Tudo sobre baterias ...
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Tudo sobre baterias ...
Prezados,
Existem dezenas de posts sobre baterias, mas mesmo garimpando com cuidado e atenção algumas dúvidas não são esclarecidas.
Penso que seria muito útil criar um post tipo DIY com um compilado.
Acredito que seria interessante a muitos proprietários terem esse compilado, pois serviria de orientação no caso de precisarem eles mesmos trocarem ou ter que recorrer a um posto comum, não especializado nesse tipo de veiculo.
Tomo como exemplo nas sugestões abaixo o que já colhi sobre a C 200 W204 2012/13 que tenho e que em breve vou ter que substituir as 2 baterias : a principal não é AGM e a auxiliar é original do carro, é AGM, mas só tem 4,4 V de tensão. Resumindo : não tenho stop/start
Exemplos (todos a serem comentados e retificados) :
1- Para a troca da bateria principal é obrigatório a ligação de um memory saver ligado a ODB2.
2- Ao trocar a bateria a chave não pode estar no contato
3- Fechar todos os vidros,teto e desligar todos os acessórios, rádio, etc antes da substituição da bateria principal.
4- A troca da bateria, principal ou auxiliar, deve ser feita retirando primeiro o polo positivo, depois o negativo. Na colocação da nova, ligar primeiro o positivo.
5- A troca da bateria auxiliar não exige a ligação de memory saver
6- O uso de bateria principal não AGM desabilita o stop/start
7- O uso de bateria auxiliar não AGM desabilita o stop/start
8- O uso de bateria principal comum combinado com bateria auxiliar AGM, habilita stop/start porém a bateria principal deve se desgastar em pouco tempo.
Conto com a gentileza de suas considerações.
Existem dezenas de posts sobre baterias, mas mesmo garimpando com cuidado e atenção algumas dúvidas não são esclarecidas.
Penso que seria muito útil criar um post tipo DIY com um compilado.
Acredito que seria interessante a muitos proprietários terem esse compilado, pois serviria de orientação no caso de precisarem eles mesmos trocarem ou ter que recorrer a um posto comum, não especializado nesse tipo de veiculo.
Tomo como exemplo nas sugestões abaixo o que já colhi sobre a C 200 W204 2012/13 que tenho e que em breve vou ter que substituir as 2 baterias : a principal não é AGM e a auxiliar é original do carro, é AGM, mas só tem 4,4 V de tensão. Resumindo : não tenho stop/start
Exemplos (todos a serem comentados e retificados) :
1- Para a troca da bateria principal é obrigatório a ligação de um memory saver ligado a ODB2.
2- Ao trocar a bateria a chave não pode estar no contato
3- Fechar todos os vidros,teto e desligar todos os acessórios, rádio, etc antes da substituição da bateria principal.
4- A troca da bateria, principal ou auxiliar, deve ser feita retirando primeiro o polo positivo, depois o negativo. Na colocação da nova, ligar primeiro o positivo.
5- A troca da bateria auxiliar não exige a ligação de memory saver
6- O uso de bateria principal não AGM desabilita o stop/start
7- O uso de bateria auxiliar não AGM desabilita o stop/start
8- O uso de bateria principal comum combinado com bateria auxiliar AGM, habilita stop/start porém a bateria principal deve se desgastar em pouco tempo.
Conto com a gentileza de suas considerações.
Resston- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 123
Data de inscrição : 20/04/2019
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Re: Tudo sobre baterias ...
Olá!, confrade, Resston!
Lendo os teus "exemplos", acima, e, considerando que há poucos dias eu mesmo troquei a bateria auxiliar da minha estrela, posso te dizer que:
1) No teu item 4: Eu não cumpri exatamente esse teu item 4 preceitua, pois, na troca da bateria auxiliar eu não desliguei primeiro o polo positivo, e sim o negativo. Na colocação sim, eu liguei o positivo primeiro.
2) No teu item 6: Eu uso a bateria principal NÃO AGM, mas, isso não influi na reabilitação do "start/stop", visto que voltou a operar normalmente, tão logo a bateria auxiliar foi trocada. A nova bateria auxiliar é AGM.
3) No teu item 8: A bateria principal não é AGM, porém, é nova, i.e., tem apenas 3 (três) meses de uso (e eu ando muito pouco no carro), assim, considerando que a nova bateria auxiliar, que troquei há poucos dias, é AGM, estou "torcendo" para que NÃO tenhas razão...rsrsrsrs...e a minha bateria principal, que NÃO é AGM, dure o período "normal" que as baterias brasileiras duram, ou seja, pouco mais de um ano, ou, 1 ou 2 meses após encerrada a "garantia"...rsrsrsrs...
Valeu o teu "post". É bem interessante, e JÁ estava sendo necessário aqui no "Portal das Estrelas"!
Um abraço, do tamanho da minha Amazônia!
Ademir
Lendo os teus "exemplos", acima, e, considerando que há poucos dias eu mesmo troquei a bateria auxiliar da minha estrela, posso te dizer que:
1) No teu item 4: Eu não cumpri exatamente esse teu item 4 preceitua, pois, na troca da bateria auxiliar eu não desliguei primeiro o polo positivo, e sim o negativo. Na colocação sim, eu liguei o positivo primeiro.
2) No teu item 6: Eu uso a bateria principal NÃO AGM, mas, isso não influi na reabilitação do "start/stop", visto que voltou a operar normalmente, tão logo a bateria auxiliar foi trocada. A nova bateria auxiliar é AGM.
3) No teu item 8: A bateria principal não é AGM, porém, é nova, i.e., tem apenas 3 (três) meses de uso (e eu ando muito pouco no carro), assim, considerando que a nova bateria auxiliar, que troquei há poucos dias, é AGM, estou "torcendo" para que NÃO tenhas razão...rsrsrsrs...e a minha bateria principal, que NÃO é AGM, dure o período "normal" que as baterias brasileiras duram, ou seja, pouco mais de um ano, ou, 1 ou 2 meses após encerrada a "garantia"...rsrsrsrs...
Valeu o teu "post". É bem interessante, e JÁ estava sendo necessário aqui no "Portal das Estrelas"!
Um abraço, do tamanho da minha Amazônia!
Ademir
Ademir Guimarães- Usuário Prata
- Número de mensagens : 474
Data de inscrição : 11/06/2015
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Re: Tudo sobre baterias ...
Minha experiência com Baterias na C204 (C180 1.6T coupé 2013):
Fiz a troca das baterias cerca de 1 ano atrás, comprei o carro e 2 meses depois notei alguns sistemas inoperantes da Meca, devido a baixa carga nas baterias que ainda eram originais Mercedes.
Fiz a troca na SalvaBaterias, deve ter até post, foi instalada uma Heliar AGM (principal) e uma moura (auxiliar) total de R$ 1900,00, a troca na oficina especializada se fez através de um modulo que simulava toda energia necessária para o veículo enquanto eram feita a troca das baterias, justamente para caso de alguma memória não fosse perdida.
2 semanas depois fui fazer o escape do meu carro (remoção dos dois abafadores finais), como foi usado solda o mecânico já estava removendo o cabo da bateria, eu logo gritei rs...
Ele disse que não poderia fazer o serviço de solda sem desconectar a bateria, corretíssimo, mas aí fiquei apreensivo, pois já estava imaginando um guincho até a Mercedes para poder configurar tudo. Final do serviço foi reconectado a bateria e para minha surpresa parecia um Gol, tudo funcionando normalmente, nem Rádio ficou bloqueado, contrario de um Honda por exemplo que precisa de um código de acesso para o rádio funcionar. Enfim, voltando o assunto Mercedes, após isto em outra situação também em casa removi o cabo da bateria e deixei um dia inteiro desconectado para zera erros (reset) na central, após 8 horas desconectado, cabo religado e tudo funcionando em perfeita ordem. Conclusão: desconectar a bateria na mercedes é igual a desconectar a bateria de um Gol rsrs.
OBS.: Mercedes C180 coupé 1.6T 2013/13 (Teto solar panorâmico, start/stop, controle de tração e estabilidade e outras firulagens que no momento não me lembro).
Carro possui duas baterias: Principal e auxiliar.
Fiz a troca das baterias cerca de 1 ano atrás, comprei o carro e 2 meses depois notei alguns sistemas inoperantes da Meca, devido a baixa carga nas baterias que ainda eram originais Mercedes.
Fiz a troca na SalvaBaterias, deve ter até post, foi instalada uma Heliar AGM (principal) e uma moura (auxiliar) total de R$ 1900,00, a troca na oficina especializada se fez através de um modulo que simulava toda energia necessária para o veículo enquanto eram feita a troca das baterias, justamente para caso de alguma memória não fosse perdida.
2 semanas depois fui fazer o escape do meu carro (remoção dos dois abafadores finais), como foi usado solda o mecânico já estava removendo o cabo da bateria, eu logo gritei rs...
Ele disse que não poderia fazer o serviço de solda sem desconectar a bateria, corretíssimo, mas aí fiquei apreensivo, pois já estava imaginando um guincho até a Mercedes para poder configurar tudo. Final do serviço foi reconectado a bateria e para minha surpresa parecia um Gol, tudo funcionando normalmente, nem Rádio ficou bloqueado, contrario de um Honda por exemplo que precisa de um código de acesso para o rádio funcionar. Enfim, voltando o assunto Mercedes, após isto em outra situação também em casa removi o cabo da bateria e deixei um dia inteiro desconectado para zera erros (reset) na central, após 8 horas desconectado, cabo religado e tudo funcionando em perfeita ordem. Conclusão: desconectar a bateria na mercedes é igual a desconectar a bateria de um Gol rsrs.
OBS.: Mercedes C180 coupé 1.6T 2013/13 (Teto solar panorâmico, start/stop, controle de tração e estabilidade e outras firulagens que no momento não me lembro).
Carro possui duas baterias: Principal e auxiliar.
Fabriziodebortoli- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 217
Data de inscrição : 09/04/2019
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Tudo sobre baterias...
Prezados,
Na abertura do tópico coloquei essas observações :
1- Para a troca da bateria principal é obrigatório a ligação de um memory saver ligado a ODB2.
2- Ao trocar a bateria a chave não pode estar no contato
3- Fechar todos os vidros,teto e desligar todos os acessórios, rádio, etc antes da substituição da bateria principal.
4- A troca da bateria, principal ou auxiliar, deve ser feita retirando primeiro o polo positivo, depois o negativo. Na colocação da nova, ligar primeiro o positivo.
5- A troca da bateria auxiliar não exige a ligação de memory saver
6- O uso de bateria principal não AGM desabilita o stop/start
7- O uso de bateria auxiliar não AGM desabilita o stop/start
8- O uso de bateria principal comum combinado com bateria auxiliar AGM, habilita stop/start porém a bateria principal deve se desgastar em pouco tempo.
O item 1 'parece' que pode ser substituído por colocar uma bateria em bom estado ligada aos bornes auxiliares, setas amarelas na imagem abaixo.
Continuando na pesquisa. Com certeza é preciso retificar o item 4 : primeiro se desliga o polo NEGATIVO e depois o POSITIVO. Na instalação da nova bateria é recomendável escovar tanto os conectores quanto os polos da bateria e ligar primeiro o polo POSITIVO e depois o NEGATIVO. Alguns montadores recomendam untar com um pouco de vaselina sólida os pólos e conectores.
Algumas pessoas relatam que simplesmente desligaram a bateria principal, na ordem correta, colocaram a nova e nada foi alterado no funcionamento do veiculo. A dúvida que fica é : será que a bateria auxiliar estava em bom estado e manteve as configurações ? Caso essa bateria estivesse ruim, com carga baixa, etc. poderia ter acontecido alguma anomalia ?
A questão do funcionamento do start/stop com bateria principal normal e auxiliar AGM, ou com bateria principal AGM e auxiliar em mal estado, ainda não está clara. Pelo que vi até o momento pode até funcionar o start/stop com bateria principal normal e auxiliar AGM em bom estado, porém a bateria principal deve se desgastar prematuramente por não ser adequada a partidas constantes.
Acho importante que os proprietários tenham uma orientação completa e adequada, mesmo que eles mesmos não façam a troca, para evitar eventuais erros de um mecânico desorientado.
Continuo com minha pesquisa. Quem puder colaborar com seu conhecimento ou experiência seria interessante.
Abraços
Na abertura do tópico coloquei essas observações :
1- Para a troca da bateria principal é obrigatório a ligação de um memory saver ligado a ODB2.
2- Ao trocar a bateria a chave não pode estar no contato
3- Fechar todos os vidros,teto e desligar todos os acessórios, rádio, etc antes da substituição da bateria principal.
4- A troca da bateria, principal ou auxiliar, deve ser feita retirando primeiro o polo positivo, depois o negativo. Na colocação da nova, ligar primeiro o positivo.
5- A troca da bateria auxiliar não exige a ligação de memory saver
6- O uso de bateria principal não AGM desabilita o stop/start
7- O uso de bateria auxiliar não AGM desabilita o stop/start
8- O uso de bateria principal comum combinado com bateria auxiliar AGM, habilita stop/start porém a bateria principal deve se desgastar em pouco tempo.
O item 1 'parece' que pode ser substituído por colocar uma bateria em bom estado ligada aos bornes auxiliares, setas amarelas na imagem abaixo.
Continuando na pesquisa. Com certeza é preciso retificar o item 4 : primeiro se desliga o polo NEGATIVO e depois o POSITIVO. Na instalação da nova bateria é recomendável escovar tanto os conectores quanto os polos da bateria e ligar primeiro o polo POSITIVO e depois o NEGATIVO. Alguns montadores recomendam untar com um pouco de vaselina sólida os pólos e conectores.
Algumas pessoas relatam que simplesmente desligaram a bateria principal, na ordem correta, colocaram a nova e nada foi alterado no funcionamento do veiculo. A dúvida que fica é : será que a bateria auxiliar estava em bom estado e manteve as configurações ? Caso essa bateria estivesse ruim, com carga baixa, etc. poderia ter acontecido alguma anomalia ?
A questão do funcionamento do start/stop com bateria principal normal e auxiliar AGM, ou com bateria principal AGM e auxiliar em mal estado, ainda não está clara. Pelo que vi até o momento pode até funcionar o start/stop com bateria principal normal e auxiliar AGM em bom estado, porém a bateria principal deve se desgastar prematuramente por não ser adequada a partidas constantes.
Acho importante que os proprietários tenham uma orientação completa e adequada, mesmo que eles mesmos não façam a troca, para evitar eventuais erros de um mecânico desorientado.
Continuo com minha pesquisa. Quem puder colaborar com seu conhecimento ou experiência seria interessante.
Abraços
Resston- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 123
Data de inscrição : 20/04/2019
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Re: Tudo sobre baterias ...
Olá pessoal.
Vou dar meu relato após comprar minha C-250.2013, assunto baterias:::
BEM,
o carro estava parado fazia meses no vendedor, tanto q as trocas de óleo eram por tempo, não por quilometragem.
De cara, percebi que a função Start/Stop não funcionava, o que já indica uma deficiência elétrica, ou algo 'fora do padrão'.
(serve para mim como alerta no carro todo, pois algo ficou fora dos parâmetros)
Enfim,...
A bateria principal não era AGM. fiz a substituição por uma Moura (é o q tinha na ocasião).
Start/Stop ainda inoperante.
Fui na CSS aqui em Curitiba, e identificaram 2 falhas:
bateria auxiliar = 800,00
módulos inoperantes para Start/Stop devido ao tempo de 'NÃO-USO'. = 350,00 p/ zerar isso.
Após isso.
Função voltou a funcionar 100%.
Por 350,00 num serviço na CSS vale a pena Scanear o veículo, caso as trocas tenham sido feitas fora, e alguma falha pode permanecer, o que torna a função Start/Stop inoperante.
- fix esse post NÃO PARA ATRAPALHAR o 'faça vc mesmo'.
- mas sim para ajudar quem (assim como eu) é leigo e não tem as manhas/jeitos para fazer de própria mão o serviço. Que não sabe nem o que é MEMORY SAVER...rsrs
Ab.
Vou dar meu relato após comprar minha C-250.2013, assunto baterias:::
BEM,
o carro estava parado fazia meses no vendedor, tanto q as trocas de óleo eram por tempo, não por quilometragem.
De cara, percebi que a função Start/Stop não funcionava, o que já indica uma deficiência elétrica, ou algo 'fora do padrão'.
(serve para mim como alerta no carro todo, pois algo ficou fora dos parâmetros)
Enfim,...
A bateria principal não era AGM. fiz a substituição por uma Moura (é o q tinha na ocasião).
Start/Stop ainda inoperante.
Fui na CSS aqui em Curitiba, e identificaram 2 falhas:
bateria auxiliar = 800,00
módulos inoperantes para Start/Stop devido ao tempo de 'NÃO-USO'. = 350,00 p/ zerar isso.
Após isso.
Função voltou a funcionar 100%.
Por 350,00 num serviço na CSS vale a pena Scanear o veículo, caso as trocas tenham sido feitas fora, e alguma falha pode permanecer, o que torna a função Start/Stop inoperante.
- fix esse post NÃO PARA ATRAPALHAR o 'faça vc mesmo'.
- mas sim para ajudar quem (assim como eu) é leigo e não tem as manhas/jeitos para fazer de própria mão o serviço. Que não sabe nem o que é MEMORY SAVER...rsrs
Ab.
GabrielJGranado- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 137
Data de inscrição : 21/05/2014
Interesses : conhecer melhor meu MB e fazer amigos
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Re: Tudo sobre baterias ...
Tópico movido da seção técnica de Classe C W204 para esta área geral aplicável a vários modelos, de modo propiciar a participação de proprietários de outras carrocerias no que for aplicável.
Convidado 9- Usuário Platina
- Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
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