Bobina Bosch 067 e 077 (W116)
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Bobina Bosch 067 e 077 (W116)
Amigos
Tive que trocar novamente a bobina da minha w116(bosch 067) que estava com problemas.
Um colega tinha uma bosch 077 "para testes" e me emprestou para colocar na w116.
Neste último final de semana aproveitei para testar e acabei fazendo uma pequena viagem e a 116 ficou OK!!!!
Deu até pra brincar na marginal Tietê e Pinheiros...hehe...
Acabei de comprar uma bosch 077 e já coloquei no carro.
Minha dúvida?
Posso deixar a 116 com a bobina 077 ou é melhor voltá-la pra 067?
Me informaram que uma das diferenças é um dos cabos, que possui um pino, além da voltagem ser um pouco maior! Isso procede?
Obrigado!
Tive que trocar novamente a bobina da minha w116(bosch 067) que estava com problemas.
Um colega tinha uma bosch 077 "para testes" e me emprestou para colocar na w116.
Neste último final de semana aproveitei para testar e acabei fazendo uma pequena viagem e a 116 ficou OK!!!!
Deu até pra brincar na marginal Tietê e Pinheiros...hehe...
Acabei de comprar uma bosch 077 e já coloquei no carro.
Minha dúvida?
Posso deixar a 116 com a bobina 077 ou é melhor voltá-la pra 067?
Me informaram que uma das diferenças é um dos cabos, que possui um pino, além da voltagem ser um pouco maior! Isso procede?
Obrigado!
Rique_sp- Usuário Ouro
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Re: Bobina Bosch 067 e 077 (W116)
Praticamente a única diferença é a pinagem central do secundário, sem crise.. :D
Maluhy- Consultor Técnico
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Rique_sp- Usuário Ouro
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Re: Bobina Bosch 067 e 077 (W116)
na minha 450 SL 78 coloquei uma 067 e ficou nova, coloquei a mesma na 123 81 e não funcionou, alguma dica? O (motor falha e conta-giros fica dando tchauzinho)
Vou tentar a 054
Vou tentar a 054
Alan- Usuário Platina
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e_cabrioli- Usuário Iniciante
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Maluhy- Consultor Técnico
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Re: Bobina Bosch 067 e 077 (W116)
a 67 não foi mesmo na 123, ligo contato e o ponteiro do contagiros gruda no fim de escala!
Sobrou pra comprar uma original alemã, haja $$$$$$$$$
Sobrou pra comprar uma original alemã, haja $$$$$$$$$
Alan- Usuário Platina
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Re: Bobina Bosch 067 e 077 (W116)
Pega os valores de resistencia do primario e secundário da bobina e compara com alguma nacional, não tem isso de bobina original , qq coisa que vc colocar ali com os mesmo valores funciona perfeitamente, a bobina nada mais é que um transformador ou trafo,como queiram...
Maluhy- Consultor Técnico
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Re: Bobina Bosch 067 e 077 (W116)
SE o contagiros está estourando no fim de escala, a tensão de pulso está errada....
Karl Fass.- Usuário Platina
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Re: Bobina Bosch 067 e 077 (W116)
Já comparei todas no pedaço, fui até de 054 , o motor pega , mas vira quadrado, desisti de testar a 077, já comprei a original antes que vá a ignição também. Coloco a original (inclusive a velha de 107) e tudo bem, o problema é que estas duas bobinas originais (originais) estão cortando acima de 3000 RPM, da pra ver na estroboscópica também.
Vai ficar o mistério do porque a 067 vai na ignição de 1978 e não na de 1981! Não há alteração de tecnologia neste periodo.
Vai ficar o mistério do porque a 067 vai na ignição de 1978 e não na de 1981! Não há alteração de tecnologia neste periodo.
Alan- Usuário Platina
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e_cabrioli- Usuário Iniciante
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Re: Bobina Bosch 067 e 077 (W116)
Qual bobina devo usar na 280 S carburada, ano 1974, cambio manual?
obrigado
obrigado
mts.poli- Usuário Bronze
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Re: Bobina Bosch 067 e 077 (W116)
mts.poli,
Os confrades citaram a Bosch 067, eu recentemente (umas duas semanas atrás) comprei uma dessa e instalei na minha 280 S 85 (ignição eletrônica). A "pinagem" é a mesma, porém ela é menor em diâmetro e BEM mais leve que a original, tive que "calçá-la" para que não ficasse solta no suporte.
PORÉM, o carro de início ficou meio estranho, um pouco chocho (junto da troca da bobina também troquei o regulador de voltagem, que estava dando picos de 17-18 volts). Pensei que pudesse ser da menor voltagem do conjunto, mas após uns minutos o carro começou a ratear e até deu uns tiros no escapamento. Encostei e a bobina estava pelando, impossível sequer de encostar. Muito, mas muito mais quente mesmo que o normal. Consegui levar o carro até a garagem, retirei a bobina com luvas e panos e após 1h20 ainda estava "intocável" de tão quente. Montei a bobina antiga e pau na máquina, hehe
Enviei pra garantia da Bosch e estou aguardando retorno. Se não foi defeito de fabricação, minha única hipótese é a de que faltou um resistor antes dela. No corpo dela fala sobre esse resistor, mas como no fórum eu não vi nada do tipo, pensei não precisar. Não entendo muito do assunto, mas parece que há uma diferença entre as bobinas para se usar nas com platinado e com ignição eletrônica. Alguns fóruns falam que a 077 dispensa o resistor no uso com ignição eletrônica, já outros falam que a 067 com resistor é a mesma coisa, porém mais "compatível" com carros antigos.
No catálogo da Bosch argentina, a 067 é tida como universal para carros até 8 cilindros com ignição eletrônica.
Alguém poderia nos dar uma luz quanto a isso?
Os confrades citaram a Bosch 067, eu recentemente (umas duas semanas atrás) comprei uma dessa e instalei na minha 280 S 85 (ignição eletrônica). A "pinagem" é a mesma, porém ela é menor em diâmetro e BEM mais leve que a original, tive que "calçá-la" para que não ficasse solta no suporte.
PORÉM, o carro de início ficou meio estranho, um pouco chocho (junto da troca da bobina também troquei o regulador de voltagem, que estava dando picos de 17-18 volts). Pensei que pudesse ser da menor voltagem do conjunto, mas após uns minutos o carro começou a ratear e até deu uns tiros no escapamento. Encostei e a bobina estava pelando, impossível sequer de encostar. Muito, mas muito mais quente mesmo que o normal. Consegui levar o carro até a garagem, retirei a bobina com luvas e panos e após 1h20 ainda estava "intocável" de tão quente. Montei a bobina antiga e pau na máquina, hehe
Enviei pra garantia da Bosch e estou aguardando retorno. Se não foi defeito de fabricação, minha única hipótese é a de que faltou um resistor antes dela. No corpo dela fala sobre esse resistor, mas como no fórum eu não vi nada do tipo, pensei não precisar. Não entendo muito do assunto, mas parece que há uma diferença entre as bobinas para se usar nas com platinado e com ignição eletrônica. Alguns fóruns falam que a 077 dispensa o resistor no uso com ignição eletrônica, já outros falam que a 067 com resistor é a mesma coisa, porém mais "compatível" com carros antigos.
No catálogo da Bosch argentina, a 067 é tida como universal para carros até 8 cilindros com ignição eletrônica.
Alguém poderia nos dar uma luz quanto a isso?
Rafael M.- Administrador
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Re: Bobina Bosch 067 e 077 (W116)
Qual bobina devo usar na 280 S carburada, ano 1974, cambio manual?
chassi: 11602010032136
Sobre o questionamento que fiz, estou em dúvida entre essas duas bobinas:
código Mercedes Benz qual?
- A 000 158 49 03 ou
- A 000 158 28 03
Código Bosh qual?
- 0 221 100 053 ou
- 0 221 119 030 ou
- 0 221 122 001
agradeço atenção
chassi: 11602010032136
Sobre o questionamento que fiz, estou em dúvida entre essas duas bobinas:
código Mercedes Benz qual?
- A 000 158 49 03 ou
- A 000 158 28 03
Código Bosh qual?
- 0 221 100 053 ou
- 0 221 119 030 ou
- 0 221 122 001
agradeço atenção
mts.poli- Usuário Bronze
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Re: Bobina Bosch 067 e 077 (W116)
Bobina para sistema de platinado.
Mas deve ter o resistor do tipo ballast correspondente em série com a bobina.
Deve-se fazer o cálculo da queda de voltagem na bobina, medindo-se no primário da bobina e no resistor ballast para que a queda fique em torno de 9V (eu acho).
Não esquecer de regular o platinado, quanto ao ângulo dwell.
Na minha está uma KW-12 com resistor de 1,8 Ohms em série e ângulo dwell regulado para 0,4mm de folga entre contatos do platinado.
Penso que o certo seria uma bobina K-12. Mas como está funcionando bem, nem mexi.
Mas deve ter o resistor do tipo ballast correspondente em série com a bobina.
Deve-se fazer o cálculo da queda de voltagem na bobina, medindo-se no primário da bobina e no resistor ballast para que a queda fique em torno de 9V (eu acho).
Não esquecer de regular o platinado, quanto ao ângulo dwell.
Na minha está uma KW-12 com resistor de 1,8 Ohms em série e ângulo dwell regulado para 0,4mm de folga entre contatos do platinado.
Penso que o certo seria uma bobina K-12. Mas como está funcionando bem, nem mexi.
Alfrink- Usuário Iniciante
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