Parafusos para o estepe com a roda em chapa metálica.
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe SLK ( R170 - R171 - R172 ) :: R171 - 2004 a 2010
Página 1 de 1 • Compartilhe
Parafusos para o estepe com a roda em chapa metálica.
Prezados confrades propietários do SLK 200 Kompressor, semana passada em viagem de Fpolis à Porto Alegre, furou o pneu traseiro. Ao trocar o mesmo, me deparei com um imprevisto, no porta-mala existia sómente um parafuso curto, que por ser um novato com este carro, não sabia que o estepe é fixado com parafusos de roda curtos e não os longos os quais fixam o aro normal. Com este imprevisto perdi duas horas para resolver o problema, pois rodei até o posto (1km) com um parafuso curto e quatro longos, que não davam aperto no aro, felizmente consegui chegar sem problema ao posto e realizar o conserto do pneu. Estou relatando este fato, para que outros confrades, não se deixem envolver neste imprevisto. Verificar no porta-mala se existe os cinco parafusos reservas e que sejam curtos. Em Porto Alegre na Distribuidora MB não tinham os referenciados. Fui conseguir em revenda de pneus, que verificou e tinha o do Gol que é a mesma rosca e tamanho.
abraço
ICarvalho
abraço
ICarvalho
Última edição por Epicco em Ter 6 Set 2011 - 10:43, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : adequação do título)
icarvalho- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 118
Data de inscrição : 01/08/2011
Interesses : carros mercedes
Sexo : País :
Advertências :
Re: Parafusos para o estepe com a roda em chapa metálica.
Manda rezar uma missa para o VW Gol em agradecimento, mas não esqueça de buscar as peças originais, sempre a questões de qualidade/resistência.
Acho que nem o Gol GTI chega a 230Km/h, vai que um dia...
Acho que nem o Gol GTI chega a 230Km/h, vai que um dia...
Krycek- Usuário Platina
- Número de mensagens : 8300
Data de inscrição : 13/07/2008
Interesses : .
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Parafusos para o estepe com a roda em chapa metálica.
Interessante o aviso, eu mesmo tive uma SLK 200 e não sabia disso, ainda bem que nunca tive problemas com pneus.
pedroftalmo- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1844
Data de inscrição : 14/12/2010
Interesses : Mercedes e AMG
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Parafusos para o estepe com a roda em chapa metálica.
Isso não é exclusividade das SLK, praticamente todos os MB com rodas de liga tem este detalhe.
O estepe, por ser de lata, tem a parede muito mais fina, assim os parafusos tem que ser bem mais curtos.
Caso se monte o estepe com parafusos longos e apertados o estrago pode ser grande!
O estepe, por ser de lata, tem a parede muito mais fina, assim os parafusos tem que ser bem mais curtos.
Caso se monte o estepe com parafusos longos e apertados o estrago pode ser grande!
Laurival- Cadastro desatualizado pendente regularização
- Número de mensagens : 4496
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Mercedes Benz
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Parafusos para o estepe com a roda em chapa metálica.
A C200 da minha esposa já teve a roda de ferro montada com os parafusos longos, alguém que passava a ajudou com a troca do pneu.
Além do carro rodar só meio metro (não saía mais do lugar) o parafuso longo detonou as molas do freio.
Boa lembraça, confiram se todos os parafusos curtos estão guardados no porta-malas.
Além do carro rodar só meio metro (não saía mais do lugar) o parafuso longo detonou as molas do freio.
Boa lembraça, confiram se todos os parafusos curtos estão guardados no porta-malas.
Fabricioa- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 236
Data de inscrição : 09/05/2009
Interesses : Mercedes...
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Parafusos para o estepe com a roda em chapa metálica.
Esses parafusos curtos já acompanham o veículo ? Ou são comprados à parte ? A roda do estepe da C63 não é de liga leve, será que os tais parafusos estão escondidos em algum lugar?
pedroftalmo- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1844
Data de inscrição : 14/12/2010
Interesses : Mercedes e AMG
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Parafusos para o estepe com a roda em chapa metálica.
Dica: todos os MB que possuem estepe com roda de ferro, vêm com jogo de parafusos curtos. Eles costumam ficar dentro do estojo de ferramentas. Se seu carro não tem, adquira um jogo na concessionária. Nunca use os parafusos das rodas de liga leve (os mais longos) no estepe roda de ferro, caso contrário você danificará o disco ou campana de freio (Classe A). O estrago costuma ser violento. Normalmente, na revisão de entrega o concessionário cola um adesivo amarelo com o símbolo ! informando essa precaução. Abraços! :)
Gilson Stecar- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 177
Data de inscrição : 09/08/2011
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Parafusos para o estepe com a roda em chapa metálica.
Gilson.
Obrigado pelas dicas, vou procurar os tais parafusos, devem estar onde você indicou.
Obrigado pelas dicas, vou procurar os tais parafusos, devem estar onde você indicou.
pedroftalmo- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1844
Data de inscrição : 14/12/2010
Interesses : Mercedes e AMG
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Parafusos para o estepe com a roda em chapa metálica.
Essa solução da engenharia da Mercedes Benz é muito pouco prática, para ser gentil.
Minha esposa tem um Palio que veio com rodas de liga leve de fábrica, e com o estepe em roda de chapa. A engenharia da FIAT colocou nessa roda de chapa uma chapa mais grossa onde vão os parafusos originais, de tal forma que não se precisa ficar carregando 4 parafusos extras. É como se fosse uma arruela soldada no entorno do local onde o parafuso aparafusa.
Minha esposa tem um Palio que veio com rodas de liga leve de fábrica, e com o estepe em roda de chapa. A engenharia da FIAT colocou nessa roda de chapa uma chapa mais grossa onde vão os parafusos originais, de tal forma que não se precisa ficar carregando 4 parafusos extras. É como se fosse uma arruela soldada no entorno do local onde o parafuso aparafusa.
Convidad- Convidado
Re: Parafusos para o estepe com a roda em chapa metálica.
Realmente Eppico,
Não sei como a engenharia de fábrica da MB não atentou para êste detalhe, e já é uma característica muito antiga, na W126, vem uma cartela dentro do porta malas alertando para êste detalhe, e o curioso é que o estepe dela também é de liga leve igual as demais rodas, logo......................
Não sei como a engenharia de fábrica da MB não atentou para êste detalhe, e já é uma característica muito antiga, na W126, vem uma cartela dentro do porta malas alertando para êste detalhe, e o curioso é que o estepe dela também é de liga leve igual as demais rodas, logo......................
ZIG MASTER- Usuário Platina
- Número de mensagens : 4890
Data de inscrição : 19/03/2008
Interesses : Mercedes Benz
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Parafusos para o estepe com a roda em chapa metálica.
Outro detalhe:
Ao rodar com o estepe de ferro, fique atento a velocidade, estepe é para ser usado temporariamente em emergências e nâo foi projetado para as altas velocidades das rodas normais. Alguns ainda tem a medida do pneu diferente dos que equipam o veículo, entâo não é aconselhável velocidades superiores a 100 km\h.
Ao rodar com o estepe de ferro, fique atento a velocidade, estepe é para ser usado temporariamente em emergências e nâo foi projetado para as altas velocidades das rodas normais. Alguns ainda tem a medida do pneu diferente dos que equipam o veículo, entâo não é aconselhável velocidades superiores a 100 km\h.
Sidsports- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1683
Data de inscrição : 06/02/2009
Interesses : todas as Mercedes
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Parafusos para o estepe com a roda em chapa metálica.
No caso específico da SLK, o pneu estepe tem que ser enchido antes de ser usado, pois fica desinflado no alojamento, é bem fino, imagine a cena, de um lado êste estepe e do outro as rodas que tenho na SLK aro 18" na largura 255............ :affraid:
ZIG MASTER- Usuário Platina
- Número de mensagens : 4890
Data de inscrição : 19/03/2008
Interesses : Mercedes Benz
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Parafusos para o estepe com a roda em chapa metálica.
Essa dica dos parafusos foi otima.
Vi esses parafusos e nao entendi nada.. :?: . Pensei que eram de reserva. Me desculpem a burrice...vivendo e aprendendo.
Valeu
Vi esses parafusos e nao entendi nada.. :?: . Pensei que eram de reserva. Me desculpem a burrice...vivendo e aprendendo.
Valeu
ALESTAR-5- Usuário Prata
- Número de mensagens : 282
Data de inscrição : 27/07/2011
Interesses : Carros
Sexo : País :
Advertências :
Re: Parafusos para o estepe com a roda em chapa metálica.
Senhores,
A indicação da MB é que quando utilizar a roda estepe, deve inflar o pneu com 3 libras, e não pode ultrapassar dos 80 km/h. Após o uso deve retirar o ar do pneu para que o mesmo possa ser alojado no lugar. Gostaria também de alertar, de fazerem um teste de funcionabilidade na bomba de inflar, que é ligada no suporte do isqueiro, e está alojada junto as ferramentas, caso a mesma não funcione não vai resolver o problema do pneu furado, pois o estepe está sem ar.
abraço
A indicação da MB é que quando utilizar a roda estepe, deve inflar o pneu com 3 libras, e não pode ultrapassar dos 80 km/h. Após o uso deve retirar o ar do pneu para que o mesmo possa ser alojado no lugar. Gostaria também de alertar, de fazerem um teste de funcionabilidade na bomba de inflar, que é ligada no suporte do isqueiro, e está alojada junto as ferramentas, caso a mesma não funcione não vai resolver o problema do pneu furado, pois o estepe está sem ar.
abraço
icarvalho- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 118
Data de inscrição : 01/08/2011
Interesses : carros mercedes
Sexo : País :
Advertências :
Re: Parafusos para o estepe com a roda em chapa metálica.
Pessoal,
Todo carro que tem estepe `fino` tem parafusos especiais para esta roda?
Tenho 2 carros com este tipo de roda sobressalente, e o que acontece eh o seguinte -
Um tem os parafusos para a roda de estepe, e o uso deles esta bem explicado no manual.
No outro carro, que tambem tem estepe `fino`, nao achei os parafusos e no manual nao se fala nada sobre eles.
E agora?
Pedroftalmo...achou os parafusos na C63?
Todo carro que tem estepe `fino` tem parafusos especiais para esta roda?
Tenho 2 carros com este tipo de roda sobressalente, e o que acontece eh o seguinte -
Um tem os parafusos para a roda de estepe, e o uso deles esta bem explicado no manual.
No outro carro, que tambem tem estepe `fino`, nao achei os parafusos e no manual nao se fala nada sobre eles.
E agora?
Pedroftalmo...achou os parafusos na C63?
ALESTAR-5- Usuário Prata
- Número de mensagens : 282
Data de inscrição : 27/07/2011
Interesses : Carros
Sexo : País :
Advertências :
Re: Parafusos para o estepe com a roda em chapa metálica.
As rodas de liga leve do estepe fino, utilizam parafusos especiais, e no caso da SLK, vem acondicionados em um saco plástico juntamente com o Kit de ferramentas.
ZIG MASTER- Usuário Platina
- Número de mensagens : 4890
Data de inscrição : 19/03/2008
Interesses : Mercedes Benz
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Parafusos para o estepe com a roda em chapa metálica.
Na verdade não tão sòmente os estepes utilizam parafusos específicos, as rodas de liga leve, dependendo do modelo e do ET, também precisam de parafusos próprios.
No meu caso, precisei trocar os parafusos de roda da W202, W210 e SLK, uma vêz que ditos carros, tiveram suas rodas originais substituídas por rodas AMG.
No meu caso, precisei trocar os parafusos de roda da W202, W210 e SLK, uma vêz que ditos carros, tiveram suas rodas originais substituídas por rodas AMG.
ZIG MASTER- Usuário Platina
- Número de mensagens : 4890
Data de inscrição : 19/03/2008
Interesses : Mercedes Benz
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Parafusos para o estepe com a roda em chapa metálica.
Alestar-5,
algumas rodas de aço tem uma compensação interna (como descreveu o Epicco) para evitar ter que utilizar parafusos diferentes. As que não tem essa compensação precisam deles.
Lembrando que até há alguns anos a legislação brasileira exigia que o estepe fosse obrigatoriamente da mesma medida dos pneus "rodantes". Por isso, em alguns carros havia algumas saliências e reentrâncias nos porta-malas para compensar o tamanho, pois no exterior há décadas utilizam-se pneus mais finos e leves como estepe.
Já o uso de rodas de aço da mesma medida no estepe, ao invés de liga-leve, é economia mesmo.
Abraço!
algumas rodas de aço tem uma compensação interna (como descreveu o Epicco) para evitar ter que utilizar parafusos diferentes. As que não tem essa compensação precisam deles.
Lembrando que até há alguns anos a legislação brasileira exigia que o estepe fosse obrigatoriamente da mesma medida dos pneus "rodantes". Por isso, em alguns carros havia algumas saliências e reentrâncias nos porta-malas para compensar o tamanho, pois no exterior há décadas utilizam-se pneus mais finos e leves como estepe.
Já o uso de rodas de aço da mesma medida no estepe, ao invés de liga-leve, é economia mesmo.
Abraço!
Convidad 1- Usuário Platina
- Número de mensagens : 7918
Data de inscrição : 22/10/2007
Interesses : Outros
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Parafusos para o estepe com a roda em chapa metálica.
Alestar-5
Não procurei ainda, vou deixar para amanhã no feriado de 7 de setembro para fazer com calma.
Não procurei ainda, vou deixar para amanhã no feriado de 7 de setembro para fazer com calma.
pedroftalmo- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1844
Data de inscrição : 14/12/2010
Interesses : Mercedes e AMG
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Parafusos para o estepe com a roda em chapa metálica.
na minha, apesar da medida do pneu ser igual aos de rodagem, veio um kit
com os parafusos curtos . acredito que o estepe por ser de ferro tenha dimensões ou desenho diferente ( ou seja não possuem compensação)
abraços
com os parafusos curtos . acredito que o estepe por ser de ferro tenha dimensões ou desenho diferente ( ou seja não possuem compensação)
abraços
Daniel W203- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1312
Data de inscrição : 25/06/2011
Interesses : troca de informações e novas amizades
Sexo : País :
Advertências :
Re: Parafusos para o estepe com a roda em chapa metálica.
Ulysses,
Muito obrigado pela explicacao.
Eu tinha entendido que sempre que ha o estepe diferente das rodas do carro, havia a necessidade do parafuso `adaptador`.
Forte abraco.
Muito obrigado pela explicacao.
Eu tinha entendido que sempre que ha o estepe diferente das rodas do carro, havia a necessidade do parafuso `adaptador`.
Forte abraco.
ALESTAR-5- Usuário Prata
- Número de mensagens : 282
Data de inscrição : 27/07/2011
Interesses : Carros
Sexo : País :
Advertências :
Tópicos semelhantes
» Parafusos para o estepe W-202
» Parafusos de Roda 1,5 x 950
» Parafusos roda W116
» W126 - Parafusos de roda.
» W210 - Parafusos da roda presos
» Parafusos de Roda 1,5 x 950
» Parafusos roda W116
» W126 - Parafusos de roda.
» W210 - Parafusos da roda presos
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe SLK ( R170 - R171 - R172 ) :: R171 - 2004 a 2010
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos