Revisão Geral C280 1999 W202
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Revisão Geral C280 1999 W202
Prezados Confrades, estou necessitando executar uma revisão geral na minha MB C280 Elegance 99/00 e para tanto, relacionei os itens, e gostaria de saber a opinião, sugestão e ajuda dos Confrades.
1-Zerar o Indicador de MANUTENCAO no painel;
2-As vezes o carro morre qdo está em drive;
OBS: As rodas são aro 15 e pneus 195/65/R15, posso trocar pelas rodas da C280 Sport 1995, que são: aro 16 e pneus 205/60/R16 ??
1-Zerar o Indicador de MANUTENCAO no painel;
2-As vezes o carro morre qdo está em drive;
3-Desmontar o painel dos marcadores para limpeza;
4-Verificar Óleos: motor, caixa, freio;
5-Filtros de Óleo, Ar e Combustível;
6-Regular Freio de Mão;
7-Verificar: velas de ignição;
alternador e regulador de voltagem;
válvula termostática;
bomba d'água;
bomba de vácuo;
pastilhas e disco de freio;
Bicos injetores;
Coxins e Amortecedores;
Correia de Distribuição;
Módulo de Ignição/Injeção (atualizar)
OBS: As rodas são aro 15 e pneus 195/65/R15, posso trocar pelas rodas da C280 Sport 1995, que são: aro 16 e pneus 205/60/R16 ??
amftelecom- Usuário Iniciante
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Re: Revisão Geral C280 1999 W202
As Sport fase II, pós 97, usam 205/55/r16 na frente e 225/50/r16 atrás.
Veja se as Sport fase I não são a mesma coisa.
O 205/60r16 na frente pode deixar o carro mais confortável mas precisa ver se não vai raspar nada ali.....
Se a medida traseira for diferente, aumente proporcionalmente a altura do pneu traseiro também.
Veja se as Sport fase I não são a mesma coisa.
O 205/60r16 na frente pode deixar o carro mais confortável mas precisa ver se não vai raspar nada ali.....
Se a medida traseira for diferente, aumente proporcionalmente a altura do pneu traseiro também.
Alexandre - pr- Usuário Platina
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Re: Revisão Geral C280 1999 W202
Adilson,
Pelo formato do nosso fórum técnico é inviável tópico muito aberto adentrando essa quantidade de detalhes de assuntos diferentes entre si, o correto e prático é abrir dúvidas separadas por temas correlatos, a não ser que a sua intenção seja a montar um check list sem adentrar em detalhes mas para isso precisaríamos saber a Km atual e o histórico anterior de manutenção.
Pneus oriento postar dúvidas na continuidade de tópicos mais antigos específicos que tratam do assunto, exemplos:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] (este contém medidas corretas no aro 16')
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
É possível, portanto, prosseguir o tópico tratando de revisão geral somente com os ítens 4 e 5.
O restante ( ítens 1, 2, 3, 6 e 7) a orientação de Moderação é abrir tópicos à parte ou postar na continuidade de tópicos sobre o mesmo tema, não encontrando nada em arquivo fique à vontade para abrir tantos tópicos novos sejam necessários sempre reunindo problemas relacionados entre si num único local.
Fluídos, os de freios são trocados a cada intervalo de 2 anos se utilizados produtos homologados (produtos não aprovados pela MBB máximo anual); arrefecimento a mistura anticongelante tem que ser trocada a cada 3 anos (referência do programa MB Assyst sempre para uso de fluídos homologados e mistura máximo 50 x 50% com água desmineralizada).
Ou a sua idéia seria apenas elaborar um Check list do que verificar na revisão a partir das falhas ítem 2?
Pelo formato do nosso fórum técnico é inviável tópico muito aberto adentrando essa quantidade de detalhes de assuntos diferentes entre si, o correto e prático é abrir dúvidas separadas por temas correlatos, a não ser que a sua intenção seja a montar um check list sem adentrar em detalhes mas para isso precisaríamos saber a Km atual e o histórico anterior de manutenção.
Pneus oriento postar dúvidas na continuidade de tópicos mais antigos específicos que tratam do assunto, exemplos:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] (este contém medidas corretas no aro 16')
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
É possível, portanto, prosseguir o tópico tratando de revisão geral somente com os ítens 4 e 5.
O restante ( ítens 1, 2, 3, 6 e 7) a orientação de Moderação é abrir tópicos à parte ou postar na continuidade de tópicos sobre o mesmo tema, não encontrando nada em arquivo fique à vontade para abrir tantos tópicos novos sejam necessários sempre reunindo problemas relacionados entre si num único local.
Fluídos, os de freios são trocados a cada intervalo de 2 anos se utilizados produtos homologados (produtos não aprovados pela MBB máximo anual); arrefecimento a mistura anticongelante tem que ser trocada a cada 3 anos (referência do programa MB Assyst sempre para uso de fluídos homologados e mistura máximo 50 x 50% com água desmineralizada).
Ou a sua idéia seria apenas elaborar um Check list do que verificar na revisão a partir das falhas ítem 2?
Convidado 9- Usuário Platina
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Re: Revisão Geral C280 1999 W202
Obrigado pelas orientações e ajuda, entendi e doravante vou procurar seguir as orientações.
Gostaria de ressaltar que minha intenção além de querer realizar a revisão geral, também foi a de elaborar um check list dos itens necessários para uma revisão geral, em função do ano e modelo do veiculo (esqueci o km, que no meu caso: 154.000, sou o 4º dono e o veiculo fez todas as revisões e trocas em concessionarias MB), e ainda saber dos ilustríssimos Confrades, se não estaria esquecendo algum item/detalhe. Percebo um mercado cada vez mais aquecido para essas preciosidades raras que são os veículos Mercedes Bens, e por isso pensei em montar uma lista de quesitos de verificações e trocas, no sentido de auxiliar quem está adquirindo um veiculo MB C280 W202 do ano 1999/2000. Sabe-se da evolução na fabricação dessas maquinas, cada vez mais tecnológicas, então acho que cabe a ajuda e orientação aos futuros proprietários, deste modelo/classe. No meu caso especifico as C280 (Elegance, Sport, Touring ...) são questões de paixão e admiração. Um abraço fraterno.
Gostaria de ressaltar que minha intenção além de querer realizar a revisão geral, também foi a de elaborar um check list dos itens necessários para uma revisão geral, em função do ano e modelo do veiculo (esqueci o km, que no meu caso: 154.000, sou o 4º dono e o veiculo fez todas as revisões e trocas em concessionarias MB), e ainda saber dos ilustríssimos Confrades, se não estaria esquecendo algum item/detalhe. Percebo um mercado cada vez mais aquecido para essas preciosidades raras que são os veículos Mercedes Bens, e por isso pensei em montar uma lista de quesitos de verificações e trocas, no sentido de auxiliar quem está adquirindo um veiculo MB C280 W202 do ano 1999/2000. Sabe-se da evolução na fabricação dessas maquinas, cada vez mais tecnológicas, então acho que cabe a ajuda e orientação aos futuros proprietários, deste modelo/classe. No meu caso especifico as C280 (Elegance, Sport, Touring ...) são questões de paixão e admiração. Um abraço fraterno.
amftelecom- Usuário Iniciante
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Re: Revisão Geral C280 1999 W202
Adilson, essa divisão de conteúdo é feita dentro do possível apenas para organizarmos o conteúdo por temas, elaboração de check list sem adentrar em comentários técnicos para cada ítem é tranquilo, o programa MB Assyst inclusive tem essa finalidade, projeta a programação das manutenções no tempo e KM.
Se você vai prosseguir fazendo o próprio controle das manutenções fora de Concessionária, comum nos carros dessa idade, te sugiro seguir na sua planilha a programação que as Concessionária brasileiras seguem em apenas 2 níveis intercalados em A e B, no seu caso a cada 7.500 Km (há modelos c/ 10.000 Km) ou 1 ano, o que vencer primeiro, diferente do que se faz na Europa e outros continentes que chega a 15 níveis.
Na revisão nível A planeja a rotineira anual e a seguinte de nível B mais pesada onde programa verificar tudo no carro.
Na A basicamente é trocado o óleo do motor, os filtros de ar do motor e do A/C da cabine e se antecipa algo que for detectado urgente e não pode esperar B no ano seguinte, exemplo antecipar uma troca de pastilhas de freios antes de acender aviso no painel conforme medida espessura da parte atrito se estiver muito próximo fim vida útil, corrigir um vazamento qualquer urgente e etc.
Para a B já programa tudo que é feito na rotineira mais a pesada que inclui checagem geral e correção de todas as pendências na suspensão (amortecedores, buchas frouxas, calços do motor e transmissão e etc), nos freios troca do fluído observando o intervalo de 2 anos, no arrefecimento a cada 3 anos retirar e limpar o vaso de expansão e trocar todo o fluído mistura 50% água desmineralizada, conferir eletrônica geral com scanner, parte elétrica conferir relés, fusíveis, lâmpadas de faróis, setas, estepe, para revisão B programa a revisão da caixa projetando para 5 anos ou 60.000 Km substituindo filtro e a junta de vedação do cárter, a cada 2 anos inclua na sua B checar se há vazamentos na tomada da caixa de câmbio, motores de limpadores de parabrisa, retirar o reservatório de água do esguicho do parabrisa e trocar água com detergente adequado e por aí vai.
Aos 154.000 Km se será necessário desmontar painel e precisa corrigir falha motor apagando com o câmbio na posição D te aconselho recomeçar o seu plano de manutenção com revisão B pesada, geral, em Nov/2019 faz A leve, 2020 outra B pesada e daí por diante, nas minhas planilhas deixo uma coluna de observação em aberto para me lembrar das programações futuras.
Faltou incluir as velas de ignição: no M112 se estiver usando as corretas OEM Bosch Platin ou equivalente a troca é programada nas condições do combustível brasileiro a cada aproximadamente 80.000 Km, máximo 100, esse motor usa 2 velas de platina por cilindro, total 12 velas, qual a Km da última troca?
A verificação de válvula termostática e bomba d'água só incluiria esses ítens se houver sintomas de superaquecimento ou demora para motor atingir temperatura de serviço, tudo depende do histórico anterior para saber o que você precisa fazer agora, qual foi a último ano houve troca de fluídos de freios e arrefecimento?
Se havia uso de aditivo correto na água do radiador seria exame visual mesmo da válvula e bomba, se não tiver certeza do que há dentro do motor na dúvida só abrindo e programando a troca da válvula, na minha 190E troquei por precaução e foi a melhor coisa que fiz, pois havia uma paralela começando marcas ferrugem e coloquei uma original Behr com fluído novo e no meu caso troquei todos os mangotes, a maioria comprei Concessionária e 2 mais caros importei e zerei tudo no arrefecimento, troquei cabos de vela, velas e etc, válvula termostática se houver dúvida se está abrindo no tempo e temperatura corretos observe pela manhã pela temperatura dos mangotes, você quer só checar ou trocar por precaução ou percebeu algum sintoma específico de aquecimento estranho?
Enfim, a sua intenção sem dúvida alguma é muito boa montar um guia para dar sequência na manutenção, no meu modo de ver podemos chegar aqui a um roteiro básico, será muito difícil uma programação geral única que atenda toda e qualquer W202, cada caso um caso conforme histórico de cada carro, o ideal roteiro individual o conforme o uso.
Abraços.
Se você vai prosseguir fazendo o próprio controle das manutenções fora de Concessionária, comum nos carros dessa idade, te sugiro seguir na sua planilha a programação que as Concessionária brasileiras seguem em apenas 2 níveis intercalados em A e B, no seu caso a cada 7.500 Km (há modelos c/ 10.000 Km) ou 1 ano, o que vencer primeiro, diferente do que se faz na Europa e outros continentes que chega a 15 níveis.
Na revisão nível A planeja a rotineira anual e a seguinte de nível B mais pesada onde programa verificar tudo no carro.
Na A basicamente é trocado o óleo do motor, os filtros de ar do motor e do A/C da cabine e se antecipa algo que for detectado urgente e não pode esperar B no ano seguinte, exemplo antecipar uma troca de pastilhas de freios antes de acender aviso no painel conforme medida espessura da parte atrito se estiver muito próximo fim vida útil, corrigir um vazamento qualquer urgente e etc.
Para a B já programa tudo que é feito na rotineira mais a pesada que inclui checagem geral e correção de todas as pendências na suspensão (amortecedores, buchas frouxas, calços do motor e transmissão e etc), nos freios troca do fluído observando o intervalo de 2 anos, no arrefecimento a cada 3 anos retirar e limpar o vaso de expansão e trocar todo o fluído mistura 50% água desmineralizada, conferir eletrônica geral com scanner, parte elétrica conferir relés, fusíveis, lâmpadas de faróis, setas, estepe, para revisão B programa a revisão da caixa projetando para 5 anos ou 60.000 Km substituindo filtro e a junta de vedação do cárter, a cada 2 anos inclua na sua B checar se há vazamentos na tomada da caixa de câmbio, motores de limpadores de parabrisa, retirar o reservatório de água do esguicho do parabrisa e trocar água com detergente adequado e por aí vai.
Aos 154.000 Km se será necessário desmontar painel e precisa corrigir falha motor apagando com o câmbio na posição D te aconselho recomeçar o seu plano de manutenção com revisão B pesada, geral, em Nov/2019 faz A leve, 2020 outra B pesada e daí por diante, nas minhas planilhas deixo uma coluna de observação em aberto para me lembrar das programações futuras.
Faltou incluir as velas de ignição: no M112 se estiver usando as corretas OEM Bosch Platin ou equivalente a troca é programada nas condições do combustível brasileiro a cada aproximadamente 80.000 Km, máximo 100, esse motor usa 2 velas de platina por cilindro, total 12 velas, qual a Km da última troca?
A verificação de válvula termostática e bomba d'água só incluiria esses ítens se houver sintomas de superaquecimento ou demora para motor atingir temperatura de serviço, tudo depende do histórico anterior para saber o que você precisa fazer agora, qual foi a último ano houve troca de fluídos de freios e arrefecimento?
Se havia uso de aditivo correto na água do radiador seria exame visual mesmo da válvula e bomba, se não tiver certeza do que há dentro do motor na dúvida só abrindo e programando a troca da válvula, na minha 190E troquei por precaução e foi a melhor coisa que fiz, pois havia uma paralela começando marcas ferrugem e coloquei uma original Behr com fluído novo e no meu caso troquei todos os mangotes, a maioria comprei Concessionária e 2 mais caros importei e zerei tudo no arrefecimento, troquei cabos de vela, velas e etc, válvula termostática se houver dúvida se está abrindo no tempo e temperatura corretos observe pela manhã pela temperatura dos mangotes, você quer só checar ou trocar por precaução ou percebeu algum sintoma específico de aquecimento estranho?
Enfim, a sua intenção sem dúvida alguma é muito boa montar um guia para dar sequência na manutenção, no meu modo de ver podemos chegar aqui a um roteiro básico, será muito difícil uma programação geral única que atenda toda e qualquer W202, cada caso um caso conforme histórico de cada carro, o ideal roteiro individual o conforme o uso.
Abraços.
Convidado 9- Usuário Platina
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Re: Revisão Geral C280 1999 W202
Minha sugestão é ir ao Maluhy e conversar com ele. Elabore junto com ele um plano de manutenção. Ele vai olhar teu carro e vai fazendo aos poucos as coisas para ir “zerando” a manutenção. Depois vc começa a colocar as coisas na kilometragem certa e é só alegria.
Abraços
Osvaldo
Abraços
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Marujo_BSB- Moderador
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Re: Revisão Geral C280 1999 W202
Vlw Osvaldo, obrigadao. Vou procurar o contato do Maluhy e agendar com ele, pois moro em São Pedro da Aldeia - RJ.
amftelecom- Usuário Iniciante
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Re: Revisão Geral C280 1999 W202
Sinceramente? Colocar na mão de quem sabe como o Maluhy saiu muuuuuuito mais barato que deixar na mão de curioso. Tem um confrade nosso aí em Cabo Frio, Luiz Oliveira, pode te ajudar. Procure na lista de usuários e mande mensagem para ele.
Na época que tinha a W126 deixei com curiosos e até mesmo na CSS. Moral da estória: me dei mal.....
Mas na época não tinha fórum nem nada disso.
Abraços
Osvald
Na época que tinha a W126 deixei com curiosos e até mesmo na CSS. Moral da estória: me dei mal.....
Mas na época não tinha fórum nem nada disso.
Abraços
Osvald
Marujo_BSB- Moderador
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