélice gira gradativamente mais, sem passar dos 3.300 rpm.
Teste: girar o motor a 4.000-5.000 rpm, quando o mesmo chegar a 90/95 graus, você vai ouvir o aumento do zumbido do vento na hélice.
:D
Alan- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2336
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : mecanica e antigomobilismo
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: temperatura do motor - gasolina x diesel - W124
Boas amigos,
O motor MWM diesel possue 2 valulas termostática o mercedes eu não sei.
O gel da ventoinha já vi na Toyota hillux acontecer, e uma coisa mais grave um ligeiro empenamento no cabeçote, causado por um aquecimento, motor a diesel não pode trabalhar com a temperatura muito acima do permitido.
Os mestres me corrijam no que estiver errado.
Abraço,
BUD08- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2021
Data de inscrição : 01/07/2011
Interesses : Em tudo que for interessante
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: temperatura do motor - gasolina x diesel - W124
O que faz com que o viscoso nao mais acople ?
Pode acontecer do viscoso nao mais desacoplar ? Por que ?
Em ambos os casos, ha conserto ?
Eh possivel efetuar a troca sem retirar o radiador ?
Pode acontecer do viscoso nao mais desacoplar ? Por que ?
Em ambos os casos, ha conserto ?
Eh possivel efetuar a troca sem retirar o radiador ?
Lobo- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1477
Data de inscrição : 22/10/2007
Interesses : MB
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Página 1 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» temperatura ideal motor C220 Diesel
» Temperatura no motor M103 x regulagem viscoso? W124 300 CE
» C220 diesel W203 - Motor não arranca a quente (falta diesel)
» Cebolinha de temperatura do cabeçote da W201 DIESEL 2,2
» Manual 220 / 1970 - Gasolina e Diesel
» Temperatura no motor M103 x regulagem viscoso? W124 300 CE
» C220 diesel W203 - Motor não arranca a quente (falta diesel)
» Cebolinha de temperatura do cabeçote da W201 DIESEL 2,2
» Manual 220 / 1970 - Gasolina e Diesel
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe E ( W114/115 - W123 - W124 - W210 - W211 - W212/C207 - W213) :: W124 - 1985 a 1996
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos