Líquido de Arrefecimento W202 C180 1996
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Líquido de Arrefecimento W202 C180 1996
Olá amigos, estou com uma dúvida e gostaria que me ajudassem. Gostaria de saber qual líquido de arrefecimento usar em minha Mercedes-Benz W202 C180 1996 ? E também quais as melhores marcas para comprar (importada ou nacional)? Estou com essa dúvida pois não possuo o manual original do automóvel para verificar.
Obrigado.
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celsoluiz- Usuário Bronze
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Re: Líquido de Arrefecimento W202 C180 1996
Celso, tudo bem?
O manual não determina uma marca em específico, apenas a quantidade necessária.
No caso da C180, são necessários 8 litros para atender todo o sistema.
Abraço
O manual não determina uma marca em específico, apenas a quantidade necessária.
No caso da C180, são necessários 8 litros para atender todo o sistema.
Abraço
Felipe_CWB- Usuário Iniciante
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Re: Líquido de Arrefecimento W202 C180 1996
Olá [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Você pode comprar qualquer líquido de arrefecimento que atenda a norma mb 325.0.
A lista de produtos homologados você encontra no site da Mercedes:
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Eu particularmente estou utilizando o Pentosin Long-Time Antifreeze. Fui recentemente até Ushuaia (Terra do Fogo, Argentina), cruzei os Andes umas 6 vezes e não tive problemas de congelamento ou superaquecimento.
Cordialmente,
Raposo
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Última edição por MRaposo em Qua 21 Mar 2018 - 14:45, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Correção do nome da cidade)
MRaposo- Usuário Prata
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Re: Líquido de Arrefecimento W202 C180 1996
Então, qualquer carro da Mercedes Benz se usa o líquido de arrefecimento da norma 325.0 ? Vi que além da norma 325.0 existe também outras 4 normas= 325.3/ 325.5/ 325.6 e a 325.7 ? Qual a diferença dessas 5 normas ?MRaposo escreveu:Olá [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
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Última edição por celsoluiz em Qua 21 Mar 2018 - 18:57, editado 1 vez(es)
celsoluiz- Usuário Bronze
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Re: Líquido de Arrefecimento W202 C180 1996
Baixei o manual em espanhol e lá realmente só diz a quantidade necessária de líquido. Mas a minha dúvida era realmente sobre qual norma se encaixaria o modelo do meu carro, pois para líquido de arrefecimento tem 5 normas. tem a norma 325.0/ 325.3/ 325.5/ 325.6/ 325.7Felipe_CWB escreveu:Celso, tudo bem?
O manual não determina uma marca em específico, apenas a quantidade necessária.
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Abraço
celsoluiz- Usuário Bronze
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Re: Líquido de Arrefecimento W202 C180 1996
Boa noitecelsoluiz escreveu:Então, qualquer carro da Mercedes Benz se usa o líquido de arrefecimento da norma 325.0 ? Vi que além da norma 325.0 existe também outras 4 normas= 325.3/ 325.5/ 325.6 e a 325.7 ? Qual a diferença dessas 5 normas ?MRaposo escreveu:Olá [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
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Você pode optar por líquidos de arrefecimento normas MB 325.x ou 326.x.
Os líquidos das normas 325.x devem ser diluídos na proporção 1:3 em água. Se seu carro pega 8 litros, você vai necessitar de 2 l de liquido de arrefecimento e 6 l de água.
Já os líquidos da norma 326.x estão prontos para uso e não deve ser diluídos.
Como norma geral temos:
MB 325.0 e 326.0- para veículos fabricados até abril de 2014.
MB 325.6 e 326.6 - para todos os veículos.
Como seu carro é de 1986, qualquer uma das normas atende.
Caso você deseje maiores detalhes em relação as especificações 325.3, 325.5 e 325.7, de uma olhada na norma BEVO 310.1, que está disponível aqui:
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Você vai notar que teoricamente estas normas permitem um tempo maior de troca do líquido de arrefecimento e que algumas delas são específicas para determinadas famílias de motores.
Cordialmente,
Raposo
MRaposo- Usuário Prata
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Re: Líquido de Arrefecimento W202 C180 1996
Boa noite,
Apenas corrigindo o post anterior, os líquidos das normas 325.x devem ser diluídos na proporção 1:1 em água. Se seu carro pega 8 litros, você vai necessitar de 4 l de liquido de arrefecimento e 4 l de água.
Cordialmente,
Raposo
Apenas corrigindo o post anterior, os líquidos das normas 325.x devem ser diluídos na proporção 1:1 em água. Se seu carro pega 8 litros, você vai necessitar de 4 l de liquido de arrefecimento e 4 l de água.
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MRaposo- Usuário Prata
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Re: Líquido de Arrefecimento W202 C180 1996
Muito obrigado pela explicação, acho que agora entendi, resumindo: "posso usar tanto os da norma 325.x quanto 326.x mas se eu usar da norma 325.x eu terei que misturar com 50% de água por outro lado seu eu usar da norma 326.x não precisarei fazer a mistura".MRaposo escreveu:Boa noitecelsoluiz escreveu:Então, qualquer carro da Mercedes Benz se usa o líquido de arrefecimento da norma 325.0 ? Vi que além da norma 325.0 existe também outras 4 normas= 325.3/ 325.5/ 325.6 e a 325.7 ? Qual a diferença dessas 5 normas ?MRaposo escreveu:Olá [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
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Você pode optar por líquidos de arrefecimento normas MB 325.x ou 326.x.
Os líquidos das normas 325.x devem ser diluídos na proporção 1:3 em água. Se seu carro pega 8 litros, você vai necessitar de 2 l de liquido de arrefecimento e 6 l de água.
Já os líquidos da norma 326.x estão prontos para uso e não deve ser diluídos.
Como norma geral temos:
MB 325.0 e 326.0- para veículos fabricados até abril de 2014.
MB 325.6 e 326.6 - para todos os veículos.
Como seu carro é de 1986, qualquer uma das normas atende.
Caso você deseje maiores detalhes em relação as especificações 325.3, 325.5 e 325.7, de uma olhada na norma BEVO 310.1, que está disponível aqui:
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Você vai notar que teoricamente estas normas permitem um tempo maior de troca do líquido de arrefecimento e que algumas delas são específicas para determinadas famílias de motores.
Cordialmente,
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celsoluiz- Usuário Bronze
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celsoluiz- Usuário Bronze
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Re: Líquido de Arrefecimento W202 C180 1996
Líquidos refrigerantes desta marca Delphi não tem homologação MB, vejo-os como nível mediano no padrão de Bosch por exemplo que também não tem homologação, são inferiores aos recomendados nas listas MB, existe um Delphi orgânico cor rosa que foi usado por um Confrade do RS no M112 de uma W163 que detonou com o radiador e com o sistema de refrigeração em pouco tempo, teve que trocar tudo, sugiro analisar bem a composição e o tipo de motores que tiver homologação, se houver, antes de aplicar na sua W202.celsoluiz escreveu:O líquido de arrefecimento da marca Delphi é bom ?
Última edição por Antônio Elias em Qua 4 Abr 2018 - 20:22, editado 1 vez(es)
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Re: Líquido de Arrefecimento W202 C180 1996
Muito Obrigado... Então irei comprar o Mobil GS 333 Plus.Antônio Elias escreveu:Líquidos refrigerantes desta marca Delphi não tem homologação MB, vejo-os como nível mediano no padrão de Bosch por exemplo que também não tem homologação, são inferiores aos recomendados nas listas MB, existe um Delphi orgânico cor rosa que foi usado por um Confrade do RS no M112 de uma W163 que detonou com o radiador e com o sistema de refrigeração em pouco tempo, teve que trocar tudo, sugiro analisar bem a composição e o tipo de motores que tiver homologação, se houver, antes de aplicar na sua W202.celsoluiz escreveu:O líquido de arrefecimento da marca Delphi é bom ?
celsoluiz- Usuário Bronze
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Re: Líquido de Arrefecimento W202 C180 1996
Sinceramente, fiquei bem curioso com essa história do fluido Delphi. Basicamente o que diferencia esse tipo de produto hj no mercado é só a concentração de monoetilenoglicol. É o tipo de produto que não tem como dar problema. Enfim...
Fato é que na área de fluídos de radiador compramos apenas marca, pq a tecnologia é zero. Conseguiram pegar um produto que deveria custar no máximo 3 reais o litro e vender a preço de champagne.
Fato é que na área de fluídos de radiador compramos apenas marca, pq a tecnologia é zero. Conseguiram pegar um produto que deveria custar no máximo 3 reais o litro e vender a preço de champagne.
Diogao13- Usuário Prata
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Re: Líquido de Arrefecimento W202 C180 1996
Eu já testei alguns fluidos de radiador em meu laboratório e o da Delphi concentrado se diluído com água destilada consegue ter um bom ponto de ebulição e congelamento sem falar que não corroi o sistema. Pelo menos já tem 3 anos que fiz os testes e a palha de aço que está imersa no fluido até hoje está sem ferrugem.
Já o Delphi diluído tem o ponto de ebulição bem inferior ao Concentrado, logo eu evito de usar.
Atualmente eu uso o liquido da Kobe nos meus carros, mas sempre diluídos com água destilada.
Fiquem atentos que o uso de água de torneira que não passou por um filtro de carvão tende a comprometer a ação do liquido de arrefecimento, podendo inclusive, ajudar na corrosão de peças. O mesmo vale para água da chuva, que em alguns fóruns costuma-se falar que é bom, na verdade, por causa dos poluentes que temos na atmosfera, a água de chuva é bem pior que a água de torneira.
Em tempo, água mineral não é égua destilada e também não serve.
Abraços,
Sergio
Já o Delphi diluído tem o ponto de ebulição bem inferior ao Concentrado, logo eu evito de usar.
Atualmente eu uso o liquido da Kobe nos meus carros, mas sempre diluídos com água destilada.
Fiquem atentos que o uso de água de torneira que não passou por um filtro de carvão tende a comprometer a ação do liquido de arrefecimento, podendo inclusive, ajudar na corrosão de peças. O mesmo vale para água da chuva, que em alguns fóruns costuma-se falar que é bom, na verdade, por causa dos poluentes que temos na atmosfera, a água de chuva é bem pior que a água de torneira.
Em tempo, água mineral não é égua destilada e também não serve.
Abraços,
Sergio
machadosl- Usuário Platina
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Re: Líquido de Arrefecimento W202 C180 1996
Legal ter feito o teste, Sergio.
A diferença observada no ponto de ebulição entre o diluído e concentrado tem relação com a concentração da solução final, visto que mesmo tendo diluído conforme indicado, não sabemos se a indicação do fabricante gera concentrações diferentes entre a que foi diluída e que já vem pronta pra uso.
Na prática, esses fluidos vão servir apenas para elevar o ponto de ebulição, abaixar o ponto de congelamento da água do radiador e auxiliar no combate a corrosão. De modo geral, a água pura já é suficiente quanto ao arrefecimento no Brasil, porém não irá combater a corrosão.
Agora, apenas para substanciar o tópico, segue abaixo um teste que não é científico, mas dá um direcionamento:
A diferença observada no ponto de ebulição entre o diluído e concentrado tem relação com a concentração da solução final, visto que mesmo tendo diluído conforme indicado, não sabemos se a indicação do fabricante gera concentrações diferentes entre a que foi diluída e que já vem pronta pra uso.
Na prática, esses fluidos vão servir apenas para elevar o ponto de ebulição, abaixar o ponto de congelamento da água do radiador e auxiliar no combate a corrosão. De modo geral, a água pura já é suficiente quanto ao arrefecimento no Brasil, porém não irá combater a corrosão.
Agora, apenas para substanciar o tópico, segue abaixo um teste que não é científico, mas dá um direcionamento:
Diogao13- Usuário Prata
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Re: Líquido de Arrefecimento W202 C180 1996
Compartilhando o que aprendi sobre esse assunto:
1) "Nunca misture aditivos com especificações diferentes, ainda que produzidos pelo mesmo fabricante" => "Faça uma limpeza completa de todo o aditivo antigo ANTES de aplicar o aditivo novo"
A combinação de aditivos diferentes pode ocasionar uma reação química indesejada, altamente corrosiva ao motor. É possível que isto tenha acontecido no caso do RS citado pelo Antônio Elias, não devendo ser necessariamente creditado ao novo aditivo (Delphi) que, aliás, foi testado pelo confrade [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], demonstrando boa eficácia.
Vejam, a partir dos 3:30 deste vídeo de 17/2/2018 do "Diego Velocímetros", o que pode provocar a mistura de aditivos:
2) "O aditivo orgânico tende a ser mais detergente/corrosivo que o inorgânico"
Há poucos dias, o mecânico generalista que cuida de meus carros disse-me isso; segundo ele, em sistemas de arrefecimento mais antigos ou com manutenção negligenciada, o uso de aditivos orgânicos ("rosa") geralmente provoca maior desprendimento de sujidades/ferrugens, em comparação aos inorgânicos ("verde").
1) "Nunca misture aditivos com especificações diferentes, ainda que produzidos pelo mesmo fabricante" => "Faça uma limpeza completa de todo o aditivo antigo ANTES de aplicar o aditivo novo"
A combinação de aditivos diferentes pode ocasionar uma reação química indesejada, altamente corrosiva ao motor. É possível que isto tenha acontecido no caso do RS citado pelo Antônio Elias, não devendo ser necessariamente creditado ao novo aditivo (Delphi) que, aliás, foi testado pelo confrade [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], demonstrando boa eficácia.
Vejam, a partir dos 3:30 deste vídeo de 17/2/2018 do "Diego Velocímetros", o que pode provocar a mistura de aditivos:
2) "O aditivo orgânico tende a ser mais detergente/corrosivo que o inorgânico"
Há poucos dias, o mecânico generalista que cuida de meus carros disse-me isso; segundo ele, em sistemas de arrefecimento mais antigos ou com manutenção negligenciada, o uso de aditivos orgânicos ("rosa") geralmente provoca maior desprendimento de sujidades/ferrugens, em comparação aos inorgânicos ("verde").
Leon 1.6- Usuário Ouro
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Re: Líquido de Arrefecimento W202 C180 1996
O pior dessa mistura é que as vezes a reação entre os dois aditivos podem levar a formação de "grumos" que acaba por entupir o radiador que tem a aletas muito finas.
Outro ponto negativo, agora com relação a alguns fabricantes como a Koube, ela usa a cor que quer nos líquidos que produz, a embalagem é que diz se é orgânico ou sintéticos (inorgânicos) está apenas escrita no rótulo. Considero isso um erro do fabricante que não segue as regras que a maioria dos bons fabricantes segue no mercado. Esse, com certeza, será um motivo para nunca receber a aprovação da Mercedes.
Outro ponto negativo, agora com relação a alguns fabricantes como a Koube, ela usa a cor que quer nos líquidos que produz, a embalagem é que diz se é orgânico ou sintéticos (inorgânicos) está apenas escrita no rótulo. Considero isso um erro do fabricante que não segue as regras que a maioria dos bons fabricantes segue no mercado. Esse, com certeza, será um motivo para nunca receber a aprovação da Mercedes.
machadosl- Usuário Platina
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Re: Líquido de Arrefecimento W202 C180 1996
Diogao13 escreveu:Sinceramente, fiquei bem curioso com essa história do fluido Delphi. Basicamente o que diferencia esse tipo de produto hj no mercado é só a concentração de monoetilenoglicol. É o tipo de produto que não tem como dar problema. Enfim...
Fato é que na área de fluídos de radiador compramos apenas marca, pq a tecnologia é zero. Conseguiram pegar um produto que deveria custar no máximo 3 reais o litro e vender a preço de champagne.
No caso que citei pode ter ocorrido a situação citada pelo Leon, esteja certo de que cada produto tem uma formulação diferente da outra e cada fabricante homologa fluídos conforme o projeto de cada motor, experimente pegar um fluído bosch ou um delphi ou um desses mais baratos vendidos nos postos de troca de óleo e deixe cair um pouco do produto numa parte do escape quente por exemplo e depois faça o mesmo com um dos 2 homologados que citei, verá que no segundo sobe um vapor frio, os outros não; esses fluídos homologados pela MB houve uma mudança em 2012 quando retiraram das prateleiras das CCS no mundo todo os orgânicos, a distribuição de fluído de outras cores foi descontinuado pela Mercedes-Benz a partir de 01 de Julho de 2012, o atual é de base sintética alterado a partir do "amarelo / laranja Q1030002 para o novo "Blue" fluído Q1030004 que não contem nitritos e outros componentes e tem uma TSB da MBUSA alertando para que não deve ser misturar o blue com outras cores descontinuadas.
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Os fluídos atuais da lista não provocam por exemplo reações com o alumínio e as ligas de tecnologia própria utilizadas pela montadora nos revestimentos internos dos motores modernos e podem ser aplicados sem restrições em motores novos e antigos, esse dado é importante, observe também que conforme o produto muda o período de troca o que revela composições diferentes entre si, exemplo um fluído formulado pela Bosch aplicado em algumas marcas comuns a troca orientada na própria embalagem é recomendada anualmente, já a mistura do Mobil GS 333 e o Pentosyn longa vida com água desmineralizada comentada pelo Sérgio a troca é prevista no Assyst a cada 3 anos, demonstra que os fluídos existentes no mercado são produtos diferentes entre si, cada um com aplicação específica.
Última edição por Antônio Elias em Qua 4 Abr 2018 - 22:28, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : texto)
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Re: Líquido de Arrefecimento W202 C180 1996
Uma outra dúvida, o líquido de arrefecimento da marca Peak é boa ? é certificado pela MB ?
celsoluiz- Usuário Bronze
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