Catalisador X Abafador
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Dicas de Manutenção - Área técnica :: Ajuda técnica em geral, dicas de manutenção, compras exterior, restauração e customização/tunning :: Dicas de manutenção aplicáveis a mais de um ou vários modelos
Página 2 de 3 • Compartilhe
Página 2 de 3 • 1, 2, 3
Re: Catalisador X Abafador
Todo o projeto leva em consideração o conjunto básico original, se vc tira o Kat puro e simplesmente em teoria o desempenho é o mesmo, vc não modificou os parametros de ignição e injeção,está tudo afinado para o carro com Kat , sem ele vc pode enriquecer a mistura para conseguir mais desempenho, mas e o ar que a gente respira,como fica? Apesar que não vemos muitos bom exemplos vindo das autoridades , temos que fazer a nossa parte ....mesmo e carros antigos sem Kat, é mister mantê-los sempre bem regulados,máximo de desempenho com o mínimo de consumos...
Maluhy- Consultor Técnico
- Número de mensagens : 10535
Interesses : Antigomobilismo
Estado :
Advertências :
Todo esse trabalho de refazer catalizador em casa não da certo, forma da cerâmica, temperatura de cozimento, furações, etc...
Tenho visto muitas cirurgias aqui, onde se tira o catalizador quebrado e troca-se por um silencioso comum, mas como disse o Maluhy , que já me alertou sobre isso, tem que ter dimensionamento proporcional ao motor, senão abafa é o desempenho do motor...
Também tenho visto cirurgias do tipo, abre o cat por cima, onde não aparece e retira-se o miolo, colocando-se um cano direto. Lógico, o carro fica mais solto.
Nada muda na medida estequiométrica, pois ela é feita antes do cat.
Tenho visto muitas cirurgias aqui, onde se tira o catalizador quebrado e troca-se por um silencioso comum, mas como disse o Maluhy , que já me alertou sobre isso, tem que ter dimensionamento proporcional ao motor, senão abafa é o desempenho do motor...
Também tenho visto cirurgias do tipo, abre o cat por cima, onde não aparece e retira-se o miolo, colocando-se um cano direto. Lógico, o carro fica mais solto.
Nada muda na medida estequiométrica, pois ela é feita antes do cat.
Karl Fass.- Usuário Platina
- Número de mensagens : 8431
Interesses : Mercedes antigas
Estado :
Advertências :
Eu também não acredito muito nessas cirurgias de reconstituição de cat, pois já vi o elemento de ceramica e acho ele muito complexo, se fosse facil vendia se refil.
Bom pelo que eu entendi, dá sim pra colocar um abafador obedecendo dimensionamento do motor, porém tem que ser feito uma regulagem de motor para acertar a mistura ...certo?
no caso do meu motor qual seria a regulagem a ser feitae com que tipo de equipamento para que a mistura ficasse correta no caso da substituição dos cat"s?
Ou mesmo apos a substituição dos silenciosos?
Bom pelo que eu entendi, dá sim pra colocar um abafador obedecendo dimensionamento do motor, porém tem que ser feito uma regulagem de motor para acertar a mistura ...certo?
no caso do meu motor qual seria a regulagem a ser feitae com que tipo de equipamento para que a mistura ficasse correta no caso da substituição dos cat"s?
Ou mesmo apos a substituição dos silenciosos?
Lexx- Usuário Prata
- Número de mensagens : 322
Interesses : Mercedes Benz
Advertências :
Eu retirei o catalizador do meu Xantia já faz uns 2 anos e meio. Coloquei um abafador no lugar, e não notei nenhuma alteração, senão um consumo um pouco maior.
gilberto/sp- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1600
Interesses : Mercedes e Citroën
Estado :
Advertências :
Então Gilberto, é justamente isso, pelo q entendi é necessario um ajuste na mistura...mas como e com que se faz essa regulagem é que eu gostaria de saber
Lexx- Usuário Prata
Advertências :
Basta regular o chip do processador da ECU,facinho,hahahahahaha.....vcs não entenderam o que eu falei,de novo: "Todo o projeto leva em consideração o conjunto básico original, se vc tira o Kat puro e simplesmente em teoria o desempenho é o mesmo, vc não modificou os parametros de ignição e injeção,está tudo afinado para o carro com Kat " ..esses parametros estão gravados dentro do processador na ECU, vcs querem regular um chip??????Que tal levar nesses Mcgaivers da vida para futucar um módulo da sua Mercedes???Se queimar a droga é baratinho, uns 7 mil reais no Maluhy ou então uns 12 paus no dealer, eu gosto,hahahahah
Estado :
Advertências :
Não custa lembrar que carros comercializados no Brasil a partir de uma determinada data (que não me lembro quando foi) são obrigados a possuir o catalizador como equipamento de série. Sua retirada pode resultar em multa e apreensão do veículo até que seja feita a regularização do mesmo.
Convidad- Convidado
Lexx- Usuário Prata
Advertências :
C-220- Desligado
- Número de mensagens : 2744
Interesses : Mercedes-Benz
Estado :
Advertências :
que noticia boa...meu carro é 1996! rsrsr..
.confrades nao levem a mau...mas é justamente o objetivo deste topico, ver quais as opções, fora o original; caso tenha q descartar o catalizador...pois prefiro colocaru um abafador a ter q andar com o catalizador com miolo solto e entupindo a tubagem...
.confrades nao levem a mau...mas é justamente o objetivo deste topico, ver quais as opções, fora o original; caso tenha q descartar o catalizador...pois prefiro colocaru um abafador a ter q andar com o catalizador com miolo solto e entupindo a tubagem...
Lexx- Usuário Prata
Advertências :
Lexx, em 1997 passou a ser obrigatório em todos carros nacionais ou importados, mas em 1992 alguns carros nacionais começaram a sair de fabrica com esse equipamento.
C-220- Desligado
Estado :
Advertências :
C-220; sim compreendo; mas assim; a duvida a ser tirada era relativa a troca do catalizador, quanto ao funcionamento do carro com ou sem ele
Pois já estou me preparando pra isso, visto q vou trocar os 2 silenciosos; o correto seria mandar trocar tudo...mas $$$ inviavel...e já tive problema com carro nacional onde entupiu a tubagem devido a ceramica estar toda solta e esfarelada dentro do cat. Ai vc fica escutando um monte de bla bla bla de neguinho q colocou abafador, outro arrancou tudo simplesmente, outro meteu um cano...e assim por diante...
Pois já estou me preparando pra isso, visto q vou trocar os 2 silenciosos; o correto seria mandar trocar tudo...mas $$$ inviavel...e já tive problema com carro nacional onde entupiu a tubagem devido a ceramica estar toda solta e esfarelada dentro do cat. Ai vc fica escutando um monte de bla bla bla de neguinho q colocou abafador, outro arrancou tudo simplesmente, outro meteu um cano...e assim por diante...
Lexx- Usuário Prata
Advertências :
Lexx, se o problema é no silencioso troque somente ele, não mexa no que está quieto.
C-220- Desligado
Estado :
Advertências :
O correto seria o governos subsidiar a compra de catalizadores em carros mais antigos. Dexei o meu sem, simplesmente pelo valor absurdo que me foi cobrado. Coloquei um abafador no lugar, que custou 10% do preço de uma catalizador.
gilberto/sp- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1600
Interesses : Mercedes e Citroën
Estado :
Advertências :
Catalisador leva metais nobres,como paladium,um catalisador nacional fica entre 300 e oitocentos reais,por exemplo, vc pode usar num M104 2 catalisadores de Santana 2.0 , cada linha da descarga administra gases queimados de um motor 1.4 (2.8 divididos por 2,no caso uma C280) ,ou melhor ainda de um Tempra 16v , vc tem que verificar o que melhor se adapta tanto na emenda como no espaço físico....se o carro tiver somente um catalisador na linha aí o mesmo tem que ser proporcional ao carro inteiro,por ex, temos o do Omega 4.1 como opçao....
Estado :
Advertências :
António Júlio- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2953
Interesses : muitos!
Estado :
Advertências :
poxa Maluhy, essa foi a melhor resposta d topico!!! já dá uma boa noção de podemos usar....sem perder muito tempo...
Lexx- Usuário Prata
Advertências :
Lexx, hoje fui numa casa de escapamentos para arrumar uma solda que estava solta e perguntei a ele sobre estes seus problemas... Ele me relatou que existem muitos tipos de catalizadores e que é possível colocar um catalizador de outro carro e ficaria excelente e num preço bem mais em conta.... Achei interessante este pensamento...
GR- Usuário Platina
- Número de mensagens : 7430
Interesses : troca de informações
Estado :
Advertências :
Lexx- Usuário Prata
Advertências :
Estado :
Advertências :
António Júlio- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2953
Interesses : muitos!
Estado :
Advertências :
Exhaust system W163
Veja que na tubagem direita exatamente no numeo 11 é o catalisador, antes dele tem uma sonda (13) e depois outra (14), para trás disso tudo é abafador/silencioso, esse carro trabalha com sonda pós-Kat(14).....
Estado :
Advertências :
C-220- Desligado
Estado :
Advertências :
Perguntei porque achei bem melhor do que o site russo. Na minha opinião não vejo problema nisso, mas se as regra não permite paciência. Um manual desse facilita até nas manutenções do carro.
C-220- Desligado
Estado :
Advertências :
Engraçado,sem sentido esse segundo catalisador, a sonda pós kat é justamente para monitorar a eficiencia catalítica , ela teria que estar depois do ultimo, como é que o sistema vai saber qdo o segundo KAT foi pro saco?????qq valor acima de 0,15%de CO a segunda sonda dedura para a ECU.....
Estado :
Advertências :
Página 2 de 3 • 1, 2, 3