Suspensão a ar Mercedes W211
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe E ( W114/115 - W123 - W124 - W210 - W211 - W212/C207 - W213) :: W211 - 2002 a 2009
Página 1 de 1 • Compartilhe
Suspensão a ar Mercedes W211
Boas, tenho uma carrinha mercedes classe E (w211) de 2003, com suspensão traseira pneumática, há dias a suspensão traseira do lado direito estava em baixo.
Ao ligar sobe mas não fica nivelada (tem cerca de 1 cm mais baixo do lado direito).
No teste acusa um erro no Electric level adjustment/Air suspension "valvula de alívio de pressão - circuito aberto" - erro 5350.
Alguém sabe o que isto significa?
Será o fole da suspensão extragado (alguma fuga)?
Que valvula é esta?
Obrigado
Cumprimentos a todos
Ao ligar sobe mas não fica nivelada (tem cerca de 1 cm mais baixo do lado direito).
No teste acusa um erro no Electric level adjustment/Air suspension "valvula de alívio de pressão - circuito aberto" - erro 5350.
Alguém sabe o que isto significa?
Será o fole da suspensão extragado (alguma fuga)?
Que valvula é esta?
Obrigado
Cumprimentos a todos
scp1975- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 4
Interesses : Futebol
Estado :
Advertências :
Re: Suspensão a ar Mercedes W211
scp1975,
primeiramente, seja bem vindo ao fórum.
Não deixe de se apresentar (link abaixo) para que os demais confrades possam recepcioná-lo também:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
As W211 possuem suspensão airmatic nas 4 rodas, constituída por bolsas de ar controlada por válvulas.
O sistema é complexo, pois mesmo com as bolsas danificadas o sistema se auto regula para abaixar as demais rodas e poder se estabilizar. Isso para que se possa chegar até alguma oficina.
Somente passando o star diagnozis é que dará para saber qual parte do sistema está danificado: se as bolsas, as válvulas, o compressor, alguma mangueira.
Lembre-se: quando a suspensão de alguma roda está com problemas, o sistema se auto compensa, então fica difícil descobrir visualmente em qual roda (ou rodas) ela está danificada.
primeiramente, seja bem vindo ao fórum.
Não deixe de se apresentar (link abaixo) para que os demais confrades possam recepcioná-lo também:
As W211 possuem suspensão airmatic nas 4 rodas, constituída por bolsas de ar controlada por válvulas.
O sistema é complexo, pois mesmo com as bolsas danificadas o sistema se auto regula para abaixar as demais rodas e poder se estabilizar. Isso para que se possa chegar até alguma oficina.
Somente passando o star diagnozis é que dará para saber qual parte do sistema está danificado: se as bolsas, as válvulas, o compressor, alguma mangueira.
Lembre-se: quando a suspensão de alguma roda está com problemas, o sistema se auto compensa, então fica difícil descobrir visualmente em qual roda (ou rodas) ela está danificada.
Coronel- Administrador
- Número de mensagens : 3230
Interesses : Mercedes-Benz
Estado :
Advertências :
Obrigado Coronel, pela resposta rápida, peço desculpa pela apresentação (ou melhor pelo sua falta), já foi efetuada, embora muito sumariamente.
Quanto á suspensão penso que a minha carrinha só tem suspensão pneumática a trás, como escrevi na apresentação sou Português, portanto a carrinha é europeia e acho eu que este modelo só tem traseira pneumática ( Não sei se ai as que saíram foram todas airmatic, penso que sim).
Quanto á suspensão penso que a minha carrinha só tem suspensão pneumática a trás, como escrevi na apresentação sou Português, portanto a carrinha é europeia e acho eu que este modelo só tem traseira pneumática ( Não sei se ai as que saíram foram todas airmatic, penso que sim).
Estado :
Advertências :
Coronel agora fiquei em dúvida: todas as W211 tem a suspensão pneumática? Não seriam apenas as blindadas de fábrica?
Abs
Abs
Convidado 8- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1821
Estado :
Advertências :
Coronel,
Estou com o Eloi, mas pelo que eu sabia somente as E500 que tinham airmatic "de série".
Um abraço.
Estou com o Eloi, mas pelo que eu sabia somente as E500 que tinham airmatic "de série".
Um abraço.
Interesses : Mercedes
Estado :
Advertências :
Até fui pesquisar aqui, e pelo que vi, realmente só as E500 tem airmatic..
As E350 tem suspensão independente nas quatro rodas, sendo McPherson com dois braços transversais individuais na dianteira e multibraço na traseira.
Abraços.
As E350 tem suspensão independente nas quatro rodas, sendo McPherson com dois braços transversais individuais na dianteira e multibraço na traseira.
Abraços.
Estado :
Advertências :
Karl Fass- Usuário Ouro
- Número de mensagens : 537
Interesses : Carros
Estado :
Advertências :
Me parece que todas as blindadas de fábrica tem o "Airmatic", mas não todas as W211.
Abs
Abs
Estado :
Advertências :
Elói,
Todas as 500, mesmo não blindadas, tem o airmatic.
Abraço.
Todas as 500, mesmo não blindadas, tem o airmatic.
Abraço.
Estado :
Advertências :
Entendi. Se fosse comprar uma 211 essa seria uma das preocupações.
Grato!
Grato!
Estado :
Advertências :
O pior é que de acordo com a MB, toda a linha passará a usar Airmatic, inclusive nas 4 rodas para as classes mais completas.
TZero- Usuário Platina
- Número de mensagens : 4755
Interesses : Escusos, Dúbios ou Conflitantes ?
Estado :
Advertências :
Eu não sabia que nas W211 o Airmatic era nas 4 rodas. Achei que fosse apenas na parte traseira como nas outras.
O Airmatic é ótimo. Pena que a reposição é tão cara.
O Airmatic é ótimo. Pena que a reposição é tão cara.
oldboy- Usuário Ouro
- Número de mensagens : 679
Interesses : MB
Estado :
Advertências :
oldboy,
Na pesquisa que fiz, encontrei a informação de que as W211 500 e 500 B4 tem airmatic nas 4 rodas, já as 350 tem suspensão independente nas quatro rodas, sendo McPherson com dois braços transversais individuais na dianteira e multibraço na traseira.
Na pesquisa que fiz, encontrei a informação de que as W211 500 e 500 B4 tem airmatic nas 4 rodas, já as 350 tem suspensão independente nas quatro rodas, sendo McPherson com dois braços transversais individuais na dianteira e multibraço na traseira.
Estado :
Advertências :
Karl Fass- Usuário Ouro
- Número de mensagens : 537
Estado :
Advertências :
Já não me animava a comprar um W211 V8... Agora que só cogito V6 mesmo. Rs
oldboy- Usuário Ouro
Estado :
Advertências :
SCP1975,
Isso já ocorreu com meu carro, ainda quando estava na garantia (1 ano de uso). Vc teve sorte que logo apontou "circuito aberto - válvula de alívio".
No meu caso não apontou esse erro mas acredito que seja exatamente o mesmo problema. Muitos profissionais condenam as bolsas (no meu caso a MB mandou um jogo novo, que sequer precisou ser usado).
É uma porcariazinha de relé ou válvula (cabe na mão), que situa-se dentro do para-choque traseiro (ou dentro da base onde fecha a tampa do porta malas), que aciona o alívio de pressão assim que o carro é desligado. No meu caso ela não parava de aliviar
Em 2 dias a traseira do carro estava na chom....
Ainda que a peça tenha sido trocada em garantia (não levou 30min), o mecânico me disse que custa barato.
Vale tentar essa hipótese antes de mexer na suspensão em si.
Isso já ocorreu com meu carro, ainda quando estava na garantia (1 ano de uso). Vc teve sorte que logo apontou "circuito aberto - válvula de alívio".
No meu caso não apontou esse erro mas acredito que seja exatamente o mesmo problema. Muitos profissionais condenam as bolsas (no meu caso a MB mandou um jogo novo, que sequer precisou ser usado).
É uma porcariazinha de relé ou válvula (cabe na mão), que situa-se dentro do para-choque traseiro (ou dentro da base onde fecha a tampa do porta malas), que aciona o alívio de pressão assim que o carro é desligado. No meu caso ela não parava de aliviar
Em 2 dias a traseira do carro estava na chom....
Ainda que a peça tenha sido trocada em garantia (não levou 30min), o mecânico me disse que custa barato.
Vale tentar essa hipótese antes de mexer na suspensão em si.
TZero- Usuário Platina
- Número de mensagens : 4755
Interesses : Escusos, Dúbios ou Conflitantes ?
Estado :
Advertências :
TZero,
Não me parece que seja esse o meu problema, porque só a suspensão do lado direito é que baixa e quando se liga sobe mas nunca chega a atingir a altura da do lado esquerdo.
Comprei hoje uma bolsa usada de uma carrinha de 2008, vou instalar na segunda feira a ver se resolve o problema.
Obrigado.
Não me parece que seja esse o meu problema, porque só a suspensão do lado direito é que baixa e quando se liga sobe mas nunca chega a atingir a altura da do lado esquerdo.
Comprei hoje uma bolsa usada de uma carrinha de 2008, vou instalar na segunda feira a ver se resolve o problema.
Obrigado.
Estado :
Advertências :
Oldboy,
O conforto e durabilidade da airmatic valem a pena. Essa suspensão dura quase 100 mil km. O custo, embora na ccs saia em torno de R$ 14.000,00 a unidade, não é tal alto, pois nos fornecedores constantes do tópico "Caminho das pedras" encontrei por cerca de R$ 4.000,00 o Billsten, mesma marca utilizada pela fábrica. Em SP, há ainda a possibilidade de recondicionar o sistema trocando só a bolsa por cerca de R$ 1.000,00. Ou seja, após 100.000 km esse custo não é tal alto.
As Classe "S", a partir da W220, também possuem airmatic.
O conforto e durabilidade da airmatic valem a pena. Essa suspensão dura quase 100 mil km. O custo, embora na ccs saia em torno de R$ 14.000,00 a unidade, não é tal alto, pois nos fornecedores constantes do tópico "Caminho das pedras" encontrei por cerca de R$ 4.000,00 o Billsten, mesma marca utilizada pela fábrica. Em SP, há ainda a possibilidade de recondicionar o sistema trocando só a bolsa por cerca de R$ 1.000,00. Ou seja, após 100.000 km esse custo não é tal alto.
As Classe "S", a partir da W220, também possuem airmatic.
Coronel- Administrador
- Número de mensagens : 3230
Interesses : Mercedes-Benz
Estado :
Advertências :
Grande Coronel,
Minha única experiência com suspensão de bolsas de ar é com a Discovery 4. De fato, o carro é extremamente confortável. Simplesmente ignora os buracos. Você mal os sente. E NUNCA, Nunca mesmo, "bate seco". Pode estourar pneu, entortar roda - já aconteceu e você imagina o tamanho da cratera - e não bateu seco, o volante não saiu das mãos. Nunca andei em algo igual. E consegue fazer um carro daquele tamanho, peso, altura, fazer curvas muito bem. Na Land Rover - que hoje já marca 130.00km - trocamos uma valvula semelhante a essa comentada pelo TZero, uma mangueira e finalmente o compressor. Este recentemente. O mecânico acostumado com elas estava me dizendo que estes vencem por tempo. Já viu uma Land Rover Discovery 3 (Nestas, o compressor é crônico, muito fraco, fazem upgrade para o da 4) rodar 250.00 em 2 anos e ele estar perfeito. Agora quando vai chegando perto dos 5 anos...
No mais, as buchas da balança dianteira inferior também vão embora relativamente rápido, mais ou menos 40.000km. Vejo muita gente falando mal da marca mas então demos sorte. O carro é muito robusto.
O principal: Consegue-se as bolsas por R$1.500,00 cada.
Desculpem o off-topic, mas precisava dar alguns exemplos.
Já no Airmatic da Mercedes, por 4 cada fica em 16 só de bolsas. Mais buchas, bieletas, braços, etc. Na hora de fazer a suspensão a conta deve chegar nos R$20.000.
Claro, era um carro de R$400.000 quando zero km. Mas tem W211 E500 por 40, 50, na internet. Muitas as vezes com preço igual ou menor que as V6 com suspensão convencional.
Recentemente fiz a suspensao de um W211 E320. Fizemos tudo mesmo, menos molas. Não bateu nos R$7.000. Ou seja, vê como é caro desse ponto de vista?
Minha única experiência com suspensão de bolsas de ar é com a Discovery 4. De fato, o carro é extremamente confortável. Simplesmente ignora os buracos. Você mal os sente. E NUNCA, Nunca mesmo, "bate seco". Pode estourar pneu, entortar roda - já aconteceu e você imagina o tamanho da cratera - e não bateu seco, o volante não saiu das mãos. Nunca andei em algo igual. E consegue fazer um carro daquele tamanho, peso, altura, fazer curvas muito bem. Na Land Rover - que hoje já marca 130.00km - trocamos uma valvula semelhante a essa comentada pelo TZero, uma mangueira e finalmente o compressor. Este recentemente. O mecânico acostumado com elas estava me dizendo que estes vencem por tempo. Já viu uma Land Rover Discovery 3 (Nestas, o compressor é crônico, muito fraco, fazem upgrade para o da 4) rodar 250.00 em 2 anos e ele estar perfeito. Agora quando vai chegando perto dos 5 anos...
No mais, as buchas da balança dianteira inferior também vão embora relativamente rápido, mais ou menos 40.000km. Vejo muita gente falando mal da marca mas então demos sorte. O carro é muito robusto.
O principal: Consegue-se as bolsas por R$1.500,00 cada.
Desculpem o off-topic, mas precisava dar alguns exemplos.
Já no Airmatic da Mercedes, por 4 cada fica em 16 só de bolsas. Mais buchas, bieletas, braços, etc. Na hora de fazer a suspensão a conta deve chegar nos R$20.000.
Claro, era um carro de R$400.000 quando zero km. Mas tem W211 E500 por 40, 50, na internet. Muitas as vezes com preço igual ou menor que as V6 com suspensão convencional.
Recentemente fiz a suspensao de um W211 E320. Fizemos tudo mesmo, menos molas. Não bateu nos R$7.000. Ou seja, vê como é caro desse ponto de vista?
oldboy- Usuário Ouro
Estado :
Advertências :
Sempre gostei da Classe E e tenho vontade de ter uma, mas quando vender a W203 é muito provável que corra pra uma C200K.
Abs
Abs
Estado :
Advertências :
A questão dos valores de manutenção pesa mesmo.
Mas, de qualquer modo, o conforto e a sensação são únicos.
Na minha E63, a suspensão a ar faz me esquecer que estou em uma AMG.
Tenho o maior cuidado pra não estragar.
Mas, de qualquer modo, o conforto e a sensação são únicos.
Na minha E63, a suspensão a ar faz me esquecer que estou em uma AMG.
Tenho o maior cuidado pra não estragar.
rxavier- Usuário Ouro
- Número de mensagens : 932
Interesses : carros e viagens
Estado :
Advertências :
Questão Rápida - Mercedes E220 W211 (carro)
Boas prezados colegas,
Todos os carros da classe E (w211) têm suspensão a ar? Tanto o de 150cv e o de 170cv?
Abraços.
Todos os carros da classe E (w211) têm suspensão a ar? Tanto o de 150cv e o de 170cv?
Abraços.
jrodriguezplay- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 1
Estado :
Advertências :
Jorge antes de postar na area tecnica vc deve fazer sua apresentação.
Ja ja um confrade que conheca melhor a carroceria vai lhe responder.
Seja bem vindo confrade
Abraços
Osvaldo
Ja ja um confrade que conheca melhor a carroceria vai lhe responder.
Seja bem vindo confrade
Abraços
Osvaldo
Marujo_BSB- Moderador
- Número de mensagens : 2916
Estado :
Advertências :
Jorge, este tema é tratado no fórum neste tópico antigo:
Foi feita fusão tópicos.