Podemos chamar a CLC de coupé??
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe CLC ( C203 - C204 ) :: C204 - 2008 a 2010
Página 1 de 1 • Compartilhe
Podemos chamar a CLC de coupé??
Senhores, algo me intriga e talvez possam me ajudar. Posso estar totalmente errado mas sempre tive como definição de Coupé, um carro 2 portas derivado de carroceria Sedan, sendo que as "adaptações" feitas no design não fizessem o carro destoar muito da carroceria "mãe" e, principalmente mantendo um porta-malas.
Tais caracerísticas nos podemos ver nas SEC, CL, CE e até mesmo nas CLK mesmo esta última tendo um porta-malas inferior à do sedan. Ocorre que se eu estou parcialmente certo em minhas convicções, a CLC é tão coupé quanto um Astra 2 portas, e aí que eu me pergunto: Será que as coupés perderam a identidade?? Como podemos diferenciar uma Coupé de um hatch ou notchback??!!
Isso não é privilégio da MB, temos carros chamados de coupés em outras marcas e que não se enquadrariam nesta "dita" definição que tenho em mente, como o Fiat Coupé ou Hyundai Coupé. Há ainda a BMW Z4, mas essa eu considero que estaria no mesmo patamar das SLC, ou seja, uma coupé derivada de conversível, vai!!
Antes de mais nada, eu não achei nenhuma referência da CLC com coupé no site da MB Brasil, mas no wikipedia:
A Classe CLC é um coupé compacto da Mercedes-Benz.
Tentei postar fotos para ilustrar o que digo porém por algum motivo não consegui abrir o imageshack.
Abs
Tais caracerísticas nos podemos ver nas SEC, CL, CE e até mesmo nas CLK mesmo esta última tendo um porta-malas inferior à do sedan. Ocorre que se eu estou parcialmente certo em minhas convicções, a CLC é tão coupé quanto um Astra 2 portas, e aí que eu me pergunto: Será que as coupés perderam a identidade?? Como podemos diferenciar uma Coupé de um hatch ou notchback??!!
Isso não é privilégio da MB, temos carros chamados de coupés em outras marcas e que não se enquadrariam nesta "dita" definição que tenho em mente, como o Fiat Coupé ou Hyundai Coupé. Há ainda a BMW Z4, mas essa eu considero que estaria no mesmo patamar das SLC, ou seja, uma coupé derivada de conversível, vai!!
Antes de mais nada, eu não achei nenhuma referência da CLC com coupé no site da MB Brasil, mas no wikipedia:
A Classe CLC é um coupé compacto da Mercedes-Benz.
Mercedes Benz Classe CLC | |
Mercedes Benz, grupo Daimler | |
2008 - presente | |
Mercedes-Benz Classe C Coupé | |
Coupé | |
4L ou V6 |
Tentei postar fotos para ilustrar o que digo porém por algum motivo não consegui abrir o imageshack.
Abs
Convidad 3- Usuário Platina
- Número de mensagens : 4838
Data de inscrição : 22/05/2009
Interesses : Aprender e papear sobre MB
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Podemos chamar a CLC de coupé??
Luiz,
Um coupê não precisa ser necessariamente ser derivado de um sedã, conversível ou roadster (as fábricas fazem isso mais por questão de custos de desenvolvimento e produção do que por respeito a qualquer conceito), mas precisa sim ser um automóvel de 2 portas e 3 volumes (ainda sim há excessões). O bom senso distingue o que é um coupê de um sedã de 2 portas.
Há vários exemplos de Coupes que não são derivados de nenhum outro modelo, como as Ferraris 456GT, a 612, a 550/575 e 599GTB; Maserati 3200/4200 e GranTurismo; por exemplo.
Mas a licença poética, a criatividade dos meus colegas de profissão (publicitários e marketeiros), vai criando variações como os "coupes de 4 portas", o que por si só seria uma contradição.
Porém quanto a CLC, não há muito o que discutir ou inventar, chamando de SportsCoupe, "Coupê Compacto" (pra mim isso seria o BMW Série 1 Coupe, mas enfim...) ou o que quiser. O modelo é CLARAMENTE um hatchback, e pelo menos para mim, não há qualquer demérito nisso, afinal adoro hot-hatchs.
Resumindo o CLC é um hatch, assim como seus concorrentes BMW Série 1, Audi A3 (Sportback ou não), Volvo C30 e afins.
Abs
Um coupê não precisa ser necessariamente ser derivado de um sedã, conversível ou roadster (as fábricas fazem isso mais por questão de custos de desenvolvimento e produção do que por respeito a qualquer conceito), mas precisa sim ser um automóvel de 2 portas e 3 volumes (ainda sim há excessões). O bom senso distingue o que é um coupê de um sedã de 2 portas.
Há vários exemplos de Coupes que não são derivados de nenhum outro modelo, como as Ferraris 456GT, a 612, a 550/575 e 599GTB; Maserati 3200/4200 e GranTurismo; por exemplo.
Mas a licença poética, a criatividade dos meus colegas de profissão (publicitários e marketeiros), vai criando variações como os "coupes de 4 portas", o que por si só seria uma contradição.
Porém quanto a CLC, não há muito o que discutir ou inventar, chamando de SportsCoupe, "Coupê Compacto" (pra mim isso seria o BMW Série 1 Coupe, mas enfim...) ou o que quiser. O modelo é CLARAMENTE um hatchback, e pelo menos para mim, não há qualquer demérito nisso, afinal adoro hot-hatchs.
Resumindo o CLC é um hatch, assim como seus concorrentes BMW Série 1, Audi A3 (Sportback ou não), Volvo C30 e afins.
Abs
DSFerreira- Usuário Ouro
- Número de mensagens : 927
Data de inscrição : 05/04/2009
Interesses : Automóveis, Música, Viagens...
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Podemos chamar a CLC de coupé??
Luiz;
Na sua busca sobre informações existem algumas questões:
Em se tratando de Mercedes e Wikipedia não dê muita atenção nos verbetes em português e inglês. Dê preferência aos em alemão e um belo Google Tradutor.
Mercedes é uma marca especial ao se distinguir das demais nomenclaturas criadas principalmente pelos norte-americanos, tanto que o conceito de coupé 4 portas da CLS é uma inovação da MB já copiada pelos VW Passat CC e Porsche Panamera.
O primeiro coupé da Classe C, o Sportcoupé C203 foi a resposta da MB ao BMW série 3 Compact este sim considerado um hatch, pois já existia a versão 2 portas do modelo sedan.
Como a MB não tinha um modelo 2 portas para a Classe C W202, se preferiu a designação Sportcoupé, provavelmente para se fazer "charminho" mercadológico.
Na CLC CL203, a própria sigla já diz tudo:
CLC – Coupévarianten-Limousine C-Klass
No site da MB Brasil tem sim a referência de um legítimo coupé:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Acho que a questão aqui é mais ou menos assim:
Para o maior mercado automobilístico do mundo - é um hatch
Para quem inventou o automóvel - é um coupé 3 portas
Abraços
Fernando
Na sua busca sobre informações existem algumas questões:
Em se tratando de Mercedes e Wikipedia não dê muita atenção nos verbetes em português e inglês. Dê preferência aos em alemão e um belo Google Tradutor.
Mercedes é uma marca especial ao se distinguir das demais nomenclaturas criadas principalmente pelos norte-americanos, tanto que o conceito de coupé 4 portas da CLS é uma inovação da MB já copiada pelos VW Passat CC e Porsche Panamera.
O primeiro coupé da Classe C, o Sportcoupé C203 foi a resposta da MB ao BMW série 3 Compact este sim considerado um hatch, pois já existia a versão 2 portas do modelo sedan.
Como a MB não tinha um modelo 2 portas para a Classe C W202, se preferiu a designação Sportcoupé, provavelmente para se fazer "charminho" mercadológico.
Na CLC CL203, a própria sigla já diz tudo:
CLC – Coupévarianten-Limousine C-Klass
No site da MB Brasil tem sim a referência de um legítimo coupé:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Acho que a questão aqui é mais ou menos assim:
Para o maior mercado automobilístico do mundo - é um hatch
Para quem inventou o automóvel - é um coupé 3 portas
Abraços
Fernando
WC140- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
- Número de mensagens : 323
Data de inscrição : 05/03/2008
Interesses : MB
Sexo : País :
Advertências :
WC140- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
- Número de mensagens : 323
Data de inscrição : 05/03/2008
Interesses : MB
Sexo : País :
Advertências :
Re: Podemos chamar a CLC de coupé??
Eu sinceramente considero o CLC um hatch e não um coupe. Considero coupe um carro duas portas e com 3 volumes. Da mesma forma que acho chamar o CLS de coupe apenas uma jogada de marketing por causa do estilo, não consigo vê-lo como coupe.
Convidad 4- Usuário Platina
- Número de mensagens : 8341
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : MB's décadas de 70,80 e 90
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Podemos chamar a CLC de coupé??
Bom dia amigos!
O que vocês acham de enquadrá-lo na categoria dos Fastbacks?
Um abraço,
Daniel
O que vocês acham de enquadrá-lo na categoria dos Fastbacks?
Um abraço,
Daniel
drmjf72- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 68
Data de inscrição : 12/08/2009
Interesses : Carros
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Podemos chamar a CLC de coupé??
Senhores,
Na minha opinião:
Sedan: Carros de 3 volumes com coluna. Podem ser de 2 ou 4 portas.
Coupe: Carros de 3 volumes, duas portas sem coluna.
Hatch ou fastback: Carros de 2 volumes com 2 ou 4 portas. ( não confundir com as peruas).
Isso, na minha opinião era o básico. Nos ultimos anos, os departamento de marketing criaram uma confusão tão grande que as denominações tradicionais desapareceram. Chamar carro de 4 portas com coluna de coupe é fazer o que se tem vontade para vender um produto.
Eu concordo com o Beto.
Na minha opinião:
Sedan: Carros de 3 volumes com coluna. Podem ser de 2 ou 4 portas.
Coupe: Carros de 3 volumes, duas portas sem coluna.
Hatch ou fastback: Carros de 2 volumes com 2 ou 4 portas. ( não confundir com as peruas).
Isso, na minha opinião era o básico. Nos ultimos anos, os departamento de marketing criaram uma confusão tão grande que as denominações tradicionais desapareceram. Chamar carro de 4 portas com coluna de coupe é fazer o que se tem vontade para vender um produto.
Eu concordo com o Beto.
Convidad- Convidado
Re: Podemos chamar a CLC de coupé??
Joao, apenas discordo de voce quanto a ter ou não coluna. Isso é tradição da MB, mas nas outras marcas não. Eu considero, por exemplo, a BMW serie 6, tanto a antiga quanto a nova como um coupe, apesar de ter coluna. Assim, para mim, um coupe seria um 3 volumes com duas portas.
Convidad 4- Usuário Platina
- Número de mensagens : 8341
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : MB's décadas de 70,80 e 90
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Podemos chamar a CLC de coupé??
Beto,
Essa classificação de com e sem coluna vem dos carros americanos dos anos 50 .
Era tradição nos anos 50 as fabricas colocarem colunas nos modelos de 2 portas mas baratos e assim chamarem de Sedan e os sem coluna eram os tops de linha. Existiam também os 4 portas sem coluna, para bagunçar mais um pouco. Estamos falando da mesma linha de produtos, como se hoje voce pudesse comprar um Civic de 2 portas ou de 4 portas com coluna (eram os mais baratos) , ou ainda de 2 portas sem coluna e por fim o conversível os tops de linha. Isso de forma genérica sem se aprofundar.
Para complicar mais, pense no Sedan VW ou o famoso fusca. Era chamado de sedan por ter a coluna e apesar se não ser um 3 volumes classico, tinha claramente definido o lugar do motor.
O problema dos carros sem coluna é a fragilidade estrutural. A 124 4 portas é mais leve do que a coupe, por causa da necessidade de reforços para manter a rigidez do sistema. Fabricas como Porsche e mesmo a BMW, ao fazerem um carro esporte, vão colocar a coluna porque isso economiza peso e ajuda que a carroceira seja mais firme e por consequencia mais estável. A propria MB quando fez a E500 na serie 124 usou uma 4 portas, pois com certeza era a que daria o melhor resultado em termos de desempenho. Já os americanos, para andar em linha reta mesmo, tiravam a coluna e pronto. Nos anos 70, até os americanos começaram em carros mais baratos colocar a coluna de volta, como no Maverick que foi fabricado no Brasil.
Na verdade, também existe uma confusão entre carro coupe e carro esportivo.
Sem a coluna, o carro fica muito mais bonito.
Resumindo, na minha opinião, voce tem os conceitos básicos e clássicos, que ao longo do tempo vão se moldando ao desenvolvimento tecnologico e aos caprichos do marketing.
Essa classificação de com e sem coluna vem dos carros americanos dos anos 50 .
Era tradição nos anos 50 as fabricas colocarem colunas nos modelos de 2 portas mas baratos e assim chamarem de Sedan e os sem coluna eram os tops de linha. Existiam também os 4 portas sem coluna, para bagunçar mais um pouco. Estamos falando da mesma linha de produtos, como se hoje voce pudesse comprar um Civic de 2 portas ou de 4 portas com coluna (eram os mais baratos) , ou ainda de 2 portas sem coluna e por fim o conversível os tops de linha. Isso de forma genérica sem se aprofundar.
Para complicar mais, pense no Sedan VW ou o famoso fusca. Era chamado de sedan por ter a coluna e apesar se não ser um 3 volumes classico, tinha claramente definido o lugar do motor.
O problema dos carros sem coluna é a fragilidade estrutural. A 124 4 portas é mais leve do que a coupe, por causa da necessidade de reforços para manter a rigidez do sistema. Fabricas como Porsche e mesmo a BMW, ao fazerem um carro esporte, vão colocar a coluna porque isso economiza peso e ajuda que a carroceira seja mais firme e por consequencia mais estável. A propria MB quando fez a E500 na serie 124 usou uma 4 portas, pois com certeza era a que daria o melhor resultado em termos de desempenho. Já os americanos, para andar em linha reta mesmo, tiravam a coluna e pronto. Nos anos 70, até os americanos começaram em carros mais baratos colocar a coluna de volta, como no Maverick que foi fabricado no Brasil.
Na verdade, também existe uma confusão entre carro coupe e carro esportivo.
Sem a coluna, o carro fica muito mais bonito.
Resumindo, na minha opinião, voce tem os conceitos básicos e clássicos, que ao longo do tempo vão se moldando ao desenvolvimento tecnologico e aos caprichos do marketing.
Convidad- Convidado
Re: Podemos chamar a CLC de coupé??
Também acho forçado a denominação de coupe para a CLC, ao meu ver é um hatch, como sempre foram os carros deste tipo de carroceria. Conceito de coupe já foi muito bem colocado pelo Beto e o João. Até nisso atualmente as fábricas estão pisando na bola!!!! [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Schneider- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1413
Data de inscrição : 16/04/2008
Interesses : Mercedes
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Podemos chamar a CLC de coupé??
Muito bom o debate, e melhor ainda que descobri que não estava errado, ou seja o conceito de coupe que eu tinha pra mim é o que deveria ser mesmo e hoje em dia perdeu a definição por causa dos marketeiros de plantão.
Sem contar que CLC não é coupé, não dá!!!rsrs
Forte abs
Sem contar que CLC não é coupé, não dá!!!rsrs
Forte abs
Convidad 3- Usuário Platina
- Número de mensagens : 4838
Data de inscrição : 22/05/2009
Interesses : Aprender e papear sobre MB
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Davi- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 25
Data de inscrição : 23/11/2009
Interesses : MB
Sexo : País :
Advertências :
Re: Podemos chamar a CLC de coupé??
Quem diria, eu já tive um coupé e nem sabia...... Astra 2 portas, que por sinal tem alguma semelhança com o CLC no desenho pós coluna.
PAULO BRITO- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
- Número de mensagens : 1939
Data de inscrição : 16/06/2009
Interesses : diversos
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Podemos chamar a CLC de coupé??
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Convidad 3- Usuário Platina
- Número de mensagens : 4838
Data de inscrição : 22/05/2009
Interesses : Aprender e papear sobre MB
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Podemos chamar a CLC de coupé??
Amigos:
Parece que as opiniões acima são invariavelmente díspares, tendendo, a maioria delas, pela impossibilidade de se considerar o CLC como coupé. Embora seja eu um mero néscio no assunto, atrevo-me a dar uma opinião a respeito do tema. Recordo-me que, antigamente, havia uma simplicidade de desenhos de carrocerias de automóveis que permitia facilmente classificá-los, ora como sedans, ora como coupés. Os leigos, como eu, os distinguia apenas pelo fato de possuirem, repectivamnete, quatro ou duas portas. (Lembro-me, até, que certas pessoas preferiam os que tivessem apenas duas portas para evitar que fossem confundidos com "carros de praça", ou seu condutor, com um "simples" "chauffeur"). Com o passar dos tempos, porém, a multiplicidade de "designs" automobilísticos, a situação foi se complicando. A tarefa classificatória, então, já não podia satisfazer-se com a reinante dicotomia sedan/coupé. Criaram-se, por força disso, diversos outros grupos de veículos (SUVs, furgões, monovolumes, "station wagons", utilitários, conversíveis, "hatchbacks", roadsters, vans, minivans, "crossovers" etc...etc.). (Alguns deles, como o fusquinha, por exemplo, conseguiam fugir de qualquer tentativa de classificação). Por outro lado, surgiram carros que já requerem uma classificação complexa ou mista, haja vista o recente Passat CC, o BMW CS Concept e a Mercedes-Benz CLS, todos chamados de coupés de 4 portas. Ora, esses carros, na verdade, são sedans, mas com um perfil de coupés. Por que, então, não chamá-los, finalmente, de sedans coupés? Transportando a questão para o caso em tela, cheguei a uma tímida e modesta conclusão: o CLC é também um veículo de classificação mista, pois ele, devido a seu perfil, é um coupé e, ao mesmo tempo, por ter o vidro traseiro integrado à tampa do porta-malas, é, ao mesmo tempo, um "hatchback". Ou seja, o CLC é um hatch coupé, ou melhor, um coupé hatch.
Parece que as opiniões acima são invariavelmente díspares, tendendo, a maioria delas, pela impossibilidade de se considerar o CLC como coupé. Embora seja eu um mero néscio no assunto, atrevo-me a dar uma opinião a respeito do tema. Recordo-me que, antigamente, havia uma simplicidade de desenhos de carrocerias de automóveis que permitia facilmente classificá-los, ora como sedans, ora como coupés. Os leigos, como eu, os distinguia apenas pelo fato de possuirem, repectivamnete, quatro ou duas portas. (Lembro-me, até, que certas pessoas preferiam os que tivessem apenas duas portas para evitar que fossem confundidos com "carros de praça", ou seu condutor, com um "simples" "chauffeur"). Com o passar dos tempos, porém, a multiplicidade de "designs" automobilísticos, a situação foi se complicando. A tarefa classificatória, então, já não podia satisfazer-se com a reinante dicotomia sedan/coupé. Criaram-se, por força disso, diversos outros grupos de veículos (SUVs, furgões, monovolumes, "station wagons", utilitários, conversíveis, "hatchbacks", roadsters, vans, minivans, "crossovers" etc...etc.). (Alguns deles, como o fusquinha, por exemplo, conseguiam fugir de qualquer tentativa de classificação). Por outro lado, surgiram carros que já requerem uma classificação complexa ou mista, haja vista o recente Passat CC, o BMW CS Concept e a Mercedes-Benz CLS, todos chamados de coupés de 4 portas. Ora, esses carros, na verdade, são sedans, mas com um perfil de coupés. Por que, então, não chamá-los, finalmente, de sedans coupés? Transportando a questão para o caso em tela, cheguei a uma tímida e modesta conclusão: o CLC é também um veículo de classificação mista, pois ele, devido a seu perfil, é um coupé e, ao mesmo tempo, por ter o vidro traseiro integrado à tampa do porta-malas, é, ao mesmo tempo, um "hatchback". Ou seja, o CLC é um hatch coupé, ou melhor, um coupé hatch.
Drummond- Usuário Prata
- Número de mensagens : 342
Data de inscrição : 06/09/2010
Interesses : Direito, esportes, jazz, carros
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Tópicos semelhantes
» Uma MB C- 240 para chamar de sua.
» ML Facelift pode se chamar GLE
» Mercedes confirma Pickup rival da Hilux e Amarok
» S400 Coupé 4Matic lançada na Europa e GLE Coupé rodando em SP
» Cronograma confirma Pickup, GLA Coupé, AMG GT C Roadster e Coupé
» ML Facelift pode se chamar GLE
» Mercedes confirma Pickup rival da Hilux e Amarok
» S400 Coupé 4Matic lançada na Europa e GLE Coupé rodando em SP
» Cronograma confirma Pickup, GLA Coupé, AMG GT C Roadster e Coupé
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe CLC ( C203 - C204 ) :: C204 - 2008 a 2010
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos