Correção avarias SRS e avisos painel - W212, 218, 207 e 204 produzidas de 12/2011 a 03/2012
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Correção avarias SRS e avisos painel - W212, 218, 207 e 204 produzidas de 12/2011 a 03/2012
A empresa de diagnósticos Autologic revelou uma correção para problemas que afetam as carrocerias MB W212, W207, W204 e W218 produzidas entre 12/2011 a 03/2012 causadas por falha de projeto da caixa de fusíveis F32 localizada no compartimento do motor, que faz com que o F32 seja desligado sem o comando do módulo SAM remoto.
Os sintomas podem variar conforme o período de produção e incluem luzes de advertência no painel de instrumentos.
Segundo o site inglês Garage Wire, um porta-voz da Autologic disse o seguinte: "As luzes de advertência podem acender, alguns modelos podem ter várias funções quebradas, incluindo as "arruelas" do limpador, e, em alguns modelos, pode até resultar na impossibilidade de partida do motor ou na seleção de uma marcha."
Continua: " Descobrimos que RECICLAR" a ignição pode resolver o problema temporariamente".
1) Correção da falha segundo a AUTOLOGIC:
Realizar uma varredura completa do veículo mostrará a maioria das unidades de controle com inúmeras falhas de comunicação CAN, incluíndo falhas com ESP, módulos motor, transmissão, chave de ignição, SAM traseiro, SRS, faróis de xenon, câmera multifuncional e parktronic.
O tema comum em todos os modelos são os códigos nos SAM e SRS traseiros.
No SAM traseiro (porta-malas), aparecem alguns códigos de luz traseiros e os seguintes:
2) Corrigindo a falha: o que é 30G?
3) Procedimentos para desconectar a bateria:
a) Desconecte o plugue elétrico do sensor (fios B95 vermelho e azul) e solte o terminal negativo.
b) Para conectar o novo sensor de bateria, conecte o terminal negativo em 6nm e reconecte o plugue elétrico aos códigos de limpeza do sensor da bateria. Conexão elétrica para B95 vermelho +30 a partir do fio LIN azul / branco positivo da bateria para as anotações do SAM no início da operação de inicialização do salto / manutenção do sensor da bateria.
c) Ao desconectar a bateria, esteja ciente de que a sequência errada pode causar arco elétrico e pular de contato. Isso causará um erro de comunicação LIN, colocando o sensor da bateria (B95) em um estado passivo e, neste momento, ele deixará de enviar informações para o SAM. A parada de início do ECO também irá parar de funcionar.
d) Não são necessários passos para o arranque inicial do módulo de controlo da bateria B95.
Quando a bateria estiver corretamente desconectada, a caixa de fusíveis modificada f32 pode ser substituída por uma nova peça da Mercedes-Benz. Como dito, o antigo f32 tem uma falha de projeto e desliga sem o comando do SAM traseiro.
A bateria será então colocada de volta em linha após a substituição.
Cancele os códigos com resets conforme necessário e teste o veículo na conclusão do trabalho.
Fonte: http://garagewire.co.uk/news/company/auto-logic/problem-job-mercedes-212-f32-fuse-box-design-fault/
(Autor: Mike Ruff, Editor do Garage Wire, 04 de Junho de 2018)
(Parte dos textos do autor foram traduzidos na íntegra e introduzidos alguns comentários para adequar a área técnica do fórum)
Os sintomas podem variar conforme o período de produção e incluem luzes de advertência no painel de instrumentos.
Segundo o site inglês Garage Wire, um porta-voz da Autologic disse o seguinte: "As luzes de advertência podem acender, alguns modelos podem ter várias funções quebradas, incluindo as "arruelas" do limpador, e, em alguns modelos, pode até resultar na impossibilidade de partida do motor ou na seleção de uma marcha."
Continua: " Descobrimos que RECICLAR" a ignição pode resolver o problema temporariamente".
1) Correção da falha segundo a AUTOLOGIC:
Realizar uma varredura completa do veículo mostrará a maioria das unidades de controle com inúmeras falhas de comunicação CAN, incluíndo falhas com ESP, módulos motor, transmissão, chave de ignição, SAM traseiro, SRS, faróis de xenon, câmera multifuncional e parktronic.
O tema comum em todos os modelos são os códigos nos SAM e SRS traseiros.
No SAM traseiro (porta-malas), aparecem alguns códigos de luz traseiros e os seguintes:
- A19600 (B219600) [Armazenado] a fonte de alimentação do circuito 30g é <7,5 V.
- A19700 (B219700) [Armazenado] A fonte de alimentação do circuito 30g é <8,5 V.
- A19116 (B219116) [Armazenado] A fonte de alimentação do circuito 30g está fora do intervalo válido. O valor limite para a tensão elétrica não foi atingido.
- A14B72 (B214B72) [Armazenado] A saída para o interruptor 'Quiescent current ON' está com defeito. O atuador não fecha.
Estes códigos indicam o fechamento prematuro do relé 30G na caixa de fusíveis f32, a caixa de fusíveis do ponto de salto sob o capô.
O outro sinal de que esta é a causa são os códigos no airbag SRS que aparecem na varredura com scanner descritos da seguinte forma:
- A10F (B210F) [Armazenado] Evento: O 'circuito 30' de entrada tem um mau funcionamento.
- 9C1A (B1C1A) [Armazenado] O encosto de cabeça NECK-PRO 'passageiro da frente' tem um circuito aberto.
- 9C14 (B1C14) [Armazenado] O encosto de cabeça NECK-PRO 'driver' tem um circuito aberto.
Em todos os casos, esses códigos serão armazenados no módulo SRS se o feed 30G for desligado prematuramente.
A causa do problema é um relé de corrente sem carga defeituoso na caixa de pré-fusível F32 do compartimento do motor.
(Na imagem: localização do F32 sob o capô).
2) Corrigindo a falha: o que é 30G?
O 30G é um circuito permanente permanente de 12 volts que é desligado após seis horas após o veículo ser travado. O resultado disso significa que 60% das unidades de controle recebem uma reinicialização total (desligamento e, em seguida, ligam novamente na reinicialização do veículo), isso tem o efeito de menos problemas no veículo.
O SAM traseiro verifica depois de 75 minutos e encontrará um dreno de> 50mA3 - ele emitirá um aviso de cinco minutos para que as outras unidades de controle sejam desligadas.
Depois que as outras unidades de controle forem desligadas, ele irá desligar o circuito 30G disparando o desligamento de um relé de controle em F32 sem esperar seis horas.
Se a voltagem / corrente de repouso estiver dentro da especificação, o SAM traseiro voltará a dormir.
O sistema sempre tentará garantir que o veículo possa ser ligado.
O sensor da bateria possui um recurso de diagnóstico para ajudar no diagnóstico de falhas de dreno de corrente.
É importante desconectar a bateria para substituir a caixa de fusíveis f32, mas garantir que o sensor da bateria seja removido da maneira correta para evitar mais problemas.3) Procedimentos para desconectar a bateria:
a) Desconecte o plugue elétrico do sensor (fios B95 vermelho e azul) e solte o terminal negativo.
b) Para conectar o novo sensor de bateria, conecte o terminal negativo em 6nm e reconecte o plugue elétrico aos códigos de limpeza do sensor da bateria. Conexão elétrica para B95 vermelho +30 a partir do fio LIN azul / branco positivo da bateria para as anotações do SAM no início da operação de inicialização do salto / manutenção do sensor da bateria.
c) Ao desconectar a bateria, esteja ciente de que a sequência errada pode causar arco elétrico e pular de contato. Isso causará um erro de comunicação LIN, colocando o sensor da bateria (B95) em um estado passivo e, neste momento, ele deixará de enviar informações para o SAM. A parada de início do ECO também irá parar de funcionar.
d) Não são necessários passos para o arranque inicial do módulo de controlo da bateria B95.
Quando a bateria estiver corretamente desconectada, a caixa de fusíveis modificada f32 pode ser substituída por uma nova peça da Mercedes-Benz. Como dito, o antigo f32 tem uma falha de projeto e desliga sem o comando do SAM traseiro.
A bateria será então colocada de volta em linha após a substituição.
Cancele os códigos com resets conforme necessário e teste o veículo na conclusão do trabalho.
Fonte: http://garagewire.co.uk/news/company/auto-logic/problem-job-mercedes-212-f32-fuse-box-design-fault/
(Autor: Mike Ruff, Editor do Garage Wire, 04 de Junho de 2018)
(Parte dos textos do autor foram traduzidos na íntegra e introduzidos alguns comentários para adequar a área técnica do fórum)
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