solex 4A1 o que arrumar e dicas...
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solex 4A1 o que arrumar e dicas...
Olá pessoal,
já entro aqui há muito tempo mas só agora me tornei membro... gosto muito de mexer com restauração, eletrica, eletrônica e coisas mecânicas em geral então omprei uma W114 280C 1974 há cerca de 2 anos e meio para ir arrumando e curtindo.
Já restaurei os bancos, apesar de estarem com boa aparência, o recheio estava deteriorando então eu restaurei eles e também coloquei um pouco de recheio nas molas para o banco não ficar mole e dar a sensação de carro velho...rsrsrs
Arrumei e refiz algumas instalações eletricas que o antigo dono fez (até fio de telefone tinha no meio!);
Forrei e fiz um acabamento no porta malas pois uso muito o porta malas e acho o tapete de borracha apenas muito feio...
Arrumei as máquinas dos vidros, estão correndo como de um carro novo;
Restaurei os antigos alto-falantes pois estavam iguais caixa de abelha;
Desmontei todo o motor junto com o mecânico, limpamos, fizemos testes de trincas e medições (o cabeçote está praticamente novo) e trocamos as peças mais desgastadas (vedador de válvulas, válvula termostatica, bomba d'agua, bomba de gasolina e uma engrenagem do comando já que estava mais fina) depois uma junta nova e o motor ficou novo;
Troquei também as mangueiras de gás do ar condicionado pois estavam bem ressecadas e feias, foi feita uma revisão e limpeza no compressor;
Troquei os reparos do setor da direção hidráulica e ponteiras da barra;
Troquei todo escapamento pois estava com um não adequado e ainda bem ruim com ferrugens;
Troquei todas as mangueiras de água e gasolina;
Foi feita a revisão em todo sistema de freio e transmissão automática;
Troquei tudo que era de borracha na suspensão;
Troquei cabos de velas, bobina e rotor do distribuidor;
Enfim....está praticamente com tudo novo.
De uns tempos pra cá ela começou a ficar ruim para pegar (só na segunda ou terceira partida) e oscilando muito quando pegava algum engarrafamento então pedi pra regular a marcha lenta. Funcionou bem durante 2 dias daí começou de novo. Voltei na oficina e regulou mais uma vez. O carro quando frio funciona perfeitamente mas quando esquenta e fico no transito lento começa a oscilar e as vezes até morre quando acelero para arrancar e quando acelero mais fundo o acelerador ele embola bastante. Já pensei que pode ser alguma entrada de ar. Como eu não mexi ainda no carburador (estava funcionando relativamente muito bem...) quero aproveitar pra pegar algumas dicas de que peças seriam bom trocar ou ter mais atenção pra colocar ele bento e livre de problemas!
Tem uma válvula de retorno de combustivel na entrada do carburador que troquei por uma "universal" regulável, será que tem algum problema?
desde já muito obrigado!
PS.:Parabéns para todos aqui pela união e colaboração para mantermos essas preciosidades com mais carinho!
já entro aqui há muito tempo mas só agora me tornei membro... gosto muito de mexer com restauração, eletrica, eletrônica e coisas mecânicas em geral então omprei uma W114 280C 1974 há cerca de 2 anos e meio para ir arrumando e curtindo.
Já restaurei os bancos, apesar de estarem com boa aparência, o recheio estava deteriorando então eu restaurei eles e também coloquei um pouco de recheio nas molas para o banco não ficar mole e dar a sensação de carro velho...rsrsrs
Arrumei e refiz algumas instalações eletricas que o antigo dono fez (até fio de telefone tinha no meio!);
Forrei e fiz um acabamento no porta malas pois uso muito o porta malas e acho o tapete de borracha apenas muito feio...
Arrumei as máquinas dos vidros, estão correndo como de um carro novo;
Restaurei os antigos alto-falantes pois estavam iguais caixa de abelha;
Desmontei todo o motor junto com o mecânico, limpamos, fizemos testes de trincas e medições (o cabeçote está praticamente novo) e trocamos as peças mais desgastadas (vedador de válvulas, válvula termostatica, bomba d'agua, bomba de gasolina e uma engrenagem do comando já que estava mais fina) depois uma junta nova e o motor ficou novo;
Troquei também as mangueiras de gás do ar condicionado pois estavam bem ressecadas e feias, foi feita uma revisão e limpeza no compressor;
Troquei os reparos do setor da direção hidráulica e ponteiras da barra;
Troquei todo escapamento pois estava com um não adequado e ainda bem ruim com ferrugens;
Troquei todas as mangueiras de água e gasolina;
Foi feita a revisão em todo sistema de freio e transmissão automática;
Troquei tudo que era de borracha na suspensão;
Troquei cabos de velas, bobina e rotor do distribuidor;
Enfim....está praticamente com tudo novo.
De uns tempos pra cá ela começou a ficar ruim para pegar (só na segunda ou terceira partida) e oscilando muito quando pegava algum engarrafamento então pedi pra regular a marcha lenta. Funcionou bem durante 2 dias daí começou de novo. Voltei na oficina e regulou mais uma vez. O carro quando frio funciona perfeitamente mas quando esquenta e fico no transito lento começa a oscilar e as vezes até morre quando acelero para arrancar e quando acelero mais fundo o acelerador ele embola bastante. Já pensei que pode ser alguma entrada de ar. Como eu não mexi ainda no carburador (estava funcionando relativamente muito bem...) quero aproveitar pra pegar algumas dicas de que peças seriam bom trocar ou ter mais atenção pra colocar ele bento e livre de problemas!
Tem uma válvula de retorno de combustivel na entrada do carburador que troquei por uma "universal" regulável, será que tem algum problema?
desde já muito obrigado!
PS.:Parabéns para todos aqui pela união e colaboração para mantermos essas preciosidades com mais carinho!
andreluizgs- Usuário Iniciante
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Re: solex 4A1 o que arrumar e dicas...
andreluizgs,
O carburador Solex 4 A 1, para funcionar corretamente precisa de componentes totalmente originais, além de haver necessidade de intervenção de mecanico que o conheça bem.
Passei por uma "verdadeira odisséia" para conseguir deixar o meu perfeito, o que é bastante trabalhoso, tendo em vista que, com o tempo, o material que o compõe, costuma se degradar devido a quantidade de anos em contato com a gasolina e acaba se esfarelando e entupindo os gicles.
Depois de inúmeras montagens e desmontagens para desobstrução de gicles, resolvi definitivamente o problema, mandando niquelar todo o interior do carburador, além de colocar o reparo e demais componentes originais.
O carburador Solex 4 A 1, para funcionar corretamente precisa de componentes totalmente originais, além de haver necessidade de intervenção de mecanico que o conheça bem.
Passei por uma "verdadeira odisséia" para conseguir deixar o meu perfeito, o que é bastante trabalhoso, tendo em vista que, com o tempo, o material que o compõe, costuma se degradar devido a quantidade de anos em contato com a gasolina e acaba se esfarelando e entupindo os gicles.
Depois de inúmeras montagens e desmontagens para desobstrução de gicles, resolvi definitivamente o problema, mandando niquelar todo o interior do carburador, além de colocar o reparo e demais componentes originais.
ZIG MASTER- Usuário Platina
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Re: solex 4A1 o que arrumar e dicas...
Olá Zig, primeiramente obrigado pelo retorno! O mecânico eu já tenho que mexe com MB's há quase 40 anos aqui pra casa. Ele é ótimo mecânico e entende muito... só que gosta de trocar as peças pouco a pouco conforme os defeitos aparecem, eu já prefiro trocar as desgastadas de uma vez pra não correr o risco de precisar do carro e ele não está bento. (As daqui de casa sempre ficam de passar rapidamente na oficina para trocar coisa boba, e isso é uma coisa que me mata! rsrsrs) Gosto de tudo funcionando a toda hora sem nenhum macete ou jeitinho pra funcionar...
O seu você disse que trocou o reparo...membrana, borrachas e baquelite? Ou trocou mais alguma peça do carburador?
Eu quero abrir ele agora e arrumar para durar mais de 10 anos sem precisar reabrir e ir trocando aos pouquinhos...
Essa idéia de niquelar o interior é excelente e eu já coloquei na lista!
Eu gosto de tudo original também, essa válvula de retorno foi a única coisa que coloquei que não é original pois na época ela furou e eu ia viajar com o carro então coloquei essa para quebrar o galho por falta de tempo para esperar a original chegar e como funcionou sem problemas acabei deixando quieto...
Obrigado!
O seu você disse que trocou o reparo...membrana, borrachas e baquelite? Ou trocou mais alguma peça do carburador?
Eu quero abrir ele agora e arrumar para durar mais de 10 anos sem precisar reabrir e ir trocando aos pouquinhos...
Essa idéia de niquelar o interior é excelente e eu já coloquei na lista!
Eu gosto de tudo original também, essa válvula de retorno foi a única coisa que coloquei que não é original pois na época ela furou e eu ia viajar com o carro então coloquei essa para quebrar o galho por falta de tempo para esperar a original chegar e como funcionou sem problemas acabei deixando quieto...
Obrigado!
andreluizgs- Usuário Iniciante
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Re: solex 4A1 o que arrumar e dicas...
André Luiz, bem vindo ao fórum.
Desde que comprei minha 116 meu Solex, não era nenhuma maravilha, mas também não era a pior coisa do mundo (nestes carros a gente tem que se reciclar para não se importar com qualquer coisa).
Bom, depois que tirei o carro da reforma ele realmente ficou muito ruim. Com isto mandei limpar e troquei baquelite, juntas, diafragma, agulha e bóia. Ficou uma beleza. Melhor de andar que meu Focus 2010. Tente isto primeiramente.
No entanto uma vez, meu mecânico (que entende muito de carburador, talvez o que mais entenda no RS) disse que é comum aparecer para ele Solex em que mecânicos anteriores apertaram de mais a tampa na hora de montar, empenando-a fazendo com que entre ar.
Segundo ele, nestes casos, dependendo do quanto está empenada é melhor trocar o carburador.
Desde que comprei minha 116 meu Solex, não era nenhuma maravilha, mas também não era a pior coisa do mundo (nestes carros a gente tem que se reciclar para não se importar com qualquer coisa).
Bom, depois que tirei o carro da reforma ele realmente ficou muito ruim. Com isto mandei limpar e troquei baquelite, juntas, diafragma, agulha e bóia. Ficou uma beleza. Melhor de andar que meu Focus 2010. Tente isto primeiramente.
No entanto uma vez, meu mecânico (que entende muito de carburador, talvez o que mais entenda no RS) disse que é comum aparecer para ele Solex em que mecânicos anteriores apertaram de mais a tampa na hora de montar, empenando-a fazendo com que entre ar.
Segundo ele, nestes casos, dependendo do quanto está empenada é melhor trocar o carburador.
evgs- Usuário Bronze
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Re: solex 4A1 o que arrumar e dicas...
O André, informa que tem uma valvula de retorno que ele trocou por uma "universal". A valvula de retorno do carburador da minha 280S W116, está vazando e nao encontro qual a referencia da mesma para repor... alguém pode ajudar? Acho que a "universal" nao substitui entendendo que isso pode estar prejudicando o funcionamento do Solex do carro do Andréluizgs, como também está no meu caso.
Serrano- Usuário Bronze
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Re: solex 4A1 o que arrumar e dicas...
Te expliquei isso hoje e repasso,,mande fazer um niple num torneiro eliminando a válvula na entrada do carburador,compre um desborbulhador da linha VW ou GM e instale-o ,pronto , acabou-se a pendenga...
OBS: Nesse link a imagem dele instalado num pau velho, http://www.google.com.br/imgres?q=desborbulhador&hl=pt-BR&sa=X&tbm=isch&prmd=imvns&tbnid=2UhHI70dQY9j-M:&imgrefurl=http://ruralwillys.tripod.com/fotos/ri212.htm&docid=KvisA8Y_o3XisM&w=371&h=252&ei=_d9_TuuvGoXrgQeBlPBP&zoom=1&iact=hc&vpx=328&vpy=143&dur=63&hovh=185&hovw=273&tx=118&ty=118&page=1&tbnh=117&tbnw=156&start=0&ndsp=19&ved=1t:429,r:1,s:0&biw=1280&bih=603
Aqui o esquema de instalação: https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/233/desborbulhadorvn6.jpg/sr=1
:D
OBS: Nesse link a imagem dele instalado num pau velho, http://www.google.com.br/imgres?q=desborbulhador&hl=pt-BR&sa=X&tbm=isch&prmd=imvns&tbnid=2UhHI70dQY9j-M:&imgrefurl=http://ruralwillys.tripod.com/fotos/ri212.htm&docid=KvisA8Y_o3XisM&w=371&h=252&ei=_d9_TuuvGoXrgQeBlPBP&zoom=1&iact=hc&vpx=328&vpy=143&dur=63&hovh=185&hovw=273&tx=118&ty=118&page=1&tbnh=117&tbnw=156&start=0&ndsp=19&ved=1t:429,r:1,s:0&biw=1280&bih=603
Aqui o esquema de instalação: https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/233/desborbulhadorvn6.jpg/sr=1
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Maluhy- Consultor Técnico
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Re: solex 4A1 o que arrumar e dicas...
Procure um desborbulhador que saiu na linha VW e Ford com motor AP, ele e de metal fica em cima da tampa de valvulas é bem melhor que estes de plástico que tem nas casas de peças, porem este de metal so vai achar em ferro velho, usei ele no DFV446 do Dodge e ficou uma beleza.
Norton Gontijo- Usuário Platina
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Re: solex 4A1 o que arrumar e dicas...
Achei ele novo no ML:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-201529623-filtro-desborbulhador-separador-vapor-gasol-ap-1820-91-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-201529623-filtro-desborbulhador-separador-vapor-gasol-ap-1820-91-_JM
Norton Gontijo- Usuário Platina
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Interesses : MB's and Subaru's
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Re: solex 4A1 o que arrumar e dicas...
Norton, esse desborbulhador só novo e tem que trocar de vez em qdo, ele corrói e fura com o tempo, já vi vários VW pegando fogo por causa disso,ele ficava preso nos parafusos da tampa de válvulas,bem em cima das velas 2 e 3....o do Kadett coringa está lá quietinho desde 1991,de plástico...
Maluhy- Consultor Técnico
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rodricosmo- Usuário Iniciante
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Re: solex 4A1 o que arrumar e dicas...
Silencioso central e traseiro eu consigo para a 114 e 108,o mesmo das 126 6 cilindros e 8 cilindros...
Maluhy- Consultor Técnico
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Re: solex 4A1 o que arrumar e dicas...
Prezados,
Aproveitando o post, alguém sabe identificar (no desenho abaixo) esta válvula de retorno?
[img][/img]
Abs
Edison
Aproveitando o post, alguém sabe identificar (no desenho abaixo) esta válvula de retorno?
[img][/img]
Abs
Edison
evgs- Usuário Bronze
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Re: solex 4A1 o que arrumar e dicas...
Olá pessoal,
fiquei um tempo sem entrar...final de ano as coisas apertam! rsrsrs
Bom o meu carburador foi todo desmontado, limpo e foi trocado tudo de borracha nele, eu queria mandar niquelar mas estava em muito bom estado por dentro então prefiro deiar pra quando ele começar a dar sinais de desgaste maiores. Quando estava desmontando ele descobrimos que um dos parafusos que fica abaixo das borboletas de 2 estagio para passagem de ar estava um pouco aberto... por isso devia estar alterando a marcha lenta.
Ele agora está funcionando muito bem! O carro não engasga, está pegando de primeira quente ou frio sem precisar de acelerar, o carro não pula e nem altera muito a rotação quando engato no D ou no R e não embola quando pisa mais forte no acelerador. A válvula universal continua nele e está funcionando bem. Ela foi regulada com a mesma pressão da original, foi colocado um manometro depois de uma original que peguei emprestada e depois regulei a universal.
Agora vamos ver por quanto tempo ele vai ficar sem chiar.... rsrsrsrs
Mas quando achei que já tinha feito tudo na parte mecanica me aparece um probleminha com o alternador.... o carro quando esta engrenado no D ou R com o ar, radio e farol ligado a corrente fica entre 11,9v a 12,5v quando devia estar por volta de 13,2v a 14v ou seja, o alternador nao está conseguindo gerar energia suficiente e a bateria que está mantendo o carro. Se eu entrar em um engarrafamento de 1 hora mais ou menos a minha bateria vai morrer. Então mandei o alternador para enrolar e troquei a ponte de diodo (ponte retificadora) e regulador de tensão mas continuou na mesma... Alguém já teve esse problema ou parecido? Já repassei testando os circuitos do carro e não constatei nenhuma fuga ou curto.
grande abraço a todos
André
fiquei um tempo sem entrar...final de ano as coisas apertam! rsrsrs
Bom o meu carburador foi todo desmontado, limpo e foi trocado tudo de borracha nele, eu queria mandar niquelar mas estava em muito bom estado por dentro então prefiro deiar pra quando ele começar a dar sinais de desgaste maiores. Quando estava desmontando ele descobrimos que um dos parafusos que fica abaixo das borboletas de 2 estagio para passagem de ar estava um pouco aberto... por isso devia estar alterando a marcha lenta.
Ele agora está funcionando muito bem! O carro não engasga, está pegando de primeira quente ou frio sem precisar de acelerar, o carro não pula e nem altera muito a rotação quando engato no D ou no R e não embola quando pisa mais forte no acelerador. A válvula universal continua nele e está funcionando bem. Ela foi regulada com a mesma pressão da original, foi colocado um manometro depois de uma original que peguei emprestada e depois regulei a universal.
Agora vamos ver por quanto tempo ele vai ficar sem chiar.... rsrsrsrs
Mas quando achei que já tinha feito tudo na parte mecanica me aparece um probleminha com o alternador.... o carro quando esta engrenado no D ou R com o ar, radio e farol ligado a corrente fica entre 11,9v a 12,5v quando devia estar por volta de 13,2v a 14v ou seja, o alternador nao está conseguindo gerar energia suficiente e a bateria que está mantendo o carro. Se eu entrar em um engarrafamento de 1 hora mais ou menos a minha bateria vai morrer. Então mandei o alternador para enrolar e troquei a ponte de diodo (ponte retificadora) e regulador de tensão mas continuou na mesma... Alguém já teve esse problema ou parecido? Já repassei testando os circuitos do carro e não constatei nenhuma fuga ou curto.
grande abraço a todos
André
andreluizgs- Usuário Iniciante
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Re: solex 4A1 o que arrumar e dicas...
Andre
Veja bem se o regulador de tensao que vc mandou trocar foi o correto. Tem um bando de regulador de tensao nacional usado em kadett, santana, gol, que o pessoal coloca em alternador de MB pelo desenho ser igual, mas nem sempre a especificacao eh igual. Fica a dica
Veja bem se o regulador de tensao que vc mandou trocar foi o correto. Tem um bando de regulador de tensao nacional usado em kadett, santana, gol, que o pessoal coloca em alternador de MB pelo desenho ser igual, mas nem sempre a especificacao eh igual. Fica a dica
Guest- Convidado
Re: solex 4A1 o que arrumar e dicas...
Oi John,
eu realmente não sei se foi colocado o regulador original pois eu mandei o alternado pro eletricista e ele que fez todo o serviço.
Será que alguém sabe o número e as especificações da original?
Obrigado!
andré Luiz
eu realmente não sei se foi colocado o regulador original pois eu mandei o alternado pro eletricista e ele que fez todo o serviço.
Será que alguém sabe o número e as especificações da original?
Obrigado!
andré Luiz
andreluizgs- Usuário Iniciante
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Re: solex 4A1 o que arrumar e dicas...
"Tropecei" na internet com essa página e a compartilho para quem estiver interessado em um kit de reparo para o Solex 4A1 (não conheço o produto nem seu fabricante): http://www.bfs.net.br/solex-brosol/bfs-150502.html
Pelo que entendi, trata-se de uma empresa brasileira que fabrica reparos para diversos carburadores. Caso o link venha a "cair", o nome da empresa é BFS Indústria de Autopeças, telefone (11) 4226-2124 e e-mail contato@bfs.ind.br
Pelo que entendi, trata-se de uma empresa brasileira que fabrica reparos para diversos carburadores. Caso o link venha a "cair", o nome da empresa é BFS Indústria de Autopeças, telefone (11) 4226-2124 e e-mail contato@bfs.ind.br
Leon 1.6- Usuário Ouro
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Re: solex 4A1 o que arrumar e dicas...
Boa tarde, Leon
Mandei niquelar um Edelbrock na Carbunovo e usaram reparo desta empresa.
Como me falaram bem da Carbunovo, inclusive aqui no forum, acredito que esses kits devam ser bons.
Abraço
Mandei niquelar um Edelbrock na Carbunovo e usaram reparo desta empresa.
Como me falaram bem da Carbunovo, inclusive aqui no forum, acredito que esses kits devam ser bons.
Abraço
f_zechetti- Usuário Bronze
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Re: solex 4A1 o que arrumar e dicas...
Valeu, Zechetti!
Para ajudar em consultas futuras, replico aqui o vídeo postado noutro tópico, mostrando a manutenção de um Solex 4A1 por uma empresa chamada Sílvio Carburadores, de São José do Rio Preto/SP:
Canal do YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCQcai4zF9aCN_65d3bPQ3LA
Para ajudar em consultas futuras, replico aqui o vídeo postado noutro tópico, mostrando a manutenção de um Solex 4A1 por uma empresa chamada Sílvio Carburadores, de São José do Rio Preto/SP:
Canal do YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCQcai4zF9aCN_65d3bPQ3LA
Leon 1.6- Usuário Ouro
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Re: solex 4A1 o que arrumar e dicas...
Pessoal, nao seria possivel trocar o Solex pelo Quadrajet da Rochester que equipava os americanos?? São muito parecidos. Ja li q o Solex seria uma copia do Rochester e q a Solex, antes de fabricar o 4a1, tinha a licença de fabricação do Quadrajet
https://swperformanceparts.com/1904r-rochester-quadrajet-carburetor-4mv-80-89-electric-summit/
https://swperformanceparts.com/1904r-rochester-quadrajet-carburetor-4mv-80-89-electric-summit/
f_zechetti- Usuário Bronze
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