w204 Freia na ladeira !
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Assuntos gerais e avaliações :: Assuntos diversos sobre todos os modelos Mercedes-Benz
Página 1 de 1 • Compartilhe
w204 Freia na ladeira !
Prezados,
Provavelmente não é novidade para muitos, mas para mim foi e fiquei impressionado.
Um W204 C180K cambio mecânico aciona o freio sozinho na ladeira e não deixa o carro descer de ré.
Aquelas horas que se para no meio da rampa e se utiliza o freio de mão para não deixar o carro descer de ré e arrancar novamente, sempre foi complicado em um carro de câmbio mecânico e freio de estacionamento acionado no pé.
Dirigi por 20 dias um deste e percebi que ele acionava o freio por 1 segundo sozinho para poder passar o pé para o acelerador sem o carro descer.
Após o acionamento se vc não arranca o freio é desacionado e o carro desce.
Os MBs já faziam isso ? Desde de quando ?
Provavelmente não é novidade para muitos, mas para mim foi e fiquei impressionado.
Um W204 C180K cambio mecânico aciona o freio sozinho na ladeira e não deixa o carro descer de ré.
Aquelas horas que se para no meio da rampa e se utiliza o freio de mão para não deixar o carro descer de ré e arrancar novamente, sempre foi complicado em um carro de câmbio mecânico e freio de estacionamento acionado no pé.
Dirigi por 20 dias um deste e percebi que ele acionava o freio por 1 segundo sozinho para poder passar o pé para o acelerador sem o carro descer.
Após o acionamento se vc não arranca o freio é desacionado e o carro desce.
Os MBs já faziam isso ? Desde de quando ?
snaf- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 237
Data de inscrição : 01/03/2008
Interesses : carros
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: w204 Freia na ladeira !
Não sei se todos, mas no que andei fazia sim, dependendo da posição da tecla S,W.
Kbr- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 106
Data de inscrição : 08/12/2009
Interesses : Mercedes-Benz - Motos
Sexo : País :
Advertências :
Norton Gontijo- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2420
Data de inscrição : 10/11/2008
Interesses : MB's and Subaru's
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: w204 Freia na ladeira !
Vários modelos já possuem este recurso que é comandado pelo módulo do freio ABS.
O Fiat 500 por exemplo , que é vendido no Brasil com câmbio manual é equipado com esse sistema.( a mulherada agradece ) (bricadeirinha)
Abraços
O Fiat 500 por exemplo , que é vendido no Brasil com câmbio manual é equipado com esse sistema.( a mulherada agradece ) (bricadeirinha)
Abraços
França- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
- Número de mensagens : 1402
Data de inscrição : 25/06/2008
Interesses : MB,conhecimento,amigos
Sexo : País :
Advertências :
thcabral- Usuário Ouro
- Número de mensagens : 691
Data de inscrição : 25/10/2007
Sexo : País :
Advertências :
snaf- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 237
Data de inscrição : 01/03/2008
Interesses : carros
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: w204 Freia na ladeira !
Os subaru tinham essa compensacao de aclives e declives inclusive pra frente.
Krycek- Usuário Platina
- Número de mensagens : 8300
Data de inscrição : 13/07/2008
Interesses : .
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: w204 Freia na ladeira !
A minha S 500 coupé modelo 1994 tem esse sistema! Muito importante, ainda mais em uma "barca" de 2 toneladas...hehe
bernardoodenwald- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 15
Data de inscrição : 12/12/2009
Interesses : Infos sobre as MB's em geral, minha paixão!
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
uai!- Usuário Ouro
- Número de mensagens : 505
Data de inscrição : 27/07/2009
Interesses : troca de informaçoes, tecnicas.
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: w204 Freia na ladeira !
Bom, não sei se compreendi, mas meu carro com versão automática ao utilizá-lo no modo "w" ele sempre freia (trava) nas ladeiras quando estou arrancando, entretanto na opção "S" ele desce um pouquinho.
Maurouts- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2218
Data de inscrição : 19/07/2008
Interesses : Benz Only !
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: w204 Freia na ladeira !
Testei hj, e a nossa B180 faz isso também! Só por 3 segundos mesmo, mas é o suficiente!
Abraços!
Abraços!
bernardoodenwald- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 15
Data de inscrição : 12/12/2009
Interesses : Infos sobre as MB's em geral, minha paixão!
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: w204 Freia na ladeira !
Pessoal
Dessa o Stardreams e o Joao vao gostar.
Esta funcao que voces descrevem foi inventada pelo Studebaker e usada primeramente em 1936. Hoje chamada pela Mercedes de Hill Holder, esta disponivel em sua linha ha mais de 15 anos, so que nos W140, W124 nao existe um tempo, simplesmente segura o carro, depedendo da inclinacao e peso.
Dessa o Stardreams e o Joao vao gostar.
Esta funcao que voces descrevem foi inventada pelo Studebaker e usada primeramente em 1936. Hoje chamada pela Mercedes de Hill Holder, esta disponivel em sua linha ha mais de 15 anos, so que nos W140, W124 nao existe um tempo, simplesmente segura o carro, depedendo da inclinacao e peso.
Guest- Convidado
Re: w204 Freia na ladeira !
John,
sdçs.
Realmente na "panzer" w140, é por tempo indeterminado.
he,he,he,
abs.
Uai!
sdçs.
Realmente na "panzer" w140, é por tempo indeterminado.
he,he,he,
abs.
Uai!
uai!- Usuário Ouro
- Número de mensagens : 505
Data de inscrição : 27/07/2009
Interesses : troca de informaçoes, tecnicas.
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: w204 Freia na ladeira !
No meu carro quando o cambio estava bom ele freiava mas dependendo da inclinacao ele voltava.
O primeiro sintoma que senti quando o cambio comecou a ficar fraco foi que parou de freiar na ladeira.
O primeiro sintoma que senti quando o cambio comecou a ficar fraco foi que parou de freiar na ladeira.
Norton Gontijo- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2420
Data de inscrição : 10/11/2008
Interesses : MB's and Subaru's
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: w204 Freia na ladeira !
Curioso, pois na minha w202 com cambio ajustado em W, ela freia sem tempo determinado também, se deixar ela fica o dia inteiro travada.... No modo S ela nao travam tampouco freia por tempo determinado, simplesmente ela desce.
Maurouts- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2218
Data de inscrição : 19/07/2008
Interesses : Benz Only !
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: w204 Freia na ladeira !
MBs automáticos sempre fizeram isso.
A W204 que me refiro tinha câmbio mecânico.
Isso foi o que me chamou atenção !
A W204 que me refiro tinha câmbio mecânico.
Isso foi o que me chamou atenção !
snaf- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 237
Data de inscrição : 01/03/2008
Interesses : carros
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: w204 Freia na ladeira !
Amigos,
apenas tenham em mente que carros automáticos em geral acabam sempre "freando" em ladeiras, dependendo da inclinação da mesma, mesmo que não tenham algum sistema de retenção.
Isso porque esse tipo de câmbio está sempre engatado e a rotação da marcha-lenta acaba sendo suficiente para segurar o carro. E quanto maior o torque do motor maior a inclinação onde ele vai segurar.
As W140 mais antigas, que eu saiba, não tinham esse sistema (pelo menos na minha, que era 1994, não constava nada sobre isso no manual). No meu caso, o torque do V8 segurava em algumas inclinações mas em outras muito fortes ela simplesmente voltava assim que eu soltava o pedal do freio. E havia situações onde ela até segurava um pouco mas em seguida começava a voltar, tipo a rampa da garagem do prédio.
Aliás, não ha nada sobre esse sistema nos manuais das W107 (1971 a 1979), nem das W126, nem W202 de 1995 e de 1999, nem no da Classe G de 1994 (onde tal sistema seria útil mas também não existe). Contudo, todos esses carros apresentam a característica de segurar um pouco dependendo da inclinação.
Já em relação ao programa de uso do câmbio (S, W ou E dependendo do modelo) faz sentido haver diferenças no comportamento do carro, uma vez que em S (standard) normalmente ele sairá em 1ª marcha e em W (winter) ou E (economy) ele sairá em 2ª para evitar, por exemplo, patinar na neve ou lama. E quanto mais longa a marcha engatada, menos torque estará disponível para segurar o carro.
Por outro lado, um carro com câmbio manual que segure alguns instantes em ladeiras com certeza tem um sistema de retenção (ou então está com o freio prendendo, hehehe....).
Ah, sim, uma observação: não é aconselhável ficar segurando um carro automático na ladeira apenas com o acelerador pois isso causa superaquecimento no óleo do câmbio e desgastes desnecessários.
Abraço!
apenas tenham em mente que carros automáticos em geral acabam sempre "freando" em ladeiras, dependendo da inclinação da mesma, mesmo que não tenham algum sistema de retenção.
Isso porque esse tipo de câmbio está sempre engatado e a rotação da marcha-lenta acaba sendo suficiente para segurar o carro. E quanto maior o torque do motor maior a inclinação onde ele vai segurar.
As W140 mais antigas, que eu saiba, não tinham esse sistema (pelo menos na minha, que era 1994, não constava nada sobre isso no manual). No meu caso, o torque do V8 segurava em algumas inclinações mas em outras muito fortes ela simplesmente voltava assim que eu soltava o pedal do freio. E havia situações onde ela até segurava um pouco mas em seguida começava a voltar, tipo a rampa da garagem do prédio.
Aliás, não ha nada sobre esse sistema nos manuais das W107 (1971 a 1979), nem das W126, nem W202 de 1995 e de 1999, nem no da Classe G de 1994 (onde tal sistema seria útil mas também não existe). Contudo, todos esses carros apresentam a característica de segurar um pouco dependendo da inclinação.
Já em relação ao programa de uso do câmbio (S, W ou E dependendo do modelo) faz sentido haver diferenças no comportamento do carro, uma vez que em S (standard) normalmente ele sairá em 1ª marcha e em W (winter) ou E (economy) ele sairá em 2ª para evitar, por exemplo, patinar na neve ou lama. E quanto mais longa a marcha engatada, menos torque estará disponível para segurar o carro.
Por outro lado, um carro com câmbio manual que segure alguns instantes em ladeiras com certeza tem um sistema de retenção (ou então está com o freio prendendo, hehehe....).
Ah, sim, uma observação: não é aconselhável ficar segurando um carro automático na ladeira apenas com o acelerador pois isso causa superaquecimento no óleo do câmbio e desgastes desnecessários.
Abraço!
Convidad 1- Usuário Platina
- Número de mensagens : 7918
Data de inscrição : 22/10/2007
Interesses : Outros
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Convidad- Convidado
Re: w204 Freia na ladeira !
Não sabia que mb com cambio mecanico fazia isto também, porque eu achava que era algum acionamento do cambio que fazia isto.
Porq quando você aciona o cambio SPORT e o carro na ladeira parado , ele para de freiar!
Porq quando você aciona o cambio SPORT e o carro na ladeira parado , ele para de freiar!
tendeu- Usuário Prata
- Número de mensagens : 298
Data de inscrição : 30/11/2009
Interesses : SFboardBR
Sexo : País :
Advertências :
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Assuntos gerais e avaliações :: Assuntos diversos sobre todos os modelos Mercedes-Benz
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos