O rei dos carros de luxo
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O rei dos carros de luxo
Reportagem de 30/4/02.
Sessenta anos após o encerramento da marca, o Maybach renasce com o título de maior do mundo
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Sessenta anos após o encerramento da marca, o Maybach renasce com o título de maior do mundo
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Alemanha, 1919: o eng. Karl Maybach começa a construir carros na cidade de Friedrichshafen, onde seu primeiro exemplar, chamado de W1, parte de um chassi Mercedes comprado em um armazém do Exército. Ele logo prova ter o mesmo gênio de seu pai Wilhelm Maybach, que em 1901 era engenheiro-chefe da sociedade DMG (Daimler Motoren Gesellschaft) e concebeu o primeiro automóvel da marca Mercedes-Benz.
Eram claros os sinais de que a parceria Mercedes/Maybach seria bastante vitoriosa. Idealizando os primeiros Maybachs, Karl sempre deixava claro que não tinha intenção de construir um carro popular, pois era um aficionado pela engenharia, sobretudo quanto ao desenvolvimento de motores. Concentrava-se no aprimoramento da parte mecânica de seus veículos como o próprio motor, câmbio, suspensão e chassi, já que a carroceria ficava a cargo de outros fabricantes, que a construíam de acordo com as preferências de cada cliente.
Eram claros os sinais de que a parceria Mercedes/Maybach seria bastante vitoriosa. Idealizando os primeiros Maybachs, Karl sempre deixava claro que não tinha intenção de construir um carro popular, pois era um aficionado pela engenharia, sobretudo quanto ao desenvolvimento de motores. Concentrava-se no aprimoramento da parte mecânica de seus veículos como o próprio motor, câmbio, suspensão e chassi, já que a carroceria ficava a cargo de outros fabricantes, que a construíam de acordo com as preferências de cada cliente.
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Karl Maybach, à direita, logo mostrou ter
o mesmo gênio de seu pai,
Wilhelm, que em 1901 construiu o primeiro
carro a levar a marca Mercedes
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Os Maybachs Zeppelin eram sinônimo de qualidade e sofisticação nos anos 30. Este DS 8 Coupé Limousine, de 1938, tinha motor de 12 cilindros
Karl Maybach, à direita, logo mostrou ter
o mesmo gênio de seu pai,
Wilhelm, que em 1901 construiu o primeiro
carro a levar a marca Mercedes
Zeppelin era o nome desses modelos tão exclusivos e com grande qualidade técnica, devido à parceria entre Maybach e a famosa fabricante de dirigíveis. Foram construídas 1.800 unidades de 1930 até 1941, das quais 152 ainda existem. Entre os seus proprietários há celebridades como o Imperador da Etiópia, Enrico Caruso, o Rei Pablo da Grécia e a Rainha Juliana da Holanda. Há o caso de um Maybach mais exclusivo, o modelo W5, construído para o Halie Selassie, outro Imperador da Etiópia. Os Zeppelins possuíam 5,5 metros de comprimento e eram equipados com um motor V12 de 7,0 litros e 150 cv de potência (desde 1931, com 8,0 litros e 200 cv), alimentados por dois carburadores.
Pois 60 anos após sua extinção, o consórcio alemão DaimlerChrysler ressuscita o mito Maybach em grande estilo, prendendo-se a algumas características e requisitos daquela época. Mas, afinal, que semelhança se pode preservar entre um carro das décadas de 1920 e 1930 e um novíssimo projeto "cheirando a tinta" dos dias atuais?
Pois 60 anos após sua extinção, o consórcio alemão DaimlerChrysler ressuscita o mito Maybach em grande estilo, prendendo-se a algumas características e requisitos daquela época. Mas, afinal, que semelhança se pode preservar entre um carro das décadas de 1920 e 1930 e um novíssimo projeto "cheirando a tinta" dos dias atuais?
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Os Maybachs Zeppelin eram sinônimo de qualidade e sofisticação nos anos 30. Este DS 8 Coupé Limousine, de 1938, tinha motor de 12 cilindros
Que tal deter os títulos de maior carro do mundo e do motor V12 mais potente de série? Com um V12 biturbo de 5,5 litros e 550 cv e 6,16 metros de comprimento, o novo Maybach bate com folga o Bentley Arnage T, com seu V8 biturbo de 450 cv e seus 5,4 metros, derrubando-o do posto de rei dos sedãs de luxo. O carro não é apenas longo: sua altura é de
1,55 metro, a largura de 1,95 metro e a distância entre eixos de 3,83 metros -- o comprimento total de um Gol.
O novo Maybach será produzido na fábrica de Sindelfingen, mesmo local onde se produzem os Mercedes Classe S. Isso não deve ser por acaso: em 2005 a Classe S terá uma nova geração, que herdará características de estilo e de mecânica do Maybach, além de seu motor V12 -- mas com a potência contida em 500 cv.
Nessa fábrica recheada de tecnologia, será possível realizar os sonhos e os desejos de exclusividade de cada um dos compradores. Esses serão convidados a participar ativamente das etapas de produção de seu futuro carro, sugerindo adequações e soluções conforme suas preferências. Isso graças ao chamado Centro de Excelência, onde foi criado um programa exclusivo de combinações de couros, madeiras e materiais nobres, além de uma infinidade de cores exclusivas e muitos equipamentos.
Com a troca contínua de informações entre cliente, engenheiros e projetistas, é possível satisfazer as mais ímpares e exóticas exigências, resgatando um pouco a lembrança de que os proprietários dos Maybach de décadas atrás confiavam o trabalho da concepção de sua carroceria a empresas especializadas.
Com a troca contínua de informações entre cliente, engenheiros e projetistas, é possível satisfazer as mais ímpares e exóticas exigências, resgatando um pouco a lembrança de que os proprietários dos Maybach de décadas atrás confiavam o trabalho da concepção de sua carroceria a empresas especializadas.
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O maior do mundo: 6,16 metros de comprimentos, com linhas sóbrias e muito elegantes
A carroceria de mais de seis metros do Maybach (para quem o acha um pouquinho grande, é disponibilizada uma versão mais curta de 5,72 metros) possui um desenho que lembra um pouco um Mercedes alongado, devido a alguns traços comuns de estilo, onde predominam linhas suaves e o duplo conjunto ótico. Uma particularidade é a pintura em dois tons.
Mas o melhor está por dentro.
A versão curta já tem enorme espaço interno, principalmente na região traseira do habitáculo, que conta com televisão e DVD, com sistema Dolby-Surround, e ar-condicionado individual para cada assento -- com forração em couro, muito ergonômicos e de contornos múltiplos, assemelhando-se aos bancos dianteiros. Na versão longa, a sensação é de estar na primeira classe de um avião. Os bancos traseiros, individuais e eletricamentecontrolados, contam com diversas regulagens e apoios automáticos para os pés e pernas. Ao apertar de um botão, transformam-se em confortáveis camas.
Mas o melhor está por dentro.
A versão curta já tem enorme espaço interno, principalmente na região traseira do habitáculo, que conta com televisão e DVD, com sistema Dolby-Surround, e ar-condicionado individual para cada assento -- com forração em couro, muito ergonômicos e de contornos múltiplos, assemelhando-se aos bancos dianteiros. Na versão longa, a sensação é de estar na primeira classe de um avião. Os bancos traseiros, individuais e eletricamentecontrolados, contam com diversas regulagens e apoios automáticos para os pés e pernas. Ao apertar de um botão, transformam-se em confortáveis camas.
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No banco traseiro, o extremo do conforto: bancos e ar-condicionado individuais, televisão, DVD e apoios automáticos para as pernas e pés
Como no Classe C Sport Coupé, o teto de vidro do Maybach possui um sistema que controla sua transparência e a absorção de raios UV eletronicamente, dispensando forros e telas para sol. O carro também possui três linhas de telefone, sendo duas para comunicação de voz, com opção de viva-voz para o motorista, e uma para comunicação de dados. Além do ótimo sistema de áudio, com rádio e toca-CDs, uma tela plana de 20 pol para assistir televisão ou DVD completa a sensação de total comodidade.
Para proporcionar grande desempenho a um veículo tão pesado, foi adotado um motor V12, seguindo a tradição dos Maybachs de antigamente -- talvez seja essa a razão para que um V24, como foi anunciado na imprensa internacional, tenha sido preterido. O uso de turbocompressor em motor a gasolina é fato inédito na Mercedes, que só emprega o equipamento para diesel (gasolina, apenas com compressor mecânico). No Maybach, os 5,5 litros com dois turbos produzem 550 cv de potência a 5.250 rpm e brutais 90 m.kgf de torque a baixas 2.300 rpm.
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O Maybach e seu motor: 12 cilindros, dois turbos, 550 cv de potência e o maior torque da produção mundial de automóveis, 90 m.kgf
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Não é um Mercedes: a empresa reeditou o emblema da tradicional marca, com a qual será vendido esse rei dos sedãs de luxo
O Maybach e seu motor: 12 cilindros, dois turbos, 550 cv de potência e o maior torque da produção mundial de automóveis, 90 m.kgf
Como nos V8 e V12 Mercedes, foram adotadas três válvulas por cilindro (duas de admissão e uma de escapamento) e um recurso onde parte dos cilindros é desligada em condições de baixa solicitação. Cada um dos turbos com resfriador de ar (intercooler) está ligado diretamente a um coletor de escapamento para aproveitar melhor a expansão dos gases. A taxa de compressão é de 9:1, alta para um motor sobrealimentado. E a disposição dos cilindros, com ângulo do "V" de 90 graus, elimina vibrações e a necessidade de árvores de balanceamento.
Naturalmente, o aparado de segurança conta com tudo o que a Mercedes desenvolveu nesse campo, incluindo numerosas bolsas infláveis (não foi informado quantas), assistência adicional de frenagem (BAS), controle de estabilidade (ESP) e o sistema ABC (Active Body Control), que contém a inclinação da carroceria em curvas.
Naturalmente, o aparado de segurança conta com tudo o que a Mercedes desenvolveu nesse campo, incluindo numerosas bolsas infláveis (não foi informado quantas), assistência adicional de frenagem (BAS), controle de estabilidade (ESP) e o sistema ABC (Active Body Control), que contém a inclinação da carroceria em curvas.
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Não é um Mercedes: a empresa reeditou o emblema da tradicional marca, com a qual será vendido esse rei dos sedãs de luxo
Tudo isso custará cerca de 300.000 euros (US$ 405.000). Mas trata-se de um supersedã, bem resolvido e recheado de tecnologia e inovações para sua categoria. Quem tiver a oportunidade de comprá-lo, mesmo não sendo, se sentirá como as autoridades políticas e celebridades que possuíram os clássicos modelos da marca.
MOTOR
- longitudinal, 12 cilindros em V; duplo comando no cabeçote, 3 válvulas por cilindro. Cilindrada: 5.513 cm3. Potência máxima: 550 cv a 5.250 rpm. Torque máximo: 90 m.kgf a 2.300 rpm. Injeção multiponto, dois turbocompressores.
CÂMBIO
- automático, 5 marchas; tração traseira.
FREIOS
- dianteiros e traseiros a disco ventilado.
DIMENSÕES
- comprimento, 6,16 m; largura, 1,95 m; altura, 1,55 m; entreeixos,
3,83 m; capacidade do tanque, ND; porta-malas, ND; peso, ND.
DESEMPENHO
- ND.
Dados do fabricante; ND = não disponível.
Fonte: BestCars
MOTOR
- longitudinal, 12 cilindros em V; duplo comando no cabeçote, 3 válvulas por cilindro. Cilindrada: 5.513 cm3. Potência máxima: 550 cv a 5.250 rpm. Torque máximo: 90 m.kgf a 2.300 rpm. Injeção multiponto, dois turbocompressores.
CÂMBIO
- automático, 5 marchas; tração traseira.
FREIOS
- dianteiros e traseiros a disco ventilado.
DIMENSÕES
- comprimento, 6,16 m; largura, 1,95 m; altura, 1,55 m; entreeixos,
3,83 m; capacidade do tanque, ND; porta-malas, ND; peso, ND.
DESEMPENHO
- ND.
Dados do fabricante; ND = não disponível.
Fonte: BestCars
Última edição por ATS em Seg 8 Set 2008 - 13:19, editado 1 vez(es)
ATS- Usuário Platina
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Re: O rei dos carros de luxo
Pra dar um passeio até Floripa no fim de semana sentado no banco de trás tomando uma birita enquanto o ''Jarbas'' dirije não é nada mal heim...rsrs
Magnussp- Usuário Prata
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Fabio- Usuário Platina
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Re: O rei dos carros de luxo
Eu queria o Zeppelin Grün/ Schwartz...mas o 57 recordista de velocidade não seria nada mal...hehe.
ATS- Usuário Platina
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Re: O rei dos carros de luxo
Imagina só voce andando com um carro desses no banco de tras!!!!!!! QUE MARAVILHA!!!!!!!!!
anthrax19- Usuário Bronze
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Re: O rei dos carros de luxo
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França- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
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Re: O rei dos carros de luxo
Eu jamais utilizaria um carro desses para viajar. Só para fazer traslados do meu jatinho para a cobertura triplex, pois helicóptero é muito barulhento... hehehehe...
Edson Ando- Usuário Ouro
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