C30 CDI AMG - um modelo pouco usual
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Mercedes-Benz Especiais :: Modelos Mercedes-AMG
Página 1 de 1 • Compartilhe
C30 CDI AMG - um modelo pouco usual
Em novembro de 2002 a AMG apresentou aquilo que chamava de "primeiro carro esporte de verdade movido a diesel". Exageros à parte, a nova C30 CDI AMG marcava um novo momento na história da divisão esportiva da Mercedes-Benz.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
O modelo era baseado na carroceria W203 e suas variações sedan, Touring e SportsCoupe (esta última é a que foi "disfarçada" de W204 e virou a CLC). O motor era um 5 cilindros turbodiesel de 3 litros com intercooler, 230CV @ 3.800rpm e 55kgfm de torque entre 2.000 e 2500rpm. Mais do que números, combinado a um câmbio genuinamente AMG, esse motor tinha desempenho à altura: 0-100km/h em 6,8 segundos e 250km/h de máxima. Nada mal para um diesel "de passeio" na época.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Derivado do motor da C270 CDI, ele possuía maior curso dos pistões, injeção e lubrificação otimizadas e taxa de compressão menor devido à maior pressão do turbo. Os prisioneiros do cabeçote eram ocos, com circulação interna de óleo para reduzir sua dilatação, mantendo o aperto das porcas.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
E uma novidade: o intercooler era refrigerado a água, com radiadores e bomba exclusivos. A circulação do sistema, bem como a pressão do turbo, era controlada pela central eletrônica que levava em conta a temperatura externa e a demanda por aceleração. Desse modo, mantinha sempre a pressão máxima possível no turbo sem risco de quebra do motor.
Tudo isso fazia do carro (especialmente na carroceria SportsCoupe) um míssil nas acelerações e retomadas e com um excelente consumo médio de 17km/l. Demais características visuais eram comuns à linha AMG da época, com pneus 245/40 ZR 17. Começou a ser vendida em março de 2003 mas infelizmente não sobreviveu à evolução W204.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
O modelo era baseado na carroceria W203 e suas variações sedan, Touring e SportsCoupe (esta última é a que foi "disfarçada" de W204 e virou a CLC). O motor era um 5 cilindros turbodiesel de 3 litros com intercooler, 230CV @ 3.800rpm e 55kgfm de torque entre 2.000 e 2500rpm. Mais do que números, combinado a um câmbio genuinamente AMG, esse motor tinha desempenho à altura: 0-100km/h em 6,8 segundos e 250km/h de máxima. Nada mal para um diesel "de passeio" na época.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Derivado do motor da C270 CDI, ele possuía maior curso dos pistões, injeção e lubrificação otimizadas e taxa de compressão menor devido à maior pressão do turbo. Os prisioneiros do cabeçote eram ocos, com circulação interna de óleo para reduzir sua dilatação, mantendo o aperto das porcas.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
E uma novidade: o intercooler era refrigerado a água, com radiadores e bomba exclusivos. A circulação do sistema, bem como a pressão do turbo, era controlada pela central eletrônica que levava em conta a temperatura externa e a demanda por aceleração. Desse modo, mantinha sempre a pressão máxima possível no turbo sem risco de quebra do motor.
Tudo isso fazia do carro (especialmente na carroceria SportsCoupe) um míssil nas acelerações e retomadas e com um excelente consumo médio de 17km/l. Demais características visuais eram comuns à linha AMG da época, com pneus 245/40 ZR 17. Começou a ser vendida em março de 2003 mas infelizmente não sobreviveu à evolução W204.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Convidad 1- Usuário Platina
- Número de mensagens : 7918
Data de inscrição : 22/10/2007
Interesses : Outros
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: C30 CDI AMG - um modelo pouco usual
Uma curiosidade: nas SportCoupes a estrela ficava na grade e nas sedans e Tourings ficava no capo.
Abraço!
Abraço!
Convidad 1- Usuário Platina
- Número de mensagens : 7918
Data de inscrição : 22/10/2007
Interesses : Outros
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: C30 CDI AMG - um modelo pouco usual
Ulysses, muito interessante !!
Principalmente a informação dos prisioneiros com circulação de óleo para reduzir a dilatação.......só um engenheiro maluco para imaginar uma coisa dessas :!:
Abs
Principalmente a informação dos prisioneiros com circulação de óleo para reduzir a dilatação.......só um engenheiro maluco para imaginar uma coisa dessas :!:
Abs
Borg- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
- Número de mensagens : 1283
Data de inscrição : 23/02/2009
Interesses : Troca de informações
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: C30 CDI AMG - um modelo pouco usual
E por isso e outros motivos que gosto dos turbos diesel o meu faz 18 km por litro e anda igual um carro a gasolina.
alberto kildare- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
- Número de mensagens : 238
Data de inscrição : 27/11/2010
Interesses : fazer amigos e trocar informações
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Lobo- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1477
Data de inscrição : 22/10/2007
Interesses : MB
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
alberto kildare- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
- Número de mensagens : 238
Data de inscrição : 27/11/2010
Interesses : fazer amigos e trocar informações
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Tópicos semelhantes
» Modelo de câmbio da C180 ano 2010 modelo 2011
» Modelo 124 - 300 CE
» C -240 Modelo 2000
» Como você chegou ao Fórum Mercedes-Benz Brasil?
» Qual a sua preferência por automóveis Mercedes-Benz?
» Modelo 124 - 300 CE
» C -240 Modelo 2000
» Como você chegou ao Fórum Mercedes-Benz Brasil?
» Qual a sua preferência por automóveis Mercedes-Benz?
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Mercedes-Benz Especiais :: Modelos Mercedes-AMG
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos