C280 Turbo? É viável turbinar motores Mercedes 6 cilindros? (M104 e M112)

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Mensagem por Morestoni Qua 10 Dez 2008 - 22:25



Boa noite.

Por curiosidade, alguem daqui deste forum ja viu ou ouviu falar de alguma C280 Turbo?
Andei vendo algumas coisas em um forum gringo, "club202", e tem cada coisa linda por la, inclusive algumas M.B. turbos.
Deve ficar um tesao, mas deve dar um trabalhao danado para montar...


Abracos!!
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Mensagem por ATS Qua 10 Dez 2008 - 22:38



É um trabalho para bons preparadores, não é impossível...mas não pode ter dó do carro...
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Mensagem por Convidad 4 Qui 11 Dez 2008 - 8:13



A unica modificação que eu vi foi uma C180 2001 W203 com Turbo a venda no Brasil há alguns anos atras. Mas não sei quem fez o kit.
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Mensagem por Luiz Abradjin Qui 11 Dez 2008 - 11:24



esses motores já trabalham a uma temperatura alta, é inviável

nos EUA tudo é possível, kits e outras coisas, mas é um investimento alto inclusive pra quem mora fora, onde as peças tem preço menor

o gasto nem compensa, só se a pessoa é amante das W202 pra fazer isso, a melhor opção seria comprar um carro turbo de fábrica

outro detalhe, se esse motor fosse desenhado e projetado pra abrigar uma turbina, será que os "nada competentes engenheiros alemães".......já não teriam feito?
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Mensagem por JR-DF Ter 16 Dez 2008 - 14:02



Caro Luiz,mas com todo respeito discordo completamente de voce.

A respeito da temperatura da C280 não sei te dizer se realmente é alta. Mas nada que não possa ser contornado com um radiador de oleo por exemplo. custa 200, uma mixaria pra quem pensa em turbinar o carro. Tambem existe outras opções.

Carro turbo de fabrica realmente é muito bom, só que achar um num preço acessivel e em boas condições é que são elas . . .Ou seja, muito mais barato fazer o seu carro turbo.

Os "competentes engenheiros alemães" não fazem isso porque não compete a eles decidir o que tem ou não num carro. Geralmente quem decidi isso é a equipe de marketing que faz o estudo do mercado. Tem também questões como conforto, emissão de poluentes. Senão era só os engenheiros da F1 que projetariam motor pra renault, bmw, mercedes, etc . . .

E por fim, turbinar carro injetado tem o mesmo custo para todos carros, tirando coletores e preparação da injeção.
Alem do que ter um carro turbo de fabrica, ou seja, um carro que todo mundo pode ter é uma coisa. Ter um bolido que só voce tem é outra completamente diferente.

Digo isso pq tenho um vw curinga turbo, 390 cvs. Mas ter vw turbo nao tem graça, pq vc acha um em qualquer padaria.
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Mensagem por Andre Buss Ter 16 Dez 2008 - 14:12



Não existe motor que trabalhe em alta ou baixa temperatura, ele trabalha na temperatura que foi determinada no progeto.
Turbinar carro é igual a tudo, pode ser feito da forma correta e da forma barata.
A Mercedes tem uma linha de carro para quem quer mais esportividade.
Geralmente os Mercedes são automáticos então nesse caso uma instalação de turbo vai ser muito cara já que os discos e conversor de torque sem falar em outras coisas do câmbio precisam ser trocadas.
Ai é mais fácil pegar uma AMG. Eu garanto que se pegar uma C280 e instalar tudo de melhor o custo vais ser superior a pegar uma C AMG.
Uma versão AMG tem tudo mudado, já começa pelos freios.
Agora que dá para fazer dá, mas financeiramente falando uma AMG era bem mais melhor de bom.
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Mensagem por Convidad Ter 16 Dez 2008 - 14:46



O André está certo. Compra uma AMG. O que me incomoda nos carros turbos, não é a potencia, sempre os números ficam assustadores, mas a falta de conjunto. Apenas um exemplo os freios dianteiros de uma AMG 202 são os mesmos da 600SL, que pesa uns 500kg a mais. Existe uma preocupação com o conjunto de carro e não apenas o tempo para uma arrancada.
Alem disso, acho que existem pouquíssimos preparadores no Brasil capacitados a alterar um motor MB para que ele aproveite tudo que o turbo pode oferecer. Turbinar Golf é completamente diferente que turbinar uma MB.
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Mensagem por JR-DF Ter 16 Dez 2008 - 22:25



Uma duvida, quanto custa uma w202 amg ?
pq ta todo mundo falando que vale mais apena comprar uma do que preparar carro.

Com 6 mil voce ja turbina, servico bacana e ja vai ter um carro bem divertido.

Se voce investe 15 numa w202, pode ser uma c180, alem de ter um canhao, ainda da pra mudar muita coisa como suspensao e freios.

Com uma coisa eu concordo, preparar soh motor vai virar cadeira eletrica igual meu vw....kakakakaka soh serve pra arrancada. Eu particularmente nao acho tao ruim, melhor ter um assim e acelerar forte, do que ter um carro forte e nao usar o que ele oferece.
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Mensagem por Convidad Ter 16 Dez 2008 - 22:47



JR-DF,

Veja bem, temos 21 anos de diferença hehehe. Quando voce nasceu eu tinha um Passat TS 1.8(?) isso mesmo, nessa época o TS era o 1.6 e o Lossaco, pai do piloto, tinha e tem uma excelente oficina de preparação e eu fiz um Passat com ele. Tou te falando isso, para explicar que eu não condeno de forma nenhuma quem prepara um carro e isso é apenas uma troca de idéias. Uma AMG, um Porsche ou mesmo uma Nissan 350Z, são carros feitos para o dia a dia e com certeza não são mais rápidos que todos os carros preparados. Conforme a preparação um carro pode se tornar um canhão muito mais rápido que qualquer carro de serie.
Por outro lado, vamos usar a AMG como exemplo, o carro é todo pensado para ser esportivo. Som, bancos especiais, um V8 com 306HP que deve durar uns 500.000km se bem mantido, suspensão especial, freios hiper dimensionados, todos os eletronicos possiveis para a época. Estrutura do carro compatível( Toda AMG , tem um reforço nas longarinas feito na MB) etc.
Tudo isso se transforma num conceito, que na prática acaba tambem mantendo o valor do carro. Qualquer 911 em bom estado, de qualquer ano custa no mínimo uns 120.000,00. Uma AMG normalmente vale algo perto do dobro do top da linha que deu origem. Um carro turbinado em uma oficina. normalmente perde valor em relação ao de serie.
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Mensagem por Elizeu PAI Ter 16 Dez 2008 - 23:19



Posso dar um palpite ? Lá vai: de forma genérica, todo projeto - motor, estrutura de prédio, tubulação de água - tudo, obedece a um conceito chamado solicitação limite, que é - grosso modo - a solicitação de serviço somada a uma margem de segurança, esta destinada à segurança operacional do sistema. Quando se modifica um projeto pode-se, sem saber, avançar nessa margem de segurança e usar o sistema no limite todo o tempo. Fora o perigo de rompimento, o desgaste - ou fadiga - é acelerado. E não estou falando só de motor turbinado, muito prédio rui porque são feitas modificações não previstas no projeto inicial. E o projeto de um motor é segredo industrial, guardado a sete chaves.

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Mensagem por Gaby Iskandar Qua 17 Dez 2008 - 10:46



Eu penso o seguinte.. , o que faz o carro um grande esportivo ou nao , é o conjunto agregado a ele..
nao adianta o carro fazer 0-100 em 4s, e nao ter freio ou ser estavel suficiente para ffazer uma curva.. afinal , as ruas nao sao so retas..
agora.. eu nao sei se alguem de vcs faz/fez engenharia mecanica/mecatronica , cara , para se montar um montor , vcs nao tem ideiiiiiiaaa do tanto de calculo que é necessario fazer
é coisa de doido , to falando serio mesmo ,um pistao por exemplo , eu digo q nao da menos de duas folhas de calculo, isso contando com a programaçao ja.
abraço
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Mensagem por Elizeu - O neófito Qua 17 Dez 2008 - 10:53



Em relação aos motores diesel.....

Salvo os puristas, todos concordam que turbinar é bom..

John...NSI...rsrsrsrs
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Mensagem por Convidad Qua 17 Dez 2008 - 11:48



JR-DF

Imagino que com os 15 mil reais voce consiga colocar uma enorme variedade de kits nacionais numa W202, incluindo a mao de obra do mecanico que o fará, ou se for voce ou teu amigo sai gratis e dai é outra estoria.

Por outro lado se partires para kits decentes de preparacao usados tradicionalmente nos MB na Alemanha e que tambem estao parcialmente disponiveis no mercado norte americano e canadense, se pensares em pagar todos impostos na importacao dos mesmos, os 15 mil reais nao dao para muita coisa.

Se voce quer apreender um pouco mais sobre "tunning" ou personalizacao SÉRIA e de quem entende MB sugiro que comece olhando estes locais:

1- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
2- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
3- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] (nao confundir com a Brabus Mitsubishi no Brasil. nada a ver)
4- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Depois que veres estes websites verás que com 15 mil reais, talvez a unica coisa que voce consiga enfiar numa W202 será um jogo de rodas com pneus e olhe la! Pensar em freios, suspensao, motorizacao séria, caro JR-DF, é muito diferente do que adaptar turbo nacional (ex: um Garrett GT-12 de Gol, que por sinal eh uma marca Honeywell), sair cortando molas a torto e a direita, mudar cambagem e enfiar um jogo de rodas genericas aro 20.

Esta discrepancia entre o padrao de preparacao local e o que pessoas que apreciam MB tem em mente e sugerem é que resultou nesta diferenca de entendimento.

Por isto o Joao mencionou isto a voce, pois ele possui em mente estes locais, dentre alguns outros famosos preparadores de MB.

Aproveite o fim de ano para dar uma olhada nestes sites. Sao bem interesssantes e merecem um estudo.

Edicao: erro de grafia
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Mensagem por Norton Gontijo Qua 17 Dez 2008 - 15:36



simplesmente inviavel

Para quem gosta de turbo pode ir pensando em comprar um Mitsubishi 3000GT VR-4 BI turbo. Ai e mais viavel.
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Mensagem por Luiz Abradjin Qua 17 Dez 2008 - 17:33



e "chipar" o motor l6 ou o V6?

é uma boa idéia? aumenta o consumo?

qto de ganho em cavalos?
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Mensagem por JR-DF Qui 18 Dez 2008 - 17:27



Jonh, Joao, Elizeu Pai, muito obrigado pelas colocações. Eu jamais pensei em fazer gambiarras como cortas molas, alias nao faço isso nem no vw. Gosto de serviço bem feito e de bom gosto.
Vou ler os sites.

Quando citei o valor de 15 mil, errei pela atual conjutura economica. Essa cotação foi feita a 4 meses atras antes da alta do dolar. E levava em consideração que eu iria trazer quase todo nas minhas viagens. Ou seja, sem frete e impostos.

Uma amg fala por si só, nao precisa dizer que é um carrao.
Mas do mesmo jeito que existe os bastioes da originalidade, existem tambem aqueles que gostam de adequar o carro ao seu gosto ou sua forma de pilotar, ou a sua forma de usar . . . enfim.

É possível sim um projeto que visa a esportividade e durabilidade.
Falar que carro turbo quebra direto nao é mentira, mas depende de quem monta e de quem dirige. Meu vw ta pra completar 150 mil km, 50 mil que anda com a turbina soprando 1.7 kg e por enquanto vai muito bem obrigado sem baixar oleo. Imagina se fosse forjado...

Gaby, eu tenho intensão de montar um carro bem equilibrado no todo, até por isso mesmo "brinquei comigo mesmo falando que meu vw era cadeira elétrica" voce pode ler no meu post acima, la tambem está escrito que existe preocupação com freios e suspensão.
Em relaçao aos calculos que voce citou, certamente pra se projetar o motor do zero eles são muito mais complexos do que para fazer apenas modificações no motor. Alias, tamanho das contas não é um fator que assusta que é da area ou de areas afins.

Blade, como citei acima no meu post, carro turbo original é ótimo. Mas achar um em ordem é outra historia completamente diferente. Ou seja, se pra eclipse ja nao ta facil arrumar peça, imagina 3000GT.
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Mensagem por Gaby Iskandar Qui 18 Dez 2008 - 18:58



sim Jr-df, eu nao falei como ``zuaçao´´ , falei apenas como uma observaçao, desculpe se nao conseguir passar direito , mas foi isso

:D
abraço
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