Vidros janelas/one touch (up/down)
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe S ( W108/109 - W116 - W126 - W140 - W220 - W221 - W222 ) :: W140 - 1991 a 1998
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Vidros janelas/one touch (up/down)
140 longa/1995/56.000 Km originais
Prezados amigos:
Como este Forum anda meio sem consultas, aqui vai mais uma frescura de minha parte para movimenta-lo um pouco.
Mantenho minha :slr: sempre coberta em minha garagem e com a bateria desligada, pois os módulos consomem uma bateria nova em 2 semanas, pois ando muito pouco (média de 3.000km/ano).
Quando religada não tenho problemas com as memórias dos bancos pois elas não deletam o acerto de todas as 2 que uso; tenho de configurar sòmente relógio, código do rádio e vidros. Operação simplória.
Acontece que um de meus vidros e sómente o mesmo (trazeiro direito) teima em não regular "one touch up" e sómente após várias tentativas é que consigo o objetivo. Para baixo é da primeira . Sempre para em posições intermediárias entre o meio e o final. Não noto nenhum bloqueio ou travamento quando seguro o mesmo na posição manual. Corre macio e sem estalos. Já coloquei grafite em pó nas canaletas e não resolveu. Escuto os cliques dos reles funcionando como devem ser. Alguma experiência igual com os colegas W140?
Qualquer sugestão será bem vinda.
Abraços.
Jefferson :?:
Prezados amigos:
Como este Forum anda meio sem consultas, aqui vai mais uma frescura de minha parte para movimenta-lo um pouco.
Mantenho minha :slr: sempre coberta em minha garagem e com a bateria desligada, pois os módulos consomem uma bateria nova em 2 semanas, pois ando muito pouco (média de 3.000km/ano).
Quando religada não tenho problemas com as memórias dos bancos pois elas não deletam o acerto de todas as 2 que uso; tenho de configurar sòmente relógio, código do rádio e vidros. Operação simplória.
Acontece que um de meus vidros e sómente o mesmo (trazeiro direito) teima em não regular "one touch up" e sómente após várias tentativas é que consigo o objetivo. Para baixo é da primeira . Sempre para em posições intermediárias entre o meio e o final. Não noto nenhum bloqueio ou travamento quando seguro o mesmo na posição manual. Corre macio e sem estalos. Já coloquei grafite em pó nas canaletas e não resolveu. Escuto os cliques dos reles funcionando como devem ser. Alguma experiência igual com os colegas W140?
Qualquer sugestão será bem vinda.
Abraços.
Jefferson :?:
Jefferson- Usuário Bronze
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Data de inscrição : 21/12/2007
Interesses : Carros Mercedes
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Re: Vidros janelas/one touch (up/down)
Pode ser um problema cronico,pois na minha ocorre a mesma coisa ,já coloquei grafite ,WD 40, sempre verifico o estado dascanaletas borrachas e tudo permanece do mesmo jeito,até que parei de esquentar a cabeça,uma vez que se consegue o objetivo que é abrir e fechar os vidros,como a minha possui insulfilm que foi colocado pelo antigo proprietário,até imagino que tenha alguma coisa a ver...no mais deichei quieto....
mmbferreira- Usuário Prata
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Re: Vidros janelas/one touch (up/down)
Jefferson;
Acho estranho os módulos consumirem tanta bateria. A minha já ficou muito mais tempo que isso ( mais de 3 meses ) sem ligar e nunca arriou bateria. Eu verificaria a possibilidade de fuga em algum equipamento.
Aliás, discordo do procedimento. Não vejo nenhuma vantagem, inclusive na prevenção de um possível incêndio. Acho muitíssimo pouco provável que isso ocorra.
Tenho mais receio dos módulos dando vários "resets" do que sempre energizados. Dá impressão que o carro terá que "aprender" tudo de novo sempre. Enfim, escolha particular de cada um.
Também condeno a prática de abrir o capô para "refrescar" os módulos... para mim é pura falta de confiança na engenharia...
Jefferson e Marcelo;
Quanto ao vidro pode ser:
- Botão - Mau contato ou quebrado
- Canaleta de borracha fora do lugar ( na parte interna da porta ) ou comprometida.
- Dispositivo anti-esmagamento - Pode estar influenciando o mau funcionamento ( mais provável pela descrição de ambos e infelizmente a mais difícil de diagnosticar/reparar ).
Abraços
Tedesco
Acho estranho os módulos consumirem tanta bateria. A minha já ficou muito mais tempo que isso ( mais de 3 meses ) sem ligar e nunca arriou bateria. Eu verificaria a possibilidade de fuga em algum equipamento.
Aliás, discordo do procedimento. Não vejo nenhuma vantagem, inclusive na prevenção de um possível incêndio. Acho muitíssimo pouco provável que isso ocorra.
Tenho mais receio dos módulos dando vários "resets" do que sempre energizados. Dá impressão que o carro terá que "aprender" tudo de novo sempre. Enfim, escolha particular de cada um.
Também condeno a prática de abrir o capô para "refrescar" os módulos... para mim é pura falta de confiança na engenharia...
Jefferson e Marcelo;
Quanto ao vidro pode ser:
- Botão - Mau contato ou quebrado
- Canaleta de borracha fora do lugar ( na parte interna da porta ) ou comprometida.
- Dispositivo anti-esmagamento - Pode estar influenciando o mau funcionamento ( mais provável pela descrição de ambos e infelizmente a mais difícil de diagnosticar/reparar ).
Abraços
Tedesco
Convidad- Convidado
Re: Vidros janelas/one touch (up/down)
Boas dicas Tedesco!!
Jefferson, dê umas checadas nestes ítens falados, quem sabe vc localiza o problema.
Aliás gostaria de saber se vc chegou a postar alguma foto desta maraviilha aqui no Forum. Não consegui localizar.
Esta foto do seu avatar é de alguma MB sua?
Grande abraço!!
Elias.
Jefferson, dê umas checadas nestes ítens falados, quem sabe vc localiza o problema.
Aliás gostaria de saber se vc chegou a postar alguma foto desta maraviilha aqui no Forum. Não consegui localizar.
Esta foto do seu avatar é de alguma MB sua?
Grande abraço!!
Elias.
Stardreams- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2499
Data de inscrição : 06/05/2008
Interesses : Mercedes-Benz 560 SEL 1988, Jaguar XJ12 LWB 1974 e Jaguar Mark VII 1951, Cadillac Fleetwood 1954, Lincoln Town Car Cartier Series 1992; Pontiac Chieftain 1952, Volvo S70 T5-R 1998, Ford Taurus LX 1997 e Ford Crown Victoria LX 1994, SAAB-SCANIA 9000 CD 2.3 Turbo 1991, Mercury Sable Station Wagon LS 1991....enfim, carros pouco comuns, mas que muitos aficcionados desejariam ao menos ter sentado ao volante...4 portas sempre, se espremer pra quê....
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Re: Vidros janelas/one touch (up/down)
Elias;
Pela foto do avatar parece ser a "própria"... com interior bege/marrom... bonito e díficil de se ver por aqui...
Merecia mesmo uma "galeria"!
Abs;
Tedesco
Pela foto do avatar parece ser a "própria"... com interior bege/marrom... bonito e díficil de se ver por aqui...
Merecia mesmo uma "galeria"!
Abs;
Tedesco
Convidad- Convidado
Re: Vidros janelas/one touch (up/down)
Que cor linda Tedesco!!! Se for mesmo merece um "ACORDE CONFRADE JEFFERSON" !! Poste as fotos desta linda W140 no tópico Galeria dos membros!!!!
Adorei esta cor de interior, raríssima nas W140 aqui do "Brésil"!!!
Fiquei babando......
Adorei esta cor de interior, raríssima nas W140 aqui do "Brésil"!!!
Fiquei babando......
Stardreams- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2499
Data de inscrição : 06/05/2008
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Vidros janelas/one touch (up/down)
Caros amigos:
Obrigado pelas rápidas respostas postadas; tentarei esclarecer a cada sugestão por nome.
mmbfereira - Acredito não ser problema crônico e se for penso que todo problema tem solução a não ser para a morte e os impostos. ( just kidding) O insufilme não atrapalha, mas se vc convive com esta pane ok. Eu diferentemente fico louco da vida qdo descubro alguma deficiencia no meu carro e não sossego enquanto não resolver. ( Vide minhas postagens anteriores neste Forum). Mantenho minha Merça
101% em funcionamento e só reponho OEM partes. (Vide minha postagem sobre suporte lombar). Obrigado pela resposta.
Tedesco (Tedesco) - Talvez tenha exagerado na drenagem de minha bateria (90 Amp). Ela aguenta + ou - de 20 a 30 dias, mas nunca 3 meses. Não tenho fuga de corrente; já chequei, aliás conversei por telefone a uns 4 anos atráz com um técnico da propria Mercedes na Alemanha ( eles tinham um telefone na fábrica para "customer support" e me foi dito que o consumo estático desse modelos (série S ) era de 0,015 Amp/hora e desligar a bateria e religá-la não teria o mínimo problema com os módulos e que não haveria um reset nos próprios e tão sòmente teria de configurar o que disse. (Rádio code/clock/express windows). Tenho usado este procedimento por anos sem maiores problemas. Qto a abrir capot it´s a bullshit...
Botão - está ok.
Canaletas - aparentemente OK pois manualmente corre macio.
Repito: após algumas tentativas repetindo a operação, consigo configurar o one touch. O que me incomoda é que os outros 3 vidros configuro da primeira vêz e esse traz direito fico de 15 a 30 minutos tentando até conseguir. Acredito eu que possa ser o regulador (cabos de aço) começando a pifar, problema comum nas W140 por causa do pêso dos vidros com duplo painel. A fábrica já resolveu esse problema com novos reguladores mais reforçados a partir de 1997. Tem boletim recomendando a troca. Obrigado pelas dicas.
Stardream (Elias) - Sim Elias, meu avatar é uma foto dela. Realmente nunca vi igual (Côr Champanhe c/ interior beje e marron) chassi longo e olha que sou mercedeiro a mais de 25 anos...
Esse caro foi exposto pela Mercedes no salão do automóvel no Anhembi em 1995 e foi adquirido pelo Sr. Gandini, hoje proprietário da franquia Hyundai para todo o Brazil (Grupo CAOA) e comprei dele em 1999, qdo saiu o modelo W220, que ele adquiriu, com apenas 13.000Km. Acredito que êle fez um péssimo negócio saindo da 140 para a 220.
Tentei postar fotos mas não consegui via Forum; se vc me ensinar terei o máximo prazer de compartilhar com os amigos tais fotos.
Estado atual - com 58.000Km em estado melhor que de fábrica pois já está devidamente assentado todo o motor. Óleo usado - Castrol Magnatec (sint)
Vou checar meu regulador de vidro , se conseguir matar a pane e eu vou, deixarei os amigos saberem, como sempre aqui fiz.
Meu abraço e agradecimentos a todos.
Jefferson
PS. Senti a falta do Xenon.
PS de novo - se algum amigo se interresar tenho uma dica mto bôa de ligar e desligar bateria sem chave geral(adaptada) e sem usar chave de boca para desconectar o polo negativo. :slr:
Obrigado pelas rápidas respostas postadas; tentarei esclarecer a cada sugestão por nome.
mmbfereira - Acredito não ser problema crônico e se for penso que todo problema tem solução a não ser para a morte e os impostos. ( just kidding) O insufilme não atrapalha, mas se vc convive com esta pane ok. Eu diferentemente fico louco da vida qdo descubro alguma deficiencia no meu carro e não sossego enquanto não resolver. ( Vide minhas postagens anteriores neste Forum). Mantenho minha Merça
101% em funcionamento e só reponho OEM partes. (Vide minha postagem sobre suporte lombar). Obrigado pela resposta.
Tedesco (Tedesco) - Talvez tenha exagerado na drenagem de minha bateria (90 Amp). Ela aguenta + ou - de 20 a 30 dias, mas nunca 3 meses. Não tenho fuga de corrente; já chequei, aliás conversei por telefone a uns 4 anos atráz com um técnico da propria Mercedes na Alemanha ( eles tinham um telefone na fábrica para "customer support" e me foi dito que o consumo estático desse modelos (série S ) era de 0,015 Amp/hora e desligar a bateria e religá-la não teria o mínimo problema com os módulos e que não haveria um reset nos próprios e tão sòmente teria de configurar o que disse. (Rádio code/clock/express windows). Tenho usado este procedimento por anos sem maiores problemas. Qto a abrir capot it´s a bullshit...
Botão - está ok.
Canaletas - aparentemente OK pois manualmente corre macio.
Repito: após algumas tentativas repetindo a operação, consigo configurar o one touch. O que me incomoda é que os outros 3 vidros configuro da primeira vêz e esse traz direito fico de 15 a 30 minutos tentando até conseguir. Acredito eu que possa ser o regulador (cabos de aço) começando a pifar, problema comum nas W140 por causa do pêso dos vidros com duplo painel. A fábrica já resolveu esse problema com novos reguladores mais reforçados a partir de 1997. Tem boletim recomendando a troca. Obrigado pelas dicas.
Stardream (Elias) - Sim Elias, meu avatar é uma foto dela. Realmente nunca vi igual (Côr Champanhe c/ interior beje e marron) chassi longo e olha que sou mercedeiro a mais de 25 anos...
Esse caro foi exposto pela Mercedes no salão do automóvel no Anhembi em 1995 e foi adquirido pelo Sr. Gandini, hoje proprietário da franquia Hyundai para todo o Brazil (Grupo CAOA) e comprei dele em 1999, qdo saiu o modelo W220, que ele adquiriu, com apenas 13.000Km. Acredito que êle fez um péssimo negócio saindo da 140 para a 220.
Tentei postar fotos mas não consegui via Forum; se vc me ensinar terei o máximo prazer de compartilhar com os amigos tais fotos.
Estado atual - com 58.000Km em estado melhor que de fábrica pois já está devidamente assentado todo o motor. Óleo usado - Castrol Magnatec (sint)
Vou checar meu regulador de vidro , se conseguir matar a pane e eu vou, deixarei os amigos saberem, como sempre aqui fiz.
Meu abraço e agradecimentos a todos.
Jefferson
PS. Senti a falta do Xenon.
PS de novo - se algum amigo se interresar tenho uma dica mto bôa de ligar e desligar bateria sem chave geral(adaptada) e sem usar chave de boca para desconectar o polo negativo. :slr:
Jefferson- Usuário Bronze
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Re: Vidros janelas/one touch (up/down)
xenon esta aqui. :D :D :D
sobre o consumo de bateria,tem alguma coisa errada porque ja deixei 3 semanas sem ligar e estava perfeita na volta.
sobre a janela traseira direita,realmente pode ser um problema cronico,ja q a minha w140 apresenta o mesmo problema,justamente na mesma porta!!!!!!!!! :idea:
eu sempre achei q era problema do meu carro mas apos depoimentos vejo q ja somos 3 os afetados pelo mesmo defeito.
nao dou importancia ja q qse nao uso o vidro traseiro.
mas foi legal um topico tecnico de w140. :D :D :D
abraçao ao todos os proprietarios w140the king of king :D :D
sobre o consumo de bateria,tem alguma coisa errada porque ja deixei 3 semanas sem ligar e estava perfeita na volta.
sobre a janela traseira direita,realmente pode ser um problema cronico,ja q a minha w140 apresenta o mesmo problema,justamente na mesma porta!!!!!!!!! :idea:
eu sempre achei q era problema do meu carro mas apos depoimentos vejo q ja somos 3 os afetados pelo mesmo defeito.
nao dou importancia ja q qse nao uso o vidro traseiro.
mas foi legal um topico tecnico de w140. :D :D :D
abraçao ao todos os proprietarios w140the king of king :D :D
Xenon- Usuário Platina
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Re: Vidros janelas/one touch (up/down)
Jeffeson;
Só releia o meu post quanto ao dispositivo anti-esmagamento.
Na minha opinião vem daí o problema...
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Se o vidro "desce um pouquinho" quando pára, é quase certo...
Abs;
Tedesco
Só releia o meu post quanto ao dispositivo anti-esmagamento.
Na minha opinião vem daí o problema...
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Se o vidro "desce um pouquinho" quando pára, é quase certo...
Abs;
Tedesco
Convidad- Convidado
Re: Vidros janelas/one touch (up/down)
concordo com o tedesco.acredito q o problema vem dai mesmo.
algum modulo de conforto.......
algum modulo de conforto.......
Xenon- Usuário Platina
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Re: Vidros janelas/one touch (up/down)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Caros amigos do forum: ( em especial a mmbfereira/Tedesco e Xenon)
Sempre que abro um questinamento neste Forum é para conhecer a opinião dos amigos e soluções porventura de casos já acontecidos; coleto opiniões e vou em frente: se consigo resolver sempre compartilho minhas observações com os amigos ,encerrando o caso.
Falei que ia "fuçar", "fuçei" e matei a pane. Aí vai...Tirei a moldura da porta (operação simples) e cheguei na parte interna que é de uma simplicidade espantosa e exelentemente "engenherada". Tirei o regulador do vidro (máquina que faz descer e subir) e coloquei em cima de minha bancada. Fiz correr a guia manualmente e pude sentir que quase no final do trilho havia um clique, coincidentemente em cima de um orificio nesse trilho, orificio este sem função alguma mas necessário quando da estamparia da peça. Na guia vai o final do cabo de aço com a trava prensada e esta trava tinha deslocado de sua rentenção de modos que ao passar em cima deste orifício agarrava um pouco, sendo interpretado pelo sensor como obstáculo e o vidro voltava. Desmontei a guia, coloquei a trava no lugar certo e "PANE MORTA". Tempo gasto entre desmontar e montagem de toda a porta: 60 minutos.
A cronicidade do problema vem do fato do pêso do vidro trazeiro, principalmente nas "longas" como a minha, força a trava do cabo de aço a deslocar de sua posição original, questão de milímetros mas suficiente para dar uma um clique ao correr sobre o orifício de estamparia já citado, detalhe este já corrigido pela Mercedes após 1995 até 1999 nas 140.
Se algum amigo se interessar em detalhes e "macêtes" de como desmontar e montar estou as ordens.
Meu abraço.
Jefferson [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Sempre que abro um questinamento neste Forum é para conhecer a opinião dos amigos e soluções porventura de casos já acontecidos; coleto opiniões e vou em frente: se consigo resolver sempre compartilho minhas observações com os amigos ,encerrando o caso.
Falei que ia "fuçar", "fuçei" e matei a pane. Aí vai...Tirei a moldura da porta (operação simples) e cheguei na parte interna que é de uma simplicidade espantosa e exelentemente "engenherada". Tirei o regulador do vidro (máquina que faz descer e subir) e coloquei em cima de minha bancada. Fiz correr a guia manualmente e pude sentir que quase no final do trilho havia um clique, coincidentemente em cima de um orificio nesse trilho, orificio este sem função alguma mas necessário quando da estamparia da peça. Na guia vai o final do cabo de aço com a trava prensada e esta trava tinha deslocado de sua rentenção de modos que ao passar em cima deste orifício agarrava um pouco, sendo interpretado pelo sensor como obstáculo e o vidro voltava. Desmontei a guia, coloquei a trava no lugar certo e "PANE MORTA". Tempo gasto entre desmontar e montagem de toda a porta: 60 minutos.
A cronicidade do problema vem do fato do pêso do vidro trazeiro, principalmente nas "longas" como a minha, força a trava do cabo de aço a deslocar de sua posição original, questão de milímetros mas suficiente para dar uma um clique ao correr sobre o orifício de estamparia já citado, detalhe este já corrigido pela Mercedes após 1995 até 1999 nas 140.
Se algum amigo se interessar em detalhes e "macêtes" de como desmontar e montar estou as ordens.
Meu abraço.
Jefferson [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Jefferson- Usuário Bronze
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Re: Vidros janelas/one touch (up/down)
jefferson,para-benz!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
matou a cobra e mostrou o pau!!!!!!!!!!!!!!
matou a cobra e mostrou o pau!!!!!!!!!!!!!!
Xenon- Usuário Platina
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Re: Vidros janelas/one touch (up/down)
Prezados,
Sei que o assunto é antigo, mas preciso de uma ajudazinha com a questão one touch.
Meu carro teve a bateria trocada e perdeu a programação de subida e descida em um toque.
Já comprei o carro sem que isso funcionasse.
Já tentei seguir vários tutoriais e sempre sem sucesso : se subo e seguro o botão por 5 seg (alguns dizem 10, outros 20 seg) a subida fica programada. Se faço o mesmo na descida, a descida passa a funcionar, mas a subida não.
Alguém pode dizer qual é o macete para funcionar corretamente ?
É preciso fazer o procedimento em todos os vidros ?
É preciso o carro estar ligado ?
Sei que o assunto é antigo, mas preciso de uma ajudazinha com a questão one touch.
Meu carro teve a bateria trocada e perdeu a programação de subida e descida em um toque.
Já comprei o carro sem que isso funcionasse.
Já tentei seguir vários tutoriais e sempre sem sucesso : se subo e seguro o botão por 5 seg (alguns dizem 10, outros 20 seg) a subida fica programada. Se faço o mesmo na descida, a descida passa a funcionar, mas a subida não.
Alguém pode dizer qual é o macete para funcionar corretamente ?
É preciso fazer o procedimento em todos os vidros ?
É preciso o carro estar ligado ?
Resston- Usuário Bronze
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Data de inscrição : 20/04/2019
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Re: Vidros janelas/one touch (up/down)
Resston,
Esse link pode lhe ajudar:
- http://www.mercedesmedic.com/synchronize-windows-sunroof-mercedes-benz/
Fiz por este na minha e deu certo.
Esse link pode lhe ajudar:
- http://www.mercedesmedic.com/synchronize-windows-sunroof-mercedes-benz/
Fiz por este na minha e deu certo.
_________________
Das Beste oder nichts.
W204- Administrador
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Data de inscrição : 01/05/2016
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Re: Vidros janelas/one touch (up/down)
W204 Obrigado !
Parece ser super simples para quem já fez e mega complicado para quem não está conseguindo...
Esse link que passou esclarece algumas dúvidas que eu tenho, como fazer o procedimento em todas as portas, não precisa motor em funcionamento, etc.
Vou seguir até conseguir. Mais uma vez obrigado pela ajuda !
Parece ser super simples para quem já fez e mega complicado para quem não está conseguindo...
Esse link que passou esclarece algumas dúvidas que eu tenho, como fazer o procedimento em todas as portas, não precisa motor em funcionamento, etc.
Vou seguir até conseguir. Mais uma vez obrigado pela ajuda !
Resston- Usuário Bronze
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Re: Vidros janelas/one touch (up/down)
Tranquilo.
Qualquer coisa que não conseguir com este tutorial, avise!
Qualquer coisa que não conseguir com este tutorial, avise!
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W204- Administrador
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