Catalisador X Abafador
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Dicas de Manutenção - Área técnica :: Ajuda técnica em geral, dicas de manutenção, compras exterior, restauração e customização/tunning :: Dicas de manutenção aplicáveis a mais de um ou vários modelos
Página 1 de 3 • Compartilhe
Página 1 de 3 • 1, 2, 3
Catalisador X Abafador
Caros confrades mais entendidos....estou para trocar os silenciosos da minha W 210. Porem já noto um pequeno desgaste nas bordas dos catalisadores, devido as raspadas em rampas, pois é Avantgarde.
A minha duvida é: Qual a real finalidade do catalisador? Sendo que em poucos anos anteriores ao do meu modelo e com a mesma motorização não eram equipados com isso!
Já tive carro nacional q tirei catalisador e coloquei abafador JK no lugar e num mudou nada o carro. ( não estou dizendo q farei isso na MB) Mas sei de quem já fez em MB ...
A minha duvida é: Qual a real finalidade do catalisador? Sendo que em poucos anos anteriores ao do meu modelo e com a mesma motorização não eram equipados com isso!
Já tive carro nacional q tirei catalisador e coloquei abafador JK no lugar e num mudou nada o carro. ( não estou dizendo q farei isso na MB) Mas sei de quem já fez em MB ...
Última edição por Penna em Seg 15 Fev 2010 - 12:16, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : ACORDE CONFRADE !!!! - Catalisador se escreve com "S" e não com "Z".... NSI!)
Lexx- Usuário Prata
- Número de mensagens : 322
Data de inscrição : 26/06/2009
Interesses : Mercedes Benz
Sexo : País :
Advertências :
Re: Catalisador X Abafador
Lexx,
De uma olhada no link:
http://www.mundovestibular.com.br/articles/1166/1/CATALISADORES/Paacutegina1.html
De uma olhada no link:
http://www.mundovestibular.com.br/articles/1166/1/CATALISADORES/Paacutegina1.html
rpsolano- Usuário Ouro
- Número de mensagens : 695
Data de inscrição : 01/02/2009
Interesses : TROCA DE CONHECIMENTOS
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Catalisador X Abafador
Bom...pelo que acabei de ler n link acima é que a unica funçaõ dos catalizadores são de reduzir a emissão de poluentes na atmosfera...só isso...não interferindo na combustão de combustiveis do veiculo...
Lexx- Usuário Prata
- Número de mensagens : 322
Data de inscrição : 26/06/2009
Interesses : Mercedes Benz
Sexo : País :
Advertências :
Re: Catalizador X Abafador
Estou interessado também neste assunto, visto que terei que trocar o escapamento da minha MB. Não sei se terei que fazer o mesmo com o catalizador, quero ver se consigo colocar outro original. Claro que se tiver outro nas mesmas condições técnicas e que seja mais acessível no valor, sem dúvida que optarei por este. Abraços.
agostinho- Usuário Prata
- Número de mensagens : 345
Data de inscrição : 26/04/2009
Interesses : Mercedes e motos antigas
Sexo : País :
Advertências :
Re: Catalisador X Abafador
Deixar o carro sem catalizador, é passível de multa.
E aqui em SP, não vai passar na inspeção.
E aqui em SP, não vai passar na inspeção.
Laurival- Cadastro desatualizado pendente regularização
- Número de mensagens : 4496
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Mercedes Benz
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Catalisador X Abafador
Tio Lauri, minha precupação é mais com aspecto de funcionamento, do motor, do carro,... sei q a partir de um certo ano de fabricação este é um item obigatorio....mas o caso é: ele é so´para controle de emissão de poluentes? pq eu conheço uma Mercedes aqui que anda com 2 abafadores no lugar dos catalizadores....E também eu se nao achasse um de Mercedes quando da troca; mandaria adaptar um de uma outra marca q fosse compativel.....
Lexx- Usuário Prata
- Número de mensagens : 322
Data de inscrição : 26/06/2009
Interesses : Mercedes Benz
Sexo : País :
Advertências :
Re: Catalisador X Abafador
Catalizador rouba sim um pouco de potência, pois dificulta a saida dos gases de escape.Rodar sem catalizador deve ser dificil, pois a central lê a quantidade de CO2 na saida do escape, após o catalizador, se ele não estiver lá, a leitura será bem maior, sei lá o que vai acontecer.
Última edição por Laurival em Qua 10 Fev 2010 - 18:44, editado 1 vez(es)
Laurival- Cadastro desatualizado pendente regularização
- Número de mensagens : 4496
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Mercedes Benz
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Catalisador X Abafador
Mas quem faz a leitura é a sonda lambda não é? e na minha a sonda lambda fica antes dos catalizadores.... e a central num reprograma a mistura ??? assim como faz qdo usa se combustivel diferente de qualidade?
Lexx- Usuário Prata
- Número de mensagens : 322
Data de inscrição : 26/06/2009
Interesses : Mercedes Benz
Sexo : País :
Advertências :
Re: Catalizador X Abafador
Puxa!! Que bom que e' necessario!! Caso contrario, coitado do nosso planeta!
Azeto- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 60
Data de inscrição : 31/05/2008
Interesses : Informações gerais sobre carros MB.
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Catalisador X Abafador
Azeto, se nao me engano a sua Mercedes é uma emissora de poluentes em grande potencial....pois nao sei tenho certeza mas acho q o modelo da sua nao era equipado com catalizadores
Lexx- Usuário Prata
- Número de mensagens : 322
Data de inscrição : 26/06/2009
Interesses : Mercedes Benz
Sexo : País :
Advertências :
Re: Catalisador X Abafador
Lexx
US-specs, sempre com catalisador desde sempre na w124. ok?!O do azeto possui sim.
Catalisador
A funcao basica eh promover a transformacao do CO e do HC que sao danosos a saude em dioxido de carbono (CO2) e agua (HO) que nao sao nocivos, ao mesmo tempo que transforma o oxido de nitrogenio em nitrogenio neutro, dai em geral mais de 80% das substancias nocivas sao tratadas e descargadas como gases nao nocivos.
Sensor lambda
Mede a composicao da mistura ar combustivel transformando em voltagem e mandando para a ECU, o modulo da injecao do carro, e por isso ele eh instalado no coletor de escape numa posicao que mantenha a temperatura necessaria e que desta forma vai acabar mantendo o motor em ordem. Essa sonda em conjunto com o ECU estao "pre-programados" ou "dimensionados" para o funcionamento com o catalisador.
Adaptacao
Eu nao conheco ninguem que roda sem, com certeza o motor funcionara, e nao se preocupando com conceitos ambientais e de vistoria, voce pode tentar por exemplo, fazer o teste e ver no que da.
Sabe como? Este eh facil.
Va a um mecanico e desconecte todo o sistema de escape ate o coletor. Vai sair tudo e claro depois vc precisara recolocar novamente. Faça isso numa area calma e tranquila pois faz um barulho dos diabos. Eu rodei 1 dia com minha W126 so no coletor para desempenar e mandar sujeira do motor embora e o barulho eh ensurdecedor. Como voce curte um heavy metal climate, por que nao tentar isso numa segunda de carnaval.
Rode algumas quadras e veja. Se o motor nao mudar, voce acabou de descobrir que pode rodar sem nada. Volte e coloque o conjunto novamente.
Ao pensar em retirar o catalisador eu sugiro que voce passe num mecanico e com uma picareta ou algo do genero destrua tudo que esta la dentro e fique com a caixa externa. Peça, em algum lugar de escape para o sujeito dar um banho de solda emvolta da peça e aplique depois aquela fita silver tape que vende-se por ai ou ja que curtes, evelopa o bicho com tinta de alta temperatura e um bate pedra em volta.
Resumo, ta bonito, ta barato, ta facil....
Depois deixe-nos saber o resultado desta peripecia
Obs: teoricamernte pode-se rodar sem o catalisador. Neste caso ate onde sei eles sao passivos, mas para isso voce precisara, no teu caso do M104, verificar sonda lambda/ caudalimetro e ver quao passivos eles realmente sao na ECU...isso eu nao sei afirma...
US-specs, sempre com catalisador desde sempre na w124. ok?!O do azeto possui sim.
Catalisador
A funcao basica eh promover a transformacao do CO e do HC que sao danosos a saude em dioxido de carbono (CO2) e agua (HO) que nao sao nocivos, ao mesmo tempo que transforma o oxido de nitrogenio em nitrogenio neutro, dai em geral mais de 80% das substancias nocivas sao tratadas e descargadas como gases nao nocivos.
Sensor lambda
Mede a composicao da mistura ar combustivel transformando em voltagem e mandando para a ECU, o modulo da injecao do carro, e por isso ele eh instalado no coletor de escape numa posicao que mantenha a temperatura necessaria e que desta forma vai acabar mantendo o motor em ordem. Essa sonda em conjunto com o ECU estao "pre-programados" ou "dimensionados" para o funcionamento com o catalisador.
Adaptacao
Eu nao conheco ninguem que roda sem, com certeza o motor funcionara, e nao se preocupando com conceitos ambientais e de vistoria, voce pode tentar por exemplo, fazer o teste e ver no que da.
Sabe como? Este eh facil.
Va a um mecanico e desconecte todo o sistema de escape ate o coletor. Vai sair tudo e claro depois vc precisara recolocar novamente. Faça isso numa area calma e tranquila pois faz um barulho dos diabos. Eu rodei 1 dia com minha W126 so no coletor para desempenar e mandar sujeira do motor embora e o barulho eh ensurdecedor. Como voce curte um heavy metal climate, por que nao tentar isso numa segunda de carnaval.
Rode algumas quadras e veja. Se o motor nao mudar, voce acabou de descobrir que pode rodar sem nada. Volte e coloque o conjunto novamente.
Ao pensar em retirar o catalisador eu sugiro que voce passe num mecanico e com uma picareta ou algo do genero destrua tudo que esta la dentro e fique com a caixa externa. Peça, em algum lugar de escape para o sujeito dar um banho de solda emvolta da peça e aplique depois aquela fita silver tape que vende-se por ai ou ja que curtes, evelopa o bicho com tinta de alta temperatura e um bate pedra em volta.
Resumo, ta bonito, ta barato, ta facil....
Depois deixe-nos saber o resultado desta peripecia
Obs: teoricamernte pode-se rodar sem o catalisador. Neste caso ate onde sei eles sao passivos, mas para isso voce precisara, no teu caso do M104, verificar sonda lambda/ caudalimetro e ver quao passivos eles realmente sao na ECU...isso eu nao sei afirma...
Guest- Convidado
Azeto- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 60
Data de inscrição : 31/05/2008
Interesses : Informações gerais sobre carros MB.
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Catalisador X Abafador
Eu não acredito que o motor irá funcionar normalmente, porque o catalisador faz parte do projeto do motor. O Maluhy já fez esse teste?
Convidad- Convidado
Re: Catalisador X Abafador
Vcs tão tudo doidos,hahahaha....igual Jack Estripador:
1- O carro funciona normalmente sem catalisador , só que tem que colocar um abafador no lugar dele,senão aumenta um pouco o nível de ruído.
2- Sonda Lambda/EGO/O2 lẽ somente OXIGENIO!!!Ela normalmente é feita de cristal de zirconio, funciona assim: na atmosfera temos na composição do ar 21% de O2, uma parte do cristal fica dentro da descarga e a outra fora , qdo passa muito O2 no fucinho dela não haverá muto ddp(diferença de potencial) em relação aos 21%, aí os eletrons ficam quietinhos e há pouca emissão de milivoltagem (na casa de 0,1/0,2v),caracterizando mistura pobre, qdo o teor de O2 cai muito o ddp aumenta e os eletrons começam a passear, a sonda passa a emitir um valor maior (na casa dos 0,7/0,9 v) caracterizando mistura rica , a mistura perfeita (estequiométrica) é em torno de 0,450v,portanto a Injeção,baseada nas info da sonda fica tentando o tempo todo manter o motor na faixa boa, vc com um multímetro espetado no fio da sonda constata como ela trabalha toda doida , varia de 0,1 a 0,9v rapidinho, se estiver lenta ela morreu...
3- Nossa obrigação é manter os carros poluindo o menos possível.
4- Se for um modelo moderno com sonda pós-KAT se tirar ele a Luz do Check Engine vai ficar estampada no painel, depois do catalizador é mistura 100% pobre full time...
Mais alguma dúvida?
1- O carro funciona normalmente sem catalisador , só que tem que colocar um abafador no lugar dele,senão aumenta um pouco o nível de ruído.
2- Sonda Lambda/EGO/O2 lẽ somente OXIGENIO!!!Ela normalmente é feita de cristal de zirconio, funciona assim: na atmosfera temos na composição do ar 21% de O2, uma parte do cristal fica dentro da descarga e a outra fora , qdo passa muito O2 no fucinho dela não haverá muto ddp(diferença de potencial) em relação aos 21%, aí os eletrons ficam quietinhos e há pouca emissão de milivoltagem (na casa de 0,1/0,2v),caracterizando mistura pobre, qdo o teor de O2 cai muito o ddp aumenta e os eletrons começam a passear, a sonda passa a emitir um valor maior (na casa dos 0,7/0,9 v) caracterizando mistura rica , a mistura perfeita (estequiométrica) é em torno de 0,450v,portanto a Injeção,baseada nas info da sonda fica tentando o tempo todo manter o motor na faixa boa, vc com um multímetro espetado no fio da sonda constata como ela trabalha toda doida , varia de 0,1 a 0,9v rapidinho, se estiver lenta ela morreu...
3- Nossa obrigação é manter os carros poluindo o menos possível.
4- Se for um modelo moderno com sonda pós-KAT se tirar ele a Luz do Check Engine vai ficar estampada no painel, depois do catalizador é mistura 100% pobre full time...
Mais alguma dúvida?
Maluhy- Consultor Técnico
- Número de mensagens : 10535
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Catalisador X Abafador
Portanto LExx
O que eu disse fica confirmado. Eh claro que o motor vai funcionar.
Se nas condicoes ideais de rodagem, claro que nao,mas se o desempenho serah maior ou menor ou se o carro nao sair do lugar, o que o maluhy disse eh o que eu disse. Faça o teste e nos deixe saber.
O que eu disse fica confirmado. Eh claro que o motor vai funcionar.
Se nas condicoes ideais de rodagem, claro que nao,mas se o desempenho serah maior ou menor ou se o carro nao sair do lugar, o que o maluhy disse eh o que eu disse. Faça o teste e nos deixe saber.
Guest- Convidado
Re: Catalisador X Abafador
So para exemplo:
Um amigo meu retirou o catalizador de um Escort Zetec 1998 e nao mudou nada nem consumo, desempenho marcha lenta, o que notei quando acelera o motor acima de 3.000 RPM da um barulho mais agudo.
Meu primo tambem retirou de um Marea 2.4 20v, marcha lenta ficou normal comsumo o mesmo, ele disse que sentiu o carro um pouco mais potente, eu andei no carro e nao vi nada de diferente acho que e ilusao dele. Tambem observei que o barulho ficava mais agudo em alta rotacao, mas muito pouco.
Um amigo meu retirou o catalizador de um Escort Zetec 1998 e nao mudou nada nem consumo, desempenho marcha lenta, o que notei quando acelera o motor acima de 3.000 RPM da um barulho mais agudo.
Meu primo tambem retirou de um Marea 2.4 20v, marcha lenta ficou normal comsumo o mesmo, ele disse que sentiu o carro um pouco mais potente, eu andei no carro e nao vi nada de diferente acho que e ilusao dele. Tambem observei que o barulho ficava mais agudo em alta rotacao, mas muito pouco.
Norton Gontijo- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2420
Data de inscrição : 10/11/2008
Interesses : MB's and Subaru's
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Catalisador X Abafador
Aeeeeeeee a escolinha do portal é a melhor....e com tantos professores gabaritados rsrsrsr .....gente eu nunca falei q vou tirar os catalizadores, até pq os meus estao bons, só um pouco raspados em baixo...mas se acontecer de ter q trocar estou tirando aqui as minhas duvidas de tudo quanto ja escutei!
Lexx- Usuário Prata
- Número de mensagens : 322
Data de inscrição : 26/06/2009
Interesses : Mercedes Benz
Sexo : País :
Advertências :
Re: Catalisador X Abafador
Brimo Maluhy,
Depois desta aula de números, Malba Tan, perdeu o lugar,
"Mabruke"
Depois desta aula de números, Malba Tan, perdeu o lugar,
"Mabruke"
ZIG MASTER- Usuário Platina
- Número de mensagens : 4890
Data de inscrição : 19/03/2008
Interesses : Mercedes Benz
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Catalisador X Abafador
Jonh diz:
"Como voce curte um heavy metal climate, por que nao tentar isso numa segunda de carnaval.
Peça, em algum lugar de escape para o sujeito dar
um banho de solda emvolta da peça e aplique depois aquela fita silver
tape que vende-se por ai ou ja que curtes, evelopa o bicho com tinta de
alta temperatura e um bate pedra em volta.
Resumo, ta bonito, ta barato, ta facil...."
Jonh não sei pq vc gosta de pegar pesado, e ainda delinear sobre os gostos pessoais de quem vc só conhece virtualmente rsrsrs!!
Senhores moderadores acho que este topico poderia ser fundido com o outro que trata do mesmo assunto.
"Como voce curte um heavy metal climate, por que nao tentar isso numa segunda de carnaval.
Peça, em algum lugar de escape para o sujeito dar
um banho de solda emvolta da peça e aplique depois aquela fita silver
tape que vende-se por ai ou ja que curtes, evelopa o bicho com tinta de
alta temperatura e um bate pedra em volta.
Resumo, ta bonito, ta barato, ta facil...."
Jonh não sei pq vc gosta de pegar pesado, e ainda delinear sobre os gostos pessoais de quem vc só conhece virtualmente rsrsrs!!
Senhores moderadores acho que este topico poderia ser fundido com o outro que trata do mesmo assunto.
Lexx- Usuário Prata
- Número de mensagens : 322
Data de inscrição : 26/06/2009
Interesses : Mercedes Benz
Sexo : País :
Advertências :
Re: Catalisador X Abafador
Putz...soh te dei uma dica....nao eh que voce precisa ou vai fazer. E eu ainda tenho certeza que vai funcionar.
Quero mesmo saber o resultado. E faca na segunda de carnaval pq esta tudo aberto e o pessoal no oba oba e nao vao se incomodar com a barulheira, que eh heavy metal do motor sem o coletor e escape....
capicci?! ...ah sim e quando a heavy metal, para quem envelopa o carro de fosco, nao se pode dizer que seja um exatamente bastiao do jazz e erudito neh....
.....NSI....mas pelo visto JSI
Quero mesmo saber o resultado. E faca na segunda de carnaval pq esta tudo aberto e o pessoal no oba oba e nao vao se incomodar com a barulheira, que eh heavy metal do motor sem o coletor e escape....
capicci?! ...ah sim e quando a heavy metal, para quem envelopa o carro de fosco, nao se pode dizer que seja um exatamente bastiao do jazz e erudito neh....
.....NSI....mas pelo visto JSI
Guest- Convidado
Re: Catalisador X Abafador
Bastião, silver tape....tinta alta temperatura...bate pedras...fala serio rsrsrs
Mas como vingança te mandei uma MP com 200 fotos dela preta fosca pra vc perder o sono !!!
Mas como vingança te mandei uma MP com 200 fotos dela preta fosca pra vc perder o sono !!!
Lexx- Usuário Prata
- Número de mensagens : 322
Data de inscrição : 26/06/2009
Interesses : Mercedes Benz
Sexo : País :
Advertências :
Re: Catalisador X Abafador
Lexx
Eu apliquei tinta de alta temperatura no escape da minha W126...eh assim que vem de fabrica (eh preto fosco e nao prata)
EU apliquei bate pedra em baixo da w126 (no escape nao) mas se furar nao vou repensar 2x antes de faze-lo...
em tempo a w126 que eu tenho nao tem catalisador. eu troquei por novo o intermediario. o final eu refiz pois nao achei um novo por aqui
Eu apliquei tinta de alta temperatura no escape da minha W126...eh assim que vem de fabrica (eh preto fosco e nao prata)
EU apliquei bate pedra em baixo da w126 (no escape nao) mas se furar nao vou repensar 2x antes de faze-lo...
em tempo a w126 que eu tenho nao tem catalisador. eu troquei por novo o intermediario. o final eu refiz pois nao achei um novo por aqui
Guest- Convidado
Lexx- Usuário Prata
- Número de mensagens : 322
Data de inscrição : 26/06/2009
Interesses : Mercedes Benz
Sexo : País :
Advertências :
Guest- Convidado
Página 1 de 3 • 1, 2, 3
Tópicos semelhantes
» Abafador GLK 300 11/11
» Abafador RR Performance
» 450 SLC escapamento, intermediario, abafador ou silencioso
» Barulho no abafador W202 C280 sport 98
» Escapamento c180 w204 abafador/catalizador
» Abafador RR Performance
» 450 SLC escapamento, intermediario, abafador ou silencioso
» Barulho no abafador W202 C280 sport 98
» Escapamento c180 w204 abafador/catalizador
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Dicas de Manutenção - Área técnica :: Ajuda técnica em geral, dicas de manutenção, compras exterior, restauração e customização/tunning :: Dicas de manutenção aplicáveis a mais de um ou vários modelos
Página 1 de 3
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos