Descida longa - Qual é o correto ?
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Descida longa - Qual é o correto ?
Prezados,
Em descidas longas, como serras, existem vários modos de condução.
No caso sempre considerando um carro com câmbio automático, alguns sugerem não descer em D e sim selecionar uma marcha mais adequada como 2 ou 3 dependendo da velocidade da via e frear o mínimo possível.
Outra sugestão é usar o piloto automático ajustado em alguma velocidade próxima a máxima da via.
Num C 200 2013 já experimentei as duas sugestões e não tive problemas com freios.
A única observação é que a temperatura do motor desceu bastante em relação a temperatura normal de 84 graus. Terminada a descida voltei para o D, ou desliguei o piloto automático e a temperatura voltou ao normal.
Qual é a experiência de vocês com essa questão ?
Em descidas longas, como serras, existem vários modos de condução.
No caso sempre considerando um carro com câmbio automático, alguns sugerem não descer em D e sim selecionar uma marcha mais adequada como 2 ou 3 dependendo da velocidade da via e frear o mínimo possível.
Outra sugestão é usar o piloto automático ajustado em alguma velocidade próxima a máxima da via.
Num C 200 2013 já experimentei as duas sugestões e não tive problemas com freios.
A única observação é que a temperatura do motor desceu bastante em relação a temperatura normal de 84 graus. Terminada a descida voltei para o D, ou desliguei o piloto automático e a temperatura voltou ao normal.
Qual é a experiência de vocês com essa questão ?
Resston- Usuário Bronze
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Marujo_BSB- Moderador
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Re: Descida longa - Qual é o correto ?
Olá,
O que descobri até agora : na página 186 aparece exatamente esse texto "Percursos de forte inclinação - Em descidas longa e ingremes, deve engrenar antecipadamente uma velocidade mais baixa, como 1, 2 ou 3. Tenha isso em atenção principalmente se estiver com carro carregado ou reboque".
Na prática fazendo isso o motor vai girar em rotação mais alta, aumenta o ruido, e é um pouco complicado reduzir marchas sem que o câmbio caia para 6 ou 5 marcha.
Em geral ao acionar a alavanca o câmbio passa direto para segunda ou primeira e leva a rotação lá para cima o que, claro, não é nada bom.
Usando o piloto automático a descida é menos ruidosa, e noto também que a luz de freio não acende (dá para ver que o brake light não é acionado). Parece uma condução mais civilizada, mas não é o que recomenda o manual e nessa situação fica difícil saber se alguma parte está sendo exigida em excesso.
Depois de descer a Imigrantes por várias vezes parei para observar rodas, discos, pastilhas, etc e não percebi calor excessivo, cheiro de queimado, etc.
Enfim, continuo pesquisando a respeito.
O que descobri até agora : na página 186 aparece exatamente esse texto "Percursos de forte inclinação - Em descidas longa e ingremes, deve engrenar antecipadamente uma velocidade mais baixa, como 1, 2 ou 3. Tenha isso em atenção principalmente se estiver com carro carregado ou reboque".
Na prática fazendo isso o motor vai girar em rotação mais alta, aumenta o ruido, e é um pouco complicado reduzir marchas sem que o câmbio caia para 6 ou 5 marcha.
Em geral ao acionar a alavanca o câmbio passa direto para segunda ou primeira e leva a rotação lá para cima o que, claro, não é nada bom.
Usando o piloto automático a descida é menos ruidosa, e noto também que a luz de freio não acende (dá para ver que o brake light não é acionado). Parece uma condução mais civilizada, mas não é o que recomenda o manual e nessa situação fica difícil saber se alguma parte está sendo exigida em excesso.
Depois de descer a Imigrantes por várias vezes parei para observar rodas, discos, pastilhas, etc e não percebi calor excessivo, cheiro de queimado, etc.
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Resston- Usuário Bronze
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