Mercedes ML55 AMG [2002] Não multiplica as mudanças - câmbio não passa 2a. marcha.

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Mensagem por rfcv Qui 12 Mar 2020 - 20:07



Boa noite.

Não sei se me poderiam ajudar.

Ora bem, eu tenho um MERCEDES ML55 AMG de 2002 [caixa automática].

O problema é que o mesmo não multiplica as mudanças - não passa da 2ª.

O mecânico alega que é do seletor de posição da marcha. Mas, o mesmo (segundo o mecânico) foi mudado, mas o problema persiste...

Alguma ideia do que poderá ser?

Muito obrigado.

Um abraço.


Última edição por Antônio Elias em Sáb 14 Mar 2020 - 22:51, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : título ampliado)
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Mensagem por Convidado Sex 13 Mar 2020 - 10:00



Já passou um scanner para ver se existem códigos de falha armazenados? Parece que o câmbio está em modo de emergência...
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Mensagem por rfcv Sex 13 Mar 2020 - 21:42



Olá, Frederico.

Muito obrigado pela resposta.

Ora bem, pelo que percebo parece ser mesmo isso que aconteceu. E, de momento, está a dar erros de tudo e mais alguma coisa, e que nunca deu.

O veículo tinha uma fuga de óleo da caixa.

Comprei o kit de reparação da caixa.

Comprei a vareta de óleo da caixa [porque a oficina não tinha].

E agora, é só erros, e o carro não multiplica as mudanças... :/

O que poderá ser?

Assim que eu descobrir como enviar o relatório por aqui, faço-o chegar.
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Mensagem por Convidado Sáb 14 Mar 2020 - 7:05



Importante levar seu carro a um mecânico que entenda do assunto e que tenha as ferramentas corretas para trabalhar no carro. Não deixe na mão de curiosos...
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Mensagem por rfcv Sáb 14 Mar 2020 - 8:28



pois...

muito obrigado, Frederico.

Assim que conseguir resolver, darei feedback.

Obrigado.

Abraço.
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Mensagem por Convidado 9 Sáb 14 Mar 2020 - 22:50



rfcv escreveu:Boa noite.

Não sei se me poderiam ajudar.

Ora bem, eu tenho um MERCEDES ML55 AMG de 2002 [caixa automática].

O problema é que o mesmo não multiplica as mudanças - não passa da 2ª.

O mecânico alega que é do seletor de posição da marcha. Mas, o mesmo (segundo o mecânico) foi mudado, mas o problema persiste...

Alguma ideia do que poderá ser?

Muito obrigado.

Um abraço.

Rui, para continuar participando de área técnica será necessária que faça a sua apresentação em tópico à parte, de forma que haja um tópico de referência permanente do nickname no fórum. Você e/ou a W163 Amg estão onde? Em Angola?
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Mensagem por Convidado 9 Sáb 14 Mar 2020 - 23:02



O câmbio eletrônico pelos seus relatos se não ultrapassa 2a. marcha entrou no modo de segurança para proteger o trem de força. 

Podem ser várias causas, mais comuns relacionadas à transmissão diria: 1) placa eletrônica de comando avariada; 2) nível baixo óleo; 3) mal contato ou defeito na pinagem da tomada da caixa; 4) problema reduzida 4 x4 ; 5) conversor de torque.    

Começaria checando o nível de óleo da transmissão, precisará de uma vareta ferramenta MB adequada com pontos de medição do 722.6, de Dodge serve para medir, se nível estiver baixo pode ser a origem do problema. 

Checar no histórico, a partir de 60.000 Km ou 5 anos de uso na caixa o óleo é considerado vencido. 

Se o nível do óleo da caixa estiver correto, será necessário passar scanner de preferência Star Diagnózis ou outro genérico compatível com a plataforma Xentry MB para identificar corretamente a causa se for da eletrônica e facilitar o reparo sem troca de peças desnecessárias.

A troca de marchas nessas caixa 4 x 4 é bem macia, apresentou algum tranco antes pane?
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Mensagem por rfcv Dom 15 Mar 2020 - 11:04



Antônio, viva.

Muito obrigado pelas respostas.

Por favor, como poderei eu fazer a apresentação em tópico à parte?

Sim, eu e a viatura estamos em Luanda, Angola.

Com relação às questões técnicas e possíveis causas:

1) o mecânico disse-me que a placa tinha um curto circuito mas que conseguiu arranjar o mesmo e agora está boa. [não sei se é verdade. Só sei que qd comprei a viatura a placa não tinha curto circuito nenhum]

2) o óleo da caixa foi substituído e, segundo o mecânico, está na medida certa. [pois eu não vi. Acredito que sim. Que está].

3) mal contato ou defeito na pinagem da tomada da caixa não deveria ser porque eu comprei nova [
New 13-PIN Transmission Plug Wire Harness Connector Adapter For Mercedes 2035400253] aliás, comprei o KIT completo.

4) reduzida 4x4, não sei dizer...

5) conversor de torque, também não sei dizer...

Ora bem, o óleo da transmissão é novo. Foi mudado há 2 meses. 

E a mudança foi feita com a dita vareta que consegui encomendar de Inglaterra.

Com relação a erros, eu tenho os relatórios. Poderei até enviar por email, ou de uma outra forma.

Só não sei se o equipamento e o software utilizados são compatíveis com a plataforma Xentry MB...

E não, eu não tenho conhecimento de tranco nenhum.

E, Antônio, eu comprei este Mercedes com apenas um problema de fuga de óleo da caixa.
Comprei o Kit de manutenção;
comprei a ficha;
comprei a vareta e colocaram o óleo mas, agora, para além de não multiplicar, o carro começou a dar uma série de erros:
Y3/6N2
Y3/6S1
Y3/6B1
Y3/6Y1

E isto não acontecia antes. Nada disto.

E como se não bastasse, o carro agora custa a pegar e, quando está a trabalhar, desliga sozinho.
Aqui, o mecânico alega que o carro está a fazer "poço" porque está parado.
Eu nem sei o que isso é, e nem sei porque é que começou a fazer isso...

Não sei. Não sei nada. Estou mesmo muito preocupado, sabes? 

Todo o apoio é muitíssimo mais do que bem vindo!!

Muito obrigado por tudo.

Se te puder enviar os relatórios, por favor, indica-me.

Muito obrigado.

Um abraço.
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Mensagem por Convidado 9 Qua 18 Mar 2020 - 22:59



Rui, não entendi a expressão local "poço" usada em Angola, imagino que o mecânico não saiba o que está fazendo e nem onde está o problema, sugiro que mude de mecânico e procure aí em Angola alguém especializado na marca Mercedes-Benz, não deixe  curioso fuçar nessa transmissão eletrônica adaptativa.

Seria importante você postar quais foram os códigos OBD2 lidos na varredura feita pelo scanner do seu mecânico, principalmente informar se foi usado algum leitor genérico (não baseado na plataforma do Xentry MB) porque neste caso essa leitura pode não ser confiável e induzir a erros clássicos. 

Aparentemente os relatos de erros do seu mecânico induzem a algum problema na interface de reconhecimento entre transmissão x liberação de partida, mas os sintomas não batem.

Os componentes que foram citados Y3/6N2 / Y3/6S1 / Y3/6B1 / Y3/6Y1 são da placa de comando da transmissão 722.6, te afirmo que dificilmente um mecânico conseguiria em oficina comum fazer quaisquer reparos numa placa dessa, até onde tenho conhecimento isso é retrabalho para técnico em eletrônica com equipamentos de laboratório talvez de mecatrônica para testar um a um e recondicionar esse módulo, veja o papel de cada um na orientação técnica da MB GF27.19-P-5104-01G:  
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]



GF27.19-P-5104-01GMódulo de controle elétrico, projetoTransmissão 722.6[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


11 Tomada
Y3 / 6 Unidade de controle elétrico
Y3 / 6b1 Sensor de temperatura do óleo da transmissão
Y3 / 6n2 Sensor de rotação 2
Y3 / 6n3 Sensor de rotação 3
Y3 / 6s1 Contato de travamento do acionador de partida
Y3 / 6y1 Válvula solenoide de controle de pressão
moduladora Y3 / 6y2 Válvula solenoide de controle de pressão de mudança
Y3 / 6y3 Válvula solenóide de deslocamento de 1-2 e 4-5
Y3 / 6y4 Válvula solenóide de deslocamento de 3-4
Y3 / 6y5 Válvula solenóide de deslocamento de 3-3 Y3 / 6y5 Válvula solenóide de deslocamento de 2-3
Y3 / 6y6 Válvula solenóide de bloqueio PWM do conversor de torque
 [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
  P27.19-0314-76


Estrutura
A unidade de controle elétrico (Y3 / 6) consiste em um corpo de suporte de plástico, no qual os componentes elétricos - sensores de rotação 2 e 3 (Y3 / 6n2, Y3 / 6n3), as válvulas solenóides reguladoras (Y3 / 6y1, Y3 / 6y2), as válvulas solenoides de mudança (Y3 / 6y3, Y3 / 6y4, Y3 / 6y5), a válvula solenóide de bloqueio do conversor PWM (Y3 / 6y6), o contato de travamento do acionador de partida (Y3 / 6s1) e o sensor de temperatura do óleo da transmissão (Y3 / 6b1) - são combinados.
 Os trilhos do condutor integrados ao invólucro conectam os componentes elétricos a uma conexão de plugue (11).
A conexão ao chicote do lado do veículo e ao módulo de controle ETC (N15 / 3) é feita através deste conector de 13 pinos (11) com uma trava de baioneta.
Com exceção das válvulas solenóides, todos os outros componentes elétricos são fixados nos trilhos do condutor.
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Mensagem por Convidado 9 Qua 18 Mar 2020 - 23:53



Rui, qual a numeração do chassis da sua ML55 tirar dúvida sobre o PN dessa tomada?

O câmbio de ML compartilha poucos ítens de caixas de W203 com tração 4 MATIC, a tomada em princípio está aplicação certa, pesquisando pelo chassis de uma 430 brasileira as primeiras ML saíram de fábrica com tomada A140 270 0250 e esta peça foi substituída 2 vezes nas W163, o PN atual A203 540 0253 que está no SUV aparentemente correto, temos que confirmar se na AMG é ou não a mesma que 320 e 430.

Se os erros lidos forem reais falta sabermos os códigos (geralmente PXXXX), para fazer sentido tem que estar correlacionados com dados de leitura de rotação de velocidade e moduladores de pressão que afetam a mudança de marcha compartilhados pela Ecu, ESP e etc com a transmissão, a minha dúvida acho que os sintomas não batem pois se o módulo AAV libera a partida é sinal que reconhece a transmissão, penso que se o motor apaga pode ser falta de pressão de combustível na linha por exemplo, o filtro conjugado com regulador de pressão combustível defeituoso é danado para fazer isso. 

Já que surgiu a dúvida em cima de componentes da transmissão, você tem como conferir se a placa eletrônica que está na sua ML se é a correta? 

Vamos te ajudar confirmar pelo chassis, mas te adianto que o part number da placa que tem que estar na sua ML se esta foi substituída recentemente tem que ser A140 270 0861 (PN atual). As placas eletrônicas de câmbio de ML saíram de fábrica numeração A 140 270 0361 e essa numeração foi atualizada pela fábrica (replacement) 3 vezes para troca de fornecedor ou correção de falhas, primeiro entrou final 0561, depois 0761 e por último 0861 PN o atual de unidade de controle do câmbio de 430 acho que é mesmo de 55, a confirmar.

De qualquer forma, no seu lugar procuraria uma oficina equipada com Star Diagnósis MB para atualizar e reinicializar a unidade de controle do câmbio para descartar problemas com transmissão bem como identificar corretamente o conjunto de anomalias de outros sistemas eletrônicos que não aceitam reset e ver o estado (status) atual de funcionamento de sensores relevantes como os de fase e virabrequim, scanner genérico pode conduzir mecânico para reparos equivocados, atenção com o filtro que citei e bomba de combustível.


Sucessos nos reparos!
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Mensagem por rfcv Qui 19 Mar 2020 - 7:19



Bom dia, Antônio.

Antes de tudo, um muitíssimo obrigado por toda a atenção e informação.

Ora bem, o nr de quadro é o 4 JGAB7 4E32A340300.

Conto mais daqui a pouco ter o PN da placa.

Antônio, eu ando maluco à procura de alguém aqui que saiba em primeiro lugar fazer um diagnóstico correto. Para depois, saber o que tem que arranjar.

Se quiseres, eu posso enviar-te o relatório que este mecânico me deu.

O mais estranho é que a viatura entrou na oficina apenas com fuga de óleo da caixa, e agora está cheio de problemas: não multiplica as mudanças; o carro tem dificuldade a pegar; aquando a trabalhar, sistematicamente desliga sozinho; etc... enfim...

Muito obrigado por todo o apoio.

Um grande abraço.
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Mensagem por rfcv Qui 19 Mar 2020 - 7:30



Antônio, 

o mecânico respondeu-me desta forma:

"Rui, a plataforma Xentry MB, ou seja, os scanners Xentry também são limitados... o live update da MB é que entra em tudo o que é módulo. Tem que ter sempre a licença online da Mercedes que é um balúrdio."

Pelo que eu percebo, não tem.

...

Um grande abraço.
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Mensagem por Convidado 9 Qui 19 Mar 2020 - 16:05



Rui, este mecânico pelo jeito não tem realmente o Star Diagnósis e pode ter feito alguma manutenção errada nesta transmissão, a numeração que você postou não é a do chassis da sua ML, publique o relatório do mecânico no próprio tópico para todos usuários participarem da conversa e opinarem.

Onde estava o vazamento da caixa? 

Seria interessante comentar no tópico se foi trocado o óleo, a junta do cárter e o filtro do câmbio e qual especificação óleo foi usada, a quantidade se esgotar o conversor cabe 9 litros, excesso ou falta de óleo prejudica o funcionamento da caixa, a dificuldade para o motor pegar a causa geralmente está em sensores ou na linha de alimentação de combustível, velas de ignição vencidas ou aplicada errada, bobina fraca e etc.
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Mensagem por rfcv Qui 19 Mar 2020 - 17:56



Antônio,

muito obrigado.

Ora bem, quanto ao vazamento da caixa, o mecânico disse-me apenas que era preciso comprar vedantes, pois a caixa tinha fuga de óleo. Eu comprei o KIT de manutenção.

O óleo [que eu saiba] foi, sim, trocado. E, pelo que eu percebi, levou cerca de 4,5L. Para isso, Antônio, eu também comprei uma vareta específica para a medição do óleo da caixa. Só não me recordo da especificação do óleo. Mas, segundo o mecânico, levou o óleo adequado...

A junta e o filtro [que eu saiba] foram, também, trocados. Pelo que percebi, faziam parte do KIT de manutenção.

Antônio, o mecânico enviou-me há pouco a seguinte mensagem:
"referência bloco válvulas - A1402700606

referência do módulo da caixa - A0002701752, mas, segundo informação da MB foi substituído por A0002701852

referência do módulo da transfer case - A1635457932
Está em LIMP MODE e não aceita os selectores que temos montado

Servo motor transfer case - A1635400888"

Mas, Antônio, eu perguntei se ele viu estes números. E ele respondeu-me que não; que estes são os números que devem estar.

Acho que estou a ser bem enganado...

Muito obrigado pela tua ajuda.

Um grande abraço.
RV
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Mensagem por Convidado Qui 19 Mar 2020 - 18:10



4,5L pode ser pouco fluido. A minha quando troquei foram cerca de 6L sem drenar o conversor de torque. Importante que o fluido esteja no nível correto para que o cambio funcione corretamente. 

Procure um mecânico que entenda do assunto para levar seu carro. Caso contrário vai apenas gastar seu $$$.
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Mensagem por rfcv Qui 19 Mar 2020 - 18:37



Antônio,

como consigo publicar o relatório aqui?

Muito obrigado.

Abraço.
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Mensagem por rfcv Qui 19 Mar 2020 - 18:46



Boa noite, Frederico.

Obrigado.

Ora bem, eu digo cerca de 4,5L, porque foi este o nr que memorizei das conversas. Porém, o mecânico utilizou a vareta de medição exatamente para esse efeito. Pelo que eu quero estar convicto que essa parte foi bem feita...
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Mensagem por Convidado 9 Qui 19 Mar 2020 - 21:00



Rui, a numeração do chassis tem gravada na coluna da porta do lado motorista, começa com WDCAB ...

Estes dados passados pelo mecânico ao meu ver estão confusos, me pareceu que ele está se informando com algum lojista e dizendo que a informação é da Mercedes-Benz, digo isto pelo seguinte:

1) o módulo A0002701752 atualizado para final 1852 que ele cita é de câmbio 722.9 7G (7 marchas) de ML320 e 350 da carroceria W164, passe a numeração do chassis para conferirmos no Epc Net por que ao meu ver este módulo não deveria estar numa ML55 2002 W163, as produzidas nos EUA são equipadas com caixa 722.6 5G, outro módulo.

2) Por que ele está falando em "referência bloco válvulas - A1402700606"? Esse part number é de sensor de velocidade da placa elétrica do corpo de válvula da caixa. Ele tem que te informar quais códigos OBD2 aparecem na varredura relacionados a este sensor para sabermos o que está acontecendo ou se é apenas uma falha refletida.

3) Caixa de transferência é diferente de caixa do cambio/transmissão, se a case levou a transmissão ao estado de "safety mode" não entendi por que ele fala que a caixa de transferência  "... não aceita os selectores que temos montado". Posso estar engando, acho que ele deu a entender que é a reduzida low range não aciona e está fazendo experiências com outras peças para tentar resolver, tem que ver o que ele está montando para testar, se é algum seletor usado e etc, a cada componente errado que ele instala os módulos que trabalham em conjunto não vão ler peça errada, inerte e etc, precisa fazer reset e reinicializar componente certo com scanner adequado. 

Enfim, concordo com o Frederico, se você não tem conhecimento básico e nem ferramenta de leitura de modo que você mesmo faça testes que indicarmos, também te aconselho que procure urgentemente outro mecânico de preferência um especializado na marca, se não existir na sua região mesmo que não tenha o Xentry Star mas procure alguém que tenha na oficina scanners como o Icarsoft MBII, Launch Diagun profissional dentre outros que não fazem reprogramações do Star mas lêem as centrais e vão identificar corretamente o que está acontecendo na eletrônica.

Essa questão do motor pegar, não manter aceleração e apagar em seguida é difícil acertar à distância mas mantenho minha opinião, acredito que não seja nada disso que foi colocado até agora por este mecânico, acho que pode haver problemas distintos entre si para correção, o motor pode estar precisando de uma boa descarbonização; comece pelo mais simples: quantos KM tem as velas de ignição e o filtro regulador de pressão do combustível? As velas são de dupla platina?
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Mensagem por Convidado 9 Qui 19 Mar 2020 - 21:22



E para publicar imagens do relatório, na próxima postagem (10a.) você já terá acesso a edições completas de link e imagens, basta seguir este tutorial:
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Mensagem por rfcv Sex 20 Mar 2020 - 4:26



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Mensagem por rfcv Sex 20 Mar 2020 - 4:27



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Mercedes ML55 AMG [2002] Não multiplica as mudanças - câmbio não passa 2a. marcha. Empty Re: Mercedes ML55 AMG [2002] Não multiplica as mudanças - câmbio não passa 2a. marcha.

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